Questões de Concursos Prefeitura de Ibatiba ES

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21Q916232 | Meio Ambiente, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Conforme o disposto na Portaria Nº 2.914/11 do Ministério da Saúde a respeito dos padrões de potabilidade da água, é correto afirmar que:
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22Q916241 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Podemos afirmar que a subdivisão do Território-área, cuja característica é concentrar condições socioeconômicas, ambientais e epidemiológicas é chamada de:
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23Q994436 | Serviço Social, Competências e Atribuições Privativas do Assistente Social, Assistente Social, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Indique a alternativa correspondente a uma das atribuições privativas do Assistente Social.
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24Q994458 | Nutrição, Inovações Tecnológicas em UAN, Nutricionista, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A nutricionista Maria é RT de uma UAN hospitalar de grande porte e realiza o planejamento do cardápio para os usuários do refeitório, pacientes e acompanhantes.
Na elaboração do cardápio mensal, a nutricionista Maria deverá:
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25Q994459 | Nutrição, Inovações Tecnológicas em UAN, Nutricionista, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Considerando a gravidade dos perigos no sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC quando aplicado em UAN, quais são os microrganismos que, quando estão presente nos alimentos ou em situações as quais os alimentos estão sujeitos, são considerados de gravidade severa e podem causar doenças letais?
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26Q994506 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Não Habilitado PEBNM, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Após a intervenção de alguém, que vai lhe explicar que se trata de um cavalo, a criança começará a diferenciá-los, construindo um novo esquema (conceito). Ela terá dois conceitos diferentes: um para cachorro e outro para cavalo, podendo diferenciá-los. É quando ocorre a:

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28Q916233 | Meio Ambiente, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Assinale a alternativa que se refere ao parâmetro de análises físico-químicas descrito abaixo:

Expressa-se pelo quantitativo de matéria orgânica passível de estabilização por parte dos microorganismos, sendo diretamente influenciada pelo tempo de detenção hidráulica, incidência de luz, ventos, entre outros fatores.
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29Q916238 | Saúde Pública, SUS princípios, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta.

I. O Sistema Único de Saúde deve oferecer atendimento para vítimas de violência doméstica, inclusive com acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas reparadoras.

II. Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, exclusivamente, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

III. Compete à Agência Nacional de Saúde fomentar e realizar estudos e pesquisas no âmbito de suas atribuições, e fomentar o desenvolvimento de recursos humanos para o sistema e a cooperação técnico-científica nacional e internacional.
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30Q994478 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, PEB AF ou PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9.394 de 1996, é possível localizar artigos que dissertam sobre a educação das pessoas com deficiência. Os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação têm a garantia de:

I. professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
II. acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
III. avaliação biopsicossocial da deficiência, quando necessária, realizada por equipe multiprofissional.
IV. planos de carreira, promoções, bonificações e incentivos profissionais oferecidos pelo empregador.

Está correto o que se afirma na alternativa:
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31Q994507 | Secretariado, Organização e Metodos, Secretário Escolar, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A secretaria da escola é a base para uma eficiente gestão escolar, sendo o centro das atividades administrativas da instituição. Suas atribuições contemplam ações como:

I. a organização dos arquivos da escrituração escolar.
II. o registro da vida escolar do aluno e o registro de pessoal.
III. a preparação das correspondências interescolares e extraescolares.
IV. o registro específico dos fatos relativos à vida escolar do aluno e não da vida da instituição educacional.

Está correto o que se afirma na alternativa:
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32Q994577 | Saúde Pública, Agente de Controle de Endemias, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

É considerada uma atividade típica do agente de combate às endemias, em sua área geográfica de atuação, a:
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33Q994594 | Conhecimentos Gerais, Auxiliar de Secretaria Escolar, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A forte chuva que atingiu os municípios do litoral norte de São Paulo é considerada uma das maiores tragédias da história do estado, segundo o governo. Com 40 mortes confirmadas, o temporal foi também o maior acumulado que se tem registro no país, com 682 milímetros e um rastro incalculável de destruição.
(Fonte: Agência Brasil, 20 de janeiro de 2023).

A esse respeito é exposto acima, é INCORRETO afirmar que:
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34Q994452 | Português, Matemática, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Texto associado.

8 BILHÕES DE PESSOAS, UMA HUMANIDADE.

Assuntos da ONU

13 nov. 2022


Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fala sobre chegada da população mundial a oito bilhões em meados de novembro/22.


A população mundial chegará a oito bilhões em meados de novembro – resultado dos avanços científicos e das melhorias na alimentação, na saúde pública e no saneamento. No entanto, à medida que a nossa família humana cresce, está também cada vez mais dividida.

Bilhões de pessoas estão em dificuldades; centenas de milhões passam fome ou estão até subnutridas. Um número recorde de pessoas procura oportunidades, o alívio de dívidas e de dificuldades, das guerras e dos desastres climáticos.

Se não reduzirmos o enorme fosso entre os que têm e os que não têm, estaremos construindo um mundo de oito bilhões de pessoas repleto de tensões, desconfiança, crises e conflitos.

