Início Questões de Concursos Prefeitura de Guaíra PR Resolva questões de Prefeitura de Guaíra PR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Prefeitura de Guaíra PR Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1Q323648 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem: ✂️ a) o "saber ser e conviver", pois diz respeito a valores, normas e atitudes. ✂️ b) o "saber dizer" que se relaciona à aprendizagem de conceitos e informações. ✂️ c) o "saber fazer" que tem a ver com a questão dos procedimentos. ✂️ d) a fragmentação e o divórcio entre os objetivos e as finalidades da instituição escolar. ✂️ e) a necessária dissociação das questões intelectuais ou conceituais das questões sociais e afetivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 2Q323775 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROBrincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância. O brincar é a ferramenta, por excelência, para a criança aprender a ✂️ a) gastar suas energias. ✂️ b) viver e criar cultura; brincando a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico e social. ✂️ c) relaxar. ✂️ d) vivenciar uma recreação com regras inventadas e dirigidas pelos adultos. ✂️ e) obedecer a normas, regras e limites, sobretudo a partir dos jogos com regras estabelecidas pelos adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 3Q321480 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROMaria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar ✂️ a) um alcance homogêneo e simultâneo por parte das crianças, apropriando-se da leitura e da escrita. ✂️ b) a infância, não possibilitando um contato da criança com a leitura e a escrita, pois levam à escolarização precoce. ✂️ c) apenas as práticas discursivas orais, priorizando sempre a realização das rodas de conversas, de leituras orais e silenciosas. ✂️ d) o direito da criança de manter contato com a escrita, mas esse contato não deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais. ✂️ e) o direito da criança de manter contato com a escrita, e esse contato deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 4Q329110 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROBrincar, como a principal linguagem da infância, compreende práticas que envolvem ✂️ a) atividades para preencher o tempo de espera e evitar brigas e mordidas. ✂️ b) a noção de prêmios, no caso de bom comportamento: "se vocês fizerem tudo direitinho, irão para o parque para brincar". ✂️ c) jogos, brinquedos e brincadeiras que garantam o direito às crianças de se comunicarem e interagirem. ✂️ d) horas marcadas na linha do tempo da instituição, sobretudo àqueles minutos destinados ao parque. ✂️ e) brinquedos industrializados, pois hoje as crianças não constroem engenhocas, nem brinquedos de sucatas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 5Q319611 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROTelma Weiz, uma das colaboradoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais, reflete sobre a criança e o seu processo de alfabetização e considera que: ✂️ a) A teoria construtivista não pode ter método, pois a criança vai aprender a ler e a escrever só pelo convívio com textos. O ambiente alfabetizador é suficiente. ✂️ b) Escrever é registrar coisas significativas e não sons. É registrar aquilo a que as palavras se referem e não o som das palavras, pois o nosso alfabeto é fonético. ✂️ c) A criança antes de construir a hipótese silábica, não compreende que a escrita representa a fala, o som das palavras e não o objeto a que o nome se refere. ✂️ d) Basta à criança conviver com muito material escrito, ter letramento que se alfabetiza, podendo o professor deixar que o processo ocorra de maneira aleatória e esparsa. ✂️ e) Se a criança não está aprendendo a ler e a escrever, é necessário voltar ao método silábico e alfabetizar na cartilha. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 6Q472150 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROConsidere as seguintes afirmativas sobre o handebol: I - A seqüência progressiva das sansões disciplinares são: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão. II - As medidas da quadra e a duração de um jogo para categoria adulto são respectivamente: 20mx30m / 2 tempos de 30 minutos. III - A penalidade para o jogador que realiza a substituição irregular é a exclusão e são permitidas 14 substituições durante o jogo. IV - São fases do ataque: contra-ataque, ataque temporário, ataque organizado, ataque em sistema. São corretas as afirmações feitas apenas em: ✂️ a) I, II e IV ✂️ b) I, III e IV ✂️ c) I e IV ✂️ d) I e III ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 7Q812691 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROA Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber: ✂️ a) O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito atendo-se à educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda educação é ensino. ✂️ b) Os conceitos de educação e de ensino são coincidentes e envolvem a educação formal, desenvolvida nas escolas, e a educação não formal desenvolvida em outras instituições e circunstâncias diversas da vida em sociedade. ✂️ c) Toda educação é ensino pois é sempre uma atividade intencional, sistemática, seqüencial e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos. ✂️ d) A adoção abrangente da educação, englobando a plenitude da vida cultural, reforça o necessário isolamento da escola em relação ao mundo exterior. ✂️ e) O conceito de educação envolve os ensinamentos que o indivíduo recebe em sua escola, e o conceito de ensino é mais amplo atendo-se à educação pela vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 8Q473032 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROA competição, um grande papel atribuído ao esporte, estimula a união dos participantes desenvolvendo a ✂️ a) auto-suficiência do aluno. ✂️ b) auto-estima. ✂️ c) solidariedade, o companheirismo, a lealdade e a formação de caráter. ✂️ d) vontade de ganhar. ✂️ e) fator crítico de superação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 9Q319159 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROAs instituições de Educação Infantil devem se caracterizar como ambientes que possibilitem à criança ampliar suas experiências e a se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística. Isto pressupõe uma escola voltada para ✂️ a) a preparação para a alfabetização. ✂️ b) a vivência de contextos de aprendizagens, de trocas de significações a partir de linguagens diversas. ✂️ c) desenvolver atividades dirigidas usando papel, tinta e lápis. ✂️ d) possibilitar a ocupação uniforme dos espaços da instituição. ✂️ e) desenvolver práticas improvisadas, sem intencionalidade, visando garantir a espontaneidade da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 10Q471873 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROO teste de dobra cutânea é utilizado para medir ✂️ a) a quantidade de gordura contida no tecido celular subcutâneo. ✂️ b) os números de dobras do corpo. ✂️ c) a quantidade de sangue. ✂️ d) a extremidade dos ossos. ✂️ e) a espessura dos ossos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 11Q810265 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROOs novos marcos da educação infantil pós LDB (Lei nº 9394/96) como parte inicial da educação básica, implica ✂️ a) definir as creches como um equipamento que deve desempenhar funções educacionais e assistenciais. ✂️ b) nas novas perspectivas do assistir ou do educar, visando a Educação Infantil como compensação/prevenção de carências. ✂️ c) no fortalecimento dos movimentos sociais organizados em torno dos direitos e dos "professores" leigos tão presentes na educação infantil do Brasil. ✂️ d) na concepção que encara as creches como um mal necessário, um recurso a recorrer em caso de extrema necessidade, ocupando assim o lugar da "falta da família", reafirmando a idéia que à família cabe o cuidado e a socialização dos pequenos. ✂️ e) nas novas concepções de espaço físico, novas organizações dos tempos e das rotinas, novas relações entre educador e criança e em nova relação creche-família. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 12Q803352 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guaíra PR, CETROA contração dos músculos supra-hióideos, faríngeos, laríngeos e linguais pertence a ✂️ a) sucção do alimento. ✂️ b) mastigação ✂️ c) fase faríngo laringea da deglutição. ✂️ d) fase esofágica da deglutição. ✂️ e) fase oral da deglutição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 13Q473512 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROPela ordem, quais habilidades são necessárias para o voleibol? 