Início

Questões de Concursos Prefeitura de Ibatiba ES

Resolva questões de Prefeitura de Ibatiba ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q994437 | Serviço Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Assistente Social, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sendo um dos seus objetivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q994441 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Assistente Social, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

De acordo com as alterações da Lei Nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, é correto afirmar que a mesma dispõe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q994477 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, PEB AF ou PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu Artigo 26, regulamenta uma Base Nacional Comum para a Educação Básica a ser complementada em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar. Nesse contexto, além da LDB, Lei 9.394/96, são marcos legais da Base Nacional Comum Curricular:

I. a Lei Brasileira de Inclusão.
II. o Sistema Nacional de Avaliação.
III. o Plano Nacional de Educação.
IV. as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Está correto o que se afirma na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q994482 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, PEB AF ou PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Em 2018, a implementação da BNCC se iniciou em todos os estados, em regime de colaboração com os municípios, em uma sólida governança interfederativa articulada com governo federal. Nesse contexto, a efetivação da BNCC:

I. determina a temporariedade, possui um início e um fim definido.
II. contempla ações de caráter mais operacional, recursos, prazos, custos e responsáveis.
III. engloba alguns elementos básicos como, objetivos, recursos didáticos, metodologia e avaliação.
IV. garante a qualidade educacional e a igualdade de oportunidades para todas as crianças e jovens brasileiros.

Está correto o que se afirma na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q994535 | Pedagogia, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Ouvindo um docente da 3ª série do ensino fundamental I que leciona em uma escola municipal localizada na cidade do Ribeirão, em Pernambuco, acerca do questionamento feito sobre os instrumentos utilizados como avaliação, a resposta foi a seguinte: “Provas, exercícios, participação, comportamento e empenho individual. Lembrando que o mercado de trabalho e as instituições de ensino superior pedem a nota em uma prova. Temos que preparar o aluno para isso e não para o que seria bom, por exemplo, sua integração social e seu empenho.” A fala desse professor representa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q994574 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Controle de Endemias, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Segundo o Manual de Normas Técnicas Instruções para Pessoal de Combate ao Vetor, assinale a alternativa INCORRETA a respeito do reconhecimento geográfico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q994579 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Secretaria Escolar, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Texto associado.
Que animais o homem já enviou ao espaço?

Animais no espaço: até moscas já foram enviadas para fora da Terra.


Entre os terráqueos, o homem não foi o pioneiro no espaço. Mas foi o responsável por enviar várias espécies de animais antes de Yuri Gagarin e Neil Armstrong. Moscas, peixes, tartarugas, lesmas, minhocas e abelhas já tiveram sua experiência extraterrena. Até mesmo aranhas foram enviadas para testar suas habilidades de tecer uma teia em ambiente de microgravidade.


A viagem de animais ao espaço começou em 1947, quando os americanos enviaram moscas-das-frutas em uma cápsula. A partir de então, Rússia e EUA passaram a mandar animais maiores. Primatas eram os preferidos pelos astronautas (NASA/União Europeia), enquanto os cães eram os escolhidos dos cosmonautas (russos). Já na França, um gato ficou famoso por ser o primeiro, e único, felino escolhido para desbravar o cosmos.


Entre todos os animais que estiveram no espaço, a cadela Laika é a mais famosa. Em 4 de outubro de 1957, a era espacial teve início com o lançamento da Sputnik 1. Um mês depois, a cadela foi enviada ao espaço, a bordo da Sputnik 2, sem chances de retornar com vida. Embora sua morte tenha provocado revolta, Laika e os outros animais que ultrapassaram os limites terrenos abriram caminho para os humanos.


De acordo com Douglas Galante, doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), esse pioneirismo animal foi importante para entender os possíveis efeitos que o ambiente espacial poderia provocar nos seres humanos. “Um dos objetivos na época era o de enviar humanos ao espaço. Nesse cenário, as naves espaciais e os sistemas de manutenção de condições vitais no espaço foram testados sucessivamente, com animais maiores e mais complexos (dos insetos aos macacos), até que houvesse uma confiança grande o suficiente para enviar o primeiro astronauta”, argumenta.


Adaptado
https://www.terra.com.br
GHX Comunicação - maio/2013
O objetivo do texto lido é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q994585 | Português, Interpretação de Textos, Auxiliar de Secretaria Escolar, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Todo astronauta precisa de grande capacidade de ________________ e controle de __________________ .

As palavras que completam corretamente a frase acima são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q994452 | Português, Matemática, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Texto associado.

8 BILHÕES DE PESSOAS, UMA HUMANIDADE.

Assuntos da ONU

13 nov. 2022


Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fala sobre chegada da população mundial a oito bilhões em meados de novembro/22.


