Questões de Concursos Prefeitura de Costa Marques RO

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41Q1065461 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Educação, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Os serviços que a Administração presta diretamente à comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para sobrevivência do grupo social e do próprio Estado são considerados serviços ___________.

(MEIRELLES, 2016, p. 420)


Assinale a alternativa que completa, corretamente, o trecho acima.

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42Q991999 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

O que, para os historiadores, é tida localmente como um dos símbolos da fundação de Rondônia, mesmo marcada por uma gama de contradições, operando no plano da representação coletiva como um mito fundador ou mesmo um mito de origem, que liga o antes, o agora e o porvir?

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43Q992027 | Libras, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Desde o início de década de 1980, foram construídas diversas reflexões em relação à Escola Bilíngue para Surdos no Brasil, com a mudança de uma visão clínico-patológico dos deficientes auditivos, para uma visão antropo-sócio-linguística dos Surdos, que vem exigindo uma educação bilíngue e diferenciada. Em tal proposta, a Libras é a língua de instrução. Assinale a alternativa que corresponde à definição de língua de instrução.

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44Q1065463 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Educação, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

A emissão de qual documento visa garantir, para o fornecedor ou para o prestador de serviço contratado pela Administração Pública, que a parcela referente ao seu contrato foi bloqueada para honrar os compromissos assumidos?
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45Q1065488 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Controlador Interno, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Os Princípios Constitucionais da Administração Pública norteiam e ajudam na elaboração de Leis e jurisprudência e respaldam o Ato Administrativo. De acordo com o Artigo 37 da Constituição Federal, são princípios constitucionais:
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46Q992020 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Meio Ambiente na Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Controle ambiental são agrupamentos de regras destinados à fiscalização dos impactos ambientais negativos de intervenção física gerados pela atividade instalada e efluentes líquidos, de modo a corrigir ou reduzir os seus impactos sobre a qualidade ambiental. Assinale a alternativa que se refere ao princípio básico do controle ambiental, descrito abaixo.

É a partir dele que o órgão de controle estabelece as metas a serem atingidas pelo empreendedor do ponto de vista de manutenção da qualidade ambiental, ratificando as exigências do licenciamento para subsidiar uma boa ação fiscalizadora.

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47Q991995 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 7.

TEXTO

ADOÇÃO NO BRASIL

A adoção no Brasil é entendida legalmente como uma ferramenta de função social que busca garantir o direito ao desenvolvimento pleno da criança.

O processo de adoção no Brasil passou por diversos momentos diferentes no decorrer do tempo. Em momentos passados, era uma forma de adquirir mão de obra barata. Uma família “adotava” uma criança sob a condição de que, em troca do abrigo e alimento, ela deveria trabalhar cuidando da casa ou de outras crianças mais novas, geralmente filhos legítimos da família. Muita coisa mudou desde então e, embora essa prática ainda persista, a adoção é hoje vista pelos órgãos judiciais como um artifício usado para garantir os direitos da criança e do adolescente de terem acesso a um meio familiar saudável onde disponham de oportunidades de pleno desenvolvimento social, físico, psicológico e educacional.

O jurista e filósofo brasileiro Clóvis Beviláqua (1859-1944) define a adoção como “o ato civil pelo qual alguém aceita um estranho na qualidade de filho”. Nesse sentido, a adoção é vista como uma forma de estabelecimento de laço familiar indissolúvel; assim, aquele que é adotado passa a ter todos os direitos de um filho biológico.

A partir da Constituição de 1988, a adoção passou a ser vista pelo meio jurídico como uma ferramenta de função social, uma forma de proteção aos interesses da criança e do adolescente. A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) firmou legalmente essa função e, entre suas determinações, estão:

Determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente:

• A adoção é medida excepcional e irrevogável, à qual se deve recorrer apenas quando esgotados os recursos de manutenção da criança ou adolescente na família natural ou extensa (…);

• O adotando deve contar com, no máximo, dezoito anos à data do pedido, salvo se já estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes;

• A adoção atribui a condição de filho ao adotado, com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, salvo os impedimentos matrimoniais;

• A adoção será concedida quando apresentar reais vantagens para a criança ou adolescente em situação de adoção e fundar-se em motivos legítimos;

• O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando.

Embora os avanços legais tenham garantido meios para que as crianças e adolescentes que vivem em abrigos e encontram-se em situação de adoção tenham a oportunidade de novamente se tornarem parte de uma família, as filas de pessoas que desejam adotar continuam a crescer. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2015, existiam cerca de 5,6 mil crianças e adolescentes à espera de uma nova família nos lares adotivos espalhados pelo país. Enquanto isso, segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), 33 mil famílias estão cadastradas na fila. Esse estranho fenômeno explica-se ao observarmos que, dessas 5,6 mil crianças e adolescentes, 86% possuem 5 anos ou mais. Ocorre que a grande maioria das famílias que esperam nas filas do CNA exige que a criança a ser adotada seja recém-nascida, saudável e de pele clara, características que apenas 6% das crianças que se encontram nos abrigos possuem.

