Questões de Concursos Prefeitura de Esmeraldas MG

Resolva questões de Prefeitura de Esmeraldas MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1026819 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória em Raciocínio Lógico, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Em uma repartição pública, trabalham 5 agentes administrativos e 3 fiscais. Um grupo com 4 desses profissionais deve ser formado para organizarem uma reunião. Considere que o grupo deve conter 2 agentes administrativos e 2 fiscais. Se essa restrição deve ser atendida, quantos grupos distintos podem ser formados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q903719 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Maria, 32 anos, trabalha como gerente de projetos em uma empresa de tecnologia. Nos últimos meses, ela tem enfrentado sintomas de ansiedade, insônia e dificuldade de concentração. Seu desempenho no trabalho começou a ser afetado, e ela percebeu que está se isolando dos colegas. Maria então decidiu procurar ajuda e foi encaminhada para um programa de saúde mental oferecido pela empresa, que incluiu as seguintes etapas: triagem e avaliação inicial, plano de intervenção, sessões de terapia, integração com o ambiente de trabalho, acompanhamento e prevenção. Qual é o propósito dos programas voltados para a atenção em saúde mental, álcool e outras drogas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q903674 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A grande discussão hoje existente nos meios universitários e de educação continuada é se a pedagogia é uma forma adequada para o ensino e aprendizagem de adultos ou se a andragogia, uma abordagem que considera a postura crítica e a necessidade da experimentação, seria capaz de trazer resultados melhores para esse grupo particular de aprendizes. Nosso entendimento é de que existe um contínuo, no qual a pedagogia, também conhecida como aprendizagem direcionada, posiciona-se em uma extremidade, enquanto a andragogia (aprendizagem facilitada) encontra-se em outra. De modo a se ter eficácia e eficiência no processo de aprendizagem, é necessário que professores e organizações educacionais sejam capazes de se mover ao longo desse intervalo e encontrar a combinação correta entre as duas abordagens. (De Aquino, 2007, p. 13.)
Considerando as diferenças sobre a pedagogia e andragogia, no que tange à aprendizagem, pode-se afirmar que na androgogia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1026817 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Para comemorar os 50 anos de fundação de um teatro, todos os 500 assentos da sala principal serão decorados com cores diferentes. Considere que cada assento é numerado de 1 a 500. O assento nº 1 será decorado com a cor laranja e, do assento nº 2 ao assento nº 4, as cores escolhidas serão, respectivamente, roxo, rosa e vermelho. Se esse padrão de cores será mantido para os próximos assentos, o assento nº 205 será decorado com qual cor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q903681 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União “estabelecer, em colaboração com os Estados, Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a Educação Básica , que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum”. Sobre objetivos das DCNs, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola, distinto no ensino fundamental e médio.
( ) Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a qual pertencem.
( ) Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais, especialmente, no ensino fundamental e ensino médio contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q903716 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Várias psicoterapias partem do pressuposto de que os problemas psicopatológicos individuais podem sofrer uma forte influência do contexto social, familiar ou das relações interpessoais atuais, que podem reforçá-los e mantê-los, criando verdadeiros círculos viciosos, ou ter um papel importante na sua solução. (Cordioli & Colb. 2008, p. 52.)
“O conceito central das terapias familiares _____________ é o reconhecimento da família como um _____________, no qual um membro influencia os demais e é por eles influenciado, tanto no sentido da saúde e da _____________ quanto da ____________ e da regressão.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q882507 | Serviço Social, Sistema Único de Assistência Social – SUAS Gestão da AS, Educador Social, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (MDS, 2014) organiza-se por níveis de complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No que tange aos Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, pode-se citar o seguinte Serviço:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q882497 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Os cuidados essenciais como alimentação, repouso, higiene e proteção são essenciais à rotina da escola e, principalmente, à educação dos alunos. Isso porque a rotina contém elementos que podem (ou não) proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, biológico. São conceitos, objetivos e justificativas sobre a organização das atividades de vida diária na educação básica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q882484 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A escola é um ambiente crucial na identificação e intervenção em casos de violência contra crianças e adolescentes. Nela, sinais de maus-tratos podem ser observados e medidas preventivas e de apoio podem ser implementadas. Sobre o papel da escola na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência, marque V para as afirmativas verdadeira e F para as falsas.

