Início

Questões de Concursos Prefeitura de Iúna ES

Resolva questões de Prefeitura de Iúna ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q991977 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, DT, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Considere o fragmento abaixo:

“O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um __________ e _________ acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais.”
(Fonte: Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.)

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q990248 | Geografia, Conceitos Demográficos, DT Geografia, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

As teorias demográficas e as políticas associadas estão intrinsecamente ligadas ao estudo e à gestão das populações. Com base nisso, relacione as colunas abaixo:

Coluna I:
1. Políticas de Controle de Natalidade. 2. Políticas de Incentivo à Natalidade. 3. Políticas Migratórias. 4. Políticas de Saúde Pública.

Coluna II:

( ) Implementadas em países com baixas taxas de natalidade para estimular o aumento da população. Podem incluir subsídios para famílias com filhos, licença-maternidade/paternidade prolongada, assistência médica gratuita para grávidas, entre outros.

( ) Intervenções que melhoram a saúde materna e infantil, garantem acesso à saúde, vacinação e prevenção de doenças, contribuindo indiretamente para a estrutura demográfica.

( ) Incluem programas de planejamento familiar, educação sobre contracepção, acesso facilitado a métodos contraceptivos e políticas que incentivam o controle voluntário de nascimentos.

( ) Podem influenciar as mudanças demográficas ao controlar a imigração e a emigração, buscando equilibrar os números de entrada e saída de pessoas de um país.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q990312 | Psicologia, Psicologia da Saúde, Programa Municipal de Educação Especial, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Os processos psicossociais se referem às interações entre aspectos psicológicos e sociais que influenciam o comportamento, o pensamento e as emoções das pessoas dentro de um contexto social. Nesse contexto, é correto afirmar que o comportamento de conformidade e obediência corresponde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q905071 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Dentre as diversas correntes teóricas, destacam-se abordagens como o Construtivismo, a Pedagogia Crítica e a Teoria da Aprendizagem Significativa. Cada uma dessas teorias traz consigo princípios e conceitos que moldam a maneira como educadores planejam e implementam suas práticas pedagógicas. A compreensão dessas teorias é crucial para desenvolver uma abordagem pedagógica eficaz e promover ambientes de aprendizagem significativos. Considerando os estudos referentes às teorias educacionais, analise as afirmativas a seguir.

I. Assertiva (A): a Pedagogia Crítica, fundamentada nas ideias de Paulo Freire, destaca a importância da conscientização e da transformação social por meio da educação, promovendo a superação das desigualdades e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
II. Razão (R): na Pedagogia Crítica, o diálogo é considerado uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento significativo, permitindo que alunos e professores expressem suas experiências, desafiem ideias preestabelecidas e trabalhem juntos na busca por uma compreensão mais profunda da realidade social.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q885896 | Informática, Fiscal, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

“Comportam como banco de armazenamento temporário, prontamente disponíveis para processamento de dados. Guardam informações e fragmentos de sites visitados com frequência, por exemplo, fazendo com que o sistema carregue mais rapidamente esses dados em uma nova visita.” O trecho anterior se refere a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q874148 | Raciocínio Lógico, Motorista, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

Cinco amigos – Alice, Beto, Cássio, Diana e Eduardo, estão sentados em uma fila para assistir a um filme no cinema. Cada um deles está usando uma camiseta de uma cor diferente: vermelho, azul, verde, amarelo e rosa, não necessariamente nessa ordem. Dadas as seguintes informações:

Alice está sentada ao lado de Cássio e não está usando uma camiseta vermelha;
Beto está usando uma camiseta azul e está sentado ao lado de Diana;
Eduardo está na extremidade da fila e está usando uma camiseta vermelha;
Cássio não está usando uma camiseta amarela e nem uma camiseta rosa.
Qual é a cor da camiseta de cada amigo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

87Q878554 | Primeiros Socorros, Programas Sociais, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Ao deparar-se com uma vítima de acidente no trânsito que está sangrando profusamente de uma ferida, qual é a medida apropriada para o controle da hemorragia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q991978 | Pedagogia, Concepções de mundo, DT, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

As concepções político-filosóficas de educação são fundamentais para compreender as diferentes abordagens e propósitos que permeiam os sistemas educacionais. Sobre esse tema, relacione as colunas abaixo:

Coluna I:
1. Idealismo. 2. Pragmatismo. 3. Humanismo. 4. Educação Crítica.

Coluna II:
( ) Coloca o ser humano no centro da educação, valorizando o desenvolvimento moral, emocional e intelectual.

( ) Destaca a educação como instrumento de transformação social e de conscientização das estruturas de poder.

( ) Enfatiza a importância das ideias, dos valores e da busca pela verdade como essenciais na educação.

