Questões de Concursos Prefeitura de Divinópolis MG

Resolva questões de Prefeitura de Divinópolis MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q899303 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor de Língua Estrangeira Moderna, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Com bases sólidas em teorias da aprendizagem e do desenvolvimento, tais quais a Teoria Sociocultural de Lev Vygotsky e o Construtivismo de Jean Piaget, bem como em teorias da área da linguística, a exemplo da Linguística Sistêmico-Funcional de Michael Holliday, a “Content and Language Integrated Learning” foi proposta enquanto abordagem em 1994 a partir de pesquisas científicas nos contextos europeu e canadense. Desde então, a abordagem vem ganhando cada vez mais popularidade – inicialmente na Europa e, posteriormente, na Ásia e América Latina. É pautada em diferentes pressupostos, dentre os quais;


I. O repertório e as habilidades que um aluno desenvolve devem ser construídos ativamente a partir de seu conhecimento prévio.


II. A linguagem é a base de toda aprendizagem e independe do contexto.


III. As competências são desenvolvidas em uso.


IV. Cada aluno é único em sua individualidade.


Está correto o que se afirma apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q1027056 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Enfermeiro, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Sávio aproveita a orla de uma lagoa de sua cidade para pedalar. Em determinado dia, ele percorreu duas voltas completas na lagoa, utilizando o mesmo percurso. Na primeira volta, Sávio desenvolveu em sua bicicleta uma velocidade média de 22,5 km/h. Já na segunda volta, a velocidade média desenvolvida por ele caiu para 15 km/h. Considerando todo o percurso das duas voltas, qual a velocidade média desenvolvida por Sávio?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q896546 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Sobre o Programa Nacional de Imunizações, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Vacina atenuada (viva).

2. Vacina inativada (não viva).

( ) BCG.

( ) Rotavírus.

( ) Tétano.

( ) Sarampo.

( ) Meningocócica.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q896553 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Certo núcleo de pesquisas em sistemas analgésicos desenvolveu um novo medicamento, nomeado preliminarmente XQT, que está em fase final de testes em humanos. Em um estudo comparativo entre analgésicos, foi observado que uma dose de 5 µg de XQT proporciona um efeito analgésico equivalente a qualquer dose de paracetamol. Com base nas informações apresentadas e nos princípios gerais de farmacologia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q883004 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), foi um escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Suas obras estão espalhadas pelas cidades de Ouro Preto (antiga Vila Rica), Tiradentes, São João Del-Rei, Mariana, Sabará, Morro Grande e Congonhas do Campo. “Os Doze Profetas”, entalhados em pedra-sabão para o terraço do “Santuário de Bom Jesus de Matozinhos”, em Congonhas do Campo, os “Sete Cristos”, para as seis “Capelas dos Passos” e a “Capela de São Francisco de Assis”, em Vila Rica, são testemunhos do desenvolvimento artístico de Minas Gerais, no século do ouro.
(Disponível em: https://www.ebiografia.com/aleijadinho/. Acesso em: 17/06/2024. Adaptado.)

O Aleijadinho, artista, é considerado o maior representante do seguinte movimento artístico nacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q883011 | Informática, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O sistema operacional atua como intermediário entre os usuários e o hardware de um computador. Ele gerencia recursos como memória, processadores, dispositivos de entrada e saída, garantindo que os programas possam executar suas funções de maneira eficiente e sem conflitos. Sobre o escalonamento de processos em um sistema operacional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q900172 | Enfermagem, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Em 19/06/2024, a Agência Pública de Notícias – Agência Brasil noticiou a confirmação da 20ª morte por leptospirose após as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul. A doença apresenta elevada incidência em determinadas áreas além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. Sua ocorrência está relacionada às condições precárias de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados. As inundações propiciam a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando, assim, a ocorrência de surtos. Em relação às manifestações clínicas da doença é correto afirmar que, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q900173 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro para atendimento ao PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

De acordo com o Sistema de Informações em Saúde para a Atenção Básica – Sisab, em 2023, foram realizados quase 30 milhões de atendimentos por conta do Diabetes mellitus (DM) nas unidades básicas de todo o país.

(Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias. Acesso em: junho de 2024.)


De acordo com as atuais recomendações do Ministério da Saúde, o rastreamento do DM tipo 2 é uma importante estratégia dada a alta prevalência dessa condição clínica. Dessa forma, em relação aos critérios de rastreamento nos casos em que não há o diagnóstico do DM tipo 2, recomenda-se que o rastreamento seja feito em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q1026901 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Analista Ambiental, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Silvana, Letícia, Pâmela e Lindalva são amigas e estão prestes a viajar para um país que possui temperaturas muito baixas. Ao se prepararem para a viagem, elas foram até um shopping e se depararam com quatro camisas térmicas nas cores verde, roxo, cinza e preta. Cada camisa possui uma única cor, que é distinta das demais. De acordo com a opinião de cada uma, observou-se que:

• Silvana e Letícia gostaram, cada uma, de duas camisas das mesmas cores e sabe-se que uma das cores é roxo;
• Pâmela não gostou das camisas de cores cinza e roxo;
• Lindalva gostou de duas camisas que ninguém tinha gostado e sabe-se que uma das cores é verde.

Se cada uma das amigas gostou de pelo menos uma camisa, pode-se deduzir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q871529 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Motorista de Veículos Leves, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A ______________ é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q870538 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional irá ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela. Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira.
(Disponível em: https://www.otempo.com.br/Acesso em: junho de 2024.)
“O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. Nesse sistema, as bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: a bandeira ______________ é a que tem um custo ________________, a ________________, médio e a _____________, ______________.” Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q905877 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Física, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Como um autêntico estruturalista, Piaget acreditava ter desvendado as formas, ou seja, a essência dos mecanismos pelos quais o pensamento se desenvolve. Essas formas universais estariam muito além de possíveis variações contextuais. Ao discutir a relação entre o tempo e o desenvolvimento intelectual, Piaget fez algumas observações que podem contribuir para elucidar sua posição em relação ao papel do social nesse processo. Ele distinguiu alguns aspectos do desenvolvimento mental; analise-os.

I. O aspecto psicossocial, que compreende tudo o que a criança recebe do ambiente exterior, ou seja, o que ela aprende por meio da transmissão familiar, escolar e educativa em geral.
II. O fator psicológico (espontâneo), isto é, ao desenvolvimento da inteligência propriamente dita, às formas que a criança elabora por si mesma.
III. A mediatização entre o social e o psicológico que se dá na atividade prática, por meios de instrumentos de trabalho e principalmente na internalização da linguagem. Com isso, conseguiu mostrar como a natureza social das pessoas torna-se, igualmente, sua natureza psicológica.
IV. O desenvolvimento mental é completamente independente de qualquer influência social ou cultural, sendo determinado exclusivamente por fatores genéticos.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q906199 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Historiador, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O processo de povoamento de Minas Gerais não se deu, enfim, apenas a partir dos núcleos de mineração, devido ao efeito irradiador que tiveram. Eles constituíram-se em um mercado pujante que apresentou uma demanda crescente por mercadorias, e regiões distantes desses centros foram povoadas e estruturadas economicamente, tendo em vista fornecer tais mercadorias. “Se for possível uma imagem, o movimento agrário característico de Minas é o da ampliação constante da fronteira por ondas crescentes de pequenos lavradores em todas as direções disponíveis.”
(Carrara, 2001, p. 83.)

