Questões de Concursos Prefeitura de Cubatão SP

Resolva questões de Prefeitura de Cubatão SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1004256 | Matemática, Porcentagem, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Uma comunidade pretende arrecadar R$50.000,00 para cobrir os custos da construção de um centro cultural. Nos primeiros 3 meses, conseguiu atingir 40% da meta. Nos 2 meses seguintes, a arrecadação aumentou em 25% em relação ao total já arrecadado. Quanto ainda falta para atingir a meta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1004257 | Matemática, Cilindro, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Uma fábrica produz garrafas cilíndricas, com 30 cm de altura e raio da base de 10 cm, para o armazenamento de suco de laranja. Qual é o volume total (V) deste recipiente? (faça π = 3,14).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1004259 | Matemática, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Um grupo de 20 voluntários realizará uma pesquisa para entender o nível de risco social dos moradores de uma comunidade. Para isso, formaram equipes com 4 integrantes. De quantas maneiras diferentes uma equipe pode ser formada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1002242 | Direito Constitucional, Ordem Social, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Nos termos do Art. 227, da Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1002240 | Noções de Informática, Correio Eletrônico cliente de email e webmail, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A internet e as ferramentas do Microsoft Office (versões 2013 e 2016) oferecem recursos para a comunicação e o compartilhamento de informações. Analise as afirmativas a seguir.

I. O Microsoft Outlook permite o envio e recebimento de emails, o agendamento de compromissos e o gerenciamento de contatos, facilitando a comunicação profissional.

II. A internet possibilita a realização de videoconferências, reuniões online e cursos a distância, expandindo as possibilidades de interação e aprendizagem.

III. O Microsoft PowerPoint permite a criação de apresentações de slides com animações, transições e efeitos sonoros, mas não permite a inserção de vídeos nas apresentações.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1004255 | Matemática, Álgebra, Matemática, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A função f(x) = - x² + 8x - 14 define o trajeto, em metros, de uma bola chutada por Joaquim em seu quintal. Quando a bola alcançou seu ponto mais alto, atingiu a janela da casa. Qual foi a altura máxima que a bola atingiu?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1002246 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Com base na Resolução CNE/CP nº 2/17, e nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela BNCC no âmbito da Educação Infantil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1002251 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Acerca da Lei Municipal nº 4.202/22, que criou o Programa Avança Escola, é correto afirmar que serão considerados alunos matriculados em período integral, aqueles com permanência superior a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1004181 | Noções de Informática, Microsoft Word, Assistente de Direção, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

O Microsoft Word e o Microsoft Excel possuem ferramentas que auxiliam na organização e análise de dados, como a criação de tabelas e a utilização de fórmulas. Acerca dessas ferramentas, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(__) No Microsoft Word, é possível inserir uma tabela no documento, mas não é possível realizar cálculos simples com os dados inseridos na tabela.
(__) No Microsoft Excel, a função "SOMA" permite somar os valores de um intervalo de células, mas não é possível somar valores de células individuais.
(__) No Microsoft Word, é possível ordenar os dados de uma tabela em ordem alfabética ou numérica, utilizando a ferramenta "Classificar".
(__) No Microsoft Excel, é possível filtrar os dados de uma planilha para exibir apenas as linhas que atendem a critérios específicos, utilizando a ferramenta "Filtrar".

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1004182 | Sistemas Operacionais, Windows 7, Assistente de Direção, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

O Windows oferece diversas opções para configurar a aparência e o comportamento do sistema, permitindo que cada usuário personalize sua experiência de acordo com suas preferências. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma forma de personalizar o Windows.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

11Q1004288 | Educação Física, Orientações Curriculares de Ensino da Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), desenvolveu uma política inovadora para a Educação Física Escolar nas Escolas de Tempo Integral (ETI), com o objetivo de atender aos desafios da educação integral. Sobre os conteúdos e objetivos dessa política, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1004553 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a avaliação das aprendizagens em Língua Inglesa é orientada por elementos que detalham habilidades específicas, indicando o que se espera que os estudantes sejam capazes de realizar em cada etapa de ensino. Esses elementos são conhecidos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1004180 | Português, Interpretação de Textos, Assistente de Direção, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Texto associado.
Os mineiros são invencíveis em festa de casamento

Quando organizei meu casamento em Belo Horizonte, o choque cultural foi imediato: eu, gaúcho, e ela, mineira, tínhamos duas tradições muito diferentes para festas de casamento. Como os convidados estavam divididos entre os dois Estados, tivemos que escolher um único modelo.

O dilema não era escolher padrinhos ou organizar os assentos no salão, mas definir a sequência da festa. No Rio Grande do Sul, o bufê é servido no início, para que as pessoas comam antes de beber e evitem exageros. Já em Minas, a comida é servida no final, como o auge da celebração.

