Início

Questões de Concursos Prefeitura de Cuparaque MG

Resolva questões de Prefeitura de Cuparaque MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1082488 | Português, Interpretação de Textos, Motorista, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?


Inteligência emocional é a habilidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros. Sendo assim, é a capacidade de perceber e compreender as emoções, de usar a emoção para orientar o pensamento e a ação e de gerenciar as emoções de forma eficaz.


Uma pessoa com inteligência emocional sabe como lidar com situações estressantes, conflitos e desafios sem perder o controle. Dessa forma, ela é capaz de manter a calma e a clareza mental mesmo sob pressão e de se comunicar de forma eficaz em situações difíceis.


A inteligência emocional é uma habilidade muito importante para o sucesso pessoal e profissional. Por isso, ela é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e para a resolução de conflitos de forma pacífica. Além disso, é essencial para liderar equipes e para tomar decisões importantes.


Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso praticar a autoconsciência, a autogestão, a empatia e a habilidade social. Sendo assim, a autoconsciência envolve reconhecer as próprias emoções e os gatilhos que as desencadeiam. A autogestão envolve controlar as próprias emoções e comportamentos. Dessa maneira, a empatia envolve entender as emoções dos outros e a habilidade social envolve interagir de forma eficaz com outras pessoas.


Em resumo, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida e que é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Ademais, é uma habilidade que ajuda a construir relacionamentos saudáveis, resolver conflitos e tomar decisões importantes. Por isso, é importante investir na sua própria inteligência emocional e ajudar os outros a desenvolverem essa habilidade também.

Uma pessoa com inteligência emocional sabe como lidar com situações estressantes, conflitos e desafios sem perder o controle. Dessa forma, ela é capaz de manter a calma e a clareza mental mesmo sob pressão e de se comunicar de forma eficaz em situações difíceis”.

A expressão destacada introduz uma oração, em relação à anterior, EXPRIMINDO uma ideia de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q1082503 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Considerando a avaliação do processo ensino-aprendizagem em Educação Física, analise as afirmativas abaixo e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

( )Avaliação diagnóstica define promoção final e encerra o processo avaliativo do período.

( )Registros de percurso apoiam decisões de ensino ao longo do período e favorecem ajustes de rota.

( )Autoavaliação guiada favorece metacognição e engajamento dos estudantes em projetos e práticas.

( ) Peso principal recai sobre teste único aplicado ao fim do bimestre, com foco em nota e posição no ranking.

( ) Critérios de avaliação transparentes orientam critérios de qualidade e reduzem dúvidas na leitura dos resultados.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q1082507 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
LEIA o texto a seguir para responder a questão.

“Durante todo um pesado, sombrio e silencioso dia outonal, em que as nuvens pairavam opressivamente baixas no céu, eu estive passeando, sozinho, a cavalo, através de uma região do interior, singularmente tristonha, e afinal me encontrei, ao caírem as sombras da tarde, perto da melancólica Casa de Usher.

Não sei como foi, mas, ao primeiro olhar sobre o edifício, invadiu-me a alma um sentimento de angústia insuportável, digo insuportável, porque o sentimento não era aliviado por qualquer dessas semi-agradáveis, porque poéticas sensações com que a mente recebe comumente, até mesmo as mais cruéis imagens naturais de desolação e de terror. Contemplei o panorama em minha frente, a casa simples, os aspectos simples da paisagem da propriedade, as paredes glaciais, as janelas vazias, semelhando olhos, uns poucos canteiros de caniços e uns poucos troncos brancos de árvores mortas, que só posso comparar, com propriedade, a qualquer sensação terrena, lembrando os instantes após o sonho de ópio, para quem dele desperta, a amarga recaída na vida cotidiana, o terrível tombar do véu. Havia um enregelamento, uma tontura, uma enfermidade de coração, uma irreparável tristeza no pensamento, que nenhum incitamento da imaginação podia forçar a transformar-se em qualquer coisa de sublime”.

(POE, Edgar Allan – A queda do solar de Usher)
A gradação presente no trecho “Durante todo um pesado, sombrio e silencioso dia outonal” revela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

84Q1082511 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Inglês, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Analise as afirmativas a seguir sobre currículo e cultura escolar e assinale a alternativa que indica aquelas corretas.

I.O currículo incorpora saberes e referências culturais do território com participação de estudantes, famílias e comunidade.

II.A BNCC define direitos de aprendizagem e orienta currículos com autonomia para incluir escolhas regionais e locais.

III.Projetos interdisciplinares promovem cultura escolar em diálogo com o território e utilizam avaliação com critérios compartilhados.

