Início

Questões de Concursos Prefeitura de Conceição do Coité BA

Resolva questões de Prefeitura de Conceição do Coité BA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q1073087 | Psicologia, Psicologia e Políticas Públicas, Psicólogo, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes uso prejudicial de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com estabelecimento de ações intersetoriaispara garantir a integralidade do cuidado (Brasil, Ministério da Saúde). Qual diretriz abaixo NÃO faz parte da RAPS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q1072340 | Nutrição, Dietoterapia, Copeira, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Uma paciente de 30 anos, do sexo feminino, em tratamento de hipertensão e obesidade, segue uma dieta recomendada por seu nutricionista, com a qual deve evitar o consumo excessivo de sal e gordura saturada. Ao preparar o lanche da paciente, o auxiliar de cozinha deve garantir que os alimentos estejam preparados de acordo com as recomendações da dieta. Qual das alternativas abaixo representa uma escolha alimentar saudável para a paciente com essas condições?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q1072345 | Nutrição, Administração de Serviços de Alimentação, Copeira, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A higiene e a segurança alimentar são essenciais em uma cozinha hospitalar para evitar contaminações e garantir a saúde dos pacientes. Quais práticas são essenciais para manter a higiene no ambiente de trabalho e garantir a segurança dos alimentos preparados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q1073118 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Resíduos Sólidos, Auxiliar de Manutenção Predial, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços (RSS) de saúde, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q1073170 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Porteiro, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

O princípio da eficiência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q1073186 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Um paciente de 60 anos, do sexo masculino, com histórico de diabetes tipo 2, hipertensão e tabagismo, se apresenta com queixa de cansaço excessivo, urina escura e dificuldade para respirar. O médico solicita exames laboratoriais para avaliar a função hepática. Qual exame seria o mais indicado para diagnosticar problemas no fígado nesse paciente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1073188 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

João é um paciente de 65 anos com histórico de hipertensão e diabetes tipo 2 e se queixa de dor no peito associada a sudorese excessiva e dificuldade para respirar. Levado a emergência para os cuidados médicos, foi solicitado exames laboratoriais para investigação de infarto do miocárdio. Qual marcador laboratorial é mais indicado para confirmar o diagnóstico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q1073193 | Biomedicina, Bioquímica em Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Durante o trabalho, Douglas começa a apresentar um cansaço excessivo, urina escura e dificuldade para respirar. Após a consulta, foi observado que a pressão arterial está controlada, mas há um inchaço nas pernas. Desta forma, o médico solicita exames laboratoriais para avaliar a função renal. Qual seria o exame mais indicado para essa avaliação? Considere que o paciente possui 50 anos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1073199 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Quando um paciente de 50 anos, do sexo masculino, é submetido a uma radiografia de tórax para avaliar possíveis lesões, qual a principal técnica de posicionamento necessária para uma boa realização do exame?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q1073209 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Ao realizar um exame de radiografia abdominal, um paciente de 50 anos, do sexo masculino, com queixa de dor abdominal intensa, é posicionado para a captura de imagem. Qual técnica de posicionamento é mais indicada para obter uma boa visão das estruturas abdominais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q1072196 | Português, Interpretação de Textos, Almoxarife, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Texto associado.
TEXTO I

