Questões de Concursos Prefeitura de Divinópolis MG

Resolva questões de Prefeitura de Divinópolis MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q896534 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Plano Nacional de Turismo (PNT) é o instrumento que estabelece diretrizes e estratégias para a implementação da Política Nacional de Turismo. O objetivo principal desse documento é ordenar as ações do setor público, orientando o esforço do Estado e a utilização dos recursos públicos para o desenvolvimento do turismo. Dentro das linhas de atuação do plano tem-se marketing e apoio à comercialização, que trouxeram por iniciativa à promoção, em âmbito nacional e internacional, os destinos e os produtos turísticos brasileiros. Sobre as estratégias empregadas para essa promoção, segundo o PNT 2018-2022, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Redefinir os destinos brasileiros prioritários para a promoção nacional e internacional.
( ) Incentivar eventos geradores de fluxo turístico e fortalecer a cooperação na promoção do turismo.
( ) Desenvolver novas ferramentas para armazenamento e divulgação de informações turísticas e mercadológicas dos destinos brasileiros.
( ) Ampliar a utilização da inteligência de mercado no turismo para fins promocionais e promover projetos de relacionamento com a imprensa.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q882995 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Em 1822 passa a ser controlado pelo seu próprio governo, tendo soberania sobre seu território, mas o soberano é um imperador. Essa forma de governo vai se manter até 1889, ano em que o governo passa a ser escolhido de “forma mais” democrática, mas sem a participação de grande parte da população nesta escolha. (Geografia – Curitiba: SEED-PR, 2007. p. 28.)

Com o advento da República, em 15 de novembro de 1889, foi adotado o seguinte sistema político:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q883002 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O clássico do cinema nacional “A hora da estrela”, protagonizado pela atriz paraibana Marcélia Cartaxo, será exibido nesta terça-feira (21/05/2024) em João Pessoa. O filme ganhou sessões em cinemas de várias cidades brasileiras e segue em cartaz desde semana passada. O filme “A hora da estrela”, de Suzana Amaral, retrata a vida da jovem Macabéa, nordestina datilógrafa que encontra um namorado em São Paulo, tem sua história retratada na obra, considerada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) como um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. (Disponível em: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2024/05/21/a-hora-da-estrela-classico. Acesso em: 17/06/2024. Adaptado.)
O filme “A hora da estrela” é baseado em um dos principais livros escrito por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q883003 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir a respeito do meio ambiente.

I. É o conceito que estabelece a relação entre os seres vivos e os diferentes elementos que formam o espaço ambiental do planeta.
II. É composto por elementos artificiais e humanos que interagem entre si no espaço.
III. A sua importância está ligada à preservação das características que possibilitam a manutenção da vida no planeta.
IV. São exemplos de graves problemas que impactam o meio ambiente do planeta: a ocorrência de desmatamentos e as queimadas.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q916402 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Motorista de Veículos Leves, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Texto associado.

Texto pra responder à questão.


Encerrando ciclos


Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos – não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação?

Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país?

A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar, ao mesmo tempo, no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração – e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa – nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não pelo orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é.


(Glória Hurtado, Coluna “Revolturas”. in: El Pais, de Cali. Em: 21/01/2003.)

Foram elencadas a seguir palavras que possuem o mesmo significado das contidas no texto. No entanto, há uma palavra que possui a ortografia INCORRETA em relação à norma padrão; assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q916231 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Texto associado.
A última receita

