Questões de Concursos Prefeitura de Concórdia SC

Resolva questões de Prefeitura de Concórdia SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q1022018 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Edital n 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Read the sentences below and determine whether they are true ( T ) or false ( F ), according to vocabulary, structure and grammar use.

( ) The plan has been carefully looked at. (The sentence is in the Passive Voice)
( ) After the performance, the actor took a bow. (The underlined word means a fancy knot).
( ) I’m not liking her hairstyle.(The sentence is in the Present Progressive Tense)
( ) Staying at home in such bad weather was a sensible thing to do. (The underlined word is a false cognate that means easily affected by).
( ) She got ill because she hadn’t been sleeping enough. (The sentence is in the Past Perfect Tense)

Select the option that presents the correct sequence from top to bottom.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q1015171 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

Segundo a Sistematização Curricular do Município de Concórdia, a Educação Especial tem como objetivo ofertar o Atendimento Educacional Especializado - AEE, proporcionando condições adequadas para a aprendizagem, o desenvolvimento e a socialização da pessoa com deficiência. No contexto do AEE são considerados conteúdos trabalhados no Eixo da Deficiência Auditiva/Surdez, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q1015174 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

As comunidades surdas no Brasil possuem uma longa trajetória histórica. O povo surdo brasileiro travou muitos embates e muitas lutas na busca por sua organização. Estas organizações iniciaram diante da necessidade de o povo surdo ter um espaço para se reunir e resistir contra as práticas e filosofias ouvintistas que não respeitam sua cultura. Sobre povo surdo, comunidade surda e cultura surda: I – Na comunidade surda pode haver sujeitos surdos e ouvintes que participam e compartilham interesses em comum. II – Povo surdo são sujeitos surdos que habitam/residem no mesmo local e compartilham os costumes, as histórias e as tradições através do artefato cultural visual. III – A cultura surda se refere ao jeito surdo de ser, de perceber, sentir, comunicar, vivenciando uma cultura visual, usuária da língua de sinais, cultivando costumes e hábitos do povo surdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q1015694 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2021

Assinale a alternativa incorreta no que tange às línguas de sinais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q1013530 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2022

Assinale a alternativa que apresenta dois verbos em Libras que são realizados com o uso das duas mãos simultaneamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q897887 | Geografia, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo sobre a globalização.

1. Hoje em dia o movimento do mercado global deixa que grandes empresas façam a relocalização de suas fábricas.
2. A globalização é um processo acabado, administrado pelos países ricos e por grandes empresas transnacionais.
3. As transformações nas telecomunicações proporcionaram a realização online de operações financeiras e a interdependência do segmento financeiro que opera de forma unificada pelo globo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q1080734 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Edital n 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei nº13.146, de 6 de julho de 2015, é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
No artigo 2º da referida lei, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
§ 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:

1. Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.
2. Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.
3. A limitação no desempenho de atividades.
4. A restrição de participação. 5. Os elementos capacitistas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q897908 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a escola e o professor têm responsabilidades na formação de leitores.

Analise as afirmativas abaixo em relação ao tema.
1. Cabe à escola / professor propor práticas de leitura literária que possibilitem o desenvolvimento do senso estético para fruição, valorizando a literatura e outras manifestações artístico-culturais como formas de acesso às dimensões lúdicas, de imaginário e encantamento.
2. A escola / professor deve garantir a formação de um leitor-fruidor, capaz de se envolver profundamente com os textos, e de explorar suas várias camadas de significado, responder às suas exigências e estabelecer pactos de leitura.
3. A escola / professor deve se responsabilizar pela qualidade da literatura oferecida a cada etapa do ensino, garantindo a leitura estrita dos títulos previstos no planejamento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q1015169 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

Ao longo da história da Educação dos surdos, diferentes abordagens ou filosofias educacionais direcionaram e influenciaram a forma de compreender e instruir a educação dos surdos. A abordagem ou filosofia que defende a ideia de que é essencial envolver a criança em um contexto comunicativo, onde a vivência interacional é bastante diferente da situação de aprendizado formal de línguas em situações descontextualizadas, que é importante usar diferentes códigos visuais, sinais, letras, gestos espontâneos, assim como levar em consideração os aspectos sociais, emocionais e cognitivos, essenciais para o desenvolvimento global da criança, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q1015699 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2021

Libras:

( ) Assim como as diversas línguas naturais e humanas existentes, ela é composta por níveis linguísticos como: fonologia, morfologia, mas não sintaxe ou semântica. Da mesma forma que nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais.

