Início

Questões de Concursos Prefeitura de Gravatá PE

Resolva questões de Prefeitura de Gravatá PE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q855933 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Arquiteto, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. O argumento “continuar_box”, na função VALORCUBO, no Microsoft Excel, deve ser preenchido com um valor numérico igual ou maior que “1” para indicar o número de linhas a serem exploradas pela função no campo (ou “box”) especificado. II. O argumento “Campo”, na função BDVARP, no Microsoft Excel, é obrigatório e indica a coluna que será usada na função. Para usar corretamente essa função e esse argumento, o usuário deve digitar o rótulo da coluna entre aspas, como “Idade” ou “Rendimento”, ou como um número (sem aspas) que represente a posição da coluna dentro da lista: 1 para a primeira coluna, 2 para a segunda coluna e assim por diante. III. A função CILMÍN, no Microsoft Excel, possui o argumento “cont_mín”, que indica a quantidade de resultados que devem ser considerados no cálculo da média a ser investigada pela função.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q857745 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Auditor, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. O argumento “Critérios”, na função BDVARP, no Microsoft Excel, é obrigatório e especifica o intervalo de células que contém as condições especificadas pelo usuário para a função. Nesse caso, o usuário pode usar qualquer intervalo para o argumento de critérios, desde que ele inclua pelo menos um rótulo de coluna e pelo menos uma célula abaixo do rótulo de coluna para especificar uma condição para a coluna. II. O argumento “valor_hiper”, na função BDMÉDIA, no Microsoft Excel, retorna o valor que atende a um conjunto de critérios nominativos da função especificada pelo usuário e exibe o resultado através de uma disposição da opção “Formatação Condicional”. III. A função BDMÁX, no Microsoft Excel, retorna o maior número em um campo (coluna) de registros em uma lista ou banco de dados que coincida com as condições especificadas pelo usuário.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

603Q840639 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. Uma boa aquisição de medicamentos deve considerar primeiro o que comprar (seleção); quando e quanto comprar (programação); e como comprar. O monitoramento e a avaliação dos processos são fundamentais para aprimorar a gestão e intervir nos problemas.

II. Os fármacos orais são facilmente autoadministrados, e a toxicidade e/ou a dosagem excessiva podem ser neutralizadas com antídotos como o carvão ativado. Porém, as vias envolvidas na absorção oral são as mais complicadas, e o baixo pH do estômago inativa alguns fármacos.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

604Q850204 | Técnicas de Vendas e Negociação, Qualidade no Atendimento ao Público, Arquiteto, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. Ser cortês, ter disponibilidade, urbanidade e atenção, respeitando a capacidade e as limitações individuais de todos os usuários do serviço público, promovendo a ampla distinção de raça, sexo, nacionalidade, cor, idade, religião, cunho político e posição social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral, são deveres fundamentais do servidor público municipal. II. Entre os deveres fundamentais do servidor público, pode-se incluir o de resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q857891 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Arquiteto, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. A função BDEXTRAIR, no Microsoft Excel, extrai um único valor em uma coluna de uma lista ou banco de dados que coincide com as condições especificadas pelo usuário. II. O argumento “Banco de dados”, na função BDVARP, no Microsoft Excel, é obrigatório. Esse argumento especifica o intervalo de células da lista ou do banco de dados. III. O argumento “flu_otimizar”, na função BDVARP, no Microsoft Excel, deve ser preenchido com o valor “1”, se o usuário deseja que a função retorne um resultado preciso; e com o valor “0”, se o usuário deseja visualizar um resultado aproximado da função.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

606Q846381 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direitos Fundamentais no ECA, Pedagogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O direito à igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola é assegurado às crianças pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

II. É dever do Estado assegurar ao adolescente o acesso ao Ensino Fundamental, obrigatório e gratuito, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

607Q851062 | Direito Financeiro, A Receita Pública, Economista, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Lei Complementar nº 101, de 2000, define operação de crédito como o compromisso financeiro assumido em razão de arrendamento mercantil, exclusivamente.

