Questões de Concursos Prefeitura de Divinópolis MG

Resolva questões de Prefeitura de Divinópolis MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

141Q906195 | Geografia, Historiador, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

[...] Um tema imprescindível a ser incorporado numa agenda de desenvolvimento para o Brasil é o da política industrial. Para tanto, uma primeira ação passa, novamente, pela redução da taxa de juros e a busca por uma taxa de câmbio real mais competitiva, encorajando, assim, os investimentos e o comércio internacional. Uma segunda ação básica consiste na necessidade de se promover incentivos fiscais mais concretos e de se investir na qualificação da mão de obra.
(Disponível em: https://www.joinpp.ufma.br/jornadas/ Acesso em: julho de 2024.)

Sobre esses aspectos e principalmente sobre a questão da qualificação da mão de obra, faz-se necessário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q1024052 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor de Língua Estrangeira Moderna, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O emprego da forma verbal destacada na letra da canção “Somewhere only we know” da banda inglesa Keane, cantada nos shows pelo Brasil em 2024, justifica-se por:

I walked across an empty land

I knew the pathway like the back of my hand

I felt the earth beneath my feet

Sat by the river and it made me complete

Oh, simple thing, where have you gone?

I'm getting old, and I need something to rely on

So, tell me when you're gonna let me in

I'm getting tired, and I need somewhere to begin

I came across a fallen tree

I felt the branches of it looking at me

Is this the place we used to love?

Is this the place that I've been dreaming of?

Oh, simple thing, where have you gone?

I'm getting old, and I need something to rely on

So, tell me when you're gonna let me in

I'm getting tired, and I need somewhere to begin

And if you have a minute, why don't we go

Talk about it somewhere only we know?

This could be the end of everything

So, why don't we go somewhere only we know?

Somewhere only we know

Oh, simple thing, where have you gone?

I'm getting old, and I need something to rely on

So, tell me when you're gonna let me in

I'm getting tired, and I need somewhere to begin

And if you have a minute, why don't we go

Talk about it somewhere only we know?

This could be the end of everything

So, why don't we go?

So, why don't we go?

Ooh, oh-oh

Ah, oh

This could be the end of everything

So, why don't we go somewhere only we know?

Somewhere only we know

Somewhere only we know


(Disponível em: https://www.letras.mus.br/keane. Acesso em: outubro de 2024.)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q883009 | Informática, Windows, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Atalhos de teclado do Windows 10 ajudam a aumentar a produtividade e a eficiência dos usuários ao permitir a realização de tarefas comuns de maneira mais rápida. Sobre os atalhos de teclado do Windows 10, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q883015 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Durante a alta hospitalar, é importante que o técnico de enfermagem forneça orientações de autocuidado para o paciente com diabetes tipo 2. Qual das seguintes orientações é INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q871527 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política Nacional, Motorista de Veículos Leves, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

“Conforme a descrição do Itamaraty, é necessário colher as informações para a formulação de política externa, participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do Brasil. O profissional ainda deve participar de missões no exterior, proteger os interesses nacionais e promover a cultura e os valores de nosso povo. Esses profissionais são preparados também para tratar de temas que vão desde paz e segurança, normas de comércio, relações econômicas, direitos humanos, meio ambiente, tráfico ilícito de drogas, fluxos migratórios, passando, naturalmente, por tudo que diga respeito ao fortalecimento dos laços de amizade e cooperação do Brasil com seus múltiplos parceiros externos.” O texto trata-se da função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q896411 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Sobre os transtornos bipolares, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

147Q1027042 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, Advogado da Assistência Social, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Determinada turma do terceiro ano do ensino médio possui 25 estudantes. Um grupo com cinco desses estudantes deve ser formado para representar a turma na preparação da formatura. Ronaldo e Ticiane são estudantes dessa turma, mas, por razões pessoais, não podem participar juntos do grupo. Atendendo a essa restrição, quantos grupos distintos podem ser formados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

148Q1027055 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Assistente Educacional, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Isabela armazena em seu estojo um total de 14 canetas idênticas, exceto pela cor da tinta. Considere que a tinta de cada caneta é de uma única cor. Sabe-se que Isabela possui duas canetas de cada uma das cores de tinta: azul, preto, verde, vermelho, roxo e laranja. As canetas restantes possuem tintas das cores amarelo e rosa. Quantas canetas, no mínimo, devem ser retiradas do estojo para que Isabela tenha a garantia de que retirou duas canetas da mesma cor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

149Q900335 | Farmácia, Fiscal de Saúde Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A farmacovigilância é definida como a ciência e as atividades voltadas para a identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos. Nesse contexto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a RDC nº 406, de 22 de julho de 2020, que dispõe sobre as Boas Práticas de Farmacovigilância para Detentores de Registro de Medicamento (DRM) de uso humano, e dá outras providências. Com relação aos requisitos, responsabilidades e padrões de trabalho a serem observados por todos os DRM de uso humano distribuídos ou comercializados no Brasil, com vistas ao cumprimento das Boas Práticas de Farmacovigilância, analise as afirmativas a seguir.


