Questões de Concursos Prefeitura de Esmeraldas MG

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41Q882476 | Serviço Social, Cuidador da Casa Lar, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Na esteira dos movimentos sociais, o Brasil avançou de forma significativa no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, com a aprovação, pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) em 2000, do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil. Ao aprovar o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, o país reafirma o compromisso de defesa intransigente dos direitos de crianças e adolescentes, sobretudo daqueles que se encontram circunstancialmente em situação de ameaça ou violação ao direito fundamental de desenvolvimento de uma sexualidade segura e saudável. São documentos nacionais e internacionais que compõem o marco normativo do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, EXCETO:
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42Q903679 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Nós ousamos prometer uma didática magna, ou seja, uma arte universal de ensinar tudo a todos: de ensinar de modo certo, para obter resultados, de ensinar de modo fácil, portanto sem que docentes e discentes se molestem ou enfadem, mas, ao contrário, tenham grande alegria; de ensinar de modo sólido, não superficialmente, de qualquer maneira, mas para conduzir à verdadeira cultura, aos bons costumes, a uma piedade mais profunda. (Comenius, 1651, p. 13.)
Há séculos, diversos teóricos e estudiosos se aprofundam nos estudos sobre a didática com o objetivo de identificar e discutir sobre as diversas técnicas e metodologias educacionais com a pretensão de aprimorar a melhoria da educação. Estudos revelam que o surgimento da didática está relacionado ao surgimento do ensino. Fazendo um paralelo da didática com a educação, constata-se a importância da história da educação para o aprimoramento do conhecimento sobre os períodos em que se difundiram novas tendências pedagógicas no Brasil, que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Dentre elas, evidenciamos a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Renovada, a Pedagogia Tecnicista e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Considerando a didática na pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, assinale a afirmativa correta.
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43Q903691 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A gestão da educação, entendida como tomada de decisão, organização, direção e participação, acontece em todos os âmbitos da escola. Segundo Ferreira (2008, p. 08), ela se desenvolve “fundamentalmente, na sala de aula, onde concretamente se objetiva o Projeto Político-Pedagógico não só como desenvolvimento do planejado, mas como fonte privilegiada de novos subsídios para novas tomadas de decisões”. Para Libâneo (2004), a concepção democrático-participativa implica a busca de objetivos comuns pela direção, professores e demais profissionais da educação e a tomada coletiva de decisões que orienta cada um a assumir com responsabilidade sua parte na execução do acordo. Sobre a gestão democrática da aprendizagem na sala de aula, analise as afirmativas a seguir.

I. A aprendizagem dos conteúdos científicos e da vivência no contexto da escola prescinde do diálogo e da tomada de decisões pelo conjunto dos sujeitos envolvidos no processo.
II. O ato educativo é um trabalho pedagógico; não pode ser neutro, pois, se assim o for, torna-se uma prática sem compromisso com a promoção do educando, ou seja, reduz-se à mera transmissão de conteúdos de ensino.
III. A disciplina é fator primordial para que os conteúdos sejam assimilados pelos alunos. Isso requer que o professor, ao planejar a aula, selecione e organize de forma intencional e sistemática os procedimentos que irá utilizar.
IV. A organização da sala de aula para a condução do trabalho didático, especialmente no que se refere à relação humana e à produção de conhecimento, exige do professor, além do domínio dos conteúdos programáticos, algumas atitudes, como autenticidade, cooperação, determinação, solidariedade e respeito mútuo.

