Questões de Concursos Prefeitura de Ibatiba ES

Resolva questões de Prefeitura de Ibatiba ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

42Q994482 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, PEB AF ou PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Em 2018, a implementação da BNCC se iniciou em todos os estados, em regime de colaboração com os municípios, em uma sólida governança interfederativa articulada com governo federal. Nesse contexto, a efetivação da BNCC:

I. determina a temporariedade, possui um início e um fim definido.
II. contempla ações de caráter mais operacional, recursos, prazos, custos e responsáveis.
III. engloba alguns elementos básicos como, objetivos, recursos didáticos, metodologia e avaliação.
IV. garante a qualidade educacional e a igualdade de oportunidades para todas as crianças e jovens brasileiros.

Está correto o que se afirma na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q994498 | Pedagogia, PCNs, Pedagogo, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia as afirmações abaixo:
I- Os conteúdos são abordados em três grandes categorias: conteúdos conceituais, que envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
II- As problemáticas sociais são integradas na proposta educacional como Temas Transversais. Não constituem novas áreas, mas um conjunto de temas que aparecem transversalizados nas áreas definidas.
III- Adotam a proposta de estruturação por ciclos, pelo reconhecimento de que isso permite compensar a pressão do tempo que é inerente à instituição escolar, tornando possível distribuir os conteúdos de forma mais adequada à natureza do processo de aprendizagem.
Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q994526 | Português, Redação, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Texto associado.
Música violenta

Publicado em 14/02/2023

Paulo Pestana

Crônica



Carmen Miranda, em 1932, gravou um samba de André Filho, o autor de Cidade Maravilhosa, que dizia assim: “Vivo feliz, no meu canto, sossegada/ Tenho amor, tenho carinho/ Tenho tudo, até pancada”.


No mesmo ano, Noel Rosa escreveu: “Mas que mulher indigesta, merece um tijolo na testa”. Em 1930, Ary Barroso ganhou o concurso de músicas de carnaval na voz de Francisco Alves, que cantava: “Essa mulher há muito tempo me provoca/ Dá nela! Dá Nela”.


Em 1974, outro dia mesmo, portanto, Simone gravou um samba de roda que diz: “Se essa mulher fosse minha/ Eu tirava do samba já, já/ Dava uma surra nela/ Que ela gritava: chega”. A violência, além da pancada física, era humilhante. Francisco Alves, o rei da voz, em parceria com Jorge Faraj, gravou uma valsinha em 1936: “Certas mulheres que conheço/ Que vendem conforme o preço/ Os seus amores banais/ E eu volto a chorar pensando/ Que fui bem tolo te amando/ Pois tu deves ser das tais”.


E Mário Lago, que quatro anos depois, com Ataulfo Alves, comporia Amélia, o símbolo da mulher submissa, treinou antes com Benedito Lacerda. A música foi gravada por Orlando Silva, em 1939: “Eras no fundo uma fútil/ E foste de mão em mão/ Satisfaz tua vaidade/ Muda de dono à vontade/ Isto em mulher é comum”.


E o fato de gostar de música não significa comunhão de ideias com os autores. Até porque muitas mulheres, de ontem e de hoje, participam da detração; Francisco Alves, que tantas músicas machistas gravou, derreteu corações femininos até a morte, em 1952, quando milhares de mulheres saíram à rua para chorar pelo ídolo.


Amélia, música-símbolo da mulher submissa, está completando 80 anos. Ainda é ouvida em rodas de samba pela cidade. Não surpreende: a letra é de uma candura angelical diante de alguns funks atuais, alguns deles cantados por mulheres.


É uma música importante, uma das primeiras a usar uma estrutura mais parecida com o samba ouvido nas escolas, menos estilizada do que o que se ouvia no rádio de então, criada por Ataulfo Alves [...]. Mas a letra, de Mário Lago, provocou polêmica desde o início, tanto que nenhum dos grandes cantores da época a lançou, foi gravada pelo próprio Ataulfo (e suas Pastoras).


Amélia virou verbete de dicionário como sinônimo de submissão; a canção é condenada, vem sendo cancelada. Hoje – mesmo depois de passada a pandemia – muita gente prefere usar máscara, se esconder por trás de palavras corretas, ao invés de coibir as ações incorretas.


Amélias e Emílias (“Eu quero uma mulher/ Que saiba lavar e cozinhar/ E de manhã cedo/ Me acorde na hora de ir trabalhar”, do samba de Wilson Baptista) são personagens de outra época. Nos funks atuais a submissão é bem mais explícita, com letras que não se ouvia nem nas músicas safadas de outros tempos.


A sociedade vem se alternando contraditoriamente entre a amoralidade absoluta e as palavras politicamente corretas. É um mundo meio perdido e triste quando a gente vê que as pessoas estão se alienando da vida.



