Início

Questões de Concursos Prefeitura de Iúna ES

Resolva questões de Prefeitura de Iúna ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q990239 | Matemática, Regra de Três, DT Ciências, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Considere a seguinte situação:

Um motorista deseja sair às 8h da manhã de Iúna e chegar em Vitória exatamente às 11h. Considerando que não haverá qualquer tipo de intercorrências no caminho, qual a velocidade que o motorista deverá manter para chegar exatamente naquele horário? Considere que a distância entre Iúna e Vitória é de 180 km.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q990251 | Geografia, DT Geografia, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A revolução científico-tecnológica, associada à economia em rede, refere-se a mudanças profundas na maneira como a tecnologia e a ciência moldam a economia global. Com base nesse tema, é correto afirmar que o conceito de economia em rede se refere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q990264 | Educação Artística, DT Artes, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

As artes visuais tradicionais evoluíram significativamente com os avanços tecnológicos contemporâneos e as mudanças estéticas que marcaram a modernidade. Nesse sentido, é uma forma artística tradicional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q990274 | Português, Interpretação de Textos, DT Língua Portuguesa, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Ao analisar o texto abaixo, é possível perceber a complexidade intrínseca na apreensão do significado:
"O néon da metrópole, reverberando em caleidoscópio urbano, delineia a polissemia da existência, onde os matizes da contemporaneidade se entrelaçam, desafiando a cognição do leitor."

Dentro desse contexto, assinale a alternativa que melhor sintetiza a proposta do autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q990276 | Português, Coesão e coerência, DT Língua Portuguesa, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Considere o seguinte texto:

"No ápice da montanha, contemplando a vastidão do vale, o aventureiro sentiu-se pequeno diante da grandiosidade da natureza, refletindo sobre a efemeridade da vida e a insignificância dos problemas cotidianos."

Com base nos princípios da textualidade, coesão e coerência, assinale a alternativa correta que melhor explica a relação entre os elementos do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q990278 | Português, Figuras de Linguagem, DT Língua Portuguesa, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir:

"Na entrevista, o candidato afirmou que 'a cidade estava doente', referindo-se à falta de investimentos em saúde. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta a figura de linguagem presente na expressão 'a cidade estava doente'.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q990281 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, DT Língua Portuguesa, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Na sala de aula, o professor propôs uma atividade de escrita aos alunos. Observando os textos produzidos, identifique a alternativa que apresenta a palavra grafada corretamente, respeitando as regras de ortografia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q990293 | Pedagogia, Paulo Freire, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Paulo Freire, um renomado educador brasileiro, foi um grande defensor da ideia de que a educação não é neutra e possui implicações políticas, éticas e sociais significativas. Com base nisso e sobre o papel do professor na educação, analise os itens abaixo:

I. A educação deve libertar a consciência e tornar os alunos críticos em relação à realidade social e política na qual estão inseridos.

II. O professor é um mediador entre o conhecimento formal e a vida prática dos alunos, ajudando a conectar a educação com as realidades sociais e culturais.

III. O professor atua como um dificultador para ajudar os alunos a compreender as estruturas de poder e as injustiças sociais, encorajando a ação transformadora.

IV. O professor não deve necessariamente ser um exemplo ético, demonstrando sensibilidade às necessidades dos alunos e promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q885609 | Administração Geral, Comunicação e Controle, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Tendo em vista que a comunicação é como uma rua de duas mãos, e a tarefa de comunicar-se não está concluída até que haja compreensão, aceitação e ação resultante, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( )A comunicação organizacional deve ser baseada em confiança e credibilidade entre todos os participantes de uma organização, contribuindo para um ambiente saudável e produtivo.
( )A implementação do processo de comunicação formal é suficiente para resolver a questão de comunicação organizacional, independente dos aspectos informais gerados pelas relações interpessoais.
( )As organizações devem ter consciência que a eficácia do processo de comunicação contribui para a agilidade e clareza dos processos organizacionais.
( )O processo de comunicação no trabalho implica na transmissão de informações e/ou significados, em seu recebimento e compreensão; caso não ocorra tal transmissão ou compreensão, não haverá comunicação.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q905087 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

O construtivismo é um defensor de que as crianças da educação infantil devem ter contato com a língua escrita, onde o educador, ao ler para a criança, proporcionará a esta a percepção da leitura em si, e, com isso, adquira interesse em escrever; para tanto, a leitura e a escrita devem estar sempre presentes no contexto alfabetizador.
(Nunes, 1990.)