( ) A diferença é sua modalidade de articulação, a saber visual-espacial, ou cinésico-visual, para outros. Assim sendo, a comunicação em Libras não envolve apenas o conhecimentos dos sinais, mas o domínio de sua gramática para combinar as frases, estabelecendo a comunicação de forma correta, fazendo uso do "português sinalizado".

( ) Os sinais surgem da combinação de configurações de mão, movimentos e de pontos de articulação, locais no espaço ou no corpo onde os sinais são feitos, e também de expressões faciais e corporais que transmitem os sentimentos, que são transmitidos pela entonação da voz nas línguas orais, os quais juntos compõem as unidades básicas dessa língua.

( ) Se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Como em qualquer língua, também na libras, existem diferenças regionais.

Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q885701 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

A navegação segura na Internet objetiva que servidores públicos possam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q1075431 | Legislação de Trânsito, Resoluções do Contran, Edital n 4, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Resolução 168, de 14 de dezembro de 2004, do CONTRAN, desobedecer à sinalização semafórica e de parada obrigatória, durante a realização do Exame de Direção Veicular, é considerado uma falta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q1075433 | Legislação de Trânsito, Infrações, Edital n 4, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro vigente, dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q1087529 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Analista de Gestão Administrativa, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Uma pessoa deseja colorir as 6 faces de um cubo de azul ou branco cada face. Entende-se por uma coloração quando todas as 6 faces do cubo estão coloridas. Assumimos que duas colorações são iguais se for possível obter uma a partir da outra por uma rotação.
De quantas formas diferentes a pessoa pode colorir o cubo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q1015175 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

A identidade surda não é um atributo estável, mas sofre constantes modificações. A construção da identidade surda baseia-se na identidade cultural e no meio social e político em que o surdo está inserido. Sobre as diferentes identidades surda, preencha a lacuna em branco e assinale a alternativa CORRETA:

Na ___________________________________ os surdos possuem experiência visual, que determina formas de comportamento e cultura. Aceitam-se enquanto sujeitos surdos, lutam pelo cumprimento de seus direitos e participam efetivamente de associações e demais órgãos representativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q1026266 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Analista de Gestão Administrativa, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Um fabricante de cadeados produz cadeados de combinação com 3 dígitos, onde cada dígito pode variar de 0 a 9. Os primeiros dois dígitos são escolhidos entre os elementos do conjunto A = {2, 3, 5, 7}, e o terceiro dígito é escolhido entre os elementos do conjunto B = {0, 1, 4}. Para aumentar a segurança, o fabricante decide adicionar o algarismo 8 ao conjunto A e o algarismo 9 ao conjunto B.
Qual é o maior número de novas combinações de cadeados que podem ser produzidas ao se adicionar os novos algarismos como descrito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q1026267 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Orientação Escolar, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Em uma pesquisa sobre preferências de música, foram entrevistadas 1500 pessoas. Descobriu-se que 950 dessas pessoas gostam de rock, 400 gostam de jazz e 200 gostam tanto de rock quanto de jazz.
Quantas dessas pessoas não gostam nem de rock nem de jazz?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q1019390 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Professor de Língua Espanhola, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2021

El proceso de comprensión e inserción de un individuo en una nueva lengua también está intrínsecamente relacionado al conocimiento de expresiones idiomáticas. De este modo, cuál seria la mejor definición para el dicho "Pensando en las musarañas":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.