Questões de Concursos Prefeitura de Esmeraldas MG

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21Q903711 | Psicologia, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As entrevistas psicológicas podem acontecer em diversos contextos; no campo da saúde mental, elas são consideradas como um momento crucial para o diagnóstico e também no tratamento do paciente. (DALGALARRONDO, Paulo, 2008 p. 69.)
Considerando que o primeiro contato com o paciente em uma entrevista psicológica, no contexto da saúde mental, é fundamental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O paciente tem uma sensação de confiança e de esperança em relação ao alívio do sintoma.
( ) É comum entrevistas iniciais desastrosas, nas quais o profissional é, involuntariamente ou não, negligente ou hostil com o paciente; em seguida, pode reverter e gerar o vínculo com o paciente.
( ) O olhar e, com ele, toda a comunicação não-verbal não tem importância. O que importa mesmo é centralizar a comunicação, que inclui toda a carga emocional.
( ) Os autores Mayer-Gross, Slater e Roth (1976) assinalam que na entrevista inicial “a primeira impressão tem o seu valor próprio e dificilmente poderá ser recapturada em ocasiões posteriores”.

A sequência está correta em
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22Q882473 | Serviço Social, Cuidador da Casa Lar, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Márcia é uma cuidadora social que trabalha em um centro de acolhimento para a população em situação de rua. Recentemente, ela foi inserida em um novo projeto de reintegração social que envolve múltiplas etapas, incluindo o atendimento imediato das necessidades básicas, a mediação de conflitos, a orientação para o acesso a serviços públicos e a promoção de atividades socioeducativas. Considerando o papel do cuidador social e os objetivos da Política Nacional para a População em Situação de Rua, assinale a afirmativa INCORRETA sobre as atribuições de Márcia no projeto de reintegração social.
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23Q903710 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A trajetória usual do tratamento, na terapia cognitiva, envolve uma ênfase inicial sobre pensamentos automáticos, as cognições mais próximas à percepção consciente. O terapeuta ensina o paciente a identificar, avaliar e modificar seus pensamentos, a fim de produzir alívio de sintomas. (BECK, Judite S. 1997, p. 32.)
Paciente jovem, 32 anos, sexo feminino, solteira, curso superior completo, atua como arquiteta em uma empresa; atualmente reside sozinha. Afirma durante a entrevista psicológica inicial que está se sentindo muito triste e uma imensa sensação de vazio, relatando que qualquer situação em que eu não entendo algo perfeitamente, eu penso que sou burra” e defino para mim que “eu sou uma pessoa incompetente.
Na perspectiva da terapia cognitiva a frase em destaque se refere à:
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24Q903689 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As contribuições teóricas de dois grandes pesquisadores, Frederic Skinner – um dos teóricos behavioristas que mais contribuiu para o processo ensino-aprendizagem e a prática escolar com a Teoria da Abordagem Comportamental – e Carl Rogers – com a Abordagem Humanista, que difere da abordagem anterior. Considerando as premissas fundamentais das teorias, que intervêm a aplicação na intervenção pedagógica, bem como as semelhanças e diferenças entre os estudos realizados pelos autores citados anteriormente, sobre a teoria de C. Roger, assinale afirmativa correta.
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25Q903699 | Pedagogia, Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre seu trabalho. Os dados relevantes se referem às várias manifestações das situações didáticas, nas quais o professor e os alunos estão empenhados em atingir os objetivos de ensino. (Libâneo, 2013, p. 217.)