1. rebater 2. velocidade 3. lançar 4. força 5. agilidade 6. equilíbrio 7. saltar 8. correr/andar 9. ritmo 10.rolar ✂️ a) 2, 4, 5, 6, 8 ✂️ b) 4, 5, 7, 6, 3 ✂️ c) 5, 7, 8, 9, 10 ✂️ d) 1, 3, 7, 8, 10 ✂️ e) 3, 4, 5, 6, 7 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 14Q332286 | Matemática, Geometria, Secretário, Prefeitura de Guaíra PR, CETROUma piscina, completamente cheia, comporta 120.000 litros de água. A dimensão dessa piscina é de 6 metros de largura, 10 metros de comprimento e 2 metros de profundidade Se todas as dimensões dessa piscina aumentarem 50%, quantos mil litros de água, no máximo, ela comportará? ✂️ a) 180 ✂️ b) 240 ✂️ c) 325 ✂️ d) 360 ✂️ e) 405 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 15Q321566 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROOs materiais, disponíveis para a brincadeira, ✂️ a) devem ser bastante diversificados e flexíveis: brinquedos (convencionais, industrializados, artesanais) e materiais não estruturados (papelão, tecidos, materiais re-aproveitáveis). ✂️ b) não devem incluir fantasias e adereços pois possibilitam às crianças viverem papéis do sexo oposto ao seu. ✂️ c) não devem contar com a presença de objetos portadores de texto, pois não é a hora de estudar e aprender. ✂️ d) devem estar em sala especial, a brinquedoteca, não devem estar presentes nos diversos espaços da instituição (salas de aula, galpão, refeitórios, banheiros). ✂️ e) devem ser bastante diversificados e flexíveis, brinquedos convencionais, industrializados, artesanais, mas não devem ser materiais estruturados, como papelão, tecidos, caixas, etc. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 16Q331756 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Cozinheiro, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLeia o enunciado abaixo e responda as questões de números 13, 14 e 15 Num reservatório havia 200 litros de suco de laranja, em outro, 560 litros de suco de manga. Numa festa, foram consumidos 354 litros de suco de manga e 187 litros de suco de laranja. Quantos litros de suco foram consumidos? ✂️ a) 541 ✂️ b) 540 ✂️ c) 500 ✂️ d) 551 ✂️ e) 550 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 17Q557198 | Informática, Teclas de Atalho, Secretário, Prefeitura de Guaíra PR, CETROO atalho CTRL+T no MS-Excel tem a função de: ✂️ a) Selecionar toda a planilha. ✂️ b) Mover os dados selecionados para a próxima planilha. ✂️ c) Inserir texto na planilha. ✂️ d) Cria um gráfico dos dados contidos. ✂️ e) Alterar a fonte/tamanho do texto selecionado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 18Q473640 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLazer é ✂️ a) o estado de espírito do ser humano. ✂️ b) estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente, dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico. ✂️ c) estar de bem consigo mesmo. ✂️ d) o que fazemos ao final das obrigações. ✂️ e) o simples fato de fazermos aquilo de que gostamos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 19Q332093 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Cozinheiro, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLeia o enunciado abaixo e responda as questões de números 13, 14 e 15 Num reservatório havia 200 litros de suco de laranja, em outro, 560 litros de suco de manga. Numa festa, foram consumidos 354 litros de suco de manga e 187 litros de suco de laranja. Quantos litros de suco de manga sobraram? ✂️ a) 200 ✂️ b) 202 ✂️ c) 206 ✂️ d) 198 ✂️ e) 204 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 20Q721389 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Cozinheiro, Prefeitura de Guaíra PR, CETROAssinale a alternativa correta em relação às medalhas conquistadas pelo Brasil na super Final da Copa do Mundo de Ginástica, que aconteceu nos dias 16 e 17 de dezembro de 2006 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. ✂️ a) Daiane do Santos - Medalha de prata no solo. ✂️ b) Diego Hypólito – Medalha de bronze no solo. ✂️ c) Diego Hypólito – Medalha de ouro na trave. ✂️ d) Daniele Hypólito – Medalha de ouro na trave. ✂️ e) Laís de Souza – Medalha de bronze no solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDFPróximo →
1Q323648 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLino Macedo, em seu livro "Ensaios Pedagógicos – como construir uma escola para todos", reflete sobre o cotidiano da sala de aula considerando questões que dizem respeito ao Espaço, Tempo, Objetos e Relacionamentos. O autor considera que hoje, num mundo universalizado e globalizado, os relacionamentos tornaram-se, mais do que nunca, uma questão fundamental, e que na escola as relações entre as crianças e a comunidade escolar envolvem: ✂️ a) o "saber ser e conviver", pois diz respeito a valores, normas e atitudes. ✂️ b) o "saber dizer" que se relaciona à aprendizagem de conceitos e informações. ✂️ c) o "saber fazer" que tem a ver com a questão dos procedimentos. ✂️ d) a fragmentação e o divórcio entre os objetivos e as finalidades da instituição escolar. ✂️ e) a necessária dissociação das questões intelectuais ou conceituais das questões sociais e afetivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
2Q323775 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROBrincar é uma atividade essencialmente humana, principal modo de expressão da infância. O brincar é a ferramenta, por excelência, para a criança aprender a ✂️ a) gastar suas energias. ✂️ b) viver e criar cultura; brincando a criança se humaniza e se constitui como sujeito histórico e social. ✂️ c) relaxar. ✂️ d) vivenciar uma recreação com regras inventadas e dirigidas pelos adultos. ✂️ e) obedecer a normas, regras e limites, sobretudo a partir dos jogos com regras estabelecidas pelos adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
3Q321480 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROMaria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar ✂️ a) um alcance homogêneo e simultâneo por parte das crianças, apropriando-se da leitura e da escrita. ✂️ b) a infância, não possibilitando um contato da criança com a leitura e a escrita, pois levam à escolarização precoce. ✂️ c) apenas as práticas discursivas orais, priorizando sempre a realização das rodas de conversas, de leituras orais e silenciosas. ✂️ d) o direito da criança de manter contato com a escrita, mas esse contato não deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais. ✂️ e) o direito da criança de manter contato com a escrita, e esse contato deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
4Q329110 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROBrincar, como a principal linguagem da infância, compreende práticas que envolvem ✂️ a) atividades para preencher o tempo de espera e evitar brigas e mordidas. ✂️ b) a noção de prêmios, no caso de bom comportamento: "se vocês fizerem tudo direitinho, irão para o parque para brincar". ✂️ c) jogos, brinquedos e brincadeiras que garantam o direito às crianças de se comunicarem e interagirem. ✂️ d) horas marcadas na linha do tempo da instituição, sobretudo àqueles minutos destinados ao parque. ✂️ e) brinquedos industrializados, pois hoje as crianças não constroem engenhocas, nem brinquedos de sucatas. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
5Q319611 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROTelma Weiz, uma das colaboradoras dos Parâmetros Curriculares Nacionais, reflete sobre a criança e o seu processo de alfabetização e considera que: ✂️ a) A teoria construtivista não pode ter método, pois a criança vai aprender a ler e a escrever só pelo convívio com textos. O ambiente alfabetizador é suficiente. ✂️ b) Escrever é registrar coisas significativas e não sons. É registrar aquilo a que as palavras se referem e não o som das palavras, pois o nosso alfabeto é fonético. ✂️ c) A criança antes de construir a hipótese silábica, não compreende que a escrita representa a fala, o som das palavras e não o objeto a que o nome se refere. ✂️ d) Basta à criança conviver com muito material escrito, ter letramento que se alfabetiza, podendo o professor deixar que o processo ocorra de maneira aleatória e esparsa. ✂️ e) Se a criança não está aprendendo a ler e a escrever, é necessário voltar ao método silábico e alfabetizar na cartilha. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
6Q472150 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROConsidere as seguintes afirmativas sobre o handebol: I - A seqüência progressiva das sansões disciplinares são: advertência, exclusão, desqualificação, expulsão. II - As medidas da quadra e a duração de um jogo para categoria adulto são respectivamente: 20mx30m / 2 tempos de 30 minutos. III - A penalidade para o jogador que realiza a substituição irregular é a exclusão e são permitidas 14 substituições durante o jogo. IV - São fases do ataque: contra-ataque, ataque temporário, ataque organizado, ataque em sistema. São corretas as afirmações feitas apenas em: ✂️ a) I, II e IV ✂️ b) I, III e IV ✂️ c) I e IV ✂️ d) I e III ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