( ) Destaca a importância da experiência, da ação e da utilidade prática do conhecimento.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q991984 | Pedagogia, Concepções de mundo, DT, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

As concepções político-filosóficas de educação são fundamentais para compreender as diferentes abordagens e propósitos que permeiam os sistemas educacionais. Nesse sentido, a concepção que enfatiza a construção ativa do conhecimento pelo indivíduo, por meio da interação com o ambiente, e tem por objetivo a promoção de aprendizagem significativa, considerando o estágio de desenvolvimento individual, é denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q990235 | Ciências, Educação e Alfabetização Científica, DT Ciências, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Sobre o câncer de tireoide, julgue as frases abaixo.

I. Existem vários tipos de câncer de tireoide, sendo os mais comuns o carcinoma papilífero e o carcinoma folicular.

II. Os sintomas do câncer de tireoide podem incluir um nódulo palpável nas axilas, queda de cabelo e dificuldade para engolir e dor na garganta.

III. Fatores de risco para o câncer de tireoide incluem histórico familiar de câncer de tireoide, exposição à radiação na região do pescoço durante a infância, presença de nódulos tireoidianos e síndromes genéticas hereditárias.

Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q869429 | Legislação de Trânsito CTB, Programas Sociais, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ao se aproximar de uma rotatória, qual a orientação correta para o condutor?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q990308 | Serviço Social, Benefícios Eventuais e de Prestação ContinuadaLOAS, Programa Municipal de Educação Especial, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) no Brasil. Sobre esse benefício, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q905068 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

EEm uma escola de ensino fundamental, um professor do 4º ano se deparou com a necessidade de lidar com a inclusão de um aluno com necessidades especiais em sua turma. O aluno possui mobilidade reduzida e necessita de adaptações para participar plenamente das atividades escolares. O professor, ao se deparar com a inclusão desse aluno, foi orientado a agir de acordo com os direcionamentos advindos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e realizou as seguintes ações:

I. Planejou uma avaliação individualizada das necessidades do aluno com mobilidade reduzida, considerando suas habilidades, potencialidades e as adaptações necessárias para garantir sua participação efetiva nas atividades escolares. Esta ação atende ao princípio da igualdade e não discriminação (Art. 3º): A LDB, em seu artigo 3º, estabelece o princípio da igualdade como um dos objetivos da educação brasileira. Nesse contexto, a inclusão de um aluno com necessidades especiais busca assegurar a igualdade de oportunidades, combatendo qualquer forma de discriminação.
II. Desenvolveu um planejamento pedagógico inclusivo que contempla estratégias e recursos adaptados para atender às necessidades específicas do aluno. Isso pode envolver a modificação de materiais, a adaptação de atividades e o uso de recursos de tecnologia assistiva. Esta ação está em a consonância à garantia de atendimento educacional especializado (Art. 58): O artigo 58 da LDB assegura que o atendimento educacional especializado seja oferecido preferencialmente na rede regular de ensino. Isso respalda a inclusão de alunos com necessidades especiais, como no caso do aluno com mobilidade reduzida, que deve receber adaptações necessárias para sua participação plena.
III. Buscou formação continuada sobre inclusão e necessidades especiais, de modo a aprimorar suas práticas pedagógicas e estar atualizado em relação às diretrizes da LDB que orientam a educação inclusiva. Esta ação está alinhada aos direcionamentos da Educação Inclusiva: A LDB, nos Art. 58 e 59, reforça o princípio da educação inclusiva, destacando a importância de oferecer serviços de apoio especializado para atender às peculiaridades dos alunos com deficiência.
IV. Estabeleceu, com apoio da gestão escolar, uma parceria colaborativa com profissionais especializados, como pedagogos especializados em educação inclusiva, para orientar e apoiar o desenvolvimento de estratégias pedagógicas adequadas. Esta ação está alinhada ao “Princípio da Valorização dos Profissionais da Educação”: O Art. 61 da LDB destaca a valorização dos profissionais da educação, incentivando a busca por formação continuada. Isso respalda a sugestão de que o professor busque formação para lidar de forma efetiva com a inclusão de alunos.

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e as ações do professor, está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q905095 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

“A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural (BNCC, 2018).” Quanto aos campos de experiência na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. No campo o eu, o outro e o nós, a criança vivencia a coletividade a partir de suas primeiras experiências sociais – a família, a escola, o local em que mora. Nesse campo, a criança reconhece a si mesma e forma sua identidade, bem como reconhece o outro, suas diferenças que se fazem presentes na sociedade.
II. Desde muito cedo a criança se interessa pela cultura escrita por meio de histórias, conhecimentos que as famílias e escola passam cotidianamente. A literatura exerce uma função de encantamento e de estímulo à criatividade e à imaginação. A partir daí ela inicia sua produção no mundo da escrita por meio de garatujas e rabiscos. Esse campo é o da escuta, fala, pensamento e imaginação.
III. A corporeidade da criança também é muito importante na educação infantil. No campo corpo, gestos e movimentos, a criança vai experimentando por meio da música, imitação, gestos e brincadeiras a consciência de seu corpo, bem como do que lhe é seguro. A escola deve promover atividades nas quais a criança explore essas ações, construindo, também, a interação com o outro e com os espaços.
IV. O desenvolvimento do senso estético e crítico da criança deve ser estimulado pela escola por meio da dança; das artes visuais; do teatro e suas diversas linguagens, tanto por meio de conhecimento das já existentes quanto de sua própria produção e criação, despertando a sensibilidade e a criatividade nas manifestações artísticas e culturais. Isso compõem o campo traços, sons, cores e formas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q905100 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Professor de Educação do Campo Todas as Regiões, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

