Início

Questões de Concursos Prefeitura de Curitiba PR

Resolva questões de Prefeitura de Curitiba PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q703583 | Biblioteconomia, Gestor da Informação, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Segundo Kotler e Keller (2013), na obra Administração de Marketing, 14ª edição, são citadas as forças sociais importantes, e em alguns casos interligadas, que criaram novos comportamentos, oportunidades e desafios de marketing. Considerando os referidos autores e as doze forças por eles mencionadas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q162054 | Saúde Pública, SUS, Atendente Médico, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Um dos princípios que orientam a legislação do Controle Social da Saúde no Brasil estabelece que um percentual dos conselheiros de saúde, em qualquer instância, seja de representantes de entidades dos usuários do sistema, não tendo, portanto, nenhuma vinculação com os outros segmentos (trabalhadores de saúde, gestão e prestadores de serviços do SUS). Isso visa atender ao princípio da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q687807 | Direito do Trabalho, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

A autonomia do direito do trabalho caracteriza-se pela extensão de sua matéria, métodos e princípios próprios. Por isso, para dominar tal ramo das ciências jurídicas e sociais, é preciso bem compreender os seus princípios, principalmente aqueles consagrados internacionalmente. A respeito
do assunto, considere as seguintes afirmativas:
1. O princípio da irrenunciabilidade está relativizado na atualidade nacional ante a equiparação legal de trabalhador e empregador na manifestação de vontades por ocasião da contratação.
2. O princípio da norma mais favorável serve para dirimir conflitos de normas no espaço, prevalecendo a mais favorável ao trabalhador, salvo se a interpretação levar a conclusão que desconsidere a hierarquia das normas.
3. O princípio in dubio pro operario autoriza a conclusão de que na Justiça do Trabalho o empregado preferencialmente sai ganhando.
4. O princípio da primazia da realidade significa que, em caso de discordância entre o que ocorre na prática e o que emerge de documentos ou acordos, deve prevalecer o que sucede no terreno dos fatos.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q369082 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Considere as afirmativas.

I.Ciclo menstrual é o intervalo entre o primeiro dia de uma menstruação e a véspera do primeiro dia da próxima menstruação.

II.O preventivo (colpocitologia oncótica) pode ser feito a qualquer momento do ciclo menstrual, não necessitando de preparo, como abstinência sexual.

III.A tricomoníase caracteriza-se por uma secreção vaginal esbranquiçada, grumosa, leitosa, com prurido intenso, sem odor fétido.

IV.Menstruação é a perda sangüínea vaginal periódica cíclica com duração de 3 a 5 dias, podendo variar para mais ou menos.

V.A síndrome pré-menstrual (SPM) é um conjunto de sinais e sintomas físicos e emocionais que ocorrem ciclicamente antes da menstruação e que diminuem ou desaparecem após a mesma.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q710984 | Português, Ortografia Convenções de Escrita, Nutricionista, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.

O aplauso de pé, por Ruy Castro

Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q709773 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.


De acordo com a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, são ações para as quais os serviços de alimentação devem implementar os seguintes procedimentos operacionais padronizados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q703881 | Matemática, Conceitos de Funções Funções do 1 grau, Agente Administrativo, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Antônio estava ajudando suas filhas com a lição de matemática quando observou que a soma das idades das três filhas é 31 anos. Sabendo que a filha mais nova nasceu 5 anos depois das outras duas, que são gêmeas, qual é a sua idade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q184981 | , Engenheiro Civil, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR, 2019

Com relação à NBR 6118, especificamente sobre o tema agressividade do ambiente sobre a estrutura de concreto e especificação do concreto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q183549 | Matemática, Engenheiro Cartógrafo, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

A média de cinco números é 6 . Se um desses números for removido, a média torna?se 7. Portanto, o valor do número removido era:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q692499 | Direito Tributário, Execução Fiscal e Processo Tributário, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

