Início

Questões de Concursos Prefeitura de Cunha SP

Resolva questões de Prefeitura de Cunha SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q909670 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Julgue as seguintes afirmativas sobre a evolução da Educação Física:

I. No Brasil, especificamente nas quatro primeiras décadas do século XX, foi marcante no sistema educacional a influência dos Métodos Ginásticos e da Instituição Militar.

II. Após a Segunda Guerra Mundial, que coincide com o fim da ditadura do Estado Novo no Brasil, surgem outras tendências disputando a supremacia no interior da instituição escolar.

III. Nas décadas de 70 e 80 surgem movimentos "renovadores" na educação física. Entre eles destacam-se a "Psicomotricidade" com variantes como a “Psicocinética" de Jean Le Boulch (1978), que se apresentam como contestação à educação física por considerá-la ligada a uma concepção dualista de homem.

São corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q908891 | Pedagogia, Políticas Educacionais, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q908893 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre os aspectos do desenvolvimento da criança pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q909672 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Associe o termo à sua definição:

1. Equilíbrio.

2. Estruturação Espacial.

3. Lateralidade.

4. Coordenação Fina.

( ) se refere ao espaço interno do indivíduo, que determina o uso de um lado do corpo com maior desembaraço e mais destreza.

( ) é a capacidade de assumir e manter qualquer posição corporal contra a força da gravidade, ou seja, manter a estabilidade corporal durante os movimentos e também quando se está imóvel.

( ) caracteriza-se pelo emprego coordenado de pequenos músculos. São movimentos de precisão de extremidades.

( ) é a orientação, a estruturação do mundo exterior tomando como referência, primeiramente, o seu referencial; depois, a outros objetos ou pessoas, seja em posição estática ou movimento.

Preenche as lacunas corretamente, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q908886 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Complete a lacuna: O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em 3 de dezembro de 2023 que não há mais pessoas na região ______________ que pode desabar por causa da falta de sustentação em uma mina de sal-gema da Braskem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1046327 | Fonoaudiologia, Fonoaudiologia Educacional, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

São sinais de deficiência auditiva:

I. As primeiras palavras aparecem tarde (3 a 4 anos);
II. Quando está de costas, não atende ao ser chamado;
III. Fala em voz muito alta ou muito baixa;
IV. Olha para os lábios de quem fala e não para os olhos;
V. Troca e omite fonemas na fala e na escrita.

São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q1046328 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Assinale a afirmativa INCORRETA sobre educação inclusiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q908885 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Guerras, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Diplomata dos Estados Unidos, Henry Kissinger morreu na 4ª feira (29.nov.2023) em Connecticut, nos Estados Unidos. Ele recebeu o Nobel da Paz por seu trabalho no conflito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q914090 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Complete:
Atendendo a convite do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Presidente da República Bolivariana da Venezuela, ____________, realizou visita oficial ao Brasil, em maio de 2023.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q1023553 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Texto associado.

Text: “Why do people collect?”

Petra Engels owns 19,571 erasers, Carol Vaughn has 1,221 bars of soap, and Ralf Shrőder has a collection of 14,502 packets of sugar. Many people love to collect things, but why? Psychologists and collectors have different opinions.

The psychologist Carl Jung believed that collecting is part of our ancient human history. Thousands of years ago, humans collected nuts and berries. They kept them carefully and ate them when there was no food. The best collectors survived long cold winters or seasons without rain. Their genes passed to future generations. Nowadays, we still have a collecting instinct.

Historian Philipp Bloom has a different opinion. He thinks collectors want to make something that will remain after their death. By bringing many similar items together, the collector gains historical importance. Sometimes their collections become museums or libraries, for example, Henry Huntington, who founded a library in Los Angeles to house his collection of books.

Author Steve Roach thinks that people collect things to remember their childhood. Many children collect things, but few have enough money to buy the things they really want, and they lose interest. In later life, they remember their collections fondly. Now, they have enough money and opportunity to find special items, and they start collecting again. This way, they can re-live and enjoy their childhood years.

Art collector, Werner Muensterberger, agrees that collecting is linked to childhood. But he believes we collect in order to feel safe and secure. While babies hold blankets or toys to feel safe when their mother isn’t there, adults collect things to stop feeling lonely or anxious.

Autograph collector Mark Baker agrees that collecting is emotional, but he doesn’t collect to reduce anxiety. “For me, it’s the excitement,” he says. “I love trying to get a famous person’s autograph. Sometimes I succeed, and sometimes I fail. Also, by collecting autographs, I feel connected to famous people. I don’t just watch them on television. I actually meet them.”

These are just a few reasons for collecting. Do you know any people with collections? Why do they collect?

Questions related to the text above

People have always collected because we need to stay alive.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q908883 | Português, Uso da Vírgula, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Indique em qual frase o uso da vírgula está incorreto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q909671 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

“O objetivo da psicomotricidade é o desenvolvimento integral do aluno, em seus aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. Para tanto, utiliza as atividades __________ como impulsionadoras dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, valorizando as aprendizagens significativas, espontâneas e exploratórias da criança e de suas relações interpessoais.” Preenche corretamente a lacuna:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q909669 | Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

As ações musculares excêntricas, denominadas também como alongamento ativo, ocorrem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q1046330 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q908890 | Pedagogia, Lei nº 8069 de 1990, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q909673 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

As músicas e brincadeiras cantadas são fundamentais para o desenvolvimento do ritmo. Sobre o ritmo é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q914096 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Uma alimentação saudável é aquela que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1046323 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
A figura de linguagem presente em “O meu lindo Guanabara” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q908896 | Pedagogia, PEB I, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre a avaliação na educação infantil, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.