( ) A escola deve atuar exclusivamente na educação acadêmica dos alunos, deixando a identificação e o manejo de casos de violência para outros órgãos competentes.
( ) Professores e funcionários da escola são obrigados a denunciar suspeitas de violência contra crianças e adolescentes às autoridades competentes, como o Conselho Tutelar.
( ) A escola pode oferecer suporte emocional e psicológico para crianças e adolescentes vítimas de violência, colaborando com serviços de assistência social e saúde.
( ) Programas de prevenção à violência e de promoção de um ambiente escolar seguro não são responsabilidade da escola, devendo ser implementados por entidades governamentais de proteção social.
( ) A escola deve promover a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, bem como capacitar seu corpo docente para identificar e lidar com casos de violência.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q882489 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

“A organização adequada das atividades da vida diária, como sono, alimentação, higiene e cuidados essenciais, é crucial para _______________________, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor que favorece o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.” Sobre a organização das atividades da vida diária na educação infantil, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q882493 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A violência é um dos maiores problemas sociais que assola crianças e adolescentes na atualidade. Mas, afinal, o que é violência? É o uso intencional de força física ou de poder, real ou em ameaça, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha grande possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. Quando praticada contra crianças e adolescentes, a violência pode causar males que comprometem o histórico pessoal e familiar, muitas vezes, irreparável. A seguir, constam alguns tipos de violências sofridas por crianças e adolescentes; relacione-os adequadamente às suas respectivas características.
1. Violência física.
2. Violência escolar.
3. Violência psicológica.
4. Exploração sexual comercial infanto-juvenil.
( ) Toda interferência negativa do adulto sobre as crianças e os adolescentes, formando nelas um comportamento destrutivo.
( ) Abrange o abuso sexual por parte do adulto e remuneração em dinheiro ou em espécie para criança e/ou adolescente ou para um terceiro ou várias pessoas.
( ) Dano físico não acidental provocado pelos atos de omissões dos pais ou responsáveis que quebram os padrões de cuidados com a criança, determinados pela comunidade.
( ) Todos os atos ou ações de violência, comportamentos agressivos e antissociais, danos ao patrimônio, atos criminosos, marginalizações, discriminações, entre outros praticados por e entre a comunidade escolar no ambiente escolar.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q903670 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Na década de 1990, grande parte das preocupações e atitudes mundiais estava voltada para a construção de perspectivas, tendo em vista a ansiedade gerada pela chegada de um novo século. O campo educacional não se afastou desse comportamento. Políticas de alfabetização e de aumento da escolaridade, em vários países, pretendiam contribuir para que as metas da Conferência Mundial de Educação de 1990, em Jomtien, Educação para Todos, fossem alcançadas. Ao mesmo tempo, estratégias internacionais eram concebidas para se estabelecer um tipo de educação capaz de moldar crianças e jovens que se tornariam os adultos de uma nova era. (Rizo, 2010.)
Sobre o exposto e com base nos pilares delineados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para a educação do século XXI, pode-se considerar que tais competências incluem, de forma não exclusiva, a capacidade do estudante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q903673 | Pedagogia, Processo Ação Reflexão Ação, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Freire (1996, p. 14) nos diz que: “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino, continuo buscando, (re)procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”. Considerando a pesquisa na prática da docência na educação básica, analise as afirmativas a seguir.

