Início

Questões de Concursos Prefeitura de Florianópolis SC

Resolva questões de Prefeitura de Florianópolis SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1181Q994793 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo, com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o que deve incorporar-se à ação pedagógica como um ponto de intersecção entre a teoria e a prática, entre os conhecimentos produzidos nas universidades e aqueles localizados na prática cotidiana escolar, produzidos pelos sujeitos que dela fazem parte (professores/as, estudantes, orientadores/as, supervisores/as, funcionários/as e comunidade)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1182Q988653 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o Art. 7º, da Lei Brasileira de Inclusão é dever de quem comunicar à autoridade competente qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1183Q994806 | Pedagogia, Interdisciplinaridade e Contextualização, Orientador Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre interdisciplinaridade, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1184Q994813 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Professor de Dança, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Se baseia na ideia de que a comunicação é essencial para o desenvolvimento social e educativo, e propõe a criação de ambientes e práticas pedagógicas que incentivem o diálogo, a participação e a autonomia, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e bem informados. Essa afirmativa é a concepção de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1185Q994827 | Pedagogia, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) propõe uma educação inclusiva e democrática, enfatizando a valorização da diversidade e o respeito às identidades dos alunos.
Analise o trecho abaixo e, com base nele, assinale a alternativa correta.
"A escola deve ser um espaço de acolhimento e reconhecimento das diferenças, promovendo a inclusão e a equidade, e garantindo o direito de aprender a todos os estudantes, respeitando suas individualidades e contextos sociais." (A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016, pág.35)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1186Q994834 | Pedagogia, Educação Infantil, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com Piaget, nos jogos, as crianças encontram oportunidades para construir o entendimento sobre cooperação e competição.
Dada a importância dos jogos, assinale a alternativa que melhor explica a principal diferença entre jogos cooperativos e competitivos no contexto da educação física escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1187Q988441 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia a crônica de Carlos Drummond de Andrade – ANTIGAMENTE.
Antigamente as moças chamavam-se “mademoiselles” e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhe pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia.
As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesse entremente, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passava a manta e azulava, dando às de Vila-Diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar a fresca; e também tomavam cautela de não apanhar o sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano. Estes, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas e até em calças pardas; não admira que dessem com os burros n’água.
Havia os que tomavam chá em criança e, ao visitarem uma família da maior consideração, sabiam cuspir na escarradeira. Se mandavam seus respeitos a alguém, o portador garantia-lhes: “Farei presente”. Outros, ao cruzarem com um sacerdote, tiravam o chapéu, exclamando: “Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo”; ao que o cumprimentado respondia: “Para sempre seja louvado”. E os eruditos, se alguém espirrava – sinal de defluxo – eram impelidos a exortar: “Dominus tecum”.
Embora sem saber da missa a metade, os presunçosos queriam ensinar padre-nosso ao vigário, e com isso punham a mão em cumbuca. Era natural que com eles se perdesse a tramontana. A pessoa cheia de melindres ficava sentida com a desfeita que lhe faziam quando, por exemplo, insinuavam que seu filho era artioso. É verdade que às vezes os meninos eram encapetados, e chegavam a pitar escondido atrás da igreja. As meninas não: verdadeiros cromos, umas teteias.
Antigamente, certos tipos faziam negócios e ficavam a ver navios; outros eram pegados com a boca na botija, contavam tudo tintim-por-tintim e iam comer o pão que o diabo amassou, lá onde Judas perdeu as botas.
Uns raros amarravam cachorros com linguiça. E alguns ouviam cantar o galo, mas não sabiam onde. As famílias faziam sortimento na venda, tinham conta no carniceiro e arrematavam qualquer quitanda que passasse à porta, desde que o moleque do tabuleiro, quase sempre um “cabrito”, não tivesse catinga. Acolhiam com satisfação a visita do cometa, que, andando por ceca e meca, traziam as novidades “de baixo”, ou seja, do Rio de Janeiro. Ele vinha dar uma prosa e deixar presente ao dono da casa um canivete roscofe. As donzelas punham carmim e chegavam à sacada para vê-lo apear do macho faceiro. Infelizmente, alguns eram mais que velhacos: eram grandessíssimos tratantes.
Acontecia o indivíduo apanhar uma constipação; ficando perrengue, mandava um próprio chamar o doutor e, depois, ia à botica para aviar a receita, de cápsulas ou pílulas fedorentas. Doença nefasta era a phtysica.
Antigamente os sobrados tinham assombrações; os meninos, lombrigas; asthma, os gatos; os homens portavam ceroulas, botinas e capa de goma; a casimira tinha de ser superior e mesmo X.P.T.O. London; não havia fotógrafos, mas retratistas e os cristãos não morriam: descansavam. Mas tudo isso era antigamente, isto é, outrora.
(Carlos Drummond de Andrade, Quadrante, 14ª Edição, Rio de Janeiro, Editora do Autor, 1966)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1188Q901658 | Meio Ambiente, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A fiscalização de um empreendimento, submetido ao processo de licenciamento ambiental, visa garantir um controle permanente, assegurando a supervisão adequada de todas as etapas. Seu objetivo é monitorar de forma contínua o cumprimento das normas ambientais estabelecidas, visando minimizar os impactos ambientais adversos. Isso posto, avalie as afirmativas a seguir, que contemplam as atividades de fiscalização, acompanhamento e monitoramento dos impactos ambientais gerados pelo empreendimento:

