Questões de Concursos Prefeitura de Contagem MG

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41Q895029 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Ainda que seja inegável a sua importância, a matemática é vista como assustadora para grande número dos brasileiros e nossos estudantes vêm apresentando baixo desempenho nesta disciplina, o que tem se tornado um problema nacional. Nos últimos anos têm se buscado estratégias para transformar o ensino da Matemática em algo prazeroso e mais interessante e ajudar os alunos a superarem seus medos e dificuldades.

Conforme o que a Base Nacional Comum Curricular fala sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avalie as afirmações.


I - Para que o ensino da matemática seja bem sucedido é necessário que os professores criem estratégias para que os alunos memorizem as fórmulas e símbolos matemáticos e, assim, estejam instrumentalizados para a adequada resolução das atividades propostas em sala de aula.

II - A escola deve trabalhar a disciplina de matemática partindo dos conhecimentos prévios dos alunos e garantir que os discentes relacionem observações empíricas do mundo real a representações e associem essas representações a uma atividade matemática fazendo induções e conjecturas.

III - O letramento matemático é definido como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.

Está correto apenas o que se afirma em
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42Q895030 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais),atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. A BNCC determina competências gerais que devem ser trabalhadas ao longo de toda a Educação Básica.

Em relação a essas competências gerais, avalie as afirmações.

I - As competências gerais da BNCC referem-se a todas as etapas da Educação Básica, ou seja: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

II - Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural são competências gerais da BNCC.

III - A BNCC estabelece seis competências gerais que deverão ser desenvolvidas ao longo da etapa da Educação Básica do Ensino Fundamental e serão complementadas por mais quatro competências a serem desenvolvidas na etapa do Ensino Médio.

Está correto apenas o que se afirma em
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43Q895031 | Pedagogia, Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A avaliação educacional é essencial para nortear o trabalho dos professores e gestores escolares. As avaliações em larga escala podem gerar dados cruciais para a implementação de políticas públicas e a melhoria da qualidade do ensino. Criado em 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador de qualidade da Educação do Brasil.

Em relação ao Ideb, é correto afirmar que
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44Q895032 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, “A Educação Inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola”.

Conforme a proposta de educação inclusiva no contexto brasileiro atual, é correto afirmar que
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45Q895033 | Pedagogia, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Lev Vygotsky realizou estudos importantes sobre o desenvolvimento da inteligência e cognição nas crianças. Um dos conceitos mais importantes propostos pelo estudioso é o que se chama de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

Em relação ao conceito de ZDP é correto afirmar que
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46Q895034 | Pedagogia, Vygotsky, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

“A concepção de Vygotsky sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizado [...] estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sócio-cultural (sic) e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie”.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1997. p. 61.

O trecho acima trata sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, segundo Vygotsky.

Em relação às contribuições atribuídas a esse estudioso para a educação escolar, é INCORRETO afirmar que
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47Q895035 | Pedagogia, Vygotsky, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo da Educação Básica, norteando a elaboração dos currículos nacionais.

Sobre a BNCC, é correto afirmar que(,)
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48Q895036 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PEB1, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Teberosky e Colomer (2003) falam sobre a leitura e a escrita na escola a partir de uma proposta construtivista. Segundo essas autoras, o desenvolvimento e a aprendizagem são processos de construção de conhecimentos que ocorrem em um contexto social, a partir das interações sociais. Esta ideia traz várias implicações para a organização do trabalho com a leitura e escrita no ambiente escolar.

A partir do exposto, analise as afirmações sobre o processo de aquisição da lecto-escrita.

I - O professor deve evitar propor tarefas exigentes e para as quais os alunos ainda não têm respostas.
II - O contexto de aprendizagem na sala de aula necessita permitir que as crianças interajam com os materiais da classe e com os colegas.
III - O professor é um modelo de interpretação e de produção de escrita para os seus alunos.