PESTANA, Paulo. Música violenta. Correio Braziliense, 23 de janeiro de 2023. Crônica. Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/paulopestana/musicaviolenta/. Acesso em: 03 mar. 2023.
A palavra “detração”, utilizada no sexto parágrafo, pode ser substituída, sem prejuízo de sentido ao trecho em que ela ocorre, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q994580 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Secretaria Escolar, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Texto associado.
Que animais o homem já enviou ao espaço?

Animais no espaço: até moscas já foram enviadas para fora da Terra.


Entre os terráqueos, o homem não foi o pioneiro no espaço. Mas foi o responsável por enviar várias espécies de animais antes de Yuri Gagarin e Neil Armstrong. Moscas, peixes, tartarugas, lesmas, minhocas e abelhas já tiveram sua experiência extraterrena. Até mesmo aranhas foram enviadas para testar suas habilidades de tecer uma teia em ambiente de microgravidade.


A viagem de animais ao espaço começou em 1947, quando os americanos enviaram moscas-das-frutas em uma cápsula. A partir de então, Rússia e EUA passaram a mandar animais maiores. Primatas eram os preferidos pelos astronautas (NASA/União Europeia), enquanto os cães eram os escolhidos dos cosmonautas (russos). Já na França, um gato ficou famoso por ser o primeiro, e único, felino escolhido para desbravar o cosmos.


Entre todos os animais que estiveram no espaço, a cadela Laika é a mais famosa. Em 4 de outubro de 1957, a era espacial teve início com o lançamento da Sputnik 1. Um mês depois, a cadela foi enviada ao espaço, a bordo da Sputnik 2, sem chances de retornar com vida. Embora sua morte tenha provocado revolta, Laika e os outros animais que ultrapassaram os limites terrenos abriram caminho para os humanos.


De acordo com Douglas Galante, doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), esse pioneirismo animal foi importante para entender os possíveis efeitos que o ambiente espacial poderia provocar nos seres humanos. “Um dos objetivos na época era o de enviar humanos ao espaço. Nesse cenário, as naves espaciais e os sistemas de manutenção de condições vitais no espaço foram testados sucessivamente, com animais maiores e mais complexos (dos insetos aos macacos), até que houvesse uma confiança grande o suficiente para enviar o primeiro astronauta”, argumenta.


Adaptado
https://www.terra.com.br
GHX Comunicação - maio/2013
O autor do texto transmite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q994485 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez competências gerais que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. Abaixo, estão citadas apenas três delas:

I- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
II- Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

III- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.

Essas competências gerais podem ser assim resumidas, respectivamente, à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q994505 | Pedagogia, Teorias das Inteligências Múltiplas, Não Habilitado PEBNM, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Gardner (1995) descreveu a existência de sete inteligências distintas, que funcionam relativamente independentes, porém, elas raramente funcionam isoladamente. Leia sobre as diferentes inteligências:

I- Associada ao “pensamento científico” que é ativada em situações que são necessárias a solução de novos problemas e padrões lógicos de raciocínio. Entre aqueles que possuem essa inteligência desenvolvida estão os cientistas e matemáticos, pois geralmente desenvolveram uma habilidade para enfrentar desafios novos.
II- Relacionada aos artistas musicais em geral, sejam cantores, compositores, dentre outros. Essas pessoas desenvolveram a habilidade de reconhecer padrões de tons rítmicos, os sons ambientais e coordenam fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos.
III- Habilidade do escultor, arquiteto, artistas plásticos, desenhistas, dentre outros. Essas pessoas possuem habilidades com artes visuais, criação de mapas, arquitetura e também conseguem visualizar os objetos a partir de diferentes perspectivas, portanto, são capazes de criar imagens mentais, possuindo assim um sentido de visão aguçado.
IV- Relacionada ao movimento físico e a sabedoria do corpo, que é controlado por meio de um órgão chamado de córtex cerebral, geralmente é encontrada em atletas, atores, mímicos e dançarinos profissionais. Também se percebe que na vida cotidiana o corpo pode expressar essa inteligência por meio de atividades como: andar de bicicleta, skate, a digitação em aparelhos eletrônicos dentre outros.

Relacionando as definições acima aos nomes dados à cada inteligência, a associação correta está na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q994542 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Consciência Fonológica é um conhecimento linguístico, necessário desde o início da alfabetização e que deve ser explorado na Educação Infantil porque é:

I. uma habilidade, necessária que se apresenta como um elemento facilitador à aprendizagem da leitura e da escrita.

II. um conhecimento desenvolvido quando a criança experimenta situações lúdicas, como cantigas de roda, jogos de rima e identificação de sons iniciais de palavras.

III. um trabalho de experimentação por meio da livre expressão das atividades manuais.

IV. uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, que está estreitamente relacionada à própria compreensão da linguagem oral enquanto sistema de significantes.

