Questões de Concursos Prefeitura de Cumari GO

Resolva questões de Prefeitura de Cumari GO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q909641 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O brincar, é a principal atividade da criança no sentido de ser a que mais possibilita aprendizagem e desenvolvimento. Brincadeiras são aprendidas na relação com o outro, inclusive com os adultos com os quais convivem. É oportunizado o acesso às diferentes formas de brincar, de faz de conta, de construção, com regras. Essas questões auxiliam na reflexão e compreensão, dos direitos de aprendizagens e desenvolvimento definidos na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) para a Educação Infantil, sendo o seguinte: Conviver; Brincar; Participar; Explorar; Expressar; Conhecer-se.

Nesse sentido, complete as lacunas relacionando o direito de Brincar com o seu Desenvolvimento.

a- Conviver

b- Brincar

c- Participar

d- Explorar

e- Expressar

f- Conhecer-se

( ) _____________________ construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

( ) ______________________ ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

( ) ________________________ como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

( ) _______________________ com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

( ) ________________________ movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

( ) __________________________ cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

A sequência correta de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q909763 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

A estrutura do Documento Curricular para Goiás (DCGO) assemelha-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois mantém a apresentação da Educação Infantil ancorada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q909639 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, cujo centro está a aprendizagem ou o estado dos alunos sob a direção do professor. O planejamento é um processo de racionalização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contesto social. A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulário para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referencia permanentes, as situações didáticas concretas. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo sobre as funções do planejamento escolar.

I - Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, porém, lembrando que o improviso é uma das ferramentas essenciais para replanejar o trabalho frente a novas situações que apareçam no decorrer das aulas.

II - O planejamento escolar tem, assim, as seguintes funções: explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a desarticulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social, o processo de participação democrática depende das ações que o aluno traz de suas vivencias.

III - Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que na previsão das ações docentes possibilite ao professor a realização de um ensino de qualidade, permitindo a improvisação.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q909760 | Pedagogia, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Leia as afirmativas a seguir, quanto aos DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

I - Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

II - Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

III - Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

IV - Expressar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

V - Explorar como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

VI - Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q909761 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q909758 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Analise as seguintes afirmativas sobre a Base Nacional Comum Curricular e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeira), devem ser assegurados sete direitos de aprendizagem e desenvolvimento, para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. (BNCC).

( ) A BNCC estabelece cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver.

( ) “O eu, o outro e o nós” é um dos cinco campos de experiências que a BNCC estabelece.

( ) “Escuta, fala, pensamento e imaginação” é um dos sete direitos de aprendizagem e desenvolvimento que a BNCC estabelece.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1070021 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Monitor Educacional, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Outros filósofos como Sócrates e Platão também apresentaram a base do que se define como ética. Marque a opção que expõe o conceito correspondente a ética.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q909631 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

A tendência da televisão é iludir o espectador, dando-lhe a falsa sensação de contato direto com a realidade, quando, na verdade, existe uma distância entre a prática real do esporte e da dança e o que se vê na TV. Há um processo de mediação entre a realidade e a imagem, que envolve a seleção e a edição de fatos e aspectos, segundo uma lógica de espetacularização que é em parte motivada por interesses econômicos, em parte pela própria especificidade da linguagem televisiva, cujas possibilidades são levadas às últimas consequências. Isso leva, em geral, à fragmentação e à descontextualização do fenômeno esportivo e corporal em geral, dissociando-o, ainda mais, da experiência primeira de praticar modalidades da cultura corporal ativamente (PCN). Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.

I - Nesse contexto, aparecem consequências importantes para a Educação Física. Em primeiro lugar, os alunos possuem muitas informações sobre a cultura corporal de movimento em geral e sobre esportes em particular, exigindo do professor uma atualização constante.

II - A mídia exerce uma função genérica de conhecimento sobre essa cultura, o que pode enriquecer a sua apreciação e interpretação pelos alunos.

III - A imagem possui uma importância cognitiva na atualidade e vai ao encontro da cultura audiovisual cultivada pelos alunos. O professor precisa estar permanentemente atento à mídia, a fim de não perder um importante canal de diálogo e compartilhamento de interesses.

IV - Há um evidente descompasso entre o nível técnico difundido pelo esporte-espetáculo da TV e as reais possibilidades de alunos, professores e escola de atingirem-no.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q909644 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

De acordo com Betti (1988), o professor precisa ter alguns cuidados em relação a metodologia de trabalho ao utilizar assuntos temáticos tais como: o uso de anabolizantes, lesões e violência no esporte, padrões de beleza, sexualidade, exercícios e outros, publicadas em jornais, revistas e sites da internet, ou mesmo, vídeos e/ou filmes, documentários, reportagens especiais, que são recursos importantes no ensino da Educação Física. Ao abordar tais temas é imprescindível que o professor:

I - Primeiramente, é indispensável que assista ao vídeo ou leia a notícia com antecedência, para destacar os aspectos a levantar na discussão do mesmo com a turma.

II - Será útil que elabore um roteiro de observações e, inclusive, selecione as passagens mais relevantes, que poderão ser novamente exibidas durante o debate.

III - Antes de iniciar a exibição do material, deve-se conversar com os alunos sobre as questões a serem observadas, facilitando, pela roteirização, a compreensão dos objetivos da atividade e sua realização, no caso de não haver concordância de algum aluno, por questões religiosas ou afins, o professor deverá mudar sua metodologia.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q909765 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Educação Infantil, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Esse campo de experiência compreende que a criança possui um grande interesse por si mesma e pelo mundo. O papel do professor, no contexto da Educação Infantil, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q909633 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

As citações abaixo referem-se ao JOGO e o BRINCAR.

