Questões de Concursos Prefeitura de Costa Marques RO

Resolva questões de Prefeitura de Costa Marques RO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31Q992024 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Segundo os estudos de aquisição das línguas de sinais, há uma incidência significativa de crianças surdas que tem pais ouvintes e que não adquirem a Língua de Sinais no período comum de aquisição da linguagem. Lennenberg (1967) propôs a existência de um período crítico para a aquisição da linguagem. De acordo com o autor, defina o que é este período crítico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q992026 | Pedagogia, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

O currículo escolar é o caminho que o aluno deve percorrer durante sua vida estudantil. O currículo expressa um conjunto de aprendizagens valorizadas socialmente. Carrega valores e princípios, permeado por lutas e ideologias políticas, com intenções educativas, expressando as relações de poder. Com relação ao currículo, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q992027 | Libras, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Desde o início de década de 1980, foram construídas diversas reflexões em relação à Escola Bilíngue para Surdos no Brasil, com a mudança de uma visão clínico-patológico dos deficientes auditivos, para uma visão antropo-sócio-linguística dos Surdos, que vem exigindo uma educação bilíngue e diferenciada. Em tal proposta, a Libras é a língua de instrução. Assinale a alternativa que corresponde à definição de língua de instrução.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q992002 | Radiologia, Sistema Gastrointestinal, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Existem dois procedimentos comuns envolvendo o trato gastrointestinal alto, a Esofagografia com Bário e a Seriografia Esôfago-Estômago-Duodeno(SEED ou REED). Sobre Esofagografia com Bário, analise as afirmativas abaixo.

I - É o nome dado ao exame radiológico especifico da faringe e do esôfago;

II - Paciente fica em posição ortostática, com a região dorsal encostada na estativa, e a projeção do esôfago;

III - A exposição aos raios X é realizada antes do paciente ingerir o meio de contraste;

IV - Avalia a forma e a função da faringe e do esôfago através do bário deglutido.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q992025 | Libras, Cultura e Comunidade Surdas, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Strobel (2008), o conceito de Artefato Cultural é “Conjunto de materiais físicos e simbólicos que mediam as relações entre uma dada comunidade”. Segundo ela, existem nove artefatos culturais que compõem a cultura surda. Sobre tais fatos, marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q992007 | Radiologia, Equipamentos Radiológicos, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Qual a técnica radiográfica, que permite a visualização e análise da parte posterior do crânio, dos côndilos e do seio frontal e é indicada para determinar a complexidade de fraturas e identificar corpos estranhos, dentes inclusos ou raízes residuais?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q992010 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Poluição das Águas, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

A escolha do manancial se constitui na decisão mais importante na implantação de um sistema de abastecimento de água. Havendo mais de uma opção, deve ser o primeiro critério para definição a ser levado em conta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q991995 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 7.

TEXTO

ADOÇÃO NO BRASIL

A adoção no Brasil é entendida legalmente como uma ferramenta de função social que busca garantir o direito ao desenvolvimento pleno da criança.

O processo de adoção no Brasil passou por diversos momentos diferentes no decorrer do tempo. Em momentos passados, era uma forma de adquirir mão de obra barata. Uma família “adotava” uma criança sob a condição de que, em troca do abrigo e alimento, ela deveria trabalhar cuidando da casa ou de outras crianças mais novas, geralmente filhos legítimos da família. Muita coisa mudou desde então e, embora essa prática ainda persista, a adoção é hoje vista pelos órgãos judiciais como um artifício usado para garantir os direitos da criança e do adolescente de terem acesso a um meio familiar saudável onde disponham de oportunidades de pleno desenvolvimento social, físico, psicológico e educacional.

O jurista e filósofo brasileiro Clóvis Beviláqua (1859-1944) define a adoção como “o ato civil pelo qual alguém aceita um estranho na qualidade de filho”. Nesse sentido, a adoção é vista como uma forma de estabelecimento de laço familiar indissolúvel; assim, aquele que é adotado passa a ter todos os direitos de um filho biológico.

A partir da Constituição de 1988, a adoção passou a ser vista pelo meio jurídico como uma ferramenta de função social, uma forma de proteção aos interesses da criança e do adolescente. A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) firmou legalmente essa função e, entre suas determinações, estão:

Determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente:

• A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa (…);

• O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes;

• A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais;

• A adoção será concedida quando apresentar reais vantagens para a criança ou adolescente em situação de adoção e fundar-se em motivos legítimos;

• O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

Embora os avanços legais tenham garantido meios para que as crianças e adolescentes que vivem em abrigos e encontram-se em situação de adoção tenham a oportunidade de novamente se tornarem parte de uma família, as filas de pessoas que desejam adotar continuam a crescer. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2015, existiam cerca de 5,6 mil crianças e adolescentes à espera de uma nova família nos lares adotivos espalhados pelo país. Enquanto isso, segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), 33 mil famílias estão cadastradas na fila. Esse estranho fenômeno explica-se ao observarmos que, dessas 5,6 mil crianças e adolescentes, 86% possuem 5 anos ou mais. Ocorre que a grande maioria das famílias que esperam nas filas do CNA exige que a criança a ser adotada seja recém-nascida, saudável e de pele clara, características que apenas 6% das crianças que se encontram nos abrigos possuem.

Desse fato também surge outra importante discussão acerca da legitimidade da adoção por casais homoafetivos. Embora, em 2015, ainda não exista lei formal que aborde o assunto, os tribunais e juízes já garantiram, nos casos em que as análises dos órgãos de assistência social recomendavam a adoção, o direito a esses casais de adotar.


Por: Lucas de Oliveira Rodrigues

https://www.preparaenem.com/sociologia/adocao-no-brasil.htm

Analise as afirmativas a seguir.

I- A adoção tem uma função social, que garante o direito ao desenvolvimento pleno da criança e do adolescente.

II- A adoção ainda é demorada, pois a maioria dos adotantes preferem crianças brancas e maiores de cinco anos.

III- O filho adotivo tem os mesmos direitos do filho biológico, sendo a adoção um processo revogável.

IV- As preferências dos adotantes são consequências da crescente fila de famílias que aguardam uma adoção.

De acordo com o texto, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q991996 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

As façanhas do coronel Aluízio Pinheiro Ferreira não se limitam ao exercício do cargo de Diretor Geral da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a partir de julho de 1931, nem ao período 1943-1946, quando se tornou o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q992020 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Controle ambiental são agrupamentos de regras destinados à fiscalização dos impactos ambientais negativos de intervenção física gerados pela atividade instalada e efluentes líquidos, de modo a corrigir ou reduzir os seus impactos sobre a qualidade ambiental. Assinale a alternativa que se refere ao princípio básico do controle ambiental, descrito abaixo.

É a partir dele que o órgão de controle estabelece as metas a serem atingidas pelo empreendedor do ponto de vista de manutenção da qualidade ambiental, ratificando as exigências do licenciamento para subsidiar uma boa ação fiscalizadora.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.