Está correto apenas o que se afirma em
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49Q894791 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Em julho de 2024 a Lei Federal nº 8.069 completa 24 anos. Esta Lei estabelece um conjunto de normas e o ordenamento jurídico no que se refere à Criança e ao Adolescente como sujeitos de direitos. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescente aquela pessoa entre doze e dezoito anos de idade.
Com base no exposto, é correto afirmar que essa Lei dispõe sobre
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50Q894792 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Complete as lacunas do texto a seguir com as palavras indicadas. Atenção: cada palavra pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da _______i______, da _______ii______, da _______iii______ em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

PALAVRAS: família – comunidade – sociedade – igreja – escola – educação religião.
A sequência que completa corretamente as lacunas do texto é:
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51Q894793 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que foi criado a partir Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, com o objetivo de definir o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A sequência que apresenta apenas modalidades da Educação Básica está indicada corretamente em
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52Q894794 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Segundo as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades da educação. O objetivo dessa política é assegurar a inclusão escolar de alunos público-alvo da Educação Especial e sua efetiva participação no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Segundo a Política Nacional de Educação Especial, é correto afirmar que os alunos, público-alvo da Educação Especial, são aqueles
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53Q894795 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Avalie o que, segundo Cury (2015), são causas da indisciplina.

I - Falta de interesse nas aulas. II - Dificuldade de dosar as ações contra a indisciplina. III - Violência gerada por violência sofrida. IV - Traumas da infância.

Está correto apenas o que se afirma em
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54Q894796 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Cury (2015) afirma que a falta de interesse nas aulas é uma das principais dificuldades da educação escolar, pois muito alunos comparecem às aulas apenas por obrigação, não se envolvem nas atividades propostas pelos docentes e se comportam de forma apática.

Nesse sentido, é correto afirmar que justifica o desinteresse dos estudantes o fato de
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55Q894797 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Complete corretamente as lacunas a seguir com as palavras indicadas. Atenção, cada palavra pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

Art. 18-A. A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem _______i_______, _______ii_______ ou _______iii_______ como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto, pelos pais, pelos integrantes da família ampliada, pelos responsáveis, pelos agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou por qualquer pessoa encarregada de cuidar deles, tratá -los, educá-los ou protegê-los. (Incluído pela Lei nº 13.010, de 2014)

PALAVRAS: disciplina - interesse – castigo - punição - tratamento cruel – degradante – bullyng - opressão.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
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56Q894798 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Em 2010, o MEC define que a Educação Inclusiva concebe a escola como um espaço de todos, no qual os alunos constroem o conhecimento, segundo suas capacidades, expressam suas ideias livremente, participam ativamente das tarefas de ensino e se desenvolvem como cidadãos, nas suas diferenças.

Avalie as afirmações sobre Educação Inclusiva.

I - As práticas inclusivas oferecem ações pedagógicas diferentes aos alunos deficientes. II - Propõe um ensino diferente para todos, em que os alunos tenham condições de aprender, segundo suas próprias capacidades, sem discriminações e adaptações. III - São atendidos, nas salas de recursos multifuncionais, alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento, alunos com altas habilidades/superdotação. IV - Alunos público-alvo da Educação Especial devem ser submetidos a salas e práticas pedagógicas separadas dos demais estudantes

Está correto apenas o que se afirma em
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57Q894799 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê em seu Art. 98 que as medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados.
Informe se é verdadeira (V) ou falsa (F) a situação em que as medidas de proteção devem ser aplicadas, segundo o ECA.
( ) Ação ou omissão da sociedade ou do Estado. ( ) Falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável. ( ) Omissão da instituição de ensino. ( ) Em razão da conduta da criança ou do adolescente.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é:
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58Q894800 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Sabe-se que a disciplina pode ser autoritária ou espontaneísta. O desafio para a escola é concretizar a superação de ambas.

É correto afirmar que o objetivo desta superação é conseguir a conscientização dos sujeitos participantes do processo educativo e, dessa forma, promover as necessárias condições para
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59Q894801 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96, é correto afirmar que os sistemas municipais de ensino compreendem as instituições do(da)
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60Q894802 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Com relação aos objetivos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, complete corretamente as lacunas do texto a seguir com as palavras indicadas. Atenção: cada palavra pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo _______i_______ a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, _______ii_______ os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de Educação Especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o _______iii_______ educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; _______iv_______ da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
PALAVRAS: assegurar – pedindo – atendimento – contribuição – permitir – acompanhamento – orientando – participação.

A sequência que completa corretamente as lacunas do texto é:
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