Sobre a avaliação da aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
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26Q882486 | Pedagogia, Educação, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Na vivência escolar, os processos de socialização, interação, cultura, múltiplas linguagens e práticas sociais de educação desempenham um papel central na formação dos estudantes. Esses elementos são essenciais para promover um ambiente de aprendizado inclusivo e dinâmico, onde os alunos não apenas adquirem conhecimentos acadêmicos, mas também desenvolvem habilidades sociais e culturais. Sobre esses temas no contexto escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A socialização na escola é um processo pelo qual os alunos internalizam normas, valores e práticas culturais da sociedade, sendo crucial para sua integração social e desenvolvimento pessoal.
( ) A interação social na escola ocorre apenas entre alunos que compartilham a mesma cultura e valores, sendo limitada por barreiras culturais.
( ) A cultura escolar abrange todos os aspectos da vida social dos alunos, incluindo crenças, costumes, artes, regras e conhecimentos transmitidos no ambiente escolar.
( ) As múltiplas linguagens na escola referem-se apenas aos diferentes idiomas ensinados e falados pelos alunos, não englobando outras formas de comunicação, como a linguagem corporal ou as artes visuais.
( ) As práticas sociais de educação na escola envolvem não apenas as atividades em sala de aula, mas também a participação da família, da comunidade e outras instituições sociais na formação dos alunos.

A sequência está correta em
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27Q903667 | Pedagogia, Piaget, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Jean Piaget e Lev Vygotsky eram psicólogos do desenvolvimento que estudaram como a linguagem se desenvolve em crianças. Piaget e Vygotsky acreditavam que a natureza curiosa das crianças lhes dá a capacidade de desenvolver competências linguísticas desde a tenra idade. Ambos são considerados pioneiros no campo da psicologia do desenvolvimento. Os estudos de Piaget e Vygotsky foram um grande marco para a Psicologia Educacional e, ainda, são conhecimentos atuais por trazerem uma excelente maneira de concepção do desenvolvimento, aprendizagem e da experiência consciente humana. Considerando as diferenças entre os estudos dos dois autores, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Piaget.
2. Vygotsky.
( ) Pensamento aparece antes da linguagem.
( ) Processo de construção real ocorre do social para o indivíduo.
( ) Privilegia a maturação biológica; portanto, o ser humano ao nascer é um indivíduo biológico.
( ) A potencialidade cognitiva do sujeito depende da etapa de desenvolvimento que ele se encontra.
( ) O sujeito depende da qualidade da interação social e da zona de desenvolvimento proximal do sujeito.

A sequência correta está em
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28Q903693 | Pedagogia, Normas Constitucionais do Direito à Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A educação, como direito de todos e dever do Estado, prescrita na Constituição Federal de 1988, constitui um dos grandes desafios do século XXI, pois sua efetivação não acontece de maneira igualitária no Brasil. O empenho pela educação como direito público é função do Estado e contribui para o processo de democratização da educação, sobretudo para que as novas gerações sejam menos desiguais. (Oliveira; Paschoal, 2020, p. 1.177.)

Sobre o direito à educação, garantido na Constituição Federal, analise as afirmativas a seguir.

I. O documento Orientações Gerais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, publicado pelo Ministério da Educação e Cultura no ano de 2004, com objetivo da ampliação da escolaridade obrigatória, assegurou a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, mais oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem mais ampla.
II. A educação, como direito de todos, também foi contemplada na Constituição de 1946, que determina, em seu Art. 166, que essa será ministrada no lar e na escola e deve inspirar-se nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Dessa forma, podemos constatar que a educação básica é, atualmente, de acesso e permanência a todas as crianças em idade escolar do ensino fundamental.
III. A promulgação da Lei nº 11.114/2005, do Ensino Fundamental de Nove Anos, resultou em um número significativo de crianças de seis anos incorporadas às escolas de Ensino Fundamental, sem que tais instituições estivessem preparadas com equipamentos e materiais pedagógicos adequados à idade, bem como não houve preparação dos professores para receberem tais crianças no ensino fundamental.

Está correto o que se afirma em
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29Q903705 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Vários autores do campo da psicologia contribuíram para o estudo das teorias da personalidade. Entre esses autores destaca-se Sigmund Freud que, em seus estudos sobre a personalidade, trouxe um conceito de grande relevância sobre “a energia psíquica”, que pode ser acessado no livro de Hall, Calvin S. (2007) Teorias da Personalidade. Sobre a personalidade e a energia psíquica mencionada por Freud na obra citada, analise as afirmativas a seguir.

