Início

Questões de Concursos Prefeitura de Concórdia SC

Resolva questões de Prefeitura de Concórdia SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q881143 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar Educacional, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Qual lei determina que todas as crianças têm o direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q885672 | Geografia, Técnico em Enfermagem 35H, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

A coleta de dados do último Censo do IBGE, realizado em 2022, continua revelando indicadores interessantes sob os mais variados aspectos. Um dos que chamam a atenção está atrelado à Qualidade de Vida da população nos municípios pesquisados. E neste caso, em Santa Catarina e no Brasil, Concórdia segue ocupando lugar de destaque.
Assinale a alternativa que indica corretamente o índice no qual o município é destaque.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q880204 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa em que a concordância está correta de acordo com a norma-padrão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q868722 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

No início de 2024 o Ministério da Saúde incorporou ao Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina contra dengue, conhecida como Qdenga. Neste momento, ainda inicial de incorporação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão sendo definidas as melhores estratégias de utilização do quantitativo disponível, com público-alvo prioritário e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses.
Quantas doses compõem o esquema vacinal da vacina contra a dengue?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1071647 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Qual é a principal função de um canhão seguidor em uma apresentação teatral?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q895779 | Enfermagem, Hepatites, Gastroenterologista, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

20.000 UI/mL), sem evidências de agressão hepatocelular, com positividade de HBeAg e elevados índices de HBV-DNA sérico, níveis de aminotransferases normais ou próximos do normal e pouca atividade necroinflamatória no fígado, caracteriza a(o):"> A infecção pelo vírus da hepatite B (HBV) é um processo dinâmico, com características clínicas e laboratoriais específicas.
A elevada replicação viral (>20.000 UI/mL), sem evidências de agressão hepatocelular, com positividade de HBeAg e elevados índices de HBV-DNA sérico, níveis de aminotransferases normais ou próximos do normal e pouca atividade necroinflamatória no fígado, caracteriza a(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q881144 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Auxiliar Educacional, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Na interpolação do artigo 6º da Lei 8069, de 13 de julho de 1990, levar-se-ão em conta os fins sociais a que ela se dirige, as exigências do bem comum, os direitos e deveres individuais e coletivos, e a condição peculiar da criança e do adolescente como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1071648 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Qual técnica é mais eficaz para evitar sombras indesejadas no rosto dos atores durante uma cena?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q897894 | Engenharia de Software, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

A Interface Homem-Máquina (IHM) é o meio pelo qual um usuário interage com um sistema computacional, sendo fundamental para proporcionar uma experiência de uso eficiente e intuitiva.
Assinale a alternativa que indica corretamente um aspecto crucial para garantir que a interface seja fácil de ser usada e compreensível para os usuários, no desenvolvimento de IHMs.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q897904 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Analise as afirmativas abaixo de acordo com o documento sobre a Base Curricular Municipal de Concórdia.

1. A criação da Base Curricular Municipal (BCM) mantém o objetivo principal de reafirmar conquistas legais e de contribuir na estruturação do Ensino.
2. Em consonância com o documento (BCM), a escola tem um papel que vai além de apenas ensinar conteúdos.
3. A definição dos conteúdos/conhecimentos a serem trabalhados e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento apontam o que os alunos devem ter assegurado em seu processo de escolarização.
4. A BCM é o resultado de estudos realizados pela comunidade educacional, alinhado com a BNCC, que media o processo de aprendizagem e cria condições para tal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1071652 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Técnico em Iluminação Cênica, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Para criar uma iluminação cênica natural, qual é a melhor abordagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1022019 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Edital n 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Match column 2 with the correct activities of the English communication skills in column 1, based on the Common European Framework of Reference for languages (CEFR).

Column 1 Activities
1. Reading
2. Writing
3. Listening
4. Speaking

Column 2 Exemples
( ) dialogues, conversations, messages.
( ) everyday communication: meeting new people.
( ) fill in a form, express yourself through the written word.
( ) timetables, signs, adverts.

Select the option that presents the correct sequence from top to bottom.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q880202 | Português, Figuras de Linguagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Leia a frase abaixo:
“Mariana chegou em casa com tanta fome que comeu dois pratos.”
Assinale a alternativa que indica corretamente a figura de linguagem presente na frase.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q897896 | Pedagogia, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

De acordo com a Base Curricular Municipal de Concórdia (2023), a teoria da Psicogênese da Língua Escrita produziu alguns efeitos na educação, destacando-se entre eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q865017 | Biblioteconomia, Auxiliar de Biblioteca, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de uma biblioteca pública.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1019396 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, Professor de Língua Espanhola, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2021

Texto associado.

Las cuestiones 16 y 17 se refieren a la parte del texto de J. Díaz-Corralejo.

El aprendizaje de las lenguas extranjeras es un proceso en el que el desarrollo se hace individualmente y está constituido por diferentes etapas de desestructuración y de __________________ para construir un sistema, o sistemas, de lengua y cultura además del materno. Las etapas intermedias las llamamos interlengua y, poco a poco, los profesores tienen en cuenta que los errores no son faltas (Lamy 1976, Corder 1980: 13) que hay que castigar o que poner en evidencia, sino pistas que permitan conocer los obstáculos que cada alumno encuentra en la progresión de su aprendizaje de las lenguas extranjeras.

CONDE, J. Díaz-Corralejo. Didáctica de las lenguas extranjeras: los enfoques comunicativos, in Didáctica, 8, 87-103. Servicio de Publicaciones UCM. Madrid, 1996. http://revistas.ucm.es/index.php/DIDA/article/view/DIDA9696110087A

El sistema lingüístico del estudiante de una segunda lengua es llamado interlengua. Con relación a este sistema considere las afirmaciones abajo y posteriormente marque las opciones correctas:

I – Ser un sistema individual, propio de cada aprendiente.

II – Mediar entre el sistema de la lengua materna y el de la lengua meta del alumno.

III – Estar en constante evolución, puesto que está constituido por etapas sucesivas de aproximación a la lengua meta.

IV – Ser permeable al aducto, y, por tanto, capaz de experimentar sucesivas reestructuraciones para dar paso al siguiente estadio.

Están correctas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.