I. Os DRM devem notificar, por meio do sistema eletrônico de notificação disponibilizado pela Anvisa, todos os eventos adversos graves (esperados e inesperados), relatados de forma espontânea ou solicitada, ocorridos em território nacional, no prazo máximo de quinze dias corridos, contados da data de recebimento da informação relacionada à ocorrência.


II. Os DRM devem designar um Responsável pela Farmacovigilância (RFV), bem como seu substituto, e proporcionar recursos adequados para o pleno desenvolvimento de suas atividades.


III. Os DRM devem possuir um banco de dados para o registro sistemático, atualizado e rotineiro das atividades e informações relacionadas às notificações de eventos adversos recebidas e que essas sejam rastreáveis. As notificações deverão ser armazenadas de forma segura por, no mínimo, vinte anos.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q916229 | Português, Interpretação de Textos, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
A última receita

A viúva Lemos adoecera; uns dizem que dos nervos, outros que de saudades do marido. Fosse o que fosse, a verdade é que adoecera, em certa noite de setembro, ao regressar de um baile. Morava então no Andaraí, em companhia de uma tia surda e devota. A doença não parecia coisa de cuidado; todavia era necessário fazer alguma coisa. Que coisa seria? Na opinião da tia um cozimento de alteia e um rosário a não sei que santo do céu eram remédios infalíveis. D. Paula (a viúva) não contestava a eficácia dos remédios da tia, mas opinava por um médico. Chamou-se um médico.
Havia justamente na vizinhança um médico, formado de pouco, e recente morador na localidade. Era o dr. Avelar, sujeito de boa presença, assaz elegante e médico feliz. Veio o dr. Avelar na manhã seguinte, pouco depois das oito horas. Examinou a doente e reconheceu que a moléstia não passava de uma constipação grave.
Uma única razão haveria para que ela aborrecesse o mundo: era se tivesse realmente saudades do marido. Mas não tinha. O casamento fora um arranjo de família e dele próprio; Paula aceitou o arranjo sem murmurar. Honrou o casamento, mas não deu ao marido nem estima nem amor. A ideia de morrer seria para ela não só a maior de todas as calamidades, mas também a mais desastrada de todas as tolices.
Não quis morrer nem o caso era de morte.
A tia era surda, como sabemos, não ouvia nada da conversa entre os dois. Mas não era tola; começou a reparar que a sobrinha ficava mais doente quando se aproximava a chegada do médico. Além disso nutria dúvidas sérias acerca da aplicação exata dos remédios. O certo é porém que Paula, tão amiga de bailes e passeios, parecia realmente doente porque não saía de casa.
Choviam convites de jantares e bailes. A viuvinha recusava-os todos por causa do seu mau estado de saúde.
Foi uma verdadeira calamidade.
Três meses correram assim, sem que a doença de Paula cedesse uma linha aos esforços do médico. Os esforços do médico não podiam ser maiores; de dois em dois dias uma receita. Se a doente se esquecia do seu estado e entrava a falar e a corar como quem tinha saúde, o médico era o primeiro a lembrar-lhe o perigo, e ela obedecia logo entregando-se à mais prudente inação.
Gostavam um do outro sem se atreverem a dizer a verdade, simplesmente pelo receio de se enganarem. O meio de se falarem todos os dias era aquele.
Casaram-se os dois daí a quarenta dias.
Tal é a história da última receita.