A viúva Lemos adoecera; uns dizem que dos nervos, outros que de saudades do marido. Fosse o que fosse, a verdade é que adoecera, em certa noite de setembro, ao regressar de um baile. Morava então no Andaraí, em companhia de uma tia surda e devota. A doença não parecia coisa de cuidado; todavia era necessário fazer alguma coisa. Que coisa seria? Na opinião da tia um cozimento de alteia e um rosário a não sei que santo do céu eram remédios infalíveis. D. Paula (a viúva) não contestava a eficácia dos remédios da tia, mas opinava por um médico. Chamou-se um médico.
Havia justamente na vizinhança um médico, formado de pouco, e recente morador na localidade. Era o dr. Avelar, sujeito de boa presença, assaz elegante e médico feliz. Veio o dr. Avelar na manhã seguinte, pouco depois das oito horas. Examinou a doente e reconheceu que a moléstia não passava de uma constipação grave.
Uma única razão haveria para que ela aborrecesse o mundo: era se tivesse realmente saudades do marido. Mas não tinha. O casamento fora um arranjo de família e dele próprio; Paula aceitou o arranjo sem murmurar. Honrou o casamento, mas não deu ao marido nem estima nem amor. A ideia de morrer seria para ela não só a maior de todas as calamidades, mas também a mais desastrada de todas as tolices.
Não quis morrer nem o caso era de morte.
A tia era surda, como sabemos, não ouvia nada da conversa entre os dois. Mas não era tola; começou a reparar que a sobrinha ficava mais doente quando se aproximava a chegada do médico. Além disso nutria dúvidas sérias acerca da aplicação exata dos remédios. O certo é porém que Paula, tão amiga de bailes e passeios, parecia realmente doente porque não saía de casa.
Choviam convites de jantares e bailes. A viuvinha recusava-os todos por causa do seu mau estado de saúde.
Foi uma verdadeira calamidade.
Três meses correram assim, sem que a doença de Paula cedesse uma linha aos esforços do médico. Os esforços do médico não podiam ser maiores; de dois em dois dias uma receita. Se a doente se esquecia do seu estado e entrava a falar e a corar como quem tinha saúde, o médico era o primeiro a lembrar-lhe o perigo, e ela obedecia logo entregando-se à mais prudente inação.
Gostavam um do outro sem se atreverem a dizer a verdade, simplesmente pelo receio de se enganarem. O meio de se falarem todos os dias era aquele.
Casaram-se os dois daí a quarenta dias.
Tal é a história da última receita.

(Texto-fonte: Obra Completa, Machado de Assis, vol. II, Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. Publicado originalmente em Jornal das Famílias. Em: setembro de 1875.)
No trecho “A ideia de morrer seria para ela não só a maior de todas as calamidades, mas também a mais desastrada de todas as tolices.” (3º§), a expressão “mas também” indica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q896541 | Enfermagem, COFEN, Enfermeiro, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) no uso das atribuições que lhe foram conferidas através da Lei nº 5.905/1973 e pelo regimento de autarquia aprovado pela Resolução Cofen nº 421/2012, aprovou, em 2017, o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem através da Resolução Cofen nº 564/2017. Com relação aos direitos dos profissionais da enfermagem, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q883583 | Informática, Windows, Técnico de Enfermagem PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Sobre o Sistema Operacional Windows 10, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Permite ter múltiplos usuários no sistema, cada um com o seu próprio perfil e configurações.
( ) O Windows Defender é uma ferramenta de backup e restauração integrada ao Sistema Operacional Windows.
( ) O Windows Update é uma ferramenta que permite aos usuários manterem seu sistema operacional e software atualizados automaticamente.
( ) O explorador de arquivos do Windows permite visualizar e organizar os arquivos e pastas no sistema.
( ) Inclui um recurso chamado Task Scheduler (Agendador de Tarefas), que permite aos usuários automatizarem a execução de tarefas em horários específicos.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q900338 | Farmácia, Fiscal de Saúde Enfermeiro, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A farmacovigilância é um conjunto de atividades relacionadas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou qualquer outro problema referente a medicamentos. Considerando a importância da farmacovigilância no âmbito da saúde pública, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q900339 | Odontologia, Código de Ética Odontológica, Fiscal de Saúde Dentista, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da Odontologia, em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas (Art. 1º Código de Ética Odontológica). Analise as afirmativas a seguir.


I. Contratar serviços de outros profissionais da Odontologia, por escrito, de acordo com os preceitos desse Código e demais legislações em vigor.


