Início

Questões de Concursos Prefeitura de Esmeraldas MG

Resolva questões de Prefeitura de Esmeraldas MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q903671 | Pedagogia, Concepções de mundo, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A teoria da aprendizagem é uma tentativa de descrever o que acontece quando se aprende e como se aprende. Em psicologia e em educação são os diversos modelos ou padrões que visam explicar o processo de aprendizagem pelos indivíduos. Do ponto de vista dos modelos de aquisição do conhecimento, os estudiosos apontam duas correntes principais: o “Empirismo” e o “Racionalismo” e algumas teorias derivadas desses grupos. O precursor do “Racionalismo” foi René Descartes (1596-1650). Trata-se da corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio e da aprendizagem não como uma operação sensorial, mas sim como uma operação mental, discursiva e lógica que usa uma ou mais proposições para extrair conclusões, se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável. Sobre o exposto, analise as teorias a seguir.

I. Interacionismo: o desenvolvimento se dá na interação entre organismo e meio, e a aquisição de conhecimento é um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida.
II. Behaviorismo: teoria baseada em estímulo-resposta; indica que o comportamento humano é previsível. A aprendizagem está relacionada à modificação do desempenho, ou seja, o bom ensino depende de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo que o aluno saia da situação de aprendizagem diferente de como entrou.
III. Humanismo: seu objetivo não é o controle do comportamento, o desenvolvimento cognitivo ou a formulação de um bom currículo e sim o crescimento pessoal do aluno. Essa abordagem considera o aluno como pessoa e o ensino deve facilitar a sua autorrealização, visando à aprendizagem que transcende e engloba as aprendizagens afetiva, cognitiva e psicomotora.
IV. Inatismo: parte do pressuposto de que os eventos que ocorrem após o nascimento não são essenciais ou importantes para o desenvolvimento. As qualidades e as capacidades básicas de cada ser humano, sua personalidade, seus valores, hábitos e crenças, sua forma de pensar, suas reações emocionais e mesmo sua conduta social já se encontrariam basicamente prontas e em sua forma final por ocasião do nascimento.

São consideradas teorias do Racionalismo o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q903719 | Psicologia, Psicopatologia, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Maria, 32 anos, trabalha como gerente de projetos em uma empresa de tecnologia. Nos últimos meses, ela tem enfrentado sintomas de ansiedade, insônia e dificuldade de concentração. Seu desempenho no trabalho começou a ser afetado, e ela percebeu que está se isolando dos colegas. Maria então decidiu procurar ajuda e foi encaminhada para um programa de saúde mental oferecido pela empresa, que incluiu as seguintes etapas: triagem e avaliação inicial, plano de intervenção, sessões de terapia, integração com o ambiente de trabalho, acompanhamento e prevenção. Qual é o propósito dos programas voltados para a atenção em saúde mental, álcool e outras drogas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q903669 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

O desenvolvimento de competências socioemocionais pode ser um forte aliado e impulsionador da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas. Ao lado de outras estratégias, o trabalho com o socioemocional auxilia tanto para a aprendizagem quanto para o desenvolvimento pleno defendido pela Base. Com clareza sobre quais competências socioemocionais são mobilizadas em cada competência geral, os professores podem realizar um trabalho intencional que contribua para promover as competências gerais e também levar a educação integral ao cotidiano da escola. A BNCC colabora com essa perspectiva ao reconhecer e acolher as singularidades e diversidades de todos os estudantes. Para que todas as escolas do país garantam oportunidades pedagógicas para o desenvolvimento pleno dos estudantes, a BNCC estabeleceu um conjunto de dez competências gerais. Ao desenvolver a 10 – “Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários”, o professor poderá mobilizar em seus alunos as competências socioemocionais, com EXCEÇÃO de uma; assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q903717 | Psicologia, Teorias da Personalidade, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Em relação à cultura e personalidade, Oliven, Ruben, George (2009) afirmam que “consideradas como fenômenos abrangentes, cultura e personalidade se formam em respostas a necessidades globais; a primeira é a resposta às necessidades da sociedade que a produziu, a segunda é a resposta às necessidades da pessoa na qual se produziu”. Sobre o tema proposto – cultura e personalidade, analise as afirmativas a seguir.