Está correto que se afirma em
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44Q903706 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Sobre a dinâmica da personalidade, Jung imaginou a personalidade, ou psique, como um sistema de energia parcialmente fechado. Dizemos que é incompletamente fechado porque a energia de fontes exteriores precisa ser acrescentada ao sistema, por exemplo, pela alimentação. (HALL, Calvin S. 2007, p. 93.)
Sobre a energia psíquica na visão de Jung, pode-se afirmar que:
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45Q903707 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O pessimismo de Freud em relação à neurose e ao respectivo tratamento resulta da sua profunda descrença na bondade e na capacidade de evolução do homem. Para ele, o homem está fadado ao sofrimento e à destruição. (...) a minha crença, no entanto, é no homem dotado da capacidade e do desejo de desenvolver a sua potencialidade e de tornar-se um ser humano decente. (...) creio na capacidade do homem de mudar e continuar mudando por toda a vida (p. 405).
A citação anterior da obra História da Psicologia Moderna (Schultz, Duane P.) transcreve o pensamento de um autor da psicologia que discordava da visão de Freud. Trata-se de:
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46Q882482 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A Vara da Infância e da Juventude desempenha um papel importante na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, atuando em diversas áreas para garantir seu bem-estar e desenvolvimento integral. Com base nas atribuições da Vara da Infância e da Juventude, assinale a afirmativa correta.
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47Q903671 | Pedagogia, Concepções de mundo, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia e em educação são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. Do ponto de vista dos modelos de aquisição do conhecimento, os estudiosos apontam duas correntes principais: o “Empirismo” e o “Racionalismo” e algumas teorias derivadas desses grupos. O precursor do “Racionalismo” foi René Descartes (1596-1650). Trata-se da corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio e da aprendizagem não como uma operação sensorial, mas sim como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Sobre o exposto, analise as teorias a seguir.

I. Interacionismo: o desenvolvimento se dá na interação entre organismo e meio, e a aquisição de conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida.
II. Behaviorismo: teoria baseada em estímulo-resposta; indica que o comportamento humano é previsível. A aprendizagem está relacionada à modificação do desempenho, ou seja, o bom ensino depende de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo que o aluno saia da situação de aprendizagem diferente de como entrou.
III. Humanismo: seu objetivo não é o controle do comportamento, o desenvolvimento cognitivo ou a formulação de um bom currículo e sim o crescimento pessoal do aluno. Essa abordagem considera o aluno como pessoa e o ensino deve facilitar a sua autorrealização, visando à aprendizagem que transcende e engloba as aprendizagens afetiva, cognitiva e psicomotora.
IV. Inatismo: parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais ou importantes para o desenvolvimento. As qualidades e as capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento.

São consideradas teorias do Racionalismo o que se afirma apenas em
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48Q903713 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Paulo, 48 anos, mecânico, atualmente não está conseguindo trabalhar com regularidade por uso abusivo (contínuo) de bebida alcoólica com perda do controle do uso. O referido chega para entrevista psicológica no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS I) de seu município após ser acolhido na UBS de seu bairro; foi avaliado pelo médico da saúde da família que levantou a hipótese diagnóstica de Síndrome de Dependência Química (SAD). Paulo Dalgalarrondo (2008 p. 348) define a síndrome de dependência química como um estado psíquico e físico resultante da ingestão repetitiva de álcool, incluindo a compulsão para ingerir bebidas alcoólicas de modo contínuo ou periódico, havendo a perda do controle. De acordo com o caso hipotético relatado e a definição do autor Paulo Dalgalarrondo sobre a SAD, assinale, a seguir, a alternativa que apresenta os aspectos característicos dessa síndrome.
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49Q882506 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Educador Social, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A Lei nº 10.741/2003 – Estatuto do Idoso, institui o Estatuto da Pessoa Idosa destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
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50Q903676 | Pedagogia, Ausubel e a Aprendizagem Significativa, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O avanço na compreensão dos mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem e a reflexão sobre os desafios impostos pelo mundo contemporâneo indicaram a necessidade de considerar concepções mais sistêmicas e complexas, no que se refere à construção do conhecimento e à formação humana. Nessa direção, os currículos transcenderam à mera seleção dos conteúdos a serem ensinados para instituir princípios que orientassem a intencionalidade do tratamento pedagógico e promovessem a formação de um sujeito capaz de intervir em seu meio social. (…) Assim, a Teoria da Aprendizagem Significativa foi proposta por David Ausubel (1918-2008) em 1963, na obra The Psychology of Meaningful Verbal Learning.
(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)
Considerando o exposto, infere-se que de acordo com a teria de Ausubel pode-se afirmar que:

I. É um processo no qual ocorre a interação de uma nova informação com a estrutura cognitiva do aluno, indicando que o conhecimento prévio deve ser o ponto de partida de novas aprendizagens, servindo como âncora um subsunçor.
II. Enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo aluno através da interação com o ambiente. Ele acredita que as crianças constroem ativamente suas próprias representações mentais do mundo através de processos como assimilação e acomodação.
III. É papel do professor facilitar a aprendizagem, organizando a de forma clara através de metodologias coerentes que super a transmissão mecânica de conhecimentos e a formação tecnicista em direção a suas práxis pedagógicas, com vistas à formação de um sujeito ético, reflexivo e humanizado.