Travei um debate com minha noiva. Argumentei que os mais velhos precisavam comer cedo para não passarem mal. Ela discordou, dizendo que isso deixaria os convidados sonolentos e a festa terminaria antes do tempo.

Beatriz explicou com convicção: em Minas, até os mais velhos lideram a dança e ninguém abandona a festa cedo. A música abre a recepção, e a comida só aparece no final, quando os mineiros "ressuscitam" e renovam a energia. Além disso, mineiros felizes comem por três e repetem o prato várias vezes, garantindo que a festa tenha um segundo pico à meia-noite.

Cedi, é claro. E ela estava certa: nenhum mineiro caiu de bêbado ou foi embora antes do fim. Às 4h30 da manhã, eles ainda estavam dançando, contrariados por terem que sair. Enquanto isso, meus amigos gaúchos não resistiram: seis deles estavam abraçados ao vaso sanitário, já sonhando com o voo de volta.

Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado

https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/os-mineiros-sao-i nvenciveis-em-festa-de-casamento-1.2226330
Com base no texto de Fabrício Carpinejar, "Os mineiros são invencíveis em festa de casamento", analise as alternativas abaixo e assinale a interpretação correta que relaciona elementos culturais e comportamentais presentes no texto com as decisões tomadas pelos noivos sobre a organização da festa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1004251 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Considere as habilidades previstas na BNCC para o campo jornalístico-midiático no ensino fundamental (6º ao 9º ano). Assinale a alternativa que apresenta corretamente o objeto de conhecimento relacionado especificamente à oralidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1004290 | Pedagogia, Aspectos Sociológicos da Educação, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre "O conhecimento no currículo escolar: o conteúdo dança em aulas de Educação Física na perspectiva crítica" por Lívia Tenorio Brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

I. Sobre a Conjuntura social e hegemonia neoliberal na educação pública, o texto aborda como a escola, situada dentro das políticas educacionais públicas, está influenciada pela hegemonia neoliberal. Esse modelo reduz o papel do Estado em políticas sociais, privilegiando a concentração de poder e recursos no capital, enquanto limita a proteção social e o trabalho. O conceito de "Estado mini-max", conforme SADER (1999), destaca a necessidade de um Estado democrático que priorize a inclusão social e garanta os direitos básicos de cidadania.
II. Sobre Crise educacional sob o viés neoliberal, o texto cita GENTILI (1996) que argumenta que a crise educacional é redefinida pelo neoliberalismo como um problema de gestão, centrado na falta de eficiência e produtividade dos sistemas educacionais. Essa perspectiva desvia o foco da universalização do acesso à educação para uma abordagem gerencial, adotando práticas e conceitos empresariais. A qualidade total e a empregabilidade tornam-se os principais indicadores, com estratégias muitas vezes importadas de organismos internacionais como o Banco Mundial.
III. Sobre a educação Física e dança como conhecimento no currículo escolar, no contexto concreto da escola pública, o texto reflete sobre a formação e o currículo, articulando esses elementos à prática da Educação Física e ao conteúdo de dança como conhecimento reconhecido. Essa abordagem destaca a importância de integrar disciplinas e práticas que promovam uma formação mais ampla e que valorizem o conteúdo cultural e social, em oposição à lógica reducionista de empregabilidade.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1002247 | Pedagogia, Lei n 8069 de 1990, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre os direitos à liberdade, respeito e dignidade das crianças e adolescentes, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.

I. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis.

II. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

III. É dever apenas da família zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1002248 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com a Lei nº 9.394/96, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1004276 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Ciências, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Unidade Temática Vida e Evolução, nos objetos de conhecimentos: os mecanismos reprodutivos e sexualidade, são estudados pelos alunos de Ensino Fundamental − anos finais, em qual etapa? Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1004282 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Educação Física, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A obra "Afazeres da Educação Física na Escola: Planejar, Ensinar, Partilhar" apresenta reflexões e ferramentas práticas para o planejamento e execução das atividades de Educação Física no contexto escolar. Analise as afirmativas a seguir.

I. A obra considera que a Educação Física deve ser trabalhada exclusivamente com foco em atividades esportivas de alto rendimento.
II. Os autores destacam a importância de articular os conteúdos da Educação Física com temas interdisciplinares para promover uma formação integral dos alunos.
III. A obra sugere que o planejamento das aulas de Educação Física deve ser realizado sem a necessidade de considerar o contexto social e cultural dos alunos.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q1002249 | Pedagogia, Organização e Estrutura dos Sistemas de Ensino no Brasil, Professor de Educação Infantil I, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

Sobre a organização curricular prevista na Resolução nº 4/10, analise as afirmativas a seguir.

I. A escola de Educação Básica é o espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.

II. Os cursos em tempo parcial noturno devem estabelecer metodologia idêntica às turmas da manhã.

III. A jornada em tempo integral com qualidade implica a necessidade da incorporação efetiva e orgânica, no currículo, de atividades e estudos pedagogicamente planejados e acompanhados.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.