Os fatores que emperram o desenvolvimento humano do Brasil em ranking da ONU

O Brasil subiu cinco posições no ranking de desenvolvimento humano atualizado todos os anos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O relatório divulgado nesta terça-feira (6/5) leva em conta os indicadores relativos ao ano de 2023. Na tabela que compara os resultados de 193 países, o Brasil aparece ao lado de Palau na 84ª posição, com um IDH de 0.786.
O IDH é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano e considera questões como expectativa de vida, anos de escolaridade e renda per capita. "O IDH foi criado para enfatizar que as pessoas e suas capacidades devem ser o critério final para avaliar o desenvolvimento de um país, não apenas o crescimento econômico", contextualiza o PNUD em seu site oficial.
No relatório anterior, que considerava os dados de 2022, o Brasil aparecia na 89ª posição do ranking. Uma nota de 0.786 no IDH coloca o país numa classificação de desenvolvimento humano considerada "alta", um pouco acima da média mundial e dos resultados da América Latina e do Caribe. No entanto, outras nações da região aparecem bem à frente, como Chile (45ª posição, IDH de 0.878), Argentina (47ª posição, IDH de 0.865) e Uruguai (48ª posição, IDH de 0.862).
O topo do ranking global é liderado por Islândia (IDH de 0.972), Noruega (0.970), Suíça (0.970), Dinamarca (0.962), Alemanha (0.959) e Suécia (0.959). Já as últimas colocações são ocupadas por Sudão do Sul (0.388), Somália (0.404), República Centro-Africana (0.414), Chade (0.416), Níger (0.419) e Mali (0.419).
O Brasil tem apresentado crescimentos no IDH desde o início dos anos 1990. A expectativa de vida ao nascer saltou de 74,87 anos para 75,85. Esse, aliás, é o maior número alcançado na série histórica e supera o pico conquistado em 2019, último ano antes da crise de saúde pública causada pelo coronavírus, quando a expectativa de vida estava em 75,81 anos.
Já a renda bruta per capita nacional subiu de US$ 17,5 mil para US$ 18 mil. No entanto, os dois números relacionados à educação permaneceram inalterados de um ano para o outro: a expectativa de anos na escola ficou em 15,79, enquanto os anos de escolaridade seguiram em 8,43. Aliás, os anos de escolaridade estão congelados em 8,43 no país por três anos consecutivos, desde 2021.
"Por décadas, estivemos num caminho para alcançar um desenvolvimento humano no mundo muito alto a partir de 2030, mas a desaceleração recente sinaliza uma grande ameaça", alertou Achim Steiner, um dos coordenadores do PNUD, em materiais divulgados junto com o relatório deste ano. "Se em 2024 essa tendência continuar e se tornar o 'novo normal', a meta estabelecida para 2030 ficará inalcançável por décadas — e fará do mundo um lugar menos seguro, mais dividido e mais vulnerável aos choques econômicos e ecológicos", complementou ele.
Mas o estudo da PNUD aponta um caminho para retomar um crescimento sólido nos indicadores do IDH: a inteligência artificial. "No meio dessa turbulência global, precisamos urgentemente explorar novas maneiras de incentivar o desenvolvimento. Como a inteligência artificial continua a avançar rapidamente sobre muitos aspectos de nossa vida, precisamos considerar o potencial que ela representa", justifica Steiner. "Novas possibilidades surgem praticamente todos osdias e, embora a IA não seja uma panaceia, as escolhas que fazemos hoje têm o potencial de reacender o desenvolvimento humano e abrir novos caminhos e possibilidades", acredita ele. Mesmo em países com um IDH baixo ou médio, dois terços dos respondentes antecipam que essas novas tecnologias vão ter um impacto em setores como educação, saúde e trabalho já no próximo ano. O relatório recém-publicado da PNUD propõe uma abordagem da IA "centrada no humano" por meio de ações como "criar uma economia em que as pessoas colaboram com as novas tecnologias, em vez de competir com elas" e "modernizar os sistemas de educação e saúde para suprir as demandas do século 21".

https://bbc.com/portuguese/articles/cn7x008npvgo. Adaptado.
De acordo com a leitura do texto, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q1072197 | Português, Interpretação de Textos, Almoxarife, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Texto associado.
TEXTO I