II. Como disposto na Lei Complementar nº 101, de 2000, o conceito de operação de crédito refere-se ao compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros.

III. A Lei Complementar nº 101, de 2000, define a dívida pública consolidada como o montante total, apurado com duplicidade, das obrigações financeiras do ente municipal.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

608Q846203 | Educação Física, Modalidades Esportivas, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O voleibol é um esporte que exige um elevado gasto energético por parte dos seus praticantes. Os movimentos de quicar a bola no chão da quadra, arremessar a bola e pular em direção à cesta para marcar um ponto costumam representar um exercício físico completo, que movimenta todos os principais grupos musculares.

II. O objetivo do futsal é fazer a bola passar sobre a rede de modo que a bola toque no chão dentro da quadra adversária. O futsal é um desporto olímpico que deve ser praticado nas modalidades individual ou em duplas e, em competições oficiais, é praticado em três tempos de sete minutos, cada.

III. Ainda que a competição pareça ser algo inerente ao trabalho com o atletismo, o professor deverá ter o cuidado de tratá-la como um fator que favoreça a motivação de todas as crianças, pensando em estratégias para não gerar a exclusão de alguns alunos do processo educativo.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q854667 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Guarda Municipal, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Adquirir, vender ou ter em depósito matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, é uma ação sujeita à pena de reclusão de 10 (dez) meses e pagamento de 50 (cinquenta) dias-multa, de acordo com a Lei Federal nº 11.343, de 2006, em seu artigo 33, § 1º, inciso I.

II. Vender ou entregar drogas ou matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas, sem autorização ou em desacordo com a determinação legal ou regulamentar, a agente policial disfarçado, quando presentes elementos probatórios razoáveis de conduta criminal preexistente, é uma conduta sujeita à pena de reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa, conforme determina a Lei Federal nº 11.343, de 2006, em seu artigo 33, § 1º, inciso IV.

III. Quem semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas, estará realizando uma prática cuja pena prevista é de multa e prestação de serviços comunitários, de acordo com as disposições da Lei Federal nº 11.343, de 2006, em seu artigo 33, § 1º, inciso II.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

610Q842901 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Analista Clínico, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei nº 8.080, de 1990, como um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

II. O SUS deve obedecer a uma série de princípios, dentre os quais é possível citar o da preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

611Q856759 | Informática, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Assistente Administrativo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A função IRVST.ON, no Microsoft Excel, retorna a probabilidade de um resultado de teste usando uma distribuição binomial. A sintaxe dessa função compreende, entre outros, o argumento “Taxa”, que representa a taxa de juros aplicada ao valor presente de um investimento.

II. A função SEFIS, no Microsoft Excel, retorna a referência às células com valores inteiros representativos de datas e que obedecem a uma restrição específica ou a um conjunto de regras que delimitam as condições de prazo final e juros de um título.

III. A função BD, no Microsoft Excel, retorna a depreciação de um ativo para um período especificado, usando o método de balanço de declínio fixo. A sintaxe dessa função é dada por: BD(custo, recuperação, vida_útil, período, [mês]).

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

612Q855744 | Direito Administrativo, Licitações e Lei 8666 de 1993, Arquiteto, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir: I. O Governo deve dar publicidade a todos os seus atos administrativos, incluindo, mas não estando limitados a: licitações, despesas públicas, contratação de pessoal, atos relacionados à segurança nacional, atos relacionados às investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, ainda que previamente declarados sigilosos. II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

613Q848363 | Ética na Administração Pública, Introdução, Nutricionista Escolar, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

614Q843252 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Médico ESF, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A educação em saúde é um processo educativo de construção de conhecimentos em saúde.