I. Para Freud, os homens são “criaturas em cuja herança instintiva deve ser computada uma poderosa parcela de agressividade”. É essa “inclinação para a agressão” que, segundo Freud, perturba as relações humanas e que força a cultura a um alto gasto de energia.
II. Freud (1930) aponta, também, que o processo da civilização humana e o desenvolvimento ou processo educativo de seres humanos individuais são muito parecidos em natureza se não o mesmo processo aplicado a diferentes tipos de objetos.
III. Algumas colocações de Freud não são aceitas pacificamente por estudiosos do tema – “cultura e personalidade”. As divergências vão desde posturas ingênuas até as que refutam a universalidade do complexo de Édipo e da agressividade humana.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q903690 | Pedagogia, Legislação da Educação, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular – a BNCC possui dez competências gerais. As  competências são definidas como “a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (Brasil, 2018). De acordo com o documento, o desenvolvimento dessas competências é essencial para assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da educação básica. Um dos destaques dessas diretrizes é a de número seis, que gira em torno de trabalho e projeto de vida. Uma das habilidades necessárias para essa competência geral da BNCC é que o estudante crie a capacidade de gerir e planejar os próprios desejos e objetivos sociais. Sobre o exposto e, ainda, considerando a competência geral que trata de “trabalho e projeto de vida”, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q903715 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Um psicólogo atuante em um consultório particular tem como referencial teórico as terapias psicodinâmicas. Ele recebe em uma sessão de rotina um paciente que diz estar mais consciente dos seus impulsos, sentimentos, medos, fantasias e desejos, afirmando o aumento da sua capacidade de refletir sobre si mesmo. De acordo com Cordioli & Col. (2008 p. 21), a psicoterapia é um método de tratamento realizado por um profissional treinado, com o objetivo de reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido de um paciente ou cliente que deliberadamente busca ajuda. Baseado no autor citado, o caso hipotético mencionado relata um processo de mudança em psicoterapia. Geralmente, as terapias psicodinâmicas buscam a mudança por meio do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q903681 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs têm origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala ser incumbência da União “estabelecer, em colaboração com os Estados, Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a Educação Básica , que nortearão os currículos e os seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica comum”. Sobre objetivos das DCNs, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do Projeto Político-Pedagógico da escola, distinto no ensino fundamental e médio.
( ) Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a qual pertencem.
( ) Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais, especialmente, no ensino fundamental e ensino médio contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1026821 | Raciocínio Lógico, Relacionamentos e Associações, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Aline, Bruno, Cleide, Denise e Émerson são colegas de trabalho e estão em um restaurante confraternizando após a última sexta-feira útil do mês. Em um determinado momento, Cleide propôs um jogo entre eles cujas regras são as seguintes:

1. Em ordem alfabética dos nomes dos cinco colegas de trabalho, cada pessoa deve escolher apenas um dos demais para dizer uma qualidade e um defeito da pessoa escolhida.
2. Não é permitido que cada um escolha a si mesmo e uma pessoa não pode ser escolhida mais de uma vez.

Após a realização do jogo, observou-se que:

• Aline escolheu Bruno;
• Bruno escolheu ou Cleide ou Denise;
• Denise não escolheu Émerson;
• Émerson escolheu Aline.

Quem foi a pessoa escolhida por Cleide?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

69Q903682 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Segundo Brasil (1998), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil III, relativo à experiência do “Conhecimento de Mundo”, compõe-se de seis documentos referentes aos eixos de trabalho que norteiam como devem ser construídas as diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento, que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q903678 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A produção de conhecimento pelos alunos como sujeitos de seu processo de aprendizagem pressupõe metodologias específicas muito diferentes das práticas transmissivas centradas no professor. As metodologias elaboradas nesse aspecto não são tão novas assim, diante do período em que foram propostas, mas continuam com potencial de inovação à medida que, se implantadas de fato, realmente transformam as práticas pedagógicas convencionais e transmissivas, principalmente quando se utilizam de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). (Ferrarini; Saheb; Torres, 2019; Moran, 2018.)
Sobre o uso ineficaz das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas salas de aulas, trata-se de uma DESVANTAGEM, quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q1026817 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, PEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Para comemorar os 50 anos de fundação de um teatro, todos os 500 assentos da sala principal serão decorados com cores diferentes. Considere que cada assento é numerado de 1 a 500. O assento nº 1 será decorado com a cor laranja e, do assento nº 2 ao assento nº 4, as cores escolhidas serão, respectivamente, roxo, rosa e vermelho. Se esse padrão de cores será mantido para os próximos assentos, o assento nº 205 será decorado com qual cor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q903670 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Na década de 1990, grande parte das preocupações e atitudes mundiais estava voltada para a construção de perspectivas, tendo em vista a ansiedade gerada pela chegada de um novo século. O campo educacional não se afastou desse comportamento. Políticas de alfabetização e de aumento da escolaridade, em vários países, pretendiam contribuir para que as metas da Conferência Mundial de Educação de 1990, em Jomtien, Educação para Todos, fossem alcançadas. Ao mesmo tempo, estratégias internacionais eram concebidas para se estabelecer um tipo de educação capaz de moldar crianças e jovens que se tornariam os adultos de uma nova era. (Rizo, 2010.)
Sobre o exposto e com base nos pilares delineados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para a educação do século XXI, pode-se considerar que tais competências incluem, de forma não exclusiva, a capacidade do estudante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q882489 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