É assegurado o direito de consulta ao sujeito passivo, às entidades representativas de categorias econômicas ou profissionais e aos órgãos da Administração Pública, sobre situações concretas e determinadas, no que tange à interpretação e aplicação da legislação tributária municipal. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q683315 | Direito Civil, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Maria, aos 20 anos, grávida em avançado estágio gestacional, preocupa-se em adquirir alguns itens básicos do enxoval de seu bebê (como alguns pacotes de fraldas, pomadas, um carrinho de bebê, berço e algumas roupas). No entanto, encontra-se desempregada e suas economias não são suficientes para arcar com os gastos necessários. João, seu vizinho, sabendo de sua premente necessidade de recursos, sugere que Maria faça um bazar de alguns de seus itens pessoais e oferece-se para comprar um relógio antigo que Maria mantinha em casa, herança de sua bisavó, pelo valor de R$ 300,00. A peça sempre foi seu objeto de desejo, e João, que era um colecionador, sabia que estava oferecendo um preço muito abaixo do preço de mercado. Maria, que desconhecia o valor real do objeto e estava desesperada por recursos, aceita o negócio. Quando vai a uma loja de antiguidades em busca de um berço usado, encontra relógio idêntico sendo vendido por R$ 3.000,00. O negócio jurídico em questão é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q701840 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Fiscal, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Considere a seguinte proposição: 
“Se você não está confuso, então você não está prestando atenção”. 
Qual das proposições abaixo é logicamente equivalente a essa proposição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q708609 | Gestão de Pessoas, Analista de Desenvolvimento Organizacional, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

O funcionário fica ansioso ao ingressar num novo emprego, pois não sabe o que encontrará no ambiente de trabalho. A organização, por sua vez, precisa ter um funcionário que seja produtivo e que assimile os valores e a cultura organizacional, esperando que isso possa levá-lo a se sentir comprometido e motivado. Em geral, os programas de integração do novo funcionário apresentam o histórico da organização, a sua missão, os seus princípios e valores, o seu organograma, as suas políticas de recursos humanos, os seus principais produtos e serviços oferecidos ao público externo e as suas responsabilidades perante a sociedade. Algumas organizações têm adotado a criação de um contrato psicológico a ser apresentado no primeiro dia de trabalho. Esse contrato psicológico se caracteriza por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q709681 | Legislação Municipal, Analista de Desenvolvimento Organizacional, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Com base no Estatuto do Quadro Próprio do Magistério da Prefeitura Municipal de Curitiba, considere as seguintes afirmativas:
1. A jornada semanal de trabalho do Magistério é constituída somente por horas-aula.
2. A jornada do trabalho do integrante do Quadro Próprio do Magistério será cumprida na mesma escola, salvo necessidade do serviço.
3. Estágio Probatório é o período de 1 (ano) ano de efetivo exercício, dentro do qual apurar-se-ão os requisitos de idoneidade, domínio metodológico, domínio de conteúdo, pontualidade, assiduidade e disciplina.
4. Considerando a necessidade de constante necessidade de renovação do corpo docente, é vedado o reingresso de aposentados no Quadro Próprio do Magistério.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q706703 | Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.


A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), quando articulada a ações estruturantes, é uma estratégia para promoção e garantia da saúde, para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Para que haja o alcance pleno dessa missão, faz-se necessária a implementação de estratégias que considerem o planejamento e o desenvolvimento de ações. Nesse contexto, foi estabelecida, pelo Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas (2012), a construção coletiva de uma Agenda Pública de EAN, a qual sintetiza estratégias necessárias para que a EAN seja efetivamente institucionalizada nas políticas públicas e nos diferentes espaços públicos. Sobre as estratégias propostas na Agenda Pública de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q183100 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Você foi visitar S. R. T. em seu domicílio e constatou que ele encontrava?se acamado, não havia feito a higiene matinal, apresentava paralisia de face, do braço e da perna do lado direito do corpo e era incapaz de formar palavras. Frente a esse quadro, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q209862 | Direito Sanitário, Vigilância Sanitária, Farmacêutico Bioquímico, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

A Lei nº 6.360, de 23/09/1976, que dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos, em seu art. 5 dispõe o seguinte: "Os produtos de que trata esta lei não poderão ter nomes ou designações que induzam a erro. (OBS.: Redação dada pela Lei número 6.480, de 1/12/1977)". Assim, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q212187 | Português, Interpretação de Textos, Fiscal, Prefeitura de Curitiba PR, NC UFPR, 2019

Considere o seguinte trecho:

 

Para ter um corpo magro e saudável não basta contar calorias. Os métodos de emagrecimento mais eficazes são aqueles __________ tanto a dieta quanto os exercícios fazem parte da rotina de quem pretende eliminar os quilos extras. A explicação __________ esse combo é mais vantajoso está no fato __________ ele promove uma melhora na saúde como um todo, não só na balança.

 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na ordem em que aparecem no texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q475154 | Farmácia, Farmácia, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Sobre o "Regulamento Técnico – Manual de boas práticas de fabricação e controle para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes", assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q183129 | Enfermagem, Biossegurança, Enfermeiro, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

A proteção de pacientes e também dos profissionais de saúde que trabalham em unidades ambulatoriais é de fundamental importância, visto que todos estão constantemente expostos a riscos diversos. Contudo, faz-se necessário adotar medidas de biossegurança relacionadas diretamente com o atendimento do paciente. Nesse contexto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.