Os pesquisadores cognitivistas afirmam que a melhor maneira de aprender é construindo o seu próprio conhecimento, contrastando com as salas de aulas behavioristas. Considerando uma sala de aula construtivista, infere-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q905088 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Ao falar dos projetos de trabalho como estratégia didática, Fernando Hernandez (1998) destaca que os mesmos contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem, de modo a que possam se voltar para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. Considerando alguns aspectos que podem denotar a constituição de um projeto pedagógico, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

152Q905090 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A definição e a denominação dos campos de experiências também se baseiam no que dispõem as Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Infantil – DCNEI (2012), em relação aos saberes e conhecimentos fundamentais a ser propiciados às crianças e associados às suas experiências. Sobre esses saberes e conhecimentos, os campos de experiências em que se organiza a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), assinale a alternativa que contém corretamente todos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q905091 | Pedagogia, Professor de Educação Infantil Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

No Brasil, a educação pública só teve início no século XX. Durante várias décadas, houve diversas transformações: a pré-escola não tinha caráter formal, não havia professores qualificados e a mão de obra era muita vezes formada por voluntários, que rapidamente desistiam desse trabalho.
(Mendonça, 2012.)

Até 1874 pouco se falava sobre o ensino na primeira infância; a partir daí, começaram a surgir projetos desenvolvidos por pequenos grupos particulares e, apenas no início do século XX, o tema passou a ganhar relevância nacional, através da fundação de instituições e da criação de leis voltadas para as crianças. Sobre a história da educação infantil no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

154Q905098 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Ao contrário do que aconteceu na Europa, no Brasil, até o século XIX, praticamente não existiam instituições destinadas à educação da criança. Como vivíamos num meio rural, ainda era muito forte a concepção de quem deveria cuidar e educar seus filhos eram as mães.
(Mendes, 2015, p. 96.)


Em relação à história da educação infantil no Brasil, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

155Q905102 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, tem um compromisso com a reflexão sobre a mudança curricular. O fato de ser etapa não obrigatória permite a emergência de organizações curriculares bastante plurais nas suas concepções e práticas.
(MEC, 2009, p. 80.)

Na educação infantil, o professor tem uma autonomia maior quanto aos conteúdos a serem desenvolvidos no cotidiano da criança. Mas, é necessário que essa autonomia tenha o compromisso com o desenvolvimento da trajetória escolar da criança enquanto seu desenvolvimento integral. Dessa forma, em relação ao conteúdo que deverá ser trabalhado na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q991937 | Português, Uso do ponto, Programas Sociais, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir: "Após longos anos de estudo, finalmente, Maria alcançou seu objetivo: a aprovação no concurso público. Agora, ela está pronta para enfrentar novos desafios profissionais."

Qual é a pontuação correta para separar as orações coordenadas presentes no trecho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q1023449 | Inglês, Preposições Prepositions, DT Inglês, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Identify the correct preposition to complete the sentence:

"The detective was determined to find clues that would lead him _____ solving the mysterious case."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q991970 | Matemática Financeira, Juros simples e compostos, DT Matemática, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Se Paloma investir R$ 5.600,00 em 5 anos com uma taxa de juros anual de 4% composta seis vezes ao ano, qual será o valor do investimento de Paloma após 5 anos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q877299 | Legislação de Trânsito CTB, Operador de Máquinas Pesadas Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

O motorista da carreta suspeito de ter causado o acidente que deixou seis pessoas mortas, na Rodovia Fernão Dias, na altura da Serra de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fugiu do local, segundo fontes da Polícia Civil. No entanto, ele foi identificado, ainda na noite de segunda-feira, pela instituição.
(Disponível em: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/. Acesso em: 13/12/2023. Adaptado.)

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, afastar-se o condutor do veículo do local do sinistro, para fugir à responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída acarreta na seguinte penalidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q990253 | Geografia, DT Geografia, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A globalização cultural, impulsionada em parte pelo papel da mídia, desempenha um papel significativo na padronização de comportamentos de consumo em nível global. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.