Está correto o que afirma em
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51Q1026818 | Raciocínio Lógico, Relacionamentos e Associações, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Poliana, Amanda e Sueli são professoras do departamento de matemática de uma universidade e obtiveram o título de doutora na UFMG, UFRJ e UFES, mas não necessariamente nesta ordem. Sobre a linha de pesquisa de cada uma dessas professoras, tem-se que uma atua na área de álgebra, a outra na área de geometria e, a professora restante, na área de equações diferenciais. Considerando essa situação hipotética, sabe-se que:

• A professora que atua na área de equações diferenciais é doutora pela UFES;
• Sueli atua na área de geometria e não é doutora pela UFRJ;
• Amanda não atua na área de equações diferenciais.

Com base nessas informações, é correto afirmar que:
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52Q903690 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular – a BNCC possui dez competências gerais. As  competências são definidas como “a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (Brasil, 2018). De acordo com o documento, o desenvolvimento dessas competências é essencial para assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da educação básica. Um dos destaques dessas diretrizes é a de número seis, que gira em torno de trabalho e projeto de vida. Uma das habilidades necessárias para essa competência geral da BNCC é que o estudante crie a capacidade de gerir e planejar os próprios desejos e objetivos sociais. Sobre o exposto e, ainda, considerando a competência geral que trata de “trabalho e projeto de vida”, assinale a afirmativa correta.
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53Q903717 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Em relação à cultura e personalidade, Oliven, Ruben, George (2009) afirmam que “consideradas como fenômenos abrangentes, cultura e personalidade se formam em respostas a necessidades globais; a primeira é a resposta às necessidades da sociedade que a produziu, a segunda é a resposta às necessidades da pessoa na qual se produziu”. Sobre o tema proposto – cultura e personalidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Para Freud, os homens são “criaturas em cuja herança instintiva deve ser computada uma poderosa parcela de agressividade”. É essa “inclinação para a agressão” que, segundo Freud, perturba as relações humanas e que força a cultura a um alto gasto de energia.
II. Freud (1930) aponta, também, que o processo da civilização humana e o desenvolvimento ou processo educativo de seres humanos individuais são muito parecidos em natureza se não o mesmo processo aplicado a diferentes tipos de objetos.
III. Algumas colocações de Freud não são aceitas pacificamente por estudiosos do tema – “cultura e personalidade”. As divergências vão desde posturas ingênuas até as que refutam a universalidade do complexo de Édipo e da agressividade humana.

Está correto o que se afirma em
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54Q903668 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A prática de orientação profissional nas escolas deve oferecer aos alunos um espaço para refletir sobre seus projetos de vida profissional, preparando-os para uma inserção consciente e crítica no mundo do trabalho. A ausência desse tipo de discussão no espaço escolar pode resultar em alunos despreparados para a construção de estratégias que viabilizem a concretização de seus projetos de vida. (Bastos, 2005.)
A orientação profissional envolve atividades que dispõem de conhecimentos teóricos e práticos destinados, sobretudo aos adolescentes, à escolha profissional e à elaboração de projetos futuros. Sobre a abordagem sócio-histórica da orientação profissional, é considerada função do profissional responsável:
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55Q903672 | Pedagogia, Gestão Escolar, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

De acordo com Vasconcelos (2012), a educação escolar é um processo coletivo, sistemático e intencional de interação com a realidade. Através do relacionamento humano baseado no trabalho com o conhecimento e na organização da coletividade, que colabora com a formação do educando em sua totalidade – consciência, caráter e cidadania, tem como mediação fundamental os saberes que possibilitam a emancipação humana. Considerando que a temática da gestão da sala de aula emerge da busca de sistematização do trabalho do professor, de compreender o que está implicado na atividade em sala de aula, relacione adequadamente as dimensões básicas indicadas a seguir às afirmativas dadas.

