Início

Questões de Concursos Prefeitura de Imbé RS

Resolva questões de Prefeitura de Imbé RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1045071 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

A respeito das mediações de aprendizagem na Educação Especial, analise a sentença abaixo:

Os estudantes com necessidade de Atendimento Educacional Especializado precisam de uma escola que potencialize as suas habilidades, desenvolva e amplie as suas competências e corrija tanto quanto possível suas funções cognitivas deficientes para que possam viver melhor e mais felizes (1ª parte). O professor é a peça-chave no cenário pedagógico. Todos os procedimentos para adequação do planejamento, da metodologia, das estratégias, dos recursos, dos encaminhamentos e da avaliação passam por ele. O professor que assume uma atitude mediadora pensa e age de forma coerente para o avanço do estudante, objetivando a aprendizagem do aluno, e não o ensino do currículo (2ª parte). Além dos espaços físicos, é fundamental que a metodologia utilizada possa favorecer a aprendizagem do estudante, com deficiência ou não. De acordo com as inteligências múltiplas, os canais de entrada de informações são variados, considerando que algumas pessoas aprendem melhor vendo, outras ouvindo, outras experimentando, outras fazendo (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1015520 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

A Libras tem particularidades linguísticas que a caracterizam como uma língua natural e completa. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1015521 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

Os avanços e recursos tecnológicos têm desempenhado um papel significativo na educação de surdos, proporcionando ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Sobre o uso desses recursos na educação de surdos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1045072 | Pedagogia, Legislação da Educação, Educação Especial, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

A Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem como objetivo o acesso, a _________________ e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1015518 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

No Brasil, as transformações na história dos surdos tiveram início em 1855, quando o imperador Dom Pedro II trouxe um professor francês, Hernest Huet (surdo e partidário de l'Épée), para iniciar um trabalho de educação com os surdos. Qual contribuição de Huet marcou a história dos surdos e influenciou a sua luta por direitos e reconhecimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1015519 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

É importante considerar que a intricada situação de bilinguismo dos surdos está inserida em um complexo processo de inclusão de pessoas com deficiência na escola comum. Assim, a política de educação bilíngue para surdos é um avanço significativo que visa promover a inclusão e o pleno desenvolvimento dos surdos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1015522 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

A profissão de tradutor e intérprete da Libras é fundamental para garantir a comunicação eficaz entre surdos e ouvintes. Sobre a regulamentação dessa profissão, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1086232 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC

No trajeto entre as cidades de Porto Alegre e Novo Hamburgo, deseja-se passar obrigatoriamente pelas cidades de Canoas e São Leopoldo uma única vez. Considerando que o trecho de Porto Alegre a Canoas oferece duas rotas distintas, o trecho de Canoas a São Leopoldo oferece duas rotas distintas, e o trecho de São Leopoldo a Novo Hamburgo oferece três rotas distintas, assinale a alternativa que determina o número de maneiras diferentes que se pode percorrer o trajeto entre as cidades de Porto Alegre e Novo Hamburgo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.