Questões de Concursos: Prefeitura de Cumari GO

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11 Q909638 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Em conformidade com Confederação Brasileira de Voleibol, as regras oficiais de Voleibol 2021-2024, cap. 7, que dispõe sobre a Conduta Desportiva dos participantes, rege que:

I - Não se classifica como atitude desportista, o não conhecimento das “Regras Oficiais de Voleibol”.

II - Os participantes devem aceitar as decisões dos árbitros com conduta desportiva, sem contestá-las.

III - Os participantes devem evitar ações ou atitudes que visam influenciar as decisões dos árbitros.

IV - Encobrir faltas cometidas por sua equipe pode ser considerado conduta desportiva, visto que, é dever da arbitragem identifica-las e sancioná-las.

Está correto o que se afirma em:

12 Q909766 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), assinale a alternativa INCORRETA.

13 Q909640 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), sofre mudanças trazidas pela LEI FEDERAL Nº. 13.840, DE 5 DE JUNHO DE 2019, que altera as Leis nos 11.343, de 23 de agosto de 2006, 7.560, de 19 de dezembro de 1986, 9.250, de 26 de dezembro de 1995, 9.532, de 10 de dezembro de 1997, 8.981, de 20 de janeiro de 1995, 8.315, de 23 de dezembro de 1991, 8.706, de 14 de setembro de 1993, 8.069, de 13 de julho de 1990, 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e 9.503, de 23 de setembro de 1997, os Decretos-Lei nos 4.048, de 22 de janeiro de 1942, 8.621, de 10 de janeiro de 1946, e 5.452, de 1º de maio de 1943, para dispor sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e as condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas e para tratar do financiamento das políticas sobre drogas. Na Sessão II, Art. 19-A, da Lei Federal nº. 13.840, de 5 de junho de 2019, fica instituída a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, comemorada anualmente, na quarta semana de junho. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo sobre as intensificadas dessas ações.

I - Difusão de informações sobre os problemas decorrentes do uso de drogas;

II - Promoção de eventos para o debate público sobre as políticas sobre drogas;

III - Difusão de boas práticas de prevenção, tratamento, acolhimento e reinserção social e econômica de usuários de drogas;

IV - Divulgação de iniciativas, ações e campanhas de prevenção do uso devido de drogas;

V - Desmobilização da comunidade para a participação nas ações de prevenção e enfrentamento às drogas.

Está correto o que se afirma em:

14 Q909644 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com Betti (1988), o professor precisa ter alguns cuidados em relação a metodologia de trabalho ao utilizar assuntos temáticos tais como: o uso de anabolizantes, lesões e violência no esporte, padrões de beleza, sexualidade, exercícios e outros, publicadas em jornais, revistas e sites da internet, ou mesmo, vídeos e/ou filmes, documentários, reportagens especiais, que são recursos importantes no ensino da Educação Física. Ao abordar tais temas é imprescindível que o professor:

I - Primeiramente, é indispensável que assista ao vídeo ou leia a notícia com antecedência, para destacar os aspectos a levantar na discussão do mesmo com a turma.

II - Será útil que elabore um roteiro de observações e, inclusive, selecione as passagens mais relevantes, que poderão ser novamente exibidas durante o debate.

III - Antes de iniciar a exibição do material, deve-se conversar com os alunos sobre as questões a serem observadas, facilitando, pela roteirização, a compreensão dos objetivos da atividade e sua realização, no caso de não haver concordância de algum aluno, por questões religiosas ou afins, o professor deverá mudar sua metodologia.

Está correto o que se afirma em:

15 Q909760 | Pedagogia, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Leia as afirmativas a seguir, quanto aos DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

I - Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

II - Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

III - Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

IV - Expressar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

V - Explorar como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

VI - Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Marque a alternativa CORRETA.

16 Q909762 | Pedagogia, Piaget, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar:

17 Q909767 | Pedagogia, Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Conforme o que dispõe o Art. 31 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº. 9.394/96, na educação infantil a avaliação:

18 Q909628 | Geografia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O Estado de Goiás passou por sucessivas perdas territoriais, partindo de uma superfície de aproximadamente 900.000 Km² para os atuais 340.106km². A respeito da formação do território goiano analise as afirmativas a seguir:

I. Ao longo do tempo, Goiás perdeu regiões para o Pará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Distrito Federal e Tocantins.

II. Em 1816 Goiás perdeu o território do atual Triangulo Mineiro, que foi anexado ao território de Minas Gerais.

III. A cidade de Carolina e a vila São João de Duas Barras foram desmembradas do território goiano em meados do século XIX.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

19 Q909631 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

A tendência da televisão é iludir o espectador, dando-lhe a falsa sensação de contato direto com a realidade, quando, na verdade, existe uma distância entre a prática real do esporte e da dança e o que se vê na TV. Há um processo de mediação entre a realidade e a imagem, que envolve a seleção e a edição de fatos e aspectos, segundo uma lógica de espetacularização que é em parte motivada por interesses econômicos, em parte pela própria especificidade da linguagem televisiva, cujas possibilidades são levadas às últimas consequências. Isso leva, em geral, à fragmentação e à descontextualização do fenômeno esportivo e corporal em geral, dissociando-o, ainda mais, da experiência primeira de praticar modalidades da cultura corporal ativamente (PCN). Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.

I - Nesse contexto, aparecem consequências importantes para a Educação Física. Em primeiro lugar, os alunos possuem muitas informações sobre a cultura corporal de movimento em geral e sobre esportes em particular, exigindo do professor uma atualização constante.

II - A mídia exerce uma função genérica de conhecimento sobre essa cultura, o que pode enriquecer a sua apreciação e interpretação pelos alunos.

III - A imagem possui uma importância cognitiva na atualidade e vai ao encontro da cultura audiovisual cultivada pelos alunos. O professor precisa estar permanentemente atento à mídia, a fim de não perder um importante canal de diálogo e compartilhamento de interesses.

IV - Há um evidente descompasso entre o nível técnico difundido pelo esporte-espetáculo da TV e as reais possibilidades de alunos, professores e escola de atingirem-no.

Está correto o que se afirma em:

20 Q909639 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, cujo centro está a aprendizagem ou o estado dos alunos sob a direção do professor. O planejamento é um processo de racionalização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contesto social. A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulário para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referencia permanentes, as situações didáticas concretas. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo sobre as funções do planejamento escolar.

I - Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, porém, lembrando que o improviso é uma das ferramentas essenciais para replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no decorrer das aulas.

II - O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções: explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a desarticulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social, o processo de participação democrática depende das ações que o aluno traz de suas vivencias.

III - Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que na previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade, permitindo a improvisação.

Está correto o que se afirma em:

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