IV.A BNCC determina sequência única e uniforme de conteúdos e métodos por disciplina.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1083030 | Português, Sintaxe, Fisioterapeuta, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

“Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei, embora obrigado a usar as palavras que vos sustentam. A história – determino com falso livre arbítrio – vai ter uns sete personagens e eu sou um dos mais importantes deles, é claro. Eu, Rodrigo S.M. (...)"
(LISPECTOR, Clarice – A Hora da Estrela)
O elemento coesivo destacado INTRODUZ uma oração estabelecendo uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q1083035 | Português, Morfologia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Leia o anúncio a seguir.
“Não deixe sua vida em risco. Fique em casa ou se cuide bem ao sair.”
Em relação aos verbos destacados. É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q1083037 | Português, Crase, Fisioterapeuta, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

A crase consiste na junção da preposição com o artigo. Em algumas ocorrências a crase é obrigatória, em outras, indevidas, e outras pode se fazer facultativa. Em referência às frases a seguir e o emprego da crase, aquela em o acento grave foi empregado INDEVIDAMENTE é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q1082482 | Português, Interpretação de Textos, Motorista, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?


Inteligência emocional é a habilidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros. Sendo assim, é a capacidade de perceber e compreender as emoções, de usar a emoção para orientar o pensamento e a ação e de gerenciar as emoções de forma eficaz.


Uma pessoa com inteligência emocional sabe como lidar com situações estressantes, conflitos e desafios sem perder o controle. Dessa forma, ela é capaz de manter a calma e a clareza mental mesmo sob pressão e de se comunicar de forma eficaz em situações difíceis.


A inteligência emocional é uma habilidade muito importante para o sucesso pessoal e profissional. Por isso, ela é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e para a resolução de conflitos de forma pacífica. Além disso, é essencial para liderar equipes e para tomar decisões importantes.


Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso praticar a autoconsciência, a autogestão, a empatia e a habilidade social. Sendo assim, a autoconsciência envolve reconhecer as próprias emoções e os gatilhos que as desencadeiam. A autogestão envolve controlar as próprias emoções e comportamentos. Dessa maneira, a empatia envolve entender as emoções dos outros e a habilidade social envolve interagir de forma eficaz com outras pessoas.


Em resumo, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida e que é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Ademais, é uma habilidade que ajuda a construir relacionamentos saudáveis, resolver conflitos e tomar decisões importantes. Por isso, é importante investir na sua própria inteligência emocional e ajudar os outros a desenvolverem essa habilidade também.
De acordo com o texto, a frase que MELHOR pode DEFINIR inteligência emocional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

89Q1082484 | Português, Interpretação de Textos, Motorista, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?


Inteligência emocional é a habilidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros. Sendo assim, é a capacidade de perceber e compreender as emoções, de usar a emoção para orientar o pensamento e a ação e de gerenciar as emoções de forma eficaz.


Uma pessoa com inteligência emocional sabe como lidar com situações estressantes, conflitos e desafios sem perder o controle. Dessa forma, ela é capaz de manter a calma e a clareza mental mesmo sob pressão e de se comunicar de forma eficaz em situações difíceis.


A inteligência emocional é uma habilidade muito importante para o sucesso pessoal e profissional. Por isso, ela é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e para a resolução de conflitos de forma pacífica. Além disso, é essencial para liderar equipes e para tomar decisões importantes.


Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso praticar a autoconsciência, a autogestão, a empatia e a habilidade social. Sendo assim, a autoconsciência envolve reconhecer as próprias emoções e os gatilhos que as desencadeiam. A autogestão envolve controlar as próprias emoções e comportamentos. Dessa maneira, a empatia envolve entender as emoções dos outros e a habilidade social envolve interagir de forma eficaz com outras pessoas.


Em resumo, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida e que é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Ademais, é uma habilidade que ajuda a construir relacionamentos saudáveis, resolver conflitos e tomar decisões importantes. Por isso, é importante investir na sua própria inteligência emocional e ajudar os outros a desenvolverem essa habilidade também.
De acordo com o texto, PRATICAR a autoconsciência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

90Q1082487 | Português, Sintaxe, Motorista, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?


Inteligência emocional é a habilidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros. Sendo assim, é a capacidade de perceber e compreender as emoções, de usar a emoção para orientar o pensamento e a ação e de gerenciar as emoções de forma eficaz.


Uma pessoa com inteligência emocional sabe como lidar com situações estressantes, conflitos e desafios sem perder o controle. Dessa forma, ela é capaz de manter a calma e a clareza mental mesmo sob pressão e de se comunicar de forma eficaz em situações difíceis.


