Início

Questões de Concursos Prefeitura de Florianópolis SC

Resolva questões de Prefeitura de Florianópolis SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q988630 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Conforme preconiza a Portaria Municipal nº 007/2014 quem deve, periodicamente, avaliar a permanência do serviço de professor auxiliar de educação especial, quanto a sua efetividade e necessidade de continuidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1042Q1014239 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Strobel (2018) assevera que as pessoas ouvintes podem ter suas construções interculturais e linguísticas em meio às produções de surdos e ouvintes. Diante dessa afirmação, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)As identidades são produzidas dentro das culturas, motivo este que justifica o porquê de estas serem culturais.

(__)No caso do intérprete de Libras, a transição entre duas culturas multifacetadas o faz flutuar entre esses meios, tornando-o uma produção cultural e fervilhando novas significações.

(__)O fato de os intérpretes de Libras transitarem entre duas línguas traz consequências além das habilidades visuais e auditivas, mas não apresenta hibridismo cultural.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q988650 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Para que as pessoas com deficiências acessem o direito à cultura, ao esporte, ao turismo e ao lazer com oportunidades igualitárias socialmente, de acordo com o previsto no artigo 42, do capítulo IX, da Lei Brasileira de Inclusão, lhes serão assegurados:

I- bens culturais em formato acessível;
II- espaços especiais em eventos culturais;
III- programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais e desportivas em formato acessível;
IV- monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos;
V- instrução, treinamento e recursos adequados de forma igualitária.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1044Q988651 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Um dos principais conceitos necessários ao entendimento das finalidades do currículo para a educação infantil é o desenvolvimento. Sobre o conceito de desenvolvimento de Zoia Prestes (2008), contido no Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), analise as afirmativas assinalando (F) falsa e (V) verdadeira.

( ) é a emergência do novo, que surge na infância, sobretudo, com a atividade do brincar, um processo ininterrupto de mudanças;
( ) não há intencionalidade na organização das condições para as relações entre as crianças;
( ) não é linear ou natural, tampouco é resultado apenas de um amadurecimento biológico;
( ) O desenvolvimento é consequência das relações sociais.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1045Q1026800 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Oceanógrafo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Em uma excursão, havia várias paradas. No início, havia uma quantidade de pessoas no ônibus que partiu de um hotel. No primeiro ponto turístico, entraram 6 novas pessoas e 3 resolveram ficar no local, não retornando ao ônibus. No segundo ponto turístico, triplicou a quantidade de pessoas que ainda estavam no ônibus. Por fim, na última parada, desceram todas as 24 pessoas que ainda estavam no ônibus. Pode-se afirmar que a quantidade de pessoas que estavam no ônibus quando ele partiu do hotel era de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q1014257 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Segundo Ferreira-Brito (1995), no processo produtivo na língua de sinais de incorporação da negação, o item a ser negado sofre alteração em um dos parâmetros, o que acarreta o aparecimento de um item de estrutura "fonético-fonológico" diferente daquele que e a sua base. O parâmetro que a autora menciona é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1047Q994807 | Pedagogia, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), as práticas pedagógicas envolvendo as TIC, desde o início, foram respaldadas pelas Diretrizes do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO/MEC), e mais tarde, em 2007, pela Carta de Florianópolis para Mídia-Educação e pela Lei Municipal n.º 8623/2011, que dispõe sobre a implantação da Educação para Mídia nas escolas municipais de Florianópolis.
Uma das ações propostas na Carta supracitada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1048Q988665 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Ensino Fundamental, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Considere a seguinte citação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016):

"É imprescindível que o currículo contemple a diversidade cultural e social da população florianopolitana, garantindo uma educação que respeite e valorize as identidades de todos os alunos."

Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor reflete os princípios da proposta curricular.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1049Q988674 | Pedagogia, Professor Auxiliar de Tecnologia Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo retratado na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) estudam estratégias conjuntas para integrar ações de popularização da ciência e letramento digital nas escolas de tempo integral em todo o Brasil.

Sobre o tema letramento analise as afirmativas abaixo.

