Início

Questões de Concursos Prefeitura de Ibiraçu ES

Resolva questões de Prefeitura de Ibiraçu ES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q435486 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor de Controle Externo, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Em relação ao controle interno e das competências do Tribunal de Contas da União, inclusive no que tange aos recursos pecuniários federais repassados aos municípios, o auditor de controle interno, bem como os gestores públicos devem atentar para o processo de julgamentos das tomadas de contas ou das prestações de contas. Neste contexto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) As contas serão julgadas “regulares” quando expressarem, de forma clara e objetiva, a exatidão dos demonstrativos contábeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gestão do responsável.

( ) As contas serão julgadas “regulares com ressalva” quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que não resulte dano ao Erário.

( ) As contas serão julgadas “irregulares” quando da ocorrência devidamente comprovada da omissão no dever de prestar contas, quando comprovada a prática de ato de gestão ilegal, ilegítimo, antieconômico, ou infração à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial, quando comprovada a ocorrência de dano ao Erário decorrente de ato de gestão ilegítimo ao antieconômico e/ou quando comprovada a ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores públicos.

( ) Quando as contas forem julgadas irregulares pelo Tribunal, tendo comprovadamente ocorrido dano ao Erário, desfalque ou desvio de dinheiros, bens ou valores públicos, o Tribunal fixará a responsabilidade solidária do agente público que praticou o ato regular e, também, do terceiro que, como contratante ou parte interessada na prática do mesmo ato, de qualquer modo não haja concorrido para o cometimento do dano apurado.

A sequência está correta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q474031 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

“Ossos do crânio, como o parietal, frontal e outros como a da escápula e quadril, são exemplos de osso ____________. Vale ressaltar que esse tipo de osso apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

143Q536552 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

Em um terreno de área retangular de 25 metros de frente por 88 metros de fundos será construído um hospital municipal de seis pavimentos com área de projeção em planta de 1.800 m2. Determine, de acordo com a norma de sondagens, o número de furos mínimos de que este terreno deverá possuir para a elaboração do projeto de fundações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q799792 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

O sistema cardiovascular é responsável pelo transporte de metabólitos para os tecidos e a partir deles sob várias condições de demandas. Ele deve atuar de forma altamente coordenada. A coordenação é conseguida pela integração das funções cardíacas e do sistema vascular. Com relação às características do sistema cardiovascular, analise as afirmativas a seguir.

I. Um nível basal de tônus muscular vascular é normalmente mantido constante em todo o sistema vascular. O tônus muscular basal deve estar presente para permitir a regulação eficaz.

 II. A regulação local do fluxo sanguíneo tecidual envolve tanto o mecanismo de controle miogênico quanto o de controle metabólico. O controle miogênico envolve a relação entre o tônus da musculatura lisa vascular e a pressão de perfusão. Pressões de perfusão aumentadas elevam o tônus muscular vascular, enquanto que pressões reduzidas o diminuem.

III. O controle metabólico envolve a relação entre o tônus da musculatura lisa vascular e o nível local de metabólitos celulares.

IV. A quantidade total de sangue bombeado pelo coração por minuto é denominada débito cardíaco. O débito cardíaco é simplesmente o produto da frequência cardíaca e o volume ejetado pelo ventrículo esquerdo em cada contração ou volume sistólico.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q798645 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Ibiraçu ES, CONSULPLAN

A prática clínica competente, na área de pneumo?pediatria e neonatologia, requer conhecimento das muitas diferenças fisiopatológicas que existem entre os lactentes, as crianças e os adultos. A compreensão da fisiopatologia singular envolvida nos distúrbios respiratórios neonatais e pediátricos pode auxiliar o fisioterapeuta respiratório a fornecer um tratamento de qualidade a essa população de pacientes. Com relação aos pontos fundamentais para os procedimentos nesta área, analise as afirmativas.

I. A terapia neonatal e pediátrica é uma das áreas especializadas mais precárias no campo da terapia respiratória. A prática competente nesta área requer conhecimento seguro das muitas diferenças anatômicas e fisiológicas entre o lactente, a criança e o adulto.

II. Uma compreensão total de como ocorre à transição da vida intrauterina para a extrauterina é útil para o fisioterapeuta respiratório. Durante a transição, os pulmões não aerados e cheios de líquido se convertem em órgãos eficazes de intercâmbio gasoso. O fluxo sanguíneo através dos pulmões é mínimo antes do nascimento. O fechamento do forame oval e do canal arterial é ajuste importante para a vida extrauterina.

III. Um componente fundamental do controle respiratório dos lactentes e das crianças é a avaliação clínica completa. Em razão das diferenças anatômicas e fisiológicas significativas entre o adulto e a criança, muitas das técnicas de avaliação úteis para os pacientes mais velhos podem ser aplicadas para os lactentes. Idealmente, a avaliação geral do lactente começa após o nascimento e inclui a história materna, assim como a condição fetal e do neonato. À medida em que a criança cresce e desenvolve, menos métodos de avaliação utilizados para o adulto começam a ser aplicados.

IV. As doenças comuns associadas aos neonatais incluem a síndrome da aspiração do mecônio, a síndrome da angústia respiratória, a taquipneia transitória do neonato, a apneia da prematuridade, a displasia broncopulmonar e a hipertensão pulmonar persistente. A bronquiolite, a crupe, a epiglotite, a pneumonia, a fibrose cística e a asma são problemas comuns associados aos pacientes pediátricos.

Estão INCORRETAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.