A inteligência emocional é uma habilidade muito importante para o sucesso pessoal e profissional. Por isso, ela é fundamental para a construção de relacionamentos saudáveis e para a resolução de conflitos de forma pacífica. Além disso, é essencial para liderar equipes e para tomar decisões importantes.


Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso praticar a autoconsciência, a autogestão, a empatia e a habilidade social. Sendo assim, a autoconsciência envolve reconhecer as próprias emoções e os gatilhos que as desencadeiam. A autogestão envolve controlar as próprias emoções e comportamentos. Dessa maneira, a empatia envolve entender as emoções dos outros e a habilidade social envolve interagir de forma eficaz com outras pessoas.


Em resumo, a inteligência emocional é uma habilidade que pode ser desenvolvida e que é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Ademais, é uma habilidade que ajuda a construir relacionamentos saudáveis, resolver conflitos e tomar decisões importantes. Por isso, é importante investir na sua própria inteligência emocional e ajudar os outros a desenvolverem essa habilidade também.
Inteligência emocional é a habilidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções e as emoções dos outros. Sendo assim, é a capacidade de perceber e compreender as emoções, de usar a emoção para orientar o pensamento e a ação e de gerenciar as emoções de forma eficaz”. Analisando esse primeiro parágrafo, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

91Q1082491 | Português, Morfologia, Motorista, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Sua excelência (______) dizer que não apresentará proposta para (_____) levar ao debate, pois não concorda com a parceria entre (____) e os outros participantes”.

A alternativa que completa as lacunas entre parênteses, CORRETAMENTE E RESPECTIVAMENTE é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q1082497 | Português, Sintaxe, Motorista, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Em qual alternativa, o termo destacado NÃO é um aposto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q1082505 | Português, Interpretação de Textos, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.

LEIA o texto a seguir para responder a questão.


O bom e o mau


Carlos Heitor Cony

Se me perguntarem (ninguém me pergunta nada há muito tempo) o que mais me irrita atualmente e o que mais me gratifica, eu responderei que é o computador. Na verdade, fica difícil imaginar a vida profissional sem ele, seus recursos de memória e arquivo, a capacidade de fazer correções, eliminar ou acrescentar palavras e parágrafos.


É também irritante, sobretudo com os programas cada vez mais avançados que bolam para os usuários. Não sei qual foi o gênio que programou os dias da semana (segunda, terça, quarta etc.) com maiúsculas. Não os uso assim, e toda vez que começo a escrever "na segunda fila" ou "ter ou não ter, eis a questão" sou obrigado a eliminar a maiúscula, pois o computador, para melhor e mais rapidamente me servir, acha que eu vou escrever o que não quero nem preciso escrever.


Acho que já contei esta história. Se contei, conto-a outra vez, pois ela expressa exatamente o que o computador pode nos dar de bom e ruim. Um escritor norte-americano escreveu um romance em que o personagem principal teria o nome de Julieta. Um amigo, que leu os originais, achou que o nome italianado não combinava com a mocinha do oeste dos Estados Unidos, que devia se chamar Bárbara, Carol ou Kate.


O autor concordou e usando o recurso do "replace", ordenou que toda vez que aparecesse a palavra "Julieta", fosse ela substituída pela palavra "Bárbara". Mandou o original assim emendado para a editora e quando recebeu o primeiro exemplar de sua obra, verificou que os seus personagens haviam ido ao teatro assistir a uma peça de Shakespeare intitulada "Romeu e Bárbara".


Ao computador pode-se aplicar aquele pensamento do cão de Quincas Borba, que para facilitar as coisas, tinha o mesmo nome do dono: "Nada é completamente bom, nada é completamente mau".



CONY, Carlos Heitor. In: Manuel da Costa Pinto (Org.). Crônica brasileira contemporânea: antologia de crônicas.

São Paulo: Salamandra, 2005. p. 30-31.

São benefícios satisfatórios do computador, segundo o cronista, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q1082508 | Português, Sintaxe, Professor de Educação Física, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
“Proponho-me a que não seja complexo o que escreverei, embora obrigado a usar as palavras que vos sustentam. A história – determino com falso livre arbítrio – vai ter uns sete personagens e eu sou um dos mais importantes deles, é claro. Eu, Rodrigo S.M. (...)"

(LISPECTOR, Clarice – A Hora da Estrela)
O elemento coesivo destacado INTRODUZ uma oração estabelecendo uma relação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q1082722 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Feridas são lesões na pele que podem ser causadas por diversos fatores. Com exceção das feridas cirúrgicas no pós-operatório imediato, a avaliação da ferida e a prescrição do tipo de cobertura são responsabilidades do enfermeiro. Em relação às coberturas, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.