A população mundial chegará a oito bilhões em meados de novembro – resultado dos avanços científicos e das melhorias na alimentação, na saúde pública e no saneamento. No entanto, à medida que a nossa família humana cresce, está também cada vez mais dividida.

Bilhões de pessoas estão em dificuldades; centenas de milhões passam fome ou estão até subnutridas. Um número recorde de pessoas procura oportunidades, o alívio de dívidas e de dificuldades, das guerras e dos desastres climáticos.

Se não reduzirmos o enorme fosso entre os que têm e os que não têm, estaremos construindo um mundo de oito bilhões de pessoas repleto de tensões, desconfiança, crises e conflitos.

Os fatos falam por si só. Um pequeno grupo de bilionários possui a mesma riqueza que a metade mais pobre da população mundial. Os que estão entre os 1% mais ricos do mundo detêm um quinto do rendimento mundial. As pessoas nos países mais ricos podem viver até 30 anos a mais do que nos países mais pobres. À medida que o mundo se tornou mais rico e saudável nas últimas décadas, essas desigualdades também se agravaram.

Além dessas tendências de longo prazo, a aceleração da crise climática e a recuperação desigual da pandemia de COVID19 aumentam as desigualdades. Estamos na direção de uma catástrofe climática, com as emissões e as temperaturas em contínuo crescimento. Inundações, tempestades e secas estão devastando países que em quase nada contribuíram para o aquecimento global.

A guerra na Ucrânia agrava as atuais crises alimentar, energética e financeira, que atingem mais duramente as economias em desenvolvimento. Estas desigualdades têm um maior impacto nas mulheres e nas meninas e em grupos marginalizados que já são discriminados.

Muitos países do sul global enfrentam enormes dívidas, o agravamento da pobreza e da fome e os impactos crescentes da crise climática, tendo poucas oportunidades de investir numa recuperação sustentável da pandemia, na transição para as energias renováveis ou na educação e formação para a era digital. [...]

As divisões tóxicas e a falta de confiança causam atrasos e impasses numa série de questões, do desarmamento nuclear ao terrorismo, passando pela saúde. Devemos frear estas tendências prejudiciais, curar relações e encontrar soluções conjuntas para os nossos desafios comuns.

O primeiro passo passa por reconhecer que essas desigualdades desenfreadas são uma escolha que os países desenvolvidos têm a responsabilidade de reverter – já a partir deste mês na Conferência sobre as Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP27), no Egito, e na Cúpula do G20, em Bali. Espero que a COP27 resulte em um Pacto de Solidariedade Climática histórico sob o qual as economias desenvolvidas e emergentes se unam em torno de uma estratégia comum e combinem as suas capacidades e recursos para o benefício dahumanidade. Os países mais ricos devem dar apoio financeiro e técnico às principais economias emergentes para a transição dos combustíveis fósseis. Esta é a nossa única esperança para cumprir as nossas metas climáticas.

Também apelo aos líderes da COP27 que cheguem a um acordo sobre um modelo de compensação aos países do sul global pelas perdas e os danos relacionados com o clima que já causam um enorme sofrimento.

A Cúpula do G20, em Bali, será uma oportunidade para abordar a situação dos países em desenvolvimento. Pedi às economias do G20 que adotem um pacote de estímulos que proporcionará aos governos do sul global investimentos e liquidez, e ajudará a aliviar e a reestruturar as suas dívidas.

Enquanto pressionamos, para que estas medidas de médio prazo sejam implementadas, estamos também trabalhando sem parar com todas as partes interessadas para impedir a crise mundial de alimentos. [...]

No entanto, entre todos estes sérios desafios, há também algumas boas notícias. O nosso mundo de oito bilhões de pessoas pode gerar enormes oportunidades para alguns dos países mais pobres, onde o crescimento populacional é mais elevado.

[...] Acredito no talento da humanidade e tenho uma enorme fé na solidariedade humana. Nestes tempos difíceis, seria bom lembrarmos as palavras de um dos observadores mais sábios da humanidade, Mahatma Gandhi: “O mundo tem o suficiente para as necessidades de todos – mas não para a ganância de todos”.

Os grandes encontros mundiais deste mês devem ser uma oportunidade para começar a reduzir as divisões e a restaurar a confiança, com base na igualdade de direitos e de liberdades de cada membro desta forte família humana de oito bilhões de pessoas.


Adaptado

https://news.un.org

Pedi às economias do G20 que adotem um pacote de estímulos que proporcionará aos governos do sul global [...].” 12º§

Assinale a série em que estão devidamente classificadas as formas verbais em destaque.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q994483 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Educação Física, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Use o texto abaixo para subsidiar a questão.
Instrumento de avaliação mais comumente utilizado na escola, a prova possibilita ao professor fidedignidade na aprovação do aluno e na devolução dos resultados a comunidade escolar. Ele traz em seu histórico a cultura da prova, considerando que, em sua jornada escolar, reproduziu inúmeras vezes esse instrumento. Como a prova ainda é utilizada tanto na educação básica como no ensino superior, o professor vivencia situação de prova em toda sua formação.