II. Realizar ou exigir procedimentos prejudiciais aos pacientes e ao profissional, contrários às normas de Vigilância Sanitária, exceto para fins de auditoria ou perícia.


III. Deixar de emitir laudo dos exames por imagens realizados em clínicas de radiologia.


IV. Recusar-se a receber honorários adicionais de pacientes, que possam remunerar adequadamente, atendidos sob convênio.


Constitui infração ética o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q896531 | Turismo, Turismólogo, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O conceito de produto turístico é definido por Kuazaqui (2000) como “tudo aquilo que pode ser ofertado a um mercado com a finalidade de comercialização”. Para Petrocchi (2001), “produto turístico é objeto de comercialização sistematizada pelo setor, composto de três serviços: transporte, hospedagem e lazer (ou outro motivo qualquer para a realização da viagem)”. E Ruschmann (2000) define produto turístico como “uma combinação de bens e serviços disponíveis ao consumo do turista, e que, embora formando um todo, pode ser adquirido pelo turista na sua totalidade ou de forma parcial”. No âmbito do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, podemos entender por produto turístico “o conjunto de ______________________ acrescidos de facilidades, localizados em um ou mais municípios, ofertado de forma organizada por um determinado preço.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q883000 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, PSF, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

O modernismo no Brasil teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna. Essa primeira fase, a mais radical, conta com autores como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira. A segunda, iniciada em 1930, é composta por poetas como Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. Já a prosa dessa fase possui romancistas como Graciliano Ramos e Érico Veríssimo. A terceira, iniciada em 1945, traz poemas de Ferreira Gullar e João Cabral de Melo Neto, a poesia concreta de autores como Haroldo de Campos e a prosa de Clarice Lispector e João Guimarães Rosa. (Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/modernismo.htm. Acesso em: 17/06/2024. Adaptado.)

Analise as afirmativas a seguir a respeito do modernismo.

I. O modernismo é caracterizado pela inovação e oposição aos valores estéticos tradicionais.
II. Esse estilo de época vigorou durante algumas décadas do século XX, de forma que se desenvolveu em um contexto marcado por duas guerras mundiais.
III. No Brasil, o modernismo surgiu no final da República Velha e se desenvolveu durante o Estado Novo, o governo de JK e a ditadura militar iniciada em 1964.
IV. No contexto brasileiro, o modernismo é dividido em três fases: a primeira de 1922 a 1930; a segunda de 1930 a 1945, e a terceira de 1945 a 1978.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q871528 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Motorista de Veículos Leves, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

“É o chefe do Executivo Municipal, ou seja, a principal autoridade política do município. Cabe a ele administrar os serviços públicos locais, decidindo onde serão aplicados os recursos provenientes dos impostos e dos repasses do estado e da União, quais obras devem ser executadas e programas a serem implantados.” O texto refere-se à função de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q867770 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Ministério da Saúde amplia faixa etária de vacina da dengue em doses prestes a vencer
Estados e municípios poderão aumentar o público-alvo do imunizante para pessoas de 4 a 59 anos. Estratégia será adotada em localidades que tenham vacinas armazenadas com vencimento em 30 de junho e 31 de julho. O Ministério da Saúde autorizou estados e municípios a ampliarem o público-alvo da campanha de vacinação contra a dengue. A medida valerá para as localidades que tenham lotes com vencimento em 30 de junho e 31 de julho. A pasta recomendou que os governos locais liberem, de forma preferencial, a aplicação dessas doses para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Atualmente, a campanha de imunização é voltada para pessoas de 10 a 14 anos.
(Disponível em: https://g1.globo.com/saude/Acesso em: junho de 2024.)
A vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan (Butantan-DV), mostrou uma eficácia considerável para evitar a doença, de acordo com o estudo clínico. Os dados são de um acompanhamento de dois anos com mais de 16 mil indivíduos de todo o Brasil. Essa vacina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q900336 | Farmácia, Fiscal de Saúde Farmacêutico, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

