A Política Nacional de Educação Digital (PNED) apresenta entre seus eixos
estruturantes a educação digital escolar, que tem como objetivo garantir a inserção da educação
digital nos ambientes escolares, em todos os níveis e modalidades, a partir do estímulo ao
letramento digital e informacional e à aprendizagem de computação, programação, robótica e outras
competências digitais, englobando:
✂️ a) Tecnologia assistiva, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e
serviços que objetivam promover a funcionalidade e a aprendizagem, com foco na inclusão de
pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. ✂️ b) Pensamento computacional, que envolve a conscientização a respeito dos direitos sobre o uso e o
tratamento de dados pessoais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados, a promoção da
conectividade segura e a proteção dos dados da população mais vulnerável, em especial crianças
e adolescentes. ✂️ c) Cultura digital, que se refere à capacidade de compreender, analisar, definir, modelar, resolver,
comparar e automatizar problemas e suas soluções de forma metódica e sistemática, por meio do
desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos, com aplicação de fundamentos da
computação, para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico nas
diversas áreas do conhecimento. ✂️ d) Direitos digitais, que envolve a aprendizagem sobre hardware, como computadores, celulares
e tablets, e sobre o ambiente digital com base na internet, como sua arquitetura e aplicações. ✂️ e) Mundo digital, que envolve aprendizagem destinada à participação consciente e democrática por
meio das tecnologias digitais, o que pressupõe a compreensão dos impactos da revolução digital
e seus avanços na sociedade, a construção de atitude crítica, ética e responsável em relação à
multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais e os diferentes usos das tecnologias e dos
conteúdos disponibilizados.