I.O empreendedor é responsável por propor e executar o programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos decorrentes da implantação do empreendimento, incluindo a coleta de dados e a elaboração de relatórios técnicos. II.O órgão ambiental licenciador deve acompanhar e fiscalizar o programa proposto pelo empreendedor, avaliando sua eficácia na mitigação dos impactos ambientais e garantindo o cumprimento das condicionantes estabelecidas na licença ambiental. III.Além de monitorar as atividades periodicamente, o órgão ambiental competente tem o papel de legislar para proteger o meio ambiente e reduzir as consequências negativas das atividades humanas sobre os ecossistemas. IV.O programa de acompanhamento e monitoramento deve ser elaborado de forma abrangente, englobando todas as partes interessadas e os diversos setores envolvidos. Essa abordagem visa garantir a representatividade de diferentes perspectivas e a eficácia das medidas de fiscalização ambiental. V.Em casos de descumprimento das condicionantes ambientais estabelecidas na licença, o órgão ambiental competente deve aplicar medidas corretivas e punitivas, visando à regularização das atividades e à minimização dos impactos ambientais.

É correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1189Q994843 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Professor de Educação Física, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A utilização de mídias, educomunicação e tecnologias na Educação permite novas abordagens pedagógicas e favorece o desenvolvimento de competências digitais. Sobre a aplicação desses recursos no contexto educacional, analise as afirmativas a seguir:
I- A educomunicação ajuda o estudante a desenvolver pensamento crítico, expressão e habilidades digitais, tornando-o um participante ativo na criação e análise de conteúdo;
II- O uso de tecnologias deve estar restrito ao desenvolvimento de habilidades técnicas, ampliando o aprendizado;
III- As mídias podem ser integradas de forma interdisciplinar, enriquecendo o aprendizado e a participação dos alunos.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1190Q988446 | Direito Constitucional, Monitor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

Assinale a alternativa correta que corresponda ao capítulo da Constituição que está assegurado o direito acima apresentado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1191Q1071662 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Professor de Artes Cênicas e Teatro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Estudar dos diversos elementos da composição teatral é de grande importância para a formação artística e estética do estudante, uma vez que o Teatro é uma atividade complexa que trabalha com a construção de signos que se dão por meio das imagens, das palavras, dos sons, dos gestos e dos silêncios. Nesse sentido, o estudo de cenografia, sonoplastia, figurino e adereços é importante para o ensino aprendizado do teatro. No que diz respeito ao estudo da cenografia na escola, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1192Q910129 | Enfermagem, Primeiros Socorros, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