1. Relacionamento interpessoal.
2. Organização da coletividade.
3. Trabalho com o conhecimento.

( ) Refere-se ao clima de participação, de interação, de respeito, de comunicação em sala de aula; não há como propiciar a apropriação do conhecimento e o enriquecimento da experiência pedagógica a partir, somente, daquilo que a escola está oferecendo.
( ) Capacidade de o professor se aproximar mais intimamente, com maior cuidado e profundidade, diante de uma dificuldade do aluno, seja em termos de aprendizagem ou de disciplina; é a capacidade de uma relação mais próxima; é a exigência da relação significativa com um outro, o “olho no olho”, sujeitos em proximidade, o contato humano.
( ) Trata-se do processo de apropriação da herança cultural e construção crítica, criativa, significativa e duradoura da aprendizagem. É um dos aspectos centrais da educação escolar (e também de maior visibilidade), visto que a escola é uma instituição que permite, dentre outros fatores, a interação dos novos sujeitos com o conhecimento acumulado da humanidade, de forma organizada e sistematizada.

A sequência está correta em
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56Q903721 | Psicologia, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Uma jovem de 25 anos procura atendimento psicológico para entender melhor seus sentimentos de ansiedade e tristeza. Durante a entrevista, o psicólogo busca coletar informações detalhadas sobre a história de vida dessa jovem, seus sintomas, relacionamentos e contexto social. O profissional deseja subsidiar a decisão em relação ao caso e indicar o tratamento adequado. É possível inferir que a modalidade de entrevista utilizada pelo referido psicólogo é:
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57Q903675 | Pedagogia, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

(...) a avaliação torna-se importante no momento da informação prática aos professores sobre a qualidade das aprendizagens que os alunos estão realizando. Ao mesmo tempo, oferece uma boa oportunidade para melhorar tanto o processo de aprendizagem quanto as ações futuras de ensino mediante a reflexão, a autocrítica e a autocorreção a partir da prática escolar. (Méndez, 2002, p. 74.)
Os problemas afetivos e emocionais também estão dispostos quando a nota da prova é baixa, e assim é demonstrado que esse trabalho com enfoque mais lúdico e carinhoso por parte do professor auxilia na resolução do que implica o aluno a aprender. Para detectar os problemas, o professor pode fazer uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo situá-lo sobre qual é o seu aluno. Portanto, refere-se à função, EXCETO:
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58Q903682 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Segundo Brasil (1998), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil III, relativo à experiência do “Conhecimento de Mundo”, compõe-se de seis documentos referentes aos eixos de trabalho que norteiam como devem ser construídas as diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, que são:
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59Q903709 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A terapia cognitiva baseia-se no modelo cognitivo, que levanta a hipótese de que as emoções e os comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção dos eventos. Nesse sentido, para os autores dessa teoria não é uma situação por si só que determina o que as pessoas sentem, mas, antes, o modo como elas interpretam uma situação. (BECK, Judite S. Apud, Beck, 1964; Ellis, 1962.)
Sobre o modelo de terapia cognitiva, analise as afirmativas a seguir.

I. O modo como as pessoas se sentem está associado ao modo como elas interpretam e pensam sobre a situação.
II. A situação em si não determina diretamente como eles sentem; sua resposta emocional é intermediada por sua percepção da situação.
III. O terapeuta cognitivo está particularmente interessado no nível de pensamento que opera simultaneamente com o nível mais óbvio e superficial de pensamento.

Está correto o que se afirma em
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60Q903715 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Um psicólogo atuante em um consultório particular tem como referencial teórico as terapias psicodinâmicas. Ele recebe em uma sessão de rotina um paciente que diz estar mais consciente dos seus impulsos, sentimentos, medos, fantasias e desejos, afirmando o aumento da sua capacidade de refletir sobre si mesmo. De acordo com Cordioli & Col. (2008 p. 21), a psicoterapia é um método de tratamento realizado por um profissional treinado, com o objetivo de reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido de um paciente ou cliente que deliberadamente busca ajuda. Baseado no autor citado, o caso hipotético mencionado relata um processo de mudança em psicoterapia. Geralmente, as terapias psicodinâmicas buscam a mudança por meio do:
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