I. A dinâmica da personalidade consiste na maneira pela qual a energia psíquica é distribuída e utilizada pelo id, ego e superego. Uma vez que a quantidade de energia é uma quantidade limitada, existe uma competição entre os três sistemas pela energia disponível.
II. Um sistema obtém controle da energia disponível à custa dos dois outros sistemas. À medida que um sistema se torna mais forte, os outros dois necessariamente se tornam mais fracos, a menos que uma nova energia seja acrescentada ao sistema total.
III. Originalmente o id possui toda a energia e a utiliza para a ação reflexa e para a realização do desejo por meio do processo primário. Ambas as atividades estão a serviço direto do princípio do prazer, pelo qual o id opera.

Está correto o que se afirma em
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30Q882505 | Serviço Social, Serviço Social e Direitos Humanos e Sociais, Educador Social, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Considerando que os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre outros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos.
( ) Direitos humanos são indivisíveis. Sejam de natureza civil, política, econômica, social ou cultural, eles são todos inerentes à dignidade de toda pessoa humana.
( ) Todos eles têm valores diferentes como direitos, ou seja, a hierarquia de direitos humanos.

A sequência está correta em
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31Q903730 | Psicologia, Equipes de Saúde, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A psicologia da saúde tem como objetivo principal compreender a relação entre comportamento e saúde, investigando como os fatores psicológicos, sociais e comportamentais influenciam a saúde física e mental das pessoas. Podemos afirmar que os profissionais de psicologia da saúde trabalham com o objetivo de:
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32Q903698 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Entre os séculos XIX e XX, a sociedade assistiu à formação de um consenso sobre a alfabetização e os procedimentos mais eficazes para que ela acontecesse, chegando-se à conclusão de que não deveria fragmentar o ensino da leitura e da escrita, pois ambas deveriam ser estudadas concomitantemente para que o aluno pudesse desenvolver a aprendizagem. (Rodrigues, 2024, p. 424.)