II. A promoção à saúde do(a) idoso(a) inclui algumas diretrizes, como a formação e a educação permanente dos(as) profissionais de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

615Q846325 | Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, Professor de Educação Física, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Fomentar a articulação da escola com os diferentes espaços educativos, culturais e esportivos e com equipamentos públicos, como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros, cinemas e planetários, é uma das estratégias da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

II. Implantar, ao longo do Plano Nacional de Educação (PNE), salas de recursos multifuncionais e fomentar a formação continuada de professores e professoras para o atendimento educacional especializado nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas é uma das estratégias da Meta 4 do PNE, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.

III. Apoiar a ampliação das equipes de profissionais da educação para atender à demanda do processo de escolarização dos (das) estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo a oferta de professores (as) do atendimento educacional especializado, profissionais de saúde, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, tradutores (as) e intérpretes de Libras, guias-intérpretes para surdos-cegos, professores de Libras e professores bilíngues, é uma das estratégias da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, de acordo com a Lei Federal nº 13.005, de 2014.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

616Q856831 | Direito Constitucional, Ordem Social, Médico do Trabalho, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, o Estado tem o dever de garantir a saúde das pessoas, não havendo, dessa forma, qualquer responsabilidade das pessoas ou das famílias com a manutenção da própria saúde.

II. Prover o atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, causando prejuízo aos serviços assistenciais, é uma diretriz de atuação do Sistema Único de Saúde.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

617Q554495 | Informática, Outros, Técnico, Prefeitura de Gravatá PE, IPAD

Analise as afirmativas abaixo, acerca do que normalmente deve ser feito para iniciar a instalação do sistema operacional Windows ou Linux.

1. Configurar o computador para realizar a inicialização primeiro pelo HD.

2. Coletar todas as informações sobre o endereço de rede a ser utilizado (endereço IP, máscara de sub-rede, etc.).

3. Realizar backup dos arquivos desejados, pois a instalação de um sistema operacional requer a formatação de todas as unidades de disco.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q848158 | Ética na Administração Pública, Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil, Bibliotecário, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

II. Os códigos de ética, tanto o federal, quanto os municipais, são um conjunto de normas que dizem respeito à conduta dos servidores dentro de seu serviço, além de penalidades a serem aplicadas pelo não cumprimento dessas normas. Algumas categorias profissionais possuem ainda códigos próprios da profissão, muitos dos quais estimulam o desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse sentido, deve o servidor público municipal abster-se dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exercício de suas funções, pois o seu objetivo é trabalhar pelo bem comum, não em benefício próprio.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

619Q847651 | Ética na Administração Pública, Código De Ética Profissional Do Servidor Público Civil, Contador, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O Governo deve dar publicidade a todos os seus atos administrativos, incluindo, mas não estando limitados a: licitações, despesas públicas, contratação de pessoal, atos relacionados à segurança nacional, atos relacionados às investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, ainda que previamente declarados sigilosos.

II. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

620Q848171 | Psicologia, Psicologia do desenvolvimento, Psicólogo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os grupos formados por pacientes de baixo nível de funcionamento, com alcance de atenção mais curto e que podem tolerar somente estímulos sociais limitados, exigem sessões mais curtas. Encontros de 45 a 60 minutos permitirão que esses grupos mantenham sua coesão e se focalizem sobre um número limitado de questões, sem esgotar as capacidades dos pacientes mais frágeis. Para aqueles grupos que se encontram com menor frequência ou que se centralizam em um trabalho interacional com nível de funcionamento superior, são necessários pelo menos 90 minutos de sessão, para que se obtenham resultados.

II. Contribuir com o desenvolvimento de técnicas inclusivas para alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou comportamentais é uma atividade vedada ao psicólogo na equipe multidisciplinar da instituição de ensino.

III. Para Vygotsky, as funções psicológicas emergem e se consolidam no plano da ação entre pessoas e tornam-se internalizadas. O plano interno não é a reprodução do plano externo, pois ocorrem transformações ao longo do processo de internalização que os tornam diferentes. Do plano interpsíquico, as ações passam para o plano intrapsíquico. Considera, portanto, as relações sociais como constitutivas das funções psicológicas do homem. Essa visão de Vygotsky deu o caráter interacionista à sua teoria.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.