1. O letramento digital não é um requisito para a inclusão digital no mundo atual;
2. O letramento digital é um requisito para o exercício da cidadania;
3. O letramento digital é substitutivo dos processos de ensino aprendizagem de alfabetização e letramento do ensino tradicional da educação básica.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1050Q994831 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação inclusiva no município de Florianópolis é regulamentada por um conjunto de documentos que estabelecem diretrizes para o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Com base nisso, qual é o documento oficial que regulamenta a educação inclusiva na rede municipal de ensino de Florianópolis?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1051Q988444 | Pedagogia, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo o documento "Recontextualização Curricular: a BNCC e os documentos curriculares da Rede Municipal de Educação Infantil", a BNCC (2017) apresenta uma concepção de educação integral dos sujeitos, visando a formação e o desenvolvimento humano global, de maneira a “promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades” (BRASIL, 2017, p. 14).
No que se refere à Educação Infantil, o texto explicita as concepções de cuidar e educar e estabelece os termos como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1052Q988455 | Português, Conotação e Denotação, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em qual alternativa há denotação no trecho em negrito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1053Q988712 | Pedagogia, Professor de Anos Iniciais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O currículo escolar da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis se configura em uma divisão por Áreas do Conhecimento, as quais possuem subgrupos chamados de componentes curriculares. Marque a alternativa que apresenta a resposta correta sobre as áreas contempladas na referida proposta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1054Q988458 | Português, Tipologia Textual, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia os textos a seguir e marque a opção correta quanto aos comentários a respeito de cada um deles.
Texto 1- RECEITA DE OLHAR – Roseana Murray
nas primeiras horas da manhã desamarre o olhar deixe que se derrame sobre todas as coisas belas o mundo é sempre novo e a terra dança e acorda em acordes de sol faça do seu olhar imensa caravela
MURRAY, Roseana. Receita de olhar. São Paulo, FTD, 1997. p. 44.

Texto 2 - Suco do bom humor - Por Equipe Gold 360
Preparo - 00h10min Serve até 2 Nível Fácil
Ingredientes • 2 fatias de abacaxi picadas • 1 banana-nanica picada • ½ xícara (chá) de framboesas • 1 e ½ xícara (chá) de água gelada
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto e sirva.
Suco do bom humor - Ana Maria Braga (globo.com)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1055Q901674 | Geologia, Geologia do Brasil, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

O município de Florianópolis tem uma diversidade geológica e geomorfológica, que resulta em paisagens admiradas por turistas e pela população local. A ampla procura por turismo sazonal aumenta exponencialmente a população da região. A ocupação urbana se dá de forma bastante heterogênea, com áreas de maior concentração e áreas com ocupação mais esparsas e/ou não ocupadas. Ainda, o município apresenta uma distribuição pluviométrica anual média de 1.734 mm/ano, com períodos de maior incidência de chuvas concentradas em determinadas épocas do ano. Considerando esses dados e sua correlação com agentes predisponentes e deflagradores e cenários de risco geológico, hidrológico e erosões hídricas, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1056Q901676 | Geologia, Geologia Histórica, Geólogo, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

O registro geológico nem sempre é contínuo, o que se materializa na forma de hiatos ou discordâncias. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)As discordâncias são superfícies limítrofes entre duas camadas que foram depositadas com um intervalo de tempo entre elas e representam uma lacuna no registro. (__)Discordância angular ocorre quando um pacote superior de camadas está sobreposto a rochas metamórficas ou ígneas. (__)Desconformidade é uma discordância em que o conjunto superior de camadas está sobreposto a uma superfície erosiva desenvolvida sobre um pacote de camadas não deformado e disposto na posição horizontal.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1057Q988462 | Gestão de Pessoas, Relacionamento interpessoal, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A empatia no trato cotidiano com os colegas de trabalho e público em geral é considerada uma característica essencial para o convívio adequado, ou seja, nas situações de convivência social. Sobre empatia é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1058Q994869 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Geografia, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Qual das alternativas abaixo apresenta a melhor justificativa para a utilização de tecnologias digitais no ensino de Geografia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q988470 | Pedagogia, Gestão Escolar, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O Administrador Escolar deve garantir o funcionamento eficaz da instituição de ensino. Diante dessa afirmativa e sobre as funções do Administrador Escolar, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q988478 | Pedagogia, Gestão Escolar, Administrador Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O administrador escolar deve desempenhar múltiplas funções essenciais para o bom funcionamento da escola. Sobre as atribuições e competências do administrador na gestão escolar analise as afirmativas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.