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Questões de Concursos Prefeitura de Cunha SP

Resolva questões de Prefeitura de Cunha SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q1046325 | Português, Morfologia, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
No verso “Oh! esta flor desbotada,”, a palavra “Oh!” é morfologicamente classificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q1046331 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

De acordo com a Declaração de Salamanca, assinale a afirmativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q914000 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Gari, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

As luvas de proteção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q1046321 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – O escritor não se preocupa com a estética do texto: o poema não possui métrica nem rimas.
II – O poema tem, como tema central, a saudade do eu-lírico pela mulher amada
III – É possível afirmar que a rosa, descrita no poema, não é concreta, mas, sim, uma representação da mulher amada)

É (São) incorreta(s) a(s) afirmação(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q1046322 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
Leia atentamente as afirmações a seguir:

I – Os substantivos “pálida” e “caída”, presentes na primeira estrofe, dão indícios da atmosfera melancólica do eu lírico.
II – O eu lírico recebe o primeiro beijo da amada quando está deixando sua terra natal.
III – Em terras portuguesas, o que consolava o eu lírico eram as orações ferventes da amada que havia ficado em seu país natal.

É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q1046324 | Português, Interpretação de Textos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Texto associado.
Rosa murcha


Esta rosa desbotada
Já tantas vezes beijada,
Pálido emblema de amor;
É uma folha caída
Do livro da minha vida,
Um canto imenso de dor!



Há que tempos! Bem me lembro...
Foi num dia de Novembro:
Deixava a terra natal,
A minha pátria tão cara,
O meu lindo Guanabara,
Em busca de Portugal.




Na hora da despedida
Tão cruel e tão sentida
P’ra quem sai do lar fagueiro;
Duma lágrima orvalhada,
Esta rosa foi-me dada
Ao som dum beijo primeiro.



Deixava a pátria, é verdade,
Ia morrer de saudade
Noutros climas, noutras plagas;
Mas tinha orações ferventes
Duns lábios inda inocentes
Enquanto cortasse as vagas.



E hoje, e hoje, meu Deus?!
— Hei de ir junto aos mausoléus
No fundo dos cemitérios,
E ao baço clarão da lua
Da campa na pedra nua
Interrogar os mistérios!



Carpir o lírio pendido
Pelo vento desabrido...
Da divindade aos arcanos
Dobrando a fronte saudosa,
Chorar a virgem formosa
Morta na flor dos anos!



Era um anjo! Foi pr’o céu
Envolta em místico véu
Nas asas dum querubim;
Já dorme o sono profundo,
E despediu-se do mundo
Pensando talvez em mim!



Oh! esta flor desbotada,
Já tantas vezes beijada,
Que de mistérios não tem!
Em troca do seu perfume
Quanta saudade resume
E quantos prantos também!
A palavra “fagueiro”, presente no verso “P’ra quem sai do lar fagueiro”, pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q1023552 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Inglês, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Texto associado.

Text: “Why do people collect?”

Petra Engels owns 19,571 erasers, Carol Vaughn has 1,221 bars of soap, and Ralf Shrőder has a collection of 14,502 packets of sugar. Many people love to collect things, but why? Psychologists and collectors have different opinions.

The psychologist Carl Jung believed that collecting is part of our ancient human history. Thousands of years ago, humans collected nuts and berries. They kept them carefully and ate them when there was no food. The best collectors survived long cold winters or seasons without rain. Their genes passed to future generations. Nowadays, we still have a collecting instinct.

Historian Philipp Bloom has a different opinion. He thinks collectors want to make something that will remain after their death. By bringing many similar items together, the collector gains historical importance. Sometimes their collections become museums or libraries, for example, Henry Huntington, who founded a library in Los Angeles to house his collection of books.

Author Steve Roach thinks that people collect things to remember their childhood. Many children collect things, but few have enough money to buy the things they really want, and they lose interest. In later life, they remember their collections fondly. Now, they have enough money and opportunity to find special items, and they start collecting again. This way, they can re-live and enjoy their childhood years.

Art collector, Werner Muensterberger, agrees that collecting is linked to childhood. But he believes we collect in order to feel safe and secure. While babies hold blankets or toys to feel safe when their mother isn’t there, adults collect things to stop feeling lonely or anxious.

Autograph collector Mark Baker agrees that collecting is emotional, but he doesn’t collect to reduce anxiety. “For me, it’s the excitement,” he says. “I love trying to get a famous person’s autograph. Sometimes I succeed, and sometimes I fail. Also, by collecting autographs, I feel connected to famous people. I don’t just watch them on television. I actually meet them.”

These are just a few reasons for collecting. Do you know any people with collections? Why do they collect?

Questions related to the text above

I collect because I enjoy trying to achieve something.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q913997 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Gari, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Qual a maior floresta tropical do mundo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q1046326 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

São condutas adequadas com alunos com deficiência mental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q914086 | Português, Numerais, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Assinale a alternativa em que a grafia do numeral estiver incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
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  4. ✂️

52Q914089 | Português, Adjetivos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

“Meu pai, um brilhante ceramista de Cunha, queria que eu fosse como ele”.
O adjetivo presente nesta frase é...
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q914094 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

A etapa inicial do trabalho do agente comunitário de saúde é o cadastramento das famílias de sua microárea. O cadastro possibilita o conhecimento das reais condições de vida das famílias residentes na área de atuação da equipe, tais como :
I. a composição familiar.
II. a escolaridade.
III. o acesso ao saneamento básico.
IV. as condições da habitação.
São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
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  4. ✂️

54Q913996 | Português, Substantivos, Gari, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Assinale a alternativa em que a relação substantiva masculina e o feminino correspondente está incorreta:
  1. ✂️
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  4. ✂️

55Q914095 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

“Bebês que nascem com menos de 2,5 kg têm maiores riscos de apresentar problemas. Podem ser __________, ou seja, que nasceram antes da hora.”
Preenche corretamente a lacuna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q914092 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Julgue as seguintes afirmativas sobre o trabalho do agente comunitário de saúde:
I. O agente comunitário de saúde trabalha com promoção e prevenção da saúde na atenção básica.
II. O agente comunitário de saúde é o trabalhador de saúde que representa o elo entre a comunidade e a unidade de saúde.
III. O agente comunitário de saúde pode orientar e acompanhar o tratamento e a reabilitação das pessoas da sua comunidade, sob a supervisão da equipe de saúde.
São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q1046329 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB II, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2024

Sobre crianças com cegueira pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q914087 | Português, Uso da Vírgula, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Assinale a alternativa correta sobre uso da virgula:
  1. ✂️
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