Os fatores que emperram o desenvolvimento humano do Brasil em ranking da ONU

O Brasil subiu cinco posições no ranking de desenvolvimento humano atualizado todos os anos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O relatório divulgado nesta terça-feira (6/5) leva em conta os indicadores relativos ao ano de 2023. Na tabela que compara os resultados de 193 países, o Brasil aparece ao lado de Palau na 84ª posição, com um IDH de 0.786.
O IDH é a sigla para Índice de Desenvolvimento Humano e considera questões como expectativa de vida, anos de escolaridade e renda per capita. "O IDH foi criado para enfatizar que as pessoas e suas capacidades devem ser o critério final para avaliar o desenvolvimento de um país, não apenas o crescimento econômico", contextualiza o PNUD em seu site oficial.
No relatório anterior, que considerava os dados de 2022, o Brasil aparecia na 89ª posição do ranking. Uma nota de 0.786 no IDH coloca o país numa classificação de desenvolvimento humano considerada "alta", um pouco acima da média mundial e dos resultados da América Latina e do Caribe. No entanto, outras nações da região aparecem bem à frente, como Chile (45ª posição, IDH de 0.878), Argentina (47ª posição, IDH de 0.865) e Uruguai (48ª posição, IDH de 0.862).
O topo do ranking global é liderado por Islândia (IDH de 0.972), Noruega (0.970), Suíça (0.970), Dinamarca (0.962), Alemanha (0.959) e Suécia (0.959). Já as últimas colocações são ocupadas por Sudão do Sul (0.388), Somália (0.404), República Centro-Africana (0.414), Chade (0.416), Níger (0.419) e Mali (0.419).
O Brasil tem apresentado crescimentos no IDH desde o início dos anos 1990. A expectativa de vida ao nascer saltou de 74,87 anos para 75,85. Esse, aliás, é o maior número alcançado na série histórica e supera o pico conquistado em 2019, último ano antes da crise de saúde pública causada pelo coronavírus, quando a expectativa de vida estava em 75,81 anos.
Já a renda bruta per capita nacional subiu de US$ 17,5 mil para US$ 18 mil. No entanto, os dois números relacionados à educação permaneceram inalterados de um ano para o outro: a expectativa de anos na escola ficou em 15,79, enquanto os anos de escolaridade seguiram em 8,43. Aliás, os anos de escolaridade estão congelados em 8,43 no país por três anos consecutivos, desde 2021.
"Por décadas, estivemos num caminho para alcançar um desenvolvimento humano no mundo muito alto a partir de 2030, mas a desaceleração recente sinaliza uma grande ameaça", alertou Achim Steiner, um dos coordenadores do PNUD, em materiais divulgados junto com o relatório deste ano. "Se em 2024 essa tendência continuar e se tornar o 'novo normal', a meta estabelecida para 2030 ficará inalcançável por décadas — e fará do mundo um lugar menos seguro, mais dividido e mais vulnerável aos choques econômicos e ecológicos", complementou ele.
Mas o estudo da PNUD aponta um caminho para retomar um crescimento sólido nos indicadores do IDH: a inteligência artificial. "No meio dessa turbulência global, precisamos urgentemente explorar novas maneiras de incentivar o desenvolvimento. Como a inteligência artificial continua a avançar rapidamente sobre muitos aspectos de nossa vida, precisamos considerar o potencial que ela representa", justifica Steiner. "Novas possibilidades surgem praticamente todos osdias e, embora a IA não seja uma panaceia, as escolhas que fazemos hoje têm o potencial de reacender o desenvolvimento humano e abrir novos caminhos e possibilidades", acredita ele. Mesmo em países com um IDH baixo ou médio, dois terços dos respondentes antecipam que essas novas tecnologias vão ter um impacto em setores como educação, saúde e trabalho já no próximo ano. O relatório recém-publicado da PNUD propõe uma abordagem da IA "centrada no humano" por meio de ações como "criar uma economia em que as pessoas colaboram com as novas tecnologias, em vez de competir com elas" e "modernizar os sistemas de educação e saúde para suprir as demandas do século 21".

https://bbc.com/portuguese/articles/cn7x008npvgo. Adaptado.
Sobre a elaboração do texto I, pode-se dizer que sua natureza tem por base
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q1072240 | Biomedicina, Hematologia em Biomedicina, Biomédico, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paciente de 25 anos, do sexo feminino, apresenta histórico de cansaço extremo, pele pálida e dor nas articulações. O exame de sangue revela uma contagem de hemoglobina de 8 g/dL e um índice de anisocitose elevado. O diagnóstico preliminar é anemia. Qual exame complementar é mais indicado para confirmar o tipo de anemia e determinar sua causa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1073015 | Português, Interpretação de Textos, Serviços Gerais, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Texto associado.