I - “... é uma atividade livre, conscientemente tomada como não-séria e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira intensa e total. É uma atividade desligada de todo e qualquer interesse material, com a qual não se pode obter qualquer lucro, praticada dentro de limites espaciais e temporais, próprios, segundo uma certa ordem e certas regras” - Huizinga, (1938).

II - "reflete o decurso da evolução do homem, desde a pré-história até o momento presente. É como se a historia da raça humana fosse recapitulada por cada criança...” - Stanley Hall, (1882).

III - “... é a atividade espiritual mais pura do homem neste estágio e, ao mesmo tempo, típica da vida humana enquanto um todo.... dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo ... em qualquer tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação” - Froebel, (1912).

IV - ... são geradores e expressão da personalidade e da cultura” - Roberts e Sutton-Smith, (1960-1970).

V - ... é uma atividade espontânea oposta à atividade do trabalho” “É uma atividade que dá prazer ...” “Caracteriza-se por um comportamento livre de conflito” Piaget, (1964).

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1066835 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Técnico da Vigilância Socioassistencial, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Para um bom resultado na Gestão do Trabalho, o monitoramento e a avaliação são etapas essenciais para garantir a eficácia e eficiência dos programas e ações. Qual das afirmações a seguir é INCORRETA em relação a esses processos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q1066836 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Técnico da Vigilância Socioassistencial, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Qual é a principal finalidade da utilização do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q909636 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Os revezamentos são provas do atletismo disputadas por equipes, com quatro integrantes, os quais deverão correr distâncias equivalentes. Ainda que haja outras provas, as mais conhecidas e disputadas por homens e mulheres são as 4X100 e 4X400. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.

I - O primeiro corredor de todas as equipes executará a saída baixa e correrá a primeira volta em raia marcada, passando o bastão para o segundo corredor, que correrá apenas a curva da segunda volta em raia marcada, correndo o restante da volta em raia livre. Os terceiro e quarto corredores correrão em raia livre durante toda a volta.

II - A marca de controle e a zona de aceleração poderão ser utilizadas para tornar a passagem do bastão, na zona de passagem de 20 m, ainda mais rápida.

III - Todos atletas correrão a prova do começo ao final na mesma raia, sendo que o primeiro executará a saída baixa e correrá os primeiros 100 m da prova, em curva; o segundo correrá a reta, recebendo o bastão do primeiro corredor, passando-o para o terceiro que correrá a curva dos 300 m da prova, antes de passar o bastão para o quarto corredor que concluirá a prova correndo os 100 m finais.

IV - O bastão será passado de um corredor para outro dentro da zona de passagem que mede 20 m.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1078445 | Noções de Informática, Microsoft Word, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Um Auxiliar de Secretaria Escolar está formatando um documento no Microsoft Word e deseja aplicar uma borda com sombreamento a um parágrafo específico no texto. Qual é o procedimento correto para acessar as opções de formatação de borda e sombreamento no Microsoft Word 2016 ou posterior?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q1078437 | Noções de Informática, Correio Eletrônico Cliente de e Mail e Webmail, Fiscal de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O Correio Eletrônico (Eletronic Mail ou E-Mail) é um método utilizado principalmente na internet em um modelo de armazenamento e encaminhamento em que Servidores de E-Mail aceitam, encaminham, entregam e armazenam mensagens eletrônicas. Nesse sentido, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I- O E-Mail permite compor, enviar e receber mensagens de forma síncrona através de sistemas eletrônicos de comunicação, ou seja, no momento em que a mensagem foi enviada o receptor deverá ter conexão disponível para recebê-la.

II- Para utilizar um serviço de correio eletrônico, existem dois pré-requisitos: 1. Possuir uma conta cadastrada em um Provedor de E-Mail (Gmail.com, Outlook.com); 2. Você deve utilizar uma ferramenta de correio eletrônico, Cliente de E-Mail ou Webmail.

III- Símbolo de Arroba: trata-se de um símbolo (@) que separa o Nome do Recipiente do Nome do Host/Domínio - é obrigatório que haja obrigatoriamente uma, e apenas uma, ocorrência desse símbolo no endereço.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1078443 | Noções de Informática, Segurança da Informação, Almoxarife, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Um Almoxarife deseja compartilhar um grande arquivo de dados de inventário com um colega de trabalho de outra filial da empresa. O arquivo é muito grande para ser enviado por e-mail. Qual das seguintes opções é a mais apropriada para compartilhar o arquivo com segurança pela Internet?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1078444 | Noções de Informática, Extensão de Arquivo, Auxiliar de Secretaria, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Um Auxiliar de Secretaria Escolar está encarregado de organizar e arquivar diversos tipos de documentos na escola. Entre esses documentos, ele encontra um arquivo com a extensão ".pdf", outro com a extensão ".xlsx" e um terceiro com a extensão ".jpg". Qual é a descrição mais precisa da utilidade desses tipos de arquivo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1078447 | Noções de Informática, Windows Explorer, Operador de Cadastro Único, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

Qual das seguintes opções descreve corretamente o que é um arquivo no contexto da informática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1078448 | Noções de Informática, Segurança da Informação, Operador de Cadastro Único, Prefeitura de Cumari GO, GANZAROLI, 2024

O que é um Firewall em termos de segurança da informação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.