O povoamento do Brasil no contexto da mineração e mais especificamente das “Minas Gerais”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q1027044 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Percussão, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

José, proprietário de uma lanchonete, realizou uma pesquisa de vendas sobre três dos variados salgados que comercializa – coxinha, quibe e pastel, com o intuito de analisar a porcentagem de vendas. Do total de clientes observados, 8% consomem os três salgados, 26% consomem coxinha e quibe, 29% consomem quibe e pastel, 18% consomem coxinha e pastel e 4% não consomem nenhum dos salgados da pesquisa. Qual a porcentagem de clientes que consomem apenas um único salgado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

175Q1027052 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Assistente Educacional, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Na última segunda-feira, Roberta fez um trajeto de carro de 375 km entre as cidades A e B. Ela saiu da cidade A, mantendo uma velocidade média de 1,5 quilômetro por minuto. Na metade do caminho, ela estacionou o seu carro por 40 minutos para almoçar e retomou a viagem mantendo a mesma velocidade média de antes. Se Roberta saiu da cidade A às 6 horas, em qual horário ela chegará na cidade B?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q1027054 | Raciocínio Lógico, Orientação Espacial e Temporal, Assistente Educacional, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Após apresentar alguns sintomas, Gilberto fez uma consulta com um endocrinologista no dia 5 de agosto, segunda-feira. Conforme as orientações de seu médico, fará um tratamento e deve retornar ao médico na 4ª sexta-feira do próximo mês. Em qual dia será o retorno de Gilberto no endocrinologista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q896542 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Lavagem gástrica é um procedimento que visa preparar o aparelho digestivo para exames ou cirurgias, estancar hemorragias gástricas ou esofágicas, usando líquidos gelados, e remover do estômago conteúdo gástrico excessivo ou nocivo.
(POTTER; PERRY, 2018.)

Assinale a alternativa que indica uma contraindicação da lavagem gástrica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q896550 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Compreender o mecanismo de ação dos medicamentos é um pilar central dos princípios gerais de farmacologia. O aciclovir, utilizado na quimioterapia do herpes-vírus (doença infectocontagiosa), é ativado, inicialmente, no interior das células afetadas pelo vírus. A enzima timidinocinase, codificada pelo próprio vírus, é responsável por catalisar essa etapa essencial, iniciando a conversão do aciclovir em sua forma ativa. Esse processo reacional inicial é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q883595 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Técnico de Enfermagem PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Marco Antônio, 52 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) devido à cefaleia e à visão turva. Durante o acolhimento, o Técnico de Enfermagem PSF verifica sua pressão arterial (PA) e constata que está 180 x 130 mmHg. Marco Antônio informa que não está tomando os medicamentos anti-hipertensivos regularmente. São orientações que o Técnico de Enfermagem PSF pode oferecer a Marco Antônio para o controle de pressão arterial e prevenção de complicações:

I. Manter um peso saudável através de uma dieta equilibrada e da prática regular de atividades físicas.
II. Utilizar suplementos de vitaminas e minerais para controlar sua pressão arterial.
III. Aderir ao uso regular dos anti-hipertensivos, conforme prescrição médica.
IV. Reduzir o consumo de alimentos ricos em sal, como os alimentos processados.
V. Orientar Marco Antônio a retornar para casa e voltar à UBS após sete dias para consulta médica.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q900240 | Pedagogia, Tendências Pedagógicas, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Compreender as tendências pedagógicas no âmbito educativo significa apresentar pressupostos metodológicos e teóricos e reflexões acerca da prática educativa.

(Silva, 2018, p. 97.)


Em relação às tendências pedagógicas da educação, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. Progressista Crítico-Social dos Conteúdos.

2. Liberal Renovada.

3. Progressista Libertadora.

4. Pedagogia Tradicional.


( ) Permite a cada indivíduo se educar, conforme é seu direito, até onde permitam as suas aptidões naturais, independentemente de razões de ordem econômica e social.


( ) Está no Brasil desde os jesuítas e busca a universalização do conhecimento, a repetição, o treino intensivo e a memorização como estratégia utilizada pelo professor para transmitir o acervo de informações aos alunos.


( ) Relação professor-aluno: clima democrático no qual o professor é um auxiliar na realização das experiências. Conhecimentos: algo inacabado, a ser descoberto e reinventado, baseado em experiências cognitivas de modo progressivo em consideração ao interesse.


( ) Valoriza o método de aprendizagem em grupo, articulado à prática social do povo e se destaca na modalidade de educação popular não formal.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.