Questões de Concursos: Prefeitura de Doutor Camargo PR

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Doutor Camargo PR. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q888325 | Enfermagem, Doenças Renais, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Assinale V para verdadeiro e F para falso quanto aos sintomas de uma paciente com insuficiência renal.


( ) Sente-se mais cansado e com menos energia;

( ) Tem dificuldades para se concentrar;

( ) Apresente febre, principalmente no final da tarde;

( ) Apresenta apetite reduzido;

( ) Sente cãibras à noite;

( ) Edema em pés e tornozelos


Assinale a assertiva:

12 Q888306 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

No Excel do pacote Office 365 da Microsoft, como se utilizam corretamente as funções PROCV (Pesquisa Vertical) e PROCH (Pesquisa Horizontal), e quais são os parâmetros específicos em sua ordem correta de aplicação?

13 Q910655 | Informática, Editor de Textos, Auditor Fiscal, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Se um arquivo do Microsoft Word (do Office 365) requer páginas com orientações diferentes (retrato e paisagem), como você mudaria esta configuração em páginas específicas?

14 Q910656 | Informática, Microsoft Powerpoint, Auditor Fiscal, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Ao preparar uma apresentação aponte, entre as alternativas abaixo, a que descreve a melhor estratégia para garantir que todos os slides sigam a mesma identidade visual utilizando o PowerPoint do Office 365:

15 Q888305 | Informática, Windows, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Relacionado às funcionalidades da barra de tarefas no sistema operacional Windows 10, qual, entre as alternativas abaixo, mais corretamente descreve o procedimento para desafixar um aplicativo da barra de tarefas?

16 Q888307 | Informática, Microsoft Excel 2016 e 365, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

No Excel do pacote Office 365 da Microsoft, a respeito das funções SOMASES, CONT.SES e MÉDIASES, qual das alternativas abaixo traz o detalhe mais coerente e correto a respeito do funcionamento ou uso destas fórmulas?

17 Q888315 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Segundo o Manual de Rede de Frios do Ministério da Saúde de 2001, qual é o objetivo final da Rede de Frios? Assinale a assertiva:

18 Q910653 | Informática, Microsoft Excel, Auditor Fiscal, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Considere que você precisa localizar rapidamente o preço de um item em uma tabela de inventário no Excel (Office 365), onde a primeira coluna lista os códigos dos itens. Qual das seguintes alternativas melhor descreve uma solução possível?

19 Q910652 | Português, Auditor Fiscal, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Texto associado.
Texto de apoio


Cafeína é doping? Entenda a história do café nas Olimpíadas


Não consegue trabalhar sem um cafezinho? Isso poderia ser um problema se você fosse um atleta olímpico. Entre 1984 e 2003, cafeína em excesso era proibida nas Olimpíadas. Era, inclusive, considerada como doping.

A proibição começou nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, e continuou ativa até as Olimpíadas de Sydney, em 2000. A substância teve que ser proibida pela Agência Mundial Antidoping nos anos 1980 porque alguns esportistas estavam ingerindo altas doses de cafeína pura para elevar seu desempenho na competição.

O café proibido não era o café normal, daquele que você toma na padaria. Cafeína pura é um suplemento para dar mais energia para praticantes de esportes. Em 1984, a substância foi proibida se ultrapassasse o nível de 15 microgramas por mililitro de urina. Já no ano seguinte, o valor foi reduzido para 12 microgramas.

A proibição não durou por muito tempo. Mesmo em doses pequenas, menores do que o proibido pela Agência Mundial Antidoping, a cafeína já é capaz de melhorar o desempenho atlético de alguém, dando mais disposição naquele momento e adiando o cansaço. Mas esses desempenhos são tímidos comparados a outras formas de doping.

A cafeína não apresenta grandes benefícios e está presente na dieta de grande parte dos atletas, então dificilmente poderia atuar como um diferencial na competição.

Outra coisa que dificultava a proibição era como decidir o que era uma quantidade abusiva de cafeína. Os níveis da substância no xixi variam de acordo com muitos fatores: momento da ingestão, massa corporal, purificação realizada pelo metabolismo, hidratação, o sexo do atleta e se ele faz uso habitual de cafeína.

Às vezes, uma quantidade muito pequena de cafeína ingerida poderia ser excretada sem qualquer alteração. Ou seja, a cafeína continua na urina na mesma quantidade que a inicial, dando uma impressão errada de um efeito intenso quando, na verdade, ela só entrou e saiu do corpo.

Não dá para dizer, com certeza, quantas xícaras de café te fariam ser banido dos Jogos Olímpicos, porque isso depende de todos esses outros fatoresindividuais e variáveis. Uma estimativa diz que seriam necessários oito expressos em algumas horas.

Por causa da dificuldade em medir a influência da cafeína de forma justa e objetiva, a Agência Mundial Antidoping a retirou da lista de substâncias proibidas em 2003.

A cafeína não é mais proibida, mas ainda é monitorada pela organização antidoping. Isso quer dizer que eles ainda tentam identificar indícios de abuso e se atentar para a possibilidade da substância ser usada de forma desonesta no futuro.

Os critérios da Agência Mundial Antidoping para banir uma droga são três: a substância precisa aumentar o desempenho esportivo, representar um risco para a saúde dos atletas e violar o espírito do esporte.

No caso da cafeína, não há diferença prática de desempenho esportivo entre as doses cavalares para melhorar a performance e doses normais. O uso exagerado da substância pode causar vários riscos de saúde, como taquicardia, náuseas, pressão alta, palpitações e dores de cabeça, mas seu consumo moderado não apresenta tantos problemas. Tomar um pingado já não é mais uma questão para os atletas olímpicos.


Adaptado de: https://super.abril.com.br/cultura/cafein a-e-doping-entenda-a-historia-do-cafenas-olimpiadas /.
No trecho “Entre 1984 e 2003, cafeína em excesso era proibida nas Olimpíadas” o uso da pontuação é corretamente explicado em:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.