I. Desenvolvimento Profissional Contínuo: engajar-se em pesquisa promove o desenvolvimento profissional contínuo do docente, incentivando-o a buscar aprendizado constante e aprimoramento de suas habilidades.
II. Atualização e Inovação Pedagógica: a pesquisa permite ao professor estar atualizado com as últimas teorias, metodologias e práticas educacionais. Isso é crucial em um mundo em constante mudança, onde novas descobertas e abordagens estão sempre surgindo.
III. Estímulo à Curiosidade e ao Pensamento Crítico: ao se envolver em pesquisas, os docentes modelam habilidades de pensamento crítico para seus alunos. Mostram como elaborar perguntas, investigar respostas e analisar informações, incentivando os alunos a se tornarem aprendizes autônomos e ativos.
IV. Manutenção do modelo da racionalidade técnica: o docente deve ser um técnico que mantém conhecimentos e desenvolve competências e atitudes adequadas para intervenção prática, apoiando-se no conhecimento que os cientistas básicos e aplicados elaboram; entretanto, não necessita chegar ao conhecimento científico, mas é necessário dominar as rotinas de intervenção técnica que se derivam.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q903714 | Psicologia, Teoria Familiar Sistêmica, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Em relação às diferenças individuais e de classe, a obra “O processo grupal” de Riviére, Enrique, Pichon (2005 p. 62) transcreve que “a família só pode funcionar mediante as diferenças individuais que existem entre seus membros, as quais lhes atribuem os três papéis, intimamente relacionados, de pai, mãe e filho”. Se essas diferenças são negadas, ou negligenciadas, ainda que isso ocorra por parte de um só dos membros, modifica-se a configuração essencial que condiciona a vida normal, criando-se um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q903726 | Psicologia, Transtornos do Humor, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Maria José, 30 anos, busca ajuda psicológica devido a sintomas de ansiedade e depressão. Ela relata dificuldades em lidar com o estresse no trabalho e problemas de relacionamento. O psicólogo decide realizar um psicodiagnóstico para avaliar sua condição. Considerando que o psicodiagnóstico possui procedimentos específicos, assinale a alternativa que os apresenta de forma correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q882481 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A violência contra crianças é um problema grave que se manifesta de diversas formas, impactando negativamente o desenvolvimento físico, emocional e psicológico das vítimas. Conhecer as principais modalidades de violência é essencial para prevenção e intervenção eficazes. Sobre as principais modalidades de violência contra a criança, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q882483 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As concepções de ludicidade envolvem o jogo, o brinquedo e a brincadeira, que são elementos fundamentais no processo de aprendizagem infantil. Eles contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são atividades lúdicas que devem ser vistas apenas como momentos de lazer e distração, não tendo relevância significativa no processo de aprendizagem das crianças.
II. A ludicidade facilita a construção do conhecimento, a expressão de sentimentos e a interação social, sendo essencial para uma educação infantil de qualidade.
III. Os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas para desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sociais nas crianças.
IV. Brincar é uma atividade natural e espontânea da criança, que contribui para o desenvolvimento de sua criatividade e capacidade de resolução de problemas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q903694 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Por mais que a matemática esteja presente no cotidiano, quando ensinada de forma isolada, passa a não fazer sentido para os educandos. Por meio dessa prática, o aluno é capaz de atribuir significado ao que é ensinado, além de atuar como protagonista e coautor do seu conhecimento. (Sant’Ana; Mendonça, 2023, s/p.)
Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os jogos para a aprendizagem matemática podem ser inseridos no cotidiano da sala de aula, sendo a gamificação a utilização de jogos físicos. Deve-se evitar os jogos virtuais, pois eles não contribuem para a aprendizagem dos alunos.
( ) Os jogos se configuram como práticas conscientes que, apesar de não expressarem a vida real, conseguem envolver as crianças de forma livre e total, fazendo com que se expressem e desenvolvam seu raciocínio lógico, aprendendo a tomar decisões.
( ) Os jogos utilizados de forma pedagógica e associados ao lúdico podem ser aliados do processo educativo, tornando a aprendizagem matemática mais significativa e prazerosa na superação das defasagens de aprendizado.
( ) Os jogos associados à aprendizagem despertam a curiosidade dos alunos ao aliarem conceitos teóricos à prática e estimula os alunos na resolução dos problemas apresentados em todas as etapas da atividade.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q903695 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A relação que se estabelece entre os professores e os saberes que o praticam é essencial para a manutenção da atividade docente, além da configuração da identidade profissional. Nessa perspectiva, práticas educativas são ferramentas necessárias para se diagnosticar e avaliar o desempenho dos alunos. (Leonel; Silva; Costa, 2019, p. 2.)

Assinale a afirmativa que corresponde adequadamente ao que se espera do trabalho docente na escola.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q882496 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O brincar é primordial para a aprendizagem e o desenvolvimento das diversas fases da vida da criança, envolvendo os aspectos: cognitivo, moral, social, afetivo, motor e físico. São contribuições da brincadeira, das interações e da linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.