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Questões de Concursos Prefeitura de Guamaré RN

Resolva questões de Prefeitura de Guamaré RN comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1015656 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Em 1º de janeiro de 1856, foi inaugurado o primeiro educandário para surdos no Brasil, com a denominação:
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62Q1013995 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), o sinal é constituído por uma unidade mínima, antes chamada de quirema, que, atualmente, corresponde ao fonema; isso está relacionado aos parâmetros das línguas de sinas, consequentemente da Libras. Com base no parâmetro “movimento”, o grupo de sinais que não possui movimento é
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63Q1023526 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Texto associado.
Text 02 - (Types of social practices) Linguistics



The language spoken is one of the characteristics that most differentiate us from other animals on the planet. According to the experts, its appearance was one of the main causes of our development as a species; This is because the use of the language caused our brain to increase in capacity.


Therefore, linguistic social practices are a fundamental part of each culture. They include elements such as the language spoken, expressions and phrases made, or the importance given to certain words.


[...]


Social practices of language


Within all types of social practices that exist some of the most influencing a given society are those that have to do with their linguistic expression.


Due to the way in which language modifies the brain and the individual experience of people, the social practices of language take on great importance when it comes to understanding the customs and ways of seeing the world proper to a given society.


Even several studies have shown that bilingual people change their personality depending on the language they are speaking. So, what are the social practices of language?


These are ways of interacting that include both spoken and written language, in addition to all those activities that surround the communication process through it. Depending on the context in which we find ourselves and what we want to transmit, these practices will be different.


Also adapted from: https://www.lifepersona.com/social-practices-types-and-practices-of-language, accessed on July 17th, 2023.
From text 02, we visibly understand that:
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65Q1023543 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Match the teacher’s actions in the box below to their respective techniques for presenting new language.

Action 1: Teacher has students repeat pronunciation of specific words in a text. Action 2: Teacher asks students about their favorite sports after reading a text on rugby. Action 3: Teacher uses a well-known short story to present the simple past. Action 4: Teacher plays the corresponding audio to a text presented in class.
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66Q1013992 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

O grupo de sinais que se difere por meio de um parâmetro é
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67Q1013999 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Na modalidade visuoespacial, em função da sua natureza linguística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade que representa, mas isso não é uma regra, podendo os sinais também ser arbitrários.
De acordo com o exposto acima, a opção que corresponde aos sinais arbitrários é
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68Q1014005 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Leia o trecho reproduzido a seguir.

Não se pode garantir a existência de um espaço humanitário educacional apenas alocando o estudante surdo na rede regular de ensino, contanto que por meio de uma formatação institucional responsável para dar conta de demandas democráticas sobre a diversidade que sempre se encontrou em seu meio (PINHEIRO; LIMA; SILVA, 2019).

Esse trecho
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69Q1023539 | Inglês, Vocabulário Vocabulary, Inglês, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Check the alternative that corresponds to the correct phonemic transcription of the final –ed sounds of the sequence of regular verbs presented below:


Corrected – worked – seemed – studied
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70Q1013994 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

“[...], a composição é um processo de formação de palavras que utiliza estruturas sintáticas para fins lexicais. A própria estruturação geral do processo de composição se relaciona com a natureza de sua função, que é inteiramente diferente do da derivação: enquanto na derivação tem-se a expressão de noções comuns e gerais, a composição é um processo que vai permitir categorizações cada vez mais particulares” (QUADROS, 2007). De acordo com o excerto, os sinais compostos são:
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71Q1013996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Quando um sinal se assemelha ao seu referente, mesmo que isso implique uma informação de ordem conceitual ou cultural (QUADROS, 2019), estamos discutindo a ideia de
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72Q1013998 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Sobre políticas linguísticas no campo da Língua Brasileira de Sinais, é correto afirmar:
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73Q1080400 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei no 13.146 / 2015, teve uma atualização através da Lei 14.624, de julho de 2023, que instituiu
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74Q1014001 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

Consta na nota técnica da FEBRAPILS nº 01/2017, sobre a atuação do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras e Língua Portuguesa, em materiais audiovisuais televisivos e virtuais, os conceitos sobre tradução e interpretação. Esses conceitos estão corretamente apresentados, respectivamente, em:
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75Q1080399 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Assistente Social, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146 / 2015 com as alterações pela Lei nº 14.624/2023), em seu CAPÍTULO IV, que trata do Direito à Educação, reza que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Nesse sentido, estabelece que incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar
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