De acordo com a Resolução nº 67/2007 (RDC 67/2007), que estabelece as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF), devem ser realizados, nas matérias-primas de origem vegetal, os testes para determinação dos caracteres organolépticos, determinação de materiais estranhos, pesquisas de contaminação microbiológica, umidade e determinação de cinzas totais. E, ainda, avaliação dos caracteres macroscópicos para plantas íntegras ou grosseiramente rasuradas; caracteres microscópicos para materiais fragmentados ou pó. Podem ser aceitos os testes de umidade, determinação de cinzas totais, pesquisas de contaminação microbiológica e caracteres microscópicos para materiais fragmentados ou pós realizados pelos fabricantes/fornecedores, desde que eles estejam qualificados pela farmácia. Sobre os ensaios para pesquisas de contaminação microbiológica, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q883213 | Radiologia, Técnico de Radiologia, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Sobre a interação da radiação com a matéria, são consideradas maneiras de reduzir a radiação espalhada, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q867768 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Questões Sociais, Agente Funerário, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Janeiro roxo: Secretaria de Saúde alerta sobre a prevenção da hanseníase
A hanseníase, uma das doenças mais antigas da humanidade, é ainda considerada um problema de saúde pública no país. Por isso, o movimento “janeiro roxo” foi criado em 2016 pelo Ministério da Saúde (MS). O Brasil ocupa a segunda posição entre os países que mais registram casos novos no mundo. Em 2022, o país registrou um total de 19.635 casos novos de hanseníase na população geral (taxa de detecção de 9,67 casos por 100 mil habitantes) e o Ministério da Saúde anunciou R$ 55 milhões em ações de prevenção e tratamento da hanseníase.
(Disponível em: https://www.saude.sc.gov.br/index.php/noticias-geral. Acesso em: junho de 2024.)
Campanhas como o “janeiro roxo” são importantes para que a população tenha mais informações sobre a doença e para que ocorra uma intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma, uma vez que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q900313 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, Assistente Social da Educação, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

Em um município brasileiro, a Secretaria de Educação enfrenta desafios na implementação de uma gestão democrática nas escolas públicas. O objetivo é promover uma maior participação da comunidade escolar e local, bem como a autonomia pedagógica, administrativa e financeira das unidades escolares. Considere as dificuldades relatadas no processo de democratização da educação e as regulamentações estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e pela Lei nº 8.662/1993, que define as atribuições do assistente social. Sobre a contribuição do assistente social na gestão democrática da escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Conduzir visitas residenciais com o objetivo de avaliar minuciosamente as condições sociais e ambientais das famílias, além de fomentar um vínculo estreitado e recíproco entre o estabelecimento educacional e a comunidade circunjacente constitui prática exorbitante do assistente social.


( ) Promover treinamentos regulares para educadores e membros da comunidade escolar sobre a importância da participação ativa e democrática nos processos decisórios transcende as atribuições padrão do assistente social.


( ) É prerrogativa do assistente social coordenar a formação de coletivos de suporte para estudantes e seus responsáveis, promovendo o engajamento em discussões profundas sobre temáticas como os direitos sociais, processos de inclusão e a fomentação da participação cidadã ativa no ambiente escolar.


( ) A facilitação da instauração de fóruns dialógicos que envolvem docentes, discentes e encarregados de educação, com o intuito de debater e conceber conjuntamente o projeto pedagógico institucional e, assim, contribuir para o reforço da governança democrática no contexto escolar transcende as funções do assistente social.


A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q900316 | Serviço Social, Política Nacional de Assistência Social – PNAS, Assistente Social da Educação, Prefeitura de Divinópolis MG, Consulplan, 2024

A Política de Seguridade Social no Brasil é um componente essencial para a promoção do bem-estar social, abrangendo saúde, previdência e assistência social. Dentro desse sistema, as instâncias deliberativas desempenham um papel crucial, permitindo a participação ativa da sociedade civil na formulação, execução e fiscalização das políticas sociais. Considerando a Política de Seguridade Social e as instâncias deliberativas do sistema descentralizado e participativo de assistência social, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.