Sobre o ensino da leitura e da escrita no ensino fundamental, é correto afirmar que:
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33Q882477 | Serviço Social, Norma Operacional Básica – NOB/SUAS, Cuidador da Casa Lar, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As Convenções nº 138 e nº 182 da OIT são importantes instrumentos jurídicos internacionais de prevenção e erradicação do trabalho infantil. Nelas, além da definição das formas de trabalho infantil, recomenda-se a elevação progressiva dos limites de idade mínima para o trabalho e são estabelecidos esforços para que, por meio de políticas públicas, seja garantida a efetiva prevenção e erradicação do trabalho infantil. De acordo com as orientações técnicas de gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS, são considerados tipos de trabalho infantil, EXCETO:
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34Q882469 | Serviço Social, Cuidador da Casa Lar, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Mariana é cuidadora em uma Casa Lar e precisa tomar decisões diárias baseadas nos direitos fundamentais estabelecidos pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Em uma situação específica, uma criança sob os seus cuidados expressou o desejo de ser ouvida pela equipe técnica do abrigo em relação a um incidente que vivenciou. Considerando os princípios constitucionais e o papel de Mariana como cuidadora, qual das ações a seguir é INCORRETA?
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35Q903685 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A aprovação do ECA – Lei nº 8.069/1990 representou uma grande conquista para os movimentos sociais que lutaram pelos direitos da infância e adolescência brasileira. A sociedade organizou-se para garantir na Lei medidas de proteção aos direitos da população infantojuvenil. O ECA buscou no artigo 227 da Constituição Brasileira as bases para a sua elaboração, ou seja, esse artigo é a fonte primária que dá origem ao Estatuto. O ECA constitui-se importante ferramenta de trabalho para os profissionais da educação em suas ações pedagógicas, como também orienta todo o sistema educacional. É um instrumento que garante as políticas públicas tão necessárias à infância e à juventude em situações de risco e de vulnerabilidade social. A escola, além de instruir e educar, deve assumir, junto com a sua comunidade, a função de garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, no que se refere ao direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer. Visando a pleno desenvolvimento da criança e do adolescente, bem como o preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, torna-se necessário assegurar-lhes, EXCETO:
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36Q903680 | Pedagogia, Pedagogia Empresarial, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. (...) A palavra “pedagogia” traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar. (Saviani, 2015, p. 36.)
O papel do pedagogo é conduzir pedagogicamente a comunidade escolar, mas ele também pode ter algumas funções mais específicas como “pedagogo administrador”, “pedagogo supervisor” e “pedagogo orientador”. Considerando o pedagogo ao exercer uma função administrativa, uma das ações que deverá exercer é:
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37Q903686 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Para Silva (1996, p. 23), o currículo é um dos locais privilegiados onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É nele, também, que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais. Em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais. As principais teorias discutidas sobre o tema na contemporaneidade – “teorias tradicionais”; “teorias críticas”; e, “teorias pós-críticas” – se distinguem pelo destaque que dão à natureza do conhecimento, da cultura, da aprendizagem, da sociedade e à natureza humana. A Teoria pós-crítica:
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38Q882474 | Serviço Social, Cuidador da Casa Lar, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A Política Nacional para a População em Situação de Rua tem como objetivo garantir os direitos fundamentais da população em situação de rua, promovendo a cidadania, o acesso a serviços públicos e a inclusão social. Essa política é baseada em princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana, a valorização da vida, a cidadania e a participação social. Segundo a legislação, tal normativa deve ser articulada entre os diferentes níveis de governo e com a sociedade civil para implementar ações integradas de acolhimento, atendimento, promoção de direitos e reinserção social. Sônia é uma assistente social que atua como assessora técnica no Conselho Municipal de Assistência Social. Recentemente, a Prefeitura identificou um aumento significativo da população em situação de rua no município. A situação se agravou devido à falta de moradia, desemprego e ausência de redes de apoio. Sônia foi encarregada de desenvolver uma proposta de ação que atenda a essa necessidade urgente. Considerando os princípios e diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua e a situação identificada no município, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Conselho Municipal de Assistência Social deve colaborar com os órgãos governamentais no planejamento e na execução das políticas para a população em situação de rua, visando à sua efetividade.
( ) A proposta de Sônia pode incluir a celebração de instrumentos de cooperação com organizações locais para desenvolver programas de acolhimento, capacitação profissional e reinserção social.
( ) O foco do Conselho Municipal de Assistência Social deve ser exclusivamente a construção de abrigos temporários, sem se preocupar com a promoção de direitos e reintegração social.

( ) Promover a realização de estudos sobre o aumento da população em situação de rua é uma das atribuições do Conselho Municipal de Assistência Social para subsidiar o planejamento das políticas públicas.
( ) A elaboração de políticas públicas que permitirem a integração e a participação da população em situação de rua no processo social, econômico, político e cultural é um dos objetivos do Conselho Municipal de Assistência Social.

A sequência está correta em
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39Q882504 | Serviço Social, Política Nacional de Assistência Social – PNAS, Educador Social, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A assistência social, como política pública de seguridade social, vem passando por profundas transformações a partir da Constituição Federal de 1988. O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por exemplo, foi instituído pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS) em 2004, em torno da função da gestão do conteúdo específico da assistência social no campo da proteção social brasileira. Deve-se considerar que a PNAS tem funções como a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, e organiza-se sob a forma de sistema público:
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40Q1026816 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Um grupo de turistas saiu do estado de Minas Gerais para passar o feriado na cidade do Rio de Janeiro. Com respeito às praias de Copacabana e Ipanema, observou-se que 56 turistas visitaram a praia de Copacabana, 30 turistas visitaram ambas as praias, 10 turistas visitaram apenas a praia de Ipanema e 4 turistas visitaram, exclusivamente, outros lugares da cidade. Com base nessas informações, quantos turistas estavam nesse grupo?
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