O TEXTO I A SEGUIR SERVIRÁ DE BASE PARA A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO.



TEXTO I

A Cigarra e a Formiga


Havia uma cigarra que passou todo o verão a cantar, aproveitando os agradáveis fins de tarde e curtindo o tempo de forma despreocupada.

Mas quando chegou o gelado inverno, a cigarra já não estava alegre, pois estava faminta e tremendo de frio.

Assim, foi pedir ajuda à formiga, que havia trabalhado muito no verão. Pediu que a colega lhe desse alimento e abrigo. Ao que a formiga perguntou:

O que você fez durante todo o verão?

— Estive a cantar - respondeu a cigarra.

E a formiga lhe deu uma resposta grosseira:

— Pois então, agora dance!


Fonte: https://www.culturagenial.com

Assinale a alternativa correta quanto à Tipologia e ao Gênero do texto “A Cigarra e a Formiga”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1073020 | Português, Pontuação, Serviços Gerais, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Texto associado.

O TEXTO I A SEGUIR SERVIRÁ DE BASE PARA A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO.



TEXTO I

A Cigarra e a Formiga


Havia uma cigarra que passou todo o verão a cantar, aproveitando os agradáveis fins de tarde e curtindo o tempo de forma despreocupada.

Mas quando chegou o gelado inverno, a cigarra já não estava alegre, pois estava faminta e tremendo de frio.

Assim, foi pedir ajuda à formiga, que havia trabalhado muito no verão. Pediu que a colega lhe desse alimento e abrigo. Ao que a formiga perguntou:

O que você fez durante todo o verão?

— Estive a cantar - respondeu a cigarra.

E a formiga lhe deu uma resposta grosseira:

— Pois então, agora dance!


Fonte: https://www.culturagenial.com

Leia:

O que você fez durante todo o verão?

— Estive a cantar - respondeu a cigarra.



Pode-se dizer que os dois primeiros sinais de pontuação presentes no fragmento acima são respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q1073046 | Fisioterapia, Fisioterapia em Traumato Ortopedia e Reumatologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A espondilite anquilosante foi diagnosticada em uma mulher de 55 anos, que se queixa de dor e rigidez nas costas, especialmente pela manhã. Ela tem dificuldades para realizar movimentos de flexão e rotação da coluna. Qual a intervenção fisioterapêutica mais eficaz para tratar essa paciente com espondilite anquilosante?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q1073063 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Paulo, 45 anos, diagnosticado com diabetes tipo 2, está com níveis de glicose em jejum elevados e histórico de resistência à insulina. Durante a avaliação nutricional, ele apresenta um IMC de 28 kg/m² e dificuldades em controlar a dieta. Tendo por base a situação narrada, qual a principal recomendação dietética para este paciente com diabetes tipo 2?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q1073073 | Nutrição, Dietoterapia, Nutricionista, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Anderson foi diagnosticado com obesidade mórbida, apresentando um IMC de 40 kg/m² e queixando-se de dificuldade para controlar os hábitos alimentares e realizar atividades físicas. Ele busca um plano nutricional para reduzir o peso de maneira saudável e eficaz. Considerando que Anderson acabou de completar 30 anos, qual a principal abordagem nutricional para o manejo da obesidade mórbida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q1072314 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Lavanderia, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

Em uma lavanderia hospitalar, o controle rigoroso de limpeza e desinfecção dos equipamentos é fundamental para a biossegurança. Qual é o produto mais indicado para desinfetar equipamentos e superfícies de áreas comuns?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.