Desse fato também surge outra importante discussão acerca da legitimidade da adoção por casais homoafetivos. Embora, em 2015, ainda não exista lei formal que aborde o assunto, os tribunais e juízes já garantiram, nos casos em que as análises dos órgãos de assistência social recomendavam a adoção, o direito a esses casais de adotar.


Por: Lucas de Oliveira Rodrigues

https://www.preparaenem.com/sociologia/adocao-no-brasil.htm

Analise as afirmativas a seguir.

I- A adoção tem uma função social, que garante o direito ao desenvolvimento pleno da criança e do adolescente.

II- A adoção ainda é demorada, pois a maioria dos adotantes preferem crianças brancas e maiores de cinco anos.

III- O filho adotivo tem os mesmos direitos do filho biológico, sendo a adoção um processo revogável.

IV- As preferências dos adotantes são consequências da crescente fila de famílias que aguardam uma adoção.

De acordo com o texto, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

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48Q991996 | História e Geografia de Estados e Municípios, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

As façanhas do coronel Aluízio Pinheiro Ferreira não se limitam ao exercício do cargo de Diretor Geral da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a partir de julho de 1931, nem ao período 1943-1946, quando se tornou o:

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49Q991997 | Geografia, Clima, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

No território do estado de Rondônia, é possível identificar três tipos de climas. Qual é o tipo de clima que possui temperatura elevada aliada a uma grande umidade, havendo somente três meses sem ocorrência de precipitação (chuva), sendo a característica climática que gera influência no norte do Estado, nas áreas limítrofes com o Estado do Amazonas e entorno de Porto Velho?

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50Q1014014 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Segundo a autora Gladis Perlim: “As diferentes identidades Surdas são bastante complexas, diferenciadas”. Existem surdos que são filhos de pais surdos, outros que não tem nenhum contato com a Língua de Sinais etc. Os surdos não são um grupo de identidade homogênea. Assim sendo, escolha a alternativa que melhor defina as Identidades Surdas Flutuantes.

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51Q1015663 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

O Decreto Nº 5626/2015, em seu Capítulo III, dispõe sobre a formação do professor de Libras e do instrutor de Libras.

Neste sentido, podemos afirmar que:

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52Q1015664 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

A Língua Brasileira de Sinais possui modalidade gestual-visual-espacial, e por isso, muitas pessoas pensam que a forma tem, necessariamente relação com o conteúdo, sem muitas informações linguísticas adicionais. Entretanto, a grande maioria dos sinais em Libras são-arbitrários, ou seja, no geral não tem relação com ser referente. Assinale a alternativa abaixo que corresponde, em Libras a um sinal arbitrário.

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53Q1065462 | Administração Pública, Organização e Estrutura do Estado, Educação, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

A Administração Pública será indireta quando o serviço público for prestado pelo Estado de forma descentralizada, ou seja, por meio de pessoas jurídicas vinculadas à União. É um exemplo de entidade que exerce Administração Indireta:
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54Q1015662 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

De acordo com a história da Educação de Surdos em defesa de Escolas Bilíngues, teve início no ano de 2010 a maior mobilização da história de todo Movimento Surdo Brasileiro. A realização da Conferência Nacional de Educação, CONAE 2010, no período de 28/3 a 1º /4, que serviu como base para a elaboração do Plano Nacional de Educação – PNE, marcou um retrocesso na Educação de Surdos, pois rejeitou a proposta que apoia a Escola de Surdos. Depois disso, a Diretoria de Políticas de Educação Especial comunicou que o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) seria fechado até o final de 2011 e os alunos surdos seriam remanejados para escolas comuns. Diante do exposto, marque a alternativa que defina por qual motivo o INES seria fechado.

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55Q1080409 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

A Lei N º 13.146/2015, da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. De acordo com essa Lei, marque a alternativa que corresponde à definição de Desenho Universal.

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56Q1015666 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

A Lei Federal nº 12.319/2010, regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Língua Portuguesa. Com relação à formação do Tradutor e Intérprete, em nível médio, podemos afirmar que a mesma deve ser realizada por meio de:

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57Q1015665 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

De acordo com a história da Educação de Surdos, eles eram considerados incapazes e não tinham direito à educação. Era comum sacrificarem as crianças surdas, consideradas seres imperfeitos. Entretanto, em determinada cultura, os surdos eram considerados como criaturas privilegiadas, enviados dos deuses, pois acreditavam que eles se comunicavam em segredo com os deuses, apesar de terem vida inativa e não receberem educação. Assinale o lugar em que os surdos eram considerados deuses.

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