7Q812691 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROA Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber: ✂️ a) O conceito de educação envolve todas as influências que o indivíduo recebe em sua vida, e o conceito de ensino é mais restrito atendo-se à educação escolar. Todo o ensino é educação, mas nem toda educação é ensino. ✂️ b) Os conceitos de educação e de ensino são coincidentes e envolvem a educação formal, desenvolvida nas escolas, e a educação não formal desenvolvida em outras instituições e circunstâncias diversas da vida em sociedade. ✂️ c) Toda educação é ensino pois é sempre uma atividade intencional, sistemática, seqüencial e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos. ✂️ d) A adoção abrangente da educação, englobando a plenitude da vida cultural, reforça o necessário isolamento da escola em relação ao mundo exterior. ✂️ e) O conceito de educação envolve os ensinamentos que o indivíduo recebe em sua escola, e o conceito de ensino é mais amplo atendo-se à educação pela vida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
8Q473032 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROA competição, um grande papel atribuído ao esporte, estimula a união dos participantes desenvolvendo a ✂️ a) auto-suficiência do aluno. ✂️ b) auto-estima. ✂️ c) solidariedade, o companheirismo, a lealdade e a formação de caráter. ✂️ d) vontade de ganhar. ✂️ e) fator crítico de superação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
9Q319159 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROAs instituições de Educação Infantil devem se caracterizar como ambientes que possibilitem à criança ampliar suas experiências e a se desenvolver em todas as dimensões humanas: afetiva, motora, cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e lingüística. Isto pressupõe uma escola voltada para ✂️ a) a preparação para a alfabetização. ✂️ b) a vivência de contextos de aprendizagens, de trocas de significações a partir de linguagens diversas. ✂️ c) desenvolver atividades dirigidas usando papel, tinta e lápis. ✂️ d) possibilitar a ocupação uniforme dos espaços da instituição. ✂️ e) desenvolver práticas improvisadas, sem intencionalidade, visando garantir a espontaneidade da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
10Q471873 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROO teste de dobra cutânea é utilizado para medir ✂️ a) a quantidade de gordura contida no tecido celular subcutâneo. ✂️ b) os números de dobras do corpo. ✂️ c) a quantidade de sangue. ✂️ d) a extremidade dos ossos. ✂️ e) a espessura dos ossos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
11Q810265 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROOs novos marcos da educação infantil pós LDB (Lei nº 9394/96) como parte inicial da educação básica, implica ✂️ a) definir as creches como um equipamento que deve desempenhar funções educacionais e assistenciais. ✂️ b) nas novas perspectivas do assistir ou do educar, visando a Educação Infantil como compensação/prevenção de carências. ✂️ c) no fortalecimento dos movimentos sociais organizados em torno dos direitos e dos "professores" leigos tão presentes na educação infantil do Brasil. ✂️ d) na concepção que encara as creches como um mal necessário, um recurso a recorrer em caso de extrema necessidade, ocupando assim o lugar da "falta da família", reafirmando a idéia que à família cabe o cuidado e a socialização dos pequenos. ✂️ e) nas novas concepções de espaço físico, novas organizações dos tempos e das rotinas, novas relações entre educador e criança e em nova relação creche-família. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
12Q803352 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Guaíra PR, CETROA contração dos músculos supra-hióideos, faríngeos, laríngeos e linguais pertence a ✂️ a) sucção do alimento. ✂️ b) mastigação ✂️ c) fase faríngo laringea da deglutição. ✂️ d) fase esofágica da deglutição. ✂️ e) fase oral da deglutição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
