Questões de Concursos: Prefeitura de Ibirapuitã RS

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Ibirapuitã RS. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q909231 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

São muitas as contribuições da Teoria Sistêmica para a atividade psicopedagógica junto aos grupos como a família e a escola, por exemplo. De acordo com essa abordagem, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Qualquer transição ou mudança para um dos membros ou em qualquer ponto do ciclo vital é um desafio para todos os integrantes do sistema global, e não diz respeito somente a um dos elementos ou sujeitos.

( ) Buscar a relação de causa e efeito diante das situações vividas nas diferentes instituições facilita o trabalho psicopedagógico e também a elaboração de estatísticas ou pesquisas na área.

( ) É fundamental identificar as características dos sujeitos que fogem do padrão estabelecido para que o psicopedagogo possa retirá-los daquele contexto e reeducá-los para, depois, reinseri-los no ambiente, se for o caso.

( ) Um comportamento sintomático é a expressão de dificuldades do sistema por um de seus membros.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

22 Q909250 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Em 2040, há o risco de o Brasil enfrentar um "apagão" de professores na Educação Básica: segundo a projeção divulgada pelo Instituto Semesp, faltarão 235 mil docentes nas escolas do país. A quantidade de ingressantes nas carreiras de licenciaturas nos últimos dez anos cresceu apenas 29,7% de 2010 a 2020, enquanto nas demais carreiras esse dado foi de 49,8%. Analise as assertivas abaixo sobre os fatores que podem ter contribuído para essa projeção e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Desinteresse dos mais jovens nos cursos de licenciatura e envelhecimento dos profissionais atuantes, que provavelmente se aposentarão em breve.

( ) Abandono precoce da carreira, devido aos baixos salários e às condições precárias de trabalho.

( ) Escassa oportunidade do ensino à distância para cursos de licenciatura, o que faz com que os estudantes não encontrem cursos de graduação voltados para a educação na modalidade EaD.

( ) As especialidades com maior queda no número de concluintes na graduação foram Biologia (-21,3%), Química (-12,8%) e Ciências Sociais (-11,7%). Em Pedagogia, houve um aumento de 9,8%.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

23 Q909253 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

As Teorias Pós-Críticas se dão a partir dos estudos pós-coloniais, com impacto no currículo, e defendem que a linguagem e a prática de uma educação possibilitam que alunos e professores repensem hierarquias e relações opressivas de poder, rompendo com sistemas eurocêntricos e colonialistas. Qual é a principal concepção das Teorias Pós-Críticas do Currículo?

24 Q909240 | Enfermagem, Metabolismo, Enfermeiro, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Qual dos seguintes marcadores é frequentemente utilizado para avaliar a função hepática por meio de testes laboratoriais?

25 Q909246 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm como objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa. Uma das estratégias das metodologias ativas se refere a uma abordagem em que se reaproveita o tempo de aula para se concentrar na aplicação e discussão, onde a aquisição de conceitos e princípios básicos é feita pelo aluno antes da aula. Os alunos participam de trabalhos preparatórios, que podem incluir o uso de palestras, leituras ou módulos on-line pré-gravados, de modo que o tempo de aula é, então, redirecionado para se concentrar na resolução de problemas, aplicação, síntese e aprendizado colaborativo. Que nome se dá a essa estratégia?

26 Q909248 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas abaixo considerando a definição de Educação 3.0:

I. A escola desvincula-se do mundo e está disponível somente para os nobres, o professor é considerado um mestre e detentor do saber, e as aulas acontecem de forma individual na própria residência do aluno ou do professor.

II. A educação se dá em razão da necessidade do treinamento das pessoas para o trabalho, seguindo o exemplo das fábricas, e o professor é o transmissor do conhecimento.

III. A educação se dá de forma mais horizontal, pois o aluno passa a apresentar maior autonomia sobre o próprio aprendizado, o professor usa as tecnologias como um potencializador pedagógico, e o aprendizado começa a acontecer através de métodos formais e informais.

Quais estão corretas?

27 Q909255 | Educação Física, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Com relação aos estilos de capoeira e suas respectivas características, de acordo com Gonzáles (2014), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Capoeira de raiz: ritmada, com movimentos de dança, jogada a nível de apresentação sem contato físico, pode ser executada tanto em pé como mais próximo ao solo.

( ) Capoeira angola: jogada em um ritmo mais lento, de forma rasteira, com grande utilização de mãos no solo como apoio.

( ) Capoeira regional: de ritmo rápido, com movimentos velozes e objetivos, realizados em um nível mais alto, mais em pé, buscando se aproximar do companheiro.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

28 Q909256 | Pedagogia, Professor de Educação Física, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Conforme Zabala (1998), do conjunto de relações interativas, necessárias para facilitar a aprendizagem, se deduz uma série de funções dos professores, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Essas funções são caracterizadas da seguinte maneira:

1. Promover canais de comunicação que regulem os processos de negociação, participação e construção.

2. Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adaptação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino/aprendizagem.

3. Estabelecer metas ao alcance dos alunos para que possam ser superadas com o esforço e a ajuda necessários.

4. Estabelecer um ambiente e determinadas relações presididas pelo respeito mútuo e pelo sentimento de confiança, que promovam autoestima e autoconceito.

5. Contar com as contribuições e conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

29 Q909229 | Pedagogia, Psicopedagogo, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Seguindo a proposta de Sara Paín, Maria Lúcia Weiss reforça, em suas obras, importantes objetivos da intervenção psicopedagógica, quais sejam:

I. Conseguir que o sujeito seja “autor” de sua própria aprendizagem, tomando posse de seu processo de construção.

II. Conseguir que o paciente atenda às regras sem questioná-las, demonstrando disciplina e ordem.

III. Conseguir uma aprendizagem autônoma em relação à tarefa que vivencia no consultório, junto ao terapeuta.

IV. Possibilitar uma autovalorização, melhorando o seu autoconceito e autoestima que se apresentam rebaixados devido ao fracasso escolar e outras dificuldades.

Quais estão corretos?

30 Q909232 | Auditoria, Normas de Auditoria, Fiscal Tributário, Prefeitura de Ibirapuitã RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a NBC TA 500 (R1), de 2016, cabe ao auditor estruturar e demonstrar adequadamente as informações utilizadas para chegar às conclusões em que se fundamenta a sua opinião. Sobre a evidência de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.