Os fatos falam por si só. Um pequeno grupo de bilionários possui a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial. Os que estão entre os 1% mais ricos do mundo detêm um quinto do rendimento mundial. As pessoas nos países mais ricos podem viver até 30 anos a mais do que nos países mais pobres. À medida que o mundo se tornou mais rico e saudável nas últimas décadas, essas desigualdades também se agravaram.

Além dessas tendências de longo prazo, a aceleração da crise climática e a recuperação desigual da pandemia de COVID19 aumentam as desigualdades. Estamos na direção de uma catástrofe climática, com as emissões e as temperaturas em contínuo crescimento. Inundações, tempestades e secas estão devastando países que em quase nada contribuíram para o aquecimento global.

A guerra na Ucrânia agrava as atuais crises alimentar, energética e financeira, que atingem mais duramente as economias em desenvolvimento. Estas desigualdades têm um maior impacto nas mulheres e nas meninas e em grupos marginalizados que já são discriminados.

Muitos países do sul global enfrentam enormes dívidas, o agravamento da pobreza e da fome e os impactos crescentes da crise climática, tendo poucas oportunidades de investir numa recuperação sustentável da pandemia, na transição para as energias renováveis ou na educação e formação para a era digital. [...]

As divisões tóxicas e a falta de confiança causam atrasos e impasses numa série de questões, do desarmamento nuclear ao terrorismo, passando pela saúde. Devemos frear estas tendências prejudiciais, curar relações e encontrar soluções conjuntas para os nossos desafios comuns.

O primeiro passo passa por reconhecer que essas desigualdades desenfreadas são uma escolha que os países desenvolvidos têm a responsabilidade de reverter – já a partir deste mês na Conferência sobre as Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP27), no Egito, e na Cúpula do G20, em Bali. Espero que a COP27 resulte em um Pacto de Solidariedade Climática histórico sob o qual as economias desenvolvidas e emergentes se unam em torno de uma estratégia comum e combinem as suas capacidades e recursos para o benefício dahumanidade. Os países mais ricos devem dar apoio financeiro e técnico às principais economias emergentes para a transição dos combustíveis fósseis. Esta é a nossa única esperança para cumprir as nossas metas climáticas.

Também apelo aos líderes da COP27 que cheguem a um acordo sobre um modelo de compensação aos países do sul global pelas perdas e os danos relacionados com o clima que já causam um enorme sofrimento.

A Cúpula do G20, em Bali, será uma oportunidade para abordar a situação dos países em desenvolvimento. Pedi às economias do G20 que adotem um pacote de estímulos que proporcionará aos governos do sul global investimentos e liquidez, e ajudará a aliviar e a reestruturar as suas dívidas.

Enquanto pressionamos, para que estas medidas de médio prazo sejam implementadas, estamos também trabalhando sem parar com todas as partes interessadas para impedir a crise mundial de alimentos. [...]

No entanto, entre todos estes sérios desafios, há também algumas boas notícias. O nosso mundo de oito bilhões de pessoas pode gerar enormes oportunidades para alguns dos países mais pobres, onde o crescimento populacional é mais elevado.

[...] Acredito no talento da humanidade e tenho uma enorme fé na solidariedade humana. Nestes tempos difíceis, seria bom lembrarmos as palavras de um dos observadores mais sábios da humanidade, Mahatma Gandhi: “O mundo tem o suficiente para as necessidades de todos – mas não para a ganância de todos”.

Os grandes encontros mundiais deste mês devem ser uma oportunidade para começar a reduzir as divisões e a restaurar a confiança, com base na igualdade de direitos e de liberdades de cada membro desta forte família humana de oito bilhões de pessoas.


Adaptado

https://news.un.org

Pedi às economias do G20 que adotem um pacote de estímulos que proporcionará aos governos do sul global [...].” 12º§

Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque.

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35Q994460 | Nutrição, Inovações Tecnológicas em UAN, Nutricionista, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A respeito das potencialidades das ações coletivas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) na Atenção Primária à Saúde (APS), marque a afirmativa INCORRETA.
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36Q994466 | Nutrição, Dietas Hospitalares, Nutricionista, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Identifique uma condição para indicação específica de Nutrição Parenteral.
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37Q994519 | Pedagogia, Referencial Curricular para a Educação Infantil, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Segundo o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, a rotina deve ser planejada, porém flexível, devendo envolver o cuidado, o ensino e as especificidades imaginativas da criança.
Considerando esse contexto, podemos inferir que a rotina na creche:

I. envolve os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas.

II. estrutura o cotidiano por representar para a criança uma fonte de segurança.

III. considera exclusivamente as atividades de higiene realizadas todos os dias, possui um caráter higienista.

IV. contempla as atividades de higiene da criança como destituídas de valor pedagógico.

V. norteia, orienta e organiza o dia-a-dia do educador e do educando.


Está correto o que se afirma na alternativa:
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39Q916236 | Meio Ambiente, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Desde 2003, a legislação estipula, entre outros itens, que os cemitérios não podem ocupar áreas de preservação ambiental, e nem terrenos:
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40Q916243 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A respeito do teste da orelhinha, assinale a alternativa correta.
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