“A organização adequada das atividades da vida diária, como sono, alimentação, higiene e cuidados essenciais, é crucial para _______________________, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor que favorece o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.” Sobre a organização das atividades da vida diária na educação infantil, assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q903677 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Entendemos por objetivos educacionais as metas definidas com precisão ou os resultados previamente determinados pelo professor e o que ele pretende alcançar com os alunos após a vivência do processo ensino e aprendizagem. (Libâneo, 2013.)
Haydt (2006) e Libâneo (2013), dentre e outros, estabelecem que os objetivos quanto ao nível de especificidade podem ser expressos em dois níveis: gerais e específicos. Quando um professor de geografia deseja planejar suas aulas, é possível inferir que o objetivo geral trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q903714 | Psicologia, Teoria Familiar Sistêmica, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Em relação às diferenças individuais e de classe, a obra “O processo grupal” de Riviére, Enrique, Pichon (2005 p. 62) transcreve que “a família só pode funcionar mediante as diferenças individuais que existem entre seus membros, as quais lhes atribuem os três papéis, intimamente relacionados, de pai, mãe e filho”. Se essas diferenças são negadas, ou negligenciadas, ainda que isso ocorra por parte de um só dos membros, modifica-se a configuração essencial que condiciona a vida normal, criando-se um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q882483 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

As concepções de ludicidade envolvem o jogo, o brinquedo e a brincadeira, que são elementos fundamentais no processo de aprendizagem infantil. Eles contribuem significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são atividades lúdicas que devem ser vistas apenas como momentos de lazer e distração, não tendo relevância significativa no processo de aprendizagem das crianças.
II. A ludicidade facilita a construção do conhecimento, a expressão de sentimentos e a interação social, sendo essencial para uma educação infantil de qualidade.
III. Os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas para desenvolver habilidades cognitivas, motoras e sociais nas crianças.
IV. Brincar é uma atividade natural e espontânea da criança, que contribui para o desenvolvimento de sua criatividade e capacidade de resolução de problemas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

77Q882481 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

A violência contra crianças é um problema grave que se manifesta de diversas formas, impactando negativamente o desenvolvimento físico, emocional e psicológico das vítimas. Conhecer as principais modalidades de violência é essencial para prevenção e intervenção eficazes. Sobre as principais modalidades de violência contra a criança, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q882497 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Auxiliar de Cuidador, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Os cuidados essenciais como alimentação, repouso, higiene e proteção são essenciais à rotina da escola e, principalmente, à educação dos alunos. Isso porque a rotina contém elementos que podem (ou não) proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, biológico. São conceitos, objetivos e justificativas sobre a organização das atividades de vida diária na educação básica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q903666 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, PDEB, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, nº 9.394/1996, os currículos da educação básica devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno, EXCETO quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q903716 | Psicologia, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Técnico de Nível Superior em Psicologia, Prefeitura de Esmeraldas MG, Consulplan, 2024

Várias psicoterapias partem do pressuposto de que os problemas psicopatológicos individuais podem sofrer uma forte influência do contexto social, familiar ou das relações interpessoais atuais, que podem reforçá-los e mantê-los, criando verdadeiros círculos viciosos, ou ter um papel importante na sua solução. (Cordioli & Colb. 2008, p. 52.)
“O conceito central das terapias familiares _____________ é o reconhecimento da família como um _____________, no qual um membro influencia os demais e é por eles influenciado, tanto no sentido da saúde e da _____________ quanto da ____________ e da regressão.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.