(Texto-fonte: Obra Completa, Machado de Assis, vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Publicado originalmente em Jornal das Famílias. Em: setembro de 1875.)
No trecho “Uma única razão haveria para que ela aborrecesse o mundo: [...] (3º§), o vocábulo destacado retoma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q883208 | Radiologia, Técnico de Radiologia, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Na técnica para a realização da radiografia de tórax em decúbito lateral com raios horizontais (método de Hjelm-Laurell), o paciente deverá ser posicionado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q896548 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A inflamação constitui um mecanismo de defesa natural do organismo frente aos danos teciduais provocados por traumas físicos, substâncias químicas prejudiciais ou patógenos microbianos. Comumente, os anti-inflamatórios não esteroides atuam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q900237 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

É inegável que todo professor alfabetizador precisa conhecer o trabalho de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky que mudaram a forma como a escola desenvolvia o processo de aquisição da leitura e da escrita no país, bem como a função social da alfabetização. Sobre as reflexões acerca da alfabetização das autoras, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q900239 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A principal finalidade do Projeto-Político Pedagógico (PPP) é estabelecer vínculos estratégicos entre as circunstâncias atuais da escola e a realidade almejada por seus membros. Para isso, o PPP deve estar em constante análise para favorecer as aberturas necessárias para os novos rumos daquele espaço educativo, ou seja, ele não deve ser simplesmente construído e arquivado, mas constantemente reavaliado e discutido.

(Guedes, 2021.)


Diante do contexto sobre o PPP, analise as afirmativas a seguir.


I. É um instrumento de planejamento capaz de indicar as intenções político-pedagógicas fundamentadas na realidade individual de cada escola.


II. Trata-se de um documento único e estático, que deve ser construído quando se inaugura a escola e atualizado a cada três anos devido às alterações de matrículas e diretrizes legais.


III. Possui características instituídas (leis, currículo, normativas, projetos e programas institucionais etc.), mas também instituintes, ou seja, servem tanto para reafirmar valores quanto para criar novos, na intenção de propor uma modificação da realidade daquele ambiente.


Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q905874 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Em certa escola do ensino fundamental, o professor Carlos percebe que seus alunos estão tendo dificuldades em se comportar adequadamente durante as aulas de matemática. Para melhorar o comportamento e aumentar o engajamento dos alunos, ele decide implementar um sistema de recompensas. Toda vez que um aluno responde corretamente a uma pergunta ou se comporta de maneira exemplar, ele recebe um adesivo dourado. Ao acumular cinco adesivos, o aluno pode trocar por um pequeno prêmio, como um lápis colorido ou um marcador de livros. Essa estratégia adotada pelo professor Carlos se baseia na teoria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q905880 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Durante uma excursão escolar ao parque natural da cidade, a professora Clara orientou os alunos a observarem a flora e a fauna locais. Ela pediu que anotassem suas observações em um diário de campo, tirassem fotos das plantas e animais que encontrassem e fizessem perguntas uns aos outros sobre o que viam. Clara incentivou os alunos a se dividirem em pequenos grupos para explorar diferentes áreas do parque e, ao final da excursão, cada grupo apresentou suas descobertas para a turma, discutindo sobre a importância da preservação ambiental. Em sala de aula, a professora utilizou essas observações para aprofundar os estudos sobre ecossistemas, promovendo debates e atividades práticas relacionadas ao tema. Com base nas estratégias de ensino explícitas no caso hipotético, trata-se de abordagem pedagógica que permeia a prática da professora Clara:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

157Q896417 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Homem, 59 anos, portador de esquizofrenia, em uso de clozapina 500 mg/dia com remissão dos sintomas. Já fez uso de haloperidol e rispedirona sem reposta satisfatória. Vem apresentando queixa de incontinência urinária. Em relação ao caso, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q896418 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Sobre o uso da Eletroconvulsoterapia (ECT) no tratamento da esquizofrenia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q916400 | Português, Redação, Motorista de Veículos Leves, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

Texto pra responder à questão.


Encerrando ciclos


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação?

Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país?

A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar, ao mesmo tempo, no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração – e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não pelo orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.


(Glória Hurtado, Coluna “Revolturas”. in: El Pais, de Cali. Em: 21/01/2003.)

Assinale a alternativa em que há uma reescrita que mantenha o sentido do trecho: “Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.” (9º§)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q899303 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Língua Estrangeira Moderna, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Com bases sólidas em teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, tais quais a Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky e o Construtivismo de Jean Piaget, bem como em teorias da área da linguística, a exemplo da Linguística Sistêmico-Funcional de Michael Holliday, a “Content and Language Integrated Learning” foi proposta enquanto abordagem em 1994 a partir de pesquisas científicas nos contextos europeu e canadense. Desde então, a abordagem vem ganhando cada vez mais popularidade – inicialmente na Europa e, posteriormente, na Ásia e América Latina. É pautada em diferentes pressupostos, dentre os quais;


I. O repertório e as habilidades que um aluno desenvolve devem ser construídos ativamente a partir de seu conhecimento prévio.


II. A linguagem é a base de toda aprendizagem e independe do contexto.


III. As competências são desenvolvidas em uso.


IV. Cada aluno é único em sua individualidade.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.