V. um método é divido em três fases, que são o conto, a sentenciação e a fase das porções de sentidos.


Está correto o que se afirma em que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q994463 | Nutrição, Nutrição e Câncer, Nutricionista, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Em relação a Dietoterapia na Duodenopancreatectomia, cirurgia realizada no tratamento do câncer de cabeça de pâncreas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q994475 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Instituída por meio da Portaria de Consolidação n° 3/GM/MS de 28 de setembro de 2017 (Origem: Portaria nº 793 de 24 de abril de 2012), a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, no âmbito do SUS, parte da necessidade de ampliar, qualificar e diversificar as estratégias para a atenção às pessoas com deficiência física, auditiva, intelectual, visual, estomia e múltiplas deficiências, por meio de uma rede de serviços integrada, articulada e efetiva nos diferentes pontos de atenção para atender às pessoas com deficiência, assim como iniciar precocemente as ações de reabilitação e de prevenção precoce de incapacidades. Um dos seus objetivos específicos, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q994481 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, PEB AF ou PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O plano de aula está relacionado ao plano de ensino e descreve uma sequência didática que possibilita ao professor ter uma visão clara sobre quais conhecimentos precisam ser transmitidos e assimilados pelos estudantes em cada aula. Ao elaborá-lo, o professor deve considerar, além do nível de ensino da aula:

I. as áreas do conhecimento envolvidas e os componentes curriculares que serão abordados.
II. as competências e as habilidade a serem desenvolvidas pelos alunos.
III. o contexto das famílias dos alunos e os dados do ensinoaprendizagem.
IV. proposta de ação que se articula com o marco referencial e o diagnóstico.

Está correto o que se afirma na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q994501 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Não Habilitado PEBNM, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Margareti, professora do 4º ano da Escola Vista Alegre, marcou uma viagem que coincidiu com os dias de Planejamento do Calendário Escolar alegando para diretora da unidade que nesses dias ela não precisaria comparecer, visto que não seriam considerados dias letivos. A diretora explicou à Margareti que, segundo a Lei 9394/96, ela está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q994504 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Não Habilitado PEBNM, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade, conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real e sua transformação (aprender na realidade e da realidade). Diante do exposto, o texto se refere à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q994517 | Pedagogia, Legislação da Educação, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Dentre as atividades realizadas na educação pré-escolar, a ludicidade é uma das mais importantes. Com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) através do artigo 3°, inciso I, “as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem respeitar: “os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e de manifestações artísticas e culturais”.

Nesse contexto, as brincadeiras lúdicas possibilitam à criança:


I. o aprendizado de diferentes habilidades e competências para o processo de ensino e aprendizagem.

II. a estruturação básica de diretrizes padronizadas de conhecimento.

III. o desenvolvimento do seu potencial cognitivo, motor e social.

IV. a vivência de novas experiências, abrindo espaço para a arte e criação.

Está correto o que se afirma na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q994548 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

O ensino de Ciências da Natureza sofreu mudanças importantes nos últimos anos, gerados em grande parte graças às contribuições teóricas de vários autores como Ausubel e Piaget. Esses autores argumentam que as crianças pequenas têm a capacidade de entender o conteúdo relacionado à ciência, caso se adapte ao seu desenvolvimento.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.


I. A Nova Base Nacional Comum Curricular orienta que o ensino de Ciências decorra através de situações didáticas que priorizem o trabalho com problemas, levantamento de dados, análise e representação, comunicação e intervenção.

PORQUE

II. o letramento científico e a progressão da aprendizagem ocorrem pela aquisição de habilidades, através de um ensino que não se limita à compreensão factual da área, mas que promova conhecimentos procedimentais, atitudinais, além de uma compreensão mais adequada sobre a natureza da Ciência.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q994554 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Um determinado auditório com 620 cadeiras foi alugado para a realização de uma palestra. Considerando que 870 pessoas compareceram ao local, o número de telespectadores que tiveram que permanecer em pé durante essa palestra foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q916245 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
A respeito da hanseníase, podemos afirmar que:


( ) É uma doença transmissível que atinge principalmente as pessoas na faixa etária economicamente ativa.

( ) Afeta principalmente a pele e os nervos periféricos, mas também compromete articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos.

( ) Passa de uma pessoa para outra por meio das secreções das vias respiratórias e pelas gotículas de saliva.

( ) O contato direto e prolongado com o doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e pouca luz solar aumenta as chances de a pessoa se infectar com o bacilo da hanseníase.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q916246 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

É considerada atribuição comum a todos os membros das equipes que atuam na atenção básica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q994441 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Assistente Social, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

De acordo com as alterações da Lei Nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, é correto afirmar que a mesma dispõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q994535 | Pedagogia, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Ouvindo um docente da 3ª série do ensino fundamental I que leciona em uma escola municipal localizada na cidade do Ribeirão, em Pernambuco, acerca do questionamento feito sobre os instrumentos utilizados como avaliação, a resposta foi a seguinte: “Provas, exercícios, participação, comportamento e empenho individual. Lembrando que o mercado de trabalho e as instituições de ensino superior pedem a nota em uma prova. Temos que preparar o aluno para isso e não para o que seria bom, por exemplo, sua integração social e seu empenho.” A fala desse professor representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.