A prova promove uma sensação de justiça e igualdade ao professor, visto que utilizou o mesmo instrumento, com as mesmas questões para avaliar todos seus alunos igualmente. Porém, essa sensação pode ser falsa porque a prova pode:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q994485 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Arte, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece dez competências gerais que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio. Abaixo, estão citadas apenas três delas:

I- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.
II- Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

III- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.

Essas competências gerais podem ser assim resumidas, respectivamente, à:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q994539 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Base Nacional Comum Curricular é um dos documentos mais importantes e desafiadores da educação no país, que provocou transformações profundas na educação básica. Ao definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, o documento assegura:


I. o desenvolvimento de competências gerais e competências específicas no decorrer da educação básica.
II. o desenvolvimento das habilidades e dos conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências.
III. a promoção de medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência.
IV. a promoção da equidade, a formação integral e o desenvolvimento intelectual, social, físico e emocional.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q994541 | Pedagogia, Alfabetização e Letramento, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia o fragmento de texto abaixo.
As cartilhas que, por muito tempo, sobretudo nas décadas de 70 e 80, fizeram parte do processo de alfabetização, eram livros com leituras restritas que partiam de palavras-chave, principalmente substantivos. O que se tem de certo é que o conceito de pessoa alfabetizada hoje se diferencia muito de anos atrás e preenche vários requisitos que até algum tempo passava despercebido.
(Fonte:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/alfabetizacao-)

Considerando o fragmento de texto acima, hoje não basta o aluno saber apenas codificar e decodificar sinais. É necessário que o aluno:

I. compreenda apenas que as letras formam palavras e a reunião de palavras compõem as frases.

II. escreva de forma mecânica, garantindo uma interação plena com os diferentes tipos de textos que circulam na sociedade.

III. decodifique os sons e entenda os significados do uso da leitura e da escrita em diferentes contextos.

IV. interaja com a leitura e a escrita dentro e fora do contexto escolar, de modo a cumprir as exigências atuais da sociedade.

V. desenvolva habilidades, comportamentos e práticas de uso do sistema convencional da escrita na produção e compreensão de textos inseridos nas práticas sociais.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q994543 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática, Professor PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia o fragmento de texto abaixo.
Aprender matemática é mais do que manejar fórmulas, saber fazer contas ou marcar x nas respostas: é interpretar, criar significados, construir seus próprios instrumentos para resolver problemas, estar preparado para perceber estes mesmos problemas, desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de conceber, projetar e transcender o imediatamente sensível. (PARANÁ, 1990, p.66)

Nesse contexto, o ensino de Matemática deve contemplar:

I. o desenvolvimento de habilidades, como calcular e resolver problemas ou fixar conceitos pela memorização ou listas de exercícios.

II. os modelos clássicos de ensino, como exposição oral e resolução de exercícios.

III. o desenvolvimento de competências e habilidades que permitem ao aluno perceber a importância dessa área na vida pessoal e social.

IV. as estratégias que possibilitam ao aluno atribuir sentido e construir significado às ideias matemáticas de modo a tornar-se capaz de estabelecer relações, justificar, analisar, discutir e criar.


Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q994572 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Controle de Endemias, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Assinale a alternativa correta a respeito do Anopheles sp.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q994576 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Controle de Endemias, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Acerca da malária, leia as afirmativas abaixo e marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) É uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários do gênero Plasmodium.
( ) Também é conhecida como impaludismo.
( ) Indivíduos que tiveram vários episódios de malária são incapazes de atingir um estado de imunidade parcial.
( ) É uma doença contagiosa.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q916246 | Saúde Pública, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

É considerada atribuição comum a todos os membros das equipes que atuam na atenção básica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q994480 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, PEB AF ou PEB AI, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Leia o fragmento de texto abaixo.
A essência da avaliação formativa está no envolvimento dos professores com os alunos e na conscientização do seu compromisso com o progresso destes em termos de aprendizagens, assim como na importância e natureza da intervenção pedagógica. (HOFFMANN,2005)
Nesse contexto, podemos inferir que, a avaliação formativa considera:

I. as diferentes linguagens e estilos de aprendizagem.
II. o resultado obtido ao término de um ciclo de ensino.
III. o erro como fonte de informações diagnósticas.
IV. a classificação do nível de aprendizagem atingido.

Está correto o que se afirma na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q994500 | Pedagogia, Legislação da Educação, Não Habilitado PEBNM, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9394/1996 e suas alterações, a Lei nº 13.005/2014 que promulgou o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Parecer CNE/CEB nº 7/2010 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos são considerados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q994509 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Monitor de Creche, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Nas metodologias ativas, a ênfase está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.