A educação infantil é uma etapa integrante da educação básica. Nesse contexto, a avaliação é um assunto que deve ser observado pelo professor, para que não ocorram injustiças. O professor tem que avaliar a criança em um processo contínuo e dinâmico.
(Silva, 2012, p. 3.)

Sobre a avaliação na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação na educação infantil não tem objetivo de aprovação, mas de acompanhamento do desenvolvimento e do crescimento da criança.
II. Ao final do ano letivo é importante que toda a turma esteja no mesmo nível de desenvolvimento, a fim de se considerar um aproveitamento de êxito na série cursada.
III. É fundamental que a professora observe atentamente as crianças durante a realização das atividades para que se possa fazer uma avaliação processual.
IV. O único instrumento correto de avaliação na educação infantil é o relatório que deve apontar sistematicamente os avanços das crianças, visando recuperar as áreas que elas ainda não desenvolveram.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q874152 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

O motorista deve sempre estar atento ao dirigir respeitando a Legislação de Trânsito. Caso seja flagrado dirigindo com apenas uma das mãos por estar segurando ou manuseando o telefone celular está cometendo uma infração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q990241 | Educação Física, DT Educação Física, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Os fundamentos técnicos no ensino da iniciação esportiva geralmente se concentram em habilidades básicas e fundamentais para o jogo. No contexto do basquete, uma delas é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q990280 | Português, Interpretação de Textos, DT Língua Portuguesa, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Em uma sala de aula de Língua Portuguesa, a professora está explicando conceitos relacionados à Fonologia. Durante a explicação, ela destaca alguns elementos importantes. Qual dos itens abaixo representa corretamente um conceito relacionado aos aspectos fonológicos da língua?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q990315 | Psicologia, Transtornos Alimentares, Programa Municipal de Educação Especial, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

Os transtornos alimentares são condições sérias que afetam tanto a saúde física quanto a mental e podem se manifestar de diferentes formas. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. São sintomas da anorexia a perda significativa de peso, o medo intenso de ganhar peso, a recusa em manter um peso corporal saudável e a negação da gravidade do baixo peso.

II. Na bulimia, é comum episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos por comportamentos compensatórios.

III. Na anorexia, são comuns os episódios recorrentes de compulsão alimentar sem os comportamentos compensatórios presentes na bulimia.

IV. São sintomas do Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, a ingestão excessiva de alimentos sem controle, a sensação de desconforto físico e emocional após os episódios e ausência de métodos compensatórios.

Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q905073 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor da Educação Básica, Prefeitura de Iúna ES, Consulplan, 2024

As teorias de aprendizagem desempenham um papel crucial na fundamentação das estratégias de ensino. Ao compreender as diferentes abordagens, desde as teorias do condicionamento até as teorias construtivistas, os educadores têm a oportunidade de adaptar suas metodologias para atender às diversas necessidades de aprendizagem de seus alunos, criando ambientes de aprendizagem estimulantes, promovendo o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Segundo as teorias do condicionamento, a aprendizagem ocorre exclusivamente por meio da associação de estímulos e respostas, sendo o reforço positivo e negativo as únicas estratégias eficazes para moldar comportamentos.
( ) Na teoria da aprendizagem social de Albert Bandura, destaca-se a importância da observação e imitação de modelos, sendo o processo de aprendizagem influenciado apenas pela percepção de consequências positivas nos comportamentos observados.
( ) A teoria cognitiva de Jean Piaget propõe que a aprendizagem ocorra predominantemente por meio da interação do sujeito com o ambiente, destacando estágios de desenvolvimento nos quais o indivíduo constrói ativamente seu conhecimento.
( ) De acordo com a teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky, a aprendizagem é mediada exclusivamente pela interação social e cultural, sendo a zona de desenvolvimento proximal o único conceito-chave que destaca a diferença entre o que o aluno já é capaz de fazer sozinho e com ajuda.
( ) A teoria da aprendizagem proposta por David Ausubel enfatiza que a aprendizagem é mais eficaz quando os novos conhecimentos apresentam uma desconexão total com o conhecimento prévio do aluno.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.