Questões de Concursos Prefeitura de Goiânia GO

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41Q723788 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Uma substância química orgânica, naturalmente presente no organismo de vários mamíferos, chamada fosfoetanolamina, vem sendo anunciada por diversos meios de comunicação como a cura para o câncer. A grande polêmica sobre esse medicamento foi causada pelo fato de o governo federal ter aprovado sua produção, a despeito
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42Q323956 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A ampliação gradativa da jornada escolar no Brasil está prevista na LDBEN/9394/1996. Madeleine Compère (1997) informa que em países europeus as crianças menores ficam menos tempo na escola, e esse tempo se amplia para crianças maiores e para os adolescentes. No Brasil, as pesquisas mostram que são as crianças menores que permanecem mais tempo na escola (Cavaliere, 2006, p. 96). Esta tipicidade da escola brasileira evidencia a presença de:
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43Q327098 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage. A primeira matriz de socialização infantil é
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44Q324529 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A orientação contida nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, em relação ao período integral, é para que as instituições recebam crianças por até no máximo a seguinte quantidade de horas diárias:
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45Q320498 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

"Como ser capaz de desenvolver práticas interdisciplinares, tendo uma frágil base disciplinar?" Esta pergunta decorre de pesquisa realizada por Gatti (2008) sobre o currículo de instituições formadoras de pedagogos. A referida autora mostra que apenas 7,5% dos conteúdos que compõem o currículo dos cursos de pedagogia dizem respeito àquilo que será ensinado pelos futuros professores. Ao evidenciar este aspecto da formação inicial de professores, Gatti (2008) coloca em questão a capacidade do pedagogo em propor práticas interdisciplinares qualificadas. Nesta perspectiva, interdisciplinaridade é:
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46Q325990 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Uma ação pedagógica consciente, que estabelece uma visão integrada do desenvolvimento da criança pequena, com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância, implica realizar uma ação integradora entre
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47Q321173 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

No que se refere à qualidade da Educação Infantil, os documentos instituem várias diretrizes. Uma delas diz respeito à proporção adulto – criança na realização do trabalho diário. Segundo os parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil, essa proporção para o grupo de crianças de três anos deve ser a de um professor para cada
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48Q814229 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

A LDB estabelece que a educação infantil faz parte da primeira etapa da educação básica, devendo integrar-se ao sistema de ensino. Define que os educadores infantis, professores de creche e pré-escolas deverão ter a formação mínima de ensino
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49Q325541 | Pedagogia, Auxiliar de Atividades Educativas, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

As instituições públicas de Educação Infantil no Brasil são
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50Q322644 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

"O entendimento de que os sujeitos não são meros assimiladores de conhecimento dá ao professor uma nova responsabilidade na organização do ensino" (MOURA, 2001, p. 150; in: CASTRO; CARVALHO, 2001). Conforme esta concepção,
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51Q320393 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Profissional da Educação II, Prefeitura de Goiânia GO, UEG

Nos novos livros didáticos, substitutos das antigas cartilhas, verifica-se um rico repertório textual, com práticas frequentes de leitura de gêneros escritos variados. Esses novos materiais utilizados no processo de alfabetização revelam uma preocupação atual em se trabalhar de maneira articulada:
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