A hipoglicemia é considerada o efeito adverso mais comum associado ao uso da insulina. É caracterizada como um episódio em que a glicose sanguínea se apresenta ≤70 mg/dl que expõe a pessoa a um perigo em potencial. Os principais sintomas são: palpitações, palidez, taquicardia, dificuldade para falar, tremores, ansiedade, sudorese, fome, parestesias, visão borrada, irritabilidade, mudança de comportamento, fadiga, confusão, convulsões e perda de consciência. Sobre esse tema e as condutas de enfermagem nos episódios de hipoglicemia, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:

Primeira coluna: valor

1.Valor de glicemia entre 50-70mg/dL.

2.Valor de glicemia < 50mg/dL e/ou inconsciente

Segunda coluna: característica

(__)Se a pessoa estiver inconsciente e/ou não conseguir deglutir por risco de comprometimento das vias aéreas, realizar interconsulta com médico(a).

(__)Puncionar acesso venoso (Enfermeiro/Técnico); instalar Soro Glicosado 5%, para manter acesso venoso; manter a pessoa em decúbito lateral para evitar broncoaspiração; fornecer comida assim que possa comer com segurança.

(__)Se a pessoa estiver consciente e conseguir deglutir sem comprometimento das vias aéreas: ofertar 15-20g de carboidratos simples (uma colher de sopa de açúcar dissolvida em água, uma colher de sopa de mel, um copo de 200ml de refrigerante comum não diet, um copo de suco de laranja integral); verificar a glicose novamente em 15 minutos.

(__)Se recuperação incompleta, manter Soro Glicosado 5% 1L EV a cada 6 horas; para prescrição de glicose 50% (25mL em 1-3 min), realizar interconsulta com o médico. Realizar encaminhamento/investigação, se necessário.

(__)Se glicemia continuar abaixo do padrão estabelecido, ofertar o carboidrato simples novamente; assim que glicemia estiver dentro do padrão esperado, oferecer um pequeno lanche.

(__)Após episódios de hipoglicemia, aguardar de 45 a 60 minutos para atividades que exijam atenção, como dirigir; revisar uso dos medicamentos e alimentação.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1193Q910134 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2024

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, a Atenção Básica (AB) é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas, que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. A respeito da AB, analise as afirmativas a seguir:

I. Atenção Básica em Saúde (ABS) e Atenção Primária à Saúde (APS) devem ser entendidas como sinônimos, devido à incorporação do princípio da integralidade como direito à saúde.

II. AB se refere apenas às ações e serviços públicos de saúde, mesmo que executados por serviços complementares contratados.

III. A partir de 2019, a equipe de ABS pode ter a atuação da equipe com carga horária semanal de 30h semanais, desde que cubra 50% da população adscrita.

É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1194Q994883 | Pedagogia, Professor de História, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Mais produtivo do que simplesmente criticar os traços característicos das culturas juvenis é assumir nossa ignorância acerca delas, e desenvolver estratégias para compreender suas demandas e os modos pelos quais a juventude é vivida na escola (Dayrell, 2007). Isso não obriga ninguém a gostar das marcas das culturas juvenis, muito menos a se inserir nelas, e nem elimina a possibilidade de que se possa criticá-las. Querer conhecer as culturas juvenis, nas quais nossos alunos estão imersos, é uma atitude de respeito para com eles, mesmo que venhamos a discordar de muito do que elas propõem. (...) A coleta de dados recaiu sobre os elementos visuais mais destacados ao observar os alunos da escola. (…) Os alunos ficaram francamente admirados, e suas opiniões oscilaram entre desconfiar que eles estivessem sendo vigiados e valorizar que finalmente o que eles diziam e pensavam fazia parte das aulas. De todo modo, houve um nítido interesse na discussão e uma renovada atenção nas atividades.
Fonte: SEFFNER, Fernando. De fontes e mananciais para o ensino de História in: RODRIGUES, Rogério Rosa. Possibilidades de pesquisa em História. São Paulo: Contexto, 2017, p. 253-254.
A partir do texto, avalie as frases a seguir acerca das relações entre os docentes e as identidades juvenis.
1. Compreender as culturas juvenis presentes na escola é uma forma de respeito aos alunos, mesmo que o professor discorde de certos aspectos dessas culturas;
2. Para se relacionar com as culturas juvenis, os professores precisam necessariamente gostar e se inserir nessas manifestações, eliminando qualquer crítica possível;
3. Ao demonstrar interesse pelas culturas juvenis, os professores podem despertar maior engajamento e atenção dos alunos nas atividades escolares;
4. Assumir a ignorância sobre as culturas juvenis e buscar conhecê-las contribui para uma postura mais produtiva e dialógica em sala de aula, ampliando a compreensão das demandas dos jovens;
5. Observar e coletar dados sobre as expressões visuais dos alunos leva os estudantes a se sentirem vigiados, sem gerar discussões produtivas ou interesse nas atividades escolares.

Assinale a alternativa que indica as frases que estão em acordo com a proposta do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1195Q1019469 | Espanhol, Ensino de Língua Espanhola, Professor de Espanhol, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2021

La Ley 10.639/03 que altera la LDB representa un avance de las reivindicaciones del movimiento negro en la educación al hacer obligatoria la enseñanza del tema étnico-racial e indígena en las enseñanzas fundamentales y medias y favorecen la política de reconocimiento de las relaciones raciales.

FERREIRA, E.S.; VIEIRA, J.J.; VIEIRA, A.L.C. Relaciones étnico-raciales y saberes docentes en la escuela de educación […], in Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. V.15, n.1, 2020. https://www. redalyc.org/journal/6198/619864611016/html/

Con base en el texto, en lo que se refiere a la Ley, señale la alternativa correcta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1196Q1019477 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Professor de Espanhol, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2021

Casco (2009) subraya la importancia de los mapas conceptuales como herramientas para fomentar las capacidades de comprensión auditiva y escrita, en tanto en cuanto ofrecen una visión general y conceptualizada de la información, soslayando los problemas de comprensión formales de la lengua. También reconoce su valor para la producción escrita y oral, ya que puede suponer una buena herramienta de apoyo informativo, claro y fiable, sobre el cual desarrollar un discurso (oral u escrito). Por ello, la autora concluye el valor multifuncional de los mapas conceptuales para el aprendizaje de una lengua extranjera.

CARMONA SANDOVAL, A. Los mapas conceptuales en la clase de ELE para fines específicos […], in marcoELE, Rev. de didáct. Esp. Leng. extranjera, n. 31, 2020. p. 9. https://marcoele.com/descargas/31/carmona-mapas-conceptuales.pdf

Con relación a los mapas conceptuales, señale la alternativa correcta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1197Q1023575 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Texto associado.

Plurilingualism and translanguaging: commonalities and divergences

Both plurilingual and translanguaging pedagogical practices in the education of language minoritized students remain controversial, for schools have a monolingual and monoglossic tradition that is hard to disrupt, even when the disrupting stance brings success to learners. At issue is the national identity that schools are supposed to develop in their students, and the Eurocentric system of knowledge, circulated through standardized named languages, that continues to impose what Quijano (2000) has called a coloniality of power.

All theories emerge from a place, an experience, a time, and a position, and in this case, plurilingualism and translanguaging have developed, as we have seen, from different loci of enunciation. But concepts do not remain static in a time and place, as educators and researchers take them up, as they travel, and as educators develop alternative practices. Thus, plurilingual and translanguaging pedagogical practices sometimes look the same, and sometimes they even have the same practical goals. For example, educators who say they use plurilingual pedagogical practices might insist on developing bilingual identities, and not solely use plurilingualism as a scaffold. And educators who claim to use translanguaging pedagogical practices sometimes use them only as a scaffold to the dominant language, not grasping its potential. In the United States, translanguaging pedagogies are often used in English-as-a-Second Language programs only as a scaffold. And although the potential for translanguaging is more likely to be found in bilingual education programs, this is also at times elusive. The potential is curtailed, for example, by the strict language allocation policies that have accompanied the growth of dual language education programs in the last decade in the USA, which come close to the neoliberal understanding of multilingualism espoused in the European Union.

It is important to keep the conceptual distinctions between plurilingualism and translanguaging at the forefront as we develop ways of enacting them in practice, even when pedagogies may turn out to look the same. Because the theoretical stance of translanguaging brings forth and affirms dynamic multilingual realities, it offers the potential to transform minoritized communities sense of self that the concept of plurilingualism may not always do. The purpose of translanguaging could be transformative of socio-political and socio-educational structures that legitimize the language hierarchies that exclude minoritized bilingual students and the epistemological understandings that render them invisible. In its theoretical formulation, translanguaging disrupts the concept of named languages and the power hierarchies in which languages are positioned. But the issue for the future is whether school authorities will allow translanguaging to achieve its potential, or whether it will silence it as simply another kind of scaffold. To the degree that educators act on translanguaging with political intent, it will continue to crack some openings and to open opportunities for bilingual students. Otherwise, the present conceptual differences between plurilingualism and translanguaging will be erased.

Source: GARCÍA, Ofelia; OTHEGUY, Ricardo. Plurilingualism and translanguaging: Commonalities and divergences. International Journal of Bilingual Education and Bilingualism, v. 23, n. 1, p. 17-35, 2020.

Garcia e Otheguy (2020)

Literacy in an additional language, often referred to as "second language literacy" or "bilingual literacy," encompasses the ability to read, write, understand, and effectively ____________ using a language other than one's native or primary language.

Select the option that correctly fills the gap in the statement:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1198Q988512 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A educação inclusiva e especial está embasada em princípios que visam garantir o direito à educação para todos, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. Com base nos fundamentos da educação inclusiva e especial, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1199Q988515 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Política Nacional de Educação Inclusiva no Brasil é baseada em marcos legais que asseguram o direito à educação para todas as pessoas, com ou sem deficiência, visando à eliminação de barreiras e à promoção da igualdade de oportunidades.
Conforme o artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996: "A educação especial, para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, será oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, em todos os níveis, etapas e modalidades, assegurado o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos."
Com base no Art. 58 e seus parágrafos, analise as alternativas e assinale a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1200Q1019000 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2018

Conviene subrayar la importancia de corregir los errores producidos por los alumnos en la expresión escrita […]. Por un lado, la corrección permite al docente verificar el método didáctico que adopta en clase y lo ajusta según las necesidades de sus aprendices. Por otro lado, la corrección ayuda al alumno a desarrollar la capacidad de ser mucho más autónomo y le orienta hacia la autocorrección, que consideramos como un requisito fundamental e imprescindible para la adquisición de una lengua extranjera. Además, la corrección identifica los puntos débiles en la lengua que el alumno tiene que mejorar, evita la fosilización de las formas incorrectas que comete y le deja superar su propia inseguridad y ansiedad.


Bensaada Guenaoui, Amaría (2017): «La corrección de la expresión escrita: aspectos cognitivos y afectivos». En Actas del 3 CongresoInternacional SICELE. Investigación e innovación en ELE. Evaluación yvariedad lingüística del español. <http://cvc.cervantes.es/ensenanza/ biblioteca_ele/sicele/018_bensaada.htm>


En lo que se refiere a la corrección de errores, señale la alternativa correcta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.