13Q473512 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROPela ordem, quais habilidades são necessárias para o voleibol? 1. rebater 2. velocidade 3. lançar 4. força 5. agilidade 6. equilíbrio 7. saltar 8. correr/andar 9. ritmo 10.rolar ✂️ a) 2, 4, 5, 6, 8 ✂️ b) 4, 5, 7, 6, 3 ✂️ c) 5, 7, 8, 9, 10 ✂️ d) 1, 3, 7, 8, 10 ✂️ e) 3, 4, 5, 6, 7 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
14Q332286 | Matemática, Geometria, Secretário, Prefeitura de Guaíra PR, CETROUma piscina, completamente cheia, comporta 120.000 litros de água. A dimensão dessa piscina é de 6 metros de largura, 10 metros de comprimento e 2 metros de profundidade Se todas as dimensões dessa piscina aumentarem 50%, quantos mil litros de água, no máximo, ela comportará? ✂️ a) 180 ✂️ b) 240 ✂️ c) 325 ✂️ d) 360 ✂️ e) 405 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
15Q321566 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROOs materiais, disponíveis para a brincadeira, ✂️ a) devem ser bastante diversificados e flexíveis: brinquedos (convencionais, industrializados, artesanais) e materiais não estruturados (papelão, tecidos, materiais re-aproveitáveis). ✂️ b) não devem incluir fantasias e adereços pois possibilitam às crianças viverem papéis do sexo oposto ao seu. ✂️ c) não devem contar com a presença de objetos portadores de texto, pois não é a hora de estudar e aprender. ✂️ d) devem estar em sala especial, a brinquedoteca, não devem estar presentes nos diversos espaços da instituição (salas de aula, galpão, refeitórios, banheiros). ✂️ e) devem ser bastante diversificados e flexíveis, brinquedos convencionais, industrializados, artesanais, mas não devem ser materiais estruturados, como papelão, tecidos, caixas, etc. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
16Q331756 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Cozinheiro, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLeia o enunciado abaixo e responda as questões de números 13, 14 e 15 Num reservatório havia 200 litros de suco de laranja, em outro, 560 litros de suco de manga. Numa festa, foram consumidos 354 litros de suco de manga e 187 litros de suco de laranja. Quantos litros de suco foram consumidos? ✂️ a) 541 ✂️ b) 540 ✂️ c) 500 ✂️ d) 551 ✂️ e) 550 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
17Q557198 | Informática, Teclas de Atalho, Secretário, Prefeitura de Guaíra PR, CETROO atalho CTRL+T no MS-Excel tem a função de: ✂️ a) Selecionar toda a planilha. ✂️ b) Mover os dados selecionados para a próxima planilha. ✂️ c) Inserir texto na planilha. ✂️ d) Cria um gráfico dos dados contidos. ✂️ e) Alterar a fonte/tamanho do texto selecionado. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
18Q473640 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLazer é ✂️ a) o estado de espírito do ser humano. ✂️ b) estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente, dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico. ✂️ c) estar de bem consigo mesmo. ✂️ d) o que fazemos ao final das obrigações. ✂️ e) o simples fato de fazermos aquilo de que gostamos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
19Q332093 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Cozinheiro, Prefeitura de Guaíra PR, CETROLeia o enunciado abaixo e responda as questões de números 13, 14 e 15 Num reservatório havia 200 litros de suco de laranja, em outro, 560 litros de suco de manga. Numa festa, foram consumidos 354 litros de suco de manga e 187 litros de suco de laranja. Quantos litros de suco de manga sobraram? ✂️ a) 200 ✂️ b) 202 ✂️ c) 206 ✂️ d) 198 ✂️ e) 204 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
20Q721389 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Cozinheiro, Prefeitura de Guaíra PR, CETROAssinale a alternativa correta em relação às medalhas conquistadas pelo Brasil na super Final da Copa do Mundo de Ginástica, que aconteceu nos dias 16 e 17 de dezembro de 2006 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. ✂️ a) Daiane do Santos - Medalha de prata no solo. ✂️ b) Diego Hypólito – Medalha de bronze no solo. ✂️ c) Diego Hypólito – Medalha de ouro na trave. ✂️ d) Daniele Hypólito – Medalha de ouro na trave. ✂️ e) Laís de Souza – Medalha de bronze no solo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro