Início

Questões de Concursos Prefeitura de Iraí RS

Resolva questões de Prefeitura de Iraí RS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q909012 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A tuberculose bovina causada pelo Mycobacterium bovis é uma doença de evolução crônica responsável por perdas econômicas consideráveis. Essa enfermidade se caracteriza pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares denominadas tubérculos, que podem localizar-se em qualquer órgão ou tecido. Em relação à doença, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, e F, se falsas.

( ) Na maior parte dos casos, a transmissão se dá por aerossóis durante o contato entre os animais infectados e sadios.

( ) Os animais infectados podem eliminar o agente pelas secreções respiratórias, bem como pelo leite.

( ) Bezerros que se alimentam do leite de vacas tuberculosas podem apresentar a doença, pois o trato digestivo, nesse caso, é uma via de transmissão do agente.

( ) O diagnóstico da doença, realizado pelo teste da tuberculina, é classificado como uma reação de hipersensibilidade retardada do tipo IV.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q880415 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Durante uma simulação de emergência em um ambiente de saúde, um paciente repentinamente perde a consciência. Os profissionais de saúde presentes devem iniciar as manobras de Suporte Básico de Vida (SBV). Considerando as diretrizes atualizadas, assinale a alternativa correta em relação ao SBV.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q909061 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Política Nacional de Educação Digital (PNED), o eixo Educação Digital Escolar tem como objetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q909070 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Qual dos tipos de avaliação abaixo tem como objetivo identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, no início de um processo de aprendizagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q880419 | Português, Morfologia, Auxiliar de Saúde Bucal, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

No fragmento “E que somos capazes de abreviar a brutalidade cotidiana, sendo mais gentis e razoáveis uns com os outros”, o termo sublinhado é classificado como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q908994 | Enfermagem, Diagnósticos de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

O Diagnóstico de Enfermagem (DE) é um processo essencial, tendo em vista que permite planejar os melhores cuidados, de acordo com a necessidade real do paciente. Cada diagnóstico deve contar com um enunciado claro e preciso, realizando a combinação de critérios necessária para oferecer o pleno entendimento. São considerados DEs com foco no problema, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q909028 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Levando em conta os conceitos e informações sobre Psicologia Positiva e desenvolvimento infantil utilizados por Reppold, Noronha, D’Azevedo, Dias-Viana e Itimura (2023), as forças pessoais podem ser definidas como traços individuais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q909076 | História, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), “os conteúdos a serem trabalhados com os alunos não se restringem unicamente ao estudo de acontecimentos e conceituações históricas. É preciso ensinar procedimentos e incentivar atitudes nos estudantes que sejam coerentes com os objetivos da História”. São procedimentos importantes no ensino da História para o Ensino Fundamental, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q909087 | Inglês, Professor de Língua Inglês, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Texto associado.

The Reasons Why We Dance


  1. As a choreographer, I get asked to share my opinion about a myriad of dance-related
  2. topics, from the practical, like “How can dance help you get in shape?” to the existential, like “Is
  3. my dancing a projection of my self-image?”. But the question I think matters most is: why do
  4. people dance? What is about moving our bodies to a song we love that is so joyfully Pavlovian?
  5. Why do we watch videos and take lessons on something that could be labeled as trivial? Why do
  6. we love it so?
  7. There are the obvious answers. We dance for physical fitness, mental clarity, emotional
  8. stability, and other such pluses. However, all these benefits could be attained by other means –
  9. though I confess I have yet to find a better alternative than a great “cha cha”* to lift both one’s
  10. heart rate and spirits. There must be something glorious about dancing that is more than just
  11. intangible. We cannot seem to explain it, yet we all know it so well that we do not hesitate to
  12. tap our feet to a Gershwin melody or pulse with the percussion of a samba rhythm.
  13. Perhaps dance is the way we express ourselves when words are insufficient. The joy we
  14. feel over newfound love, the determination we have in the face of great sorrow or adversity, the
  15. passionate fire of our youth, and the peacefulness of our softer and more graceful years – maybe
  16. they are never expressed more fully than through a waltz, or a tango, or a jive. We all want to
  17. be understood, and if we could truly speak the words that describe our feelings, how deep and
  18. powerful they would surely be. But alas, those words never seem to come to us just right. Maybe
  19. dance is simply a translator for the human heart.
  20. Perhaps dance is the medium through which we show the world who we truly are and who
  21. we can be. All of us, if we are honest, believe deep down that we are not ordinary. We know
  22. ourselves to be wonderfully unique, with many layers of personality and talent woven in such a
  23. way that no one on earth could possibly have our same make-up. We know it. We just do not
  24. always know how to prove it. Maybe dance gives us the opportunity. And perhaps dance is how
  25. we choose to remember, how we hold on to the past. It is how we relive __ fun-filled days of
  26. our youth or __ time we looked into their eyes and knew they were the one. It is our tribute to
  27. the heroes of yesterday who jitterbugged like carefree boys and girls, when tomorrow they would
  28. march as men and women to defend freedom’s cause. It is the chance to be __ princess again,
  29. waiting for __ outstretched hand and the call to __ romance that is graceful, true, and not as
  30. forgotten as the cynics say. When we dance, we can remember them all a little better, feel the
  31. butterflies once again, and if only for a moment, return to the purest part of our lives when time
  32. was of no matter…for we were dancing.
  33. Why do we dance? Every answer will be different, and that is as it should be. Perhaps the
  34. better question is, “Why would we not?”

*Cha Cha: an energetic modern dance.

(Available in: https://dancewithmeusa.com/why-we-dance-the-reasons/ – text especially adapted for this test).

The use of the word “yet” in “I have yet to find a better alternative” (l. 09) suggests that the author:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q909014 | Veterinária, Médico Veterinário, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A brucelose equina é uma doença infecciosa com potencial zoonótico cuja transmissão ocorre pelo consumo de água e de pastos contaminados, principalmente, em propriedades endêmicas para a brucelose bovina. Não é recomendada a antibioticoterapia, e os animais positivos devem ser encaminhados para o abate sanitário. Em relação à brucelose equina, analise as assertivas a seguir:

I. A doença nos equinos não se caracteriza por transtornos reprodutivos como em outras espécies domésticas.

II. Lesões abscedativas na região cervical, em tendões e em articulações são as principais manifestações clínicas.

III. O diagnóstico da brucelose equina é realizado pela prova de inoculação da brucelina, teste semelhante ao utilizado para o diagnóstico do mormo.

IV. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT) do MAPA não dispõe de normas para a brucelose equina.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q909026 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Levando em conta os conceitos e informações sobre Psicologia Positiva e desenvolvimento infantil utilizados por Reppold, Noronha, D’Azevedo, Dias-Viana e Itimura (2023), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A Psicologia Positiva é um dos movimentos científicos de maior expansão nas ciências psicológicas, com aplicação nas diferentes etapas do ciclo vital e em diversos contextos.

( ) A Psicologia Positiva busca fundamentar empiricamente sua prática por meio da realização de pesquisas quantitativas, configurando-se como um campo de conhecimento sistematizado metodologicamente.

( ) A Psicologia Positiva mostra-se muito promissora quando se pensa em compreender o desenvolvimento infantil e buscar práticas que valorizem o que cada criança pode apresentar de melhor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q909071 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A escola, e a sala de aula em especial, são espaços privilegiados para a promoção da formação dos alunos pela aprendizagem, de modo que sejam dotados de um grande conjunto de competências. Sobre essas competências, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Resolver problemas com iniciativa e criatividade.

( ) Atuar de forma dependente e inconsciente.

( ) Analisar a realidade de forma superficial.

( ) Trabalhar cooperativamente, em equipe.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q909088 | Inglês, Professor de Língua Inglês, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Texto associado.

The Reasons Why We Dance


  1. As a choreographer, I get asked to share my opinion about a myriad of dance-related
  2. topics, from the practical, like “How can dance help you get in shape?” to the existential, like “Is
  3. my dancing a projection of my self-image?”. But the question I think matters most is: why do
  4. people dance? What is about moving our bodies to a song we love that is so joyfully Pavlovian?
  5. Why do we watch videos and take lessons on something that could be labeled as trivial? Why do
  6. we love it so?
  7. There are the obvious answers. We dance for physical fitness, mental clarity, emotional
  8. stability, and other such pluses. However, all these benefits could be attained by other means –
  9. though I confess I have yet to find a better alternative than a great “cha cha”* to lift both one’s
  10. heart rate and spirits. There must be something glorious about dancing that is more than just
  11. intangible. We cannot seem to explain it, yet we all know it so well that we do not hesitate to
  12. tap our feet to a Gershwin melody or pulse with the percussion of a samba rhythm.
  13. Perhaps dance is the way we express ourselves when words are insufficient. The joy we
  14. feel over newfound love, the determination we have in the face of great sorrow or adversity, the
  15. passionate fire of our youth, and the peacefulness of our softer and more graceful years – maybe
  16. they are never expressed more fully than through a waltz, or a tango, or a jive. We all want to
  17. be understood, and if we could truly speak the words that describe our feelings, how deep and
  18. powerful they would surely be. But alas, those words never seem to come to us just right. Maybe
  19. dance is simply a translator for the human heart.
  20. Perhaps dance is the medium through which we show the world who we truly are and who
  21. we can be. All of us, if we are honest, believe deep down that we are not ordinary. We know
  22. ourselves to be wonderfully unique, with many layers of personality and talent woven in such a
  23. way that no one on earth could possibly have our same make-up. We know it. We just do not
  24. always know how to prove it. Maybe dance gives us the opportunity. And perhaps dance is how
  25. we choose to remember, how we hold on to the past. It is how we relive __ fun-filled days of
  26. our youth or __ time we looked into their eyes and knew they were the one. It is our tribute to
  27. the heroes of yesterday who jitterbugged like carefree boys and girls, when tomorrow they would
  28. march as men and women to defend freedom’s cause. It is the chance to be __ princess again,
  29. waiting for __ outstretched hand and the call to __ romance that is graceful, true, and not as
  30. forgotten as the cynics say. When we dance, we can remember them all a little better, feel the
  31. butterflies once again, and if only for a moment, return to the purest part of our lives when time
  32. was of no matter…for we were dancing.
  33. Why do we dance? Every answer will be different, and that is as it should be. Perhaps the
  34. better question is, “Why would we not?”

*Cha Cha: an energetic modern dance.

(Available in: https://dancewithmeusa.com/why-we-dance-the-reasons/ – text especially adapted for this test).

In the excerpt “When we dance, we can remember them all a little better” (l. 30), the words “a little”:

I. Should be used with countable nouns.

II. Indicate an exact amount.

III. Can be used before nous, adjectives, or adverbs.

Which statements are correct?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q909003 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Na atuação com paciente oncológico, o enfermeiro deve ter conhecimento adequado para conduzir um tratamento seguro. Os pacientes com programação de quimioterapia devem ter uma consulta de enfermagem específica. Referente aos diferenciais de uma consulta de enfermagem aos pacientes oncológicos, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q909022 | Psicologia, Psicólogo, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Segundo a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP), as pessoas que revelam tendência a serem humildes, a não se vangloriar pelos bens e capacidades pessoais, além de terem pouca necessidade de receber atenção dos outros e podem, inclusive, ter dificuldade para reconhecer suas capacidades e atributos favoráveis, mesmo que sejam evidentes, apresentam níveis:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q909068 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de História, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

A didática é uma área da pedagogia que se ocupa do estudo do ensino, ou seja, do processo de transmissão de conhecimentos e habilidades. Nesse sentido, um dos princípios fundamentais da didática é a adaptação do ensino às características dos alunos. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que apresenta uma estratégia didática que contribui para a adaptação do ensino às características dos alunos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q909083 | Inglês, Professor de Língua Inglês, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Texto associado.

The Reasons Why We Dance


  1. As a choreographer, I get asked to share my opinion about a myriad of dance-related
  2. topics, from the practical, like “How can dance help you get in shape?” to the existential, like “Is
  3. my dancing a projection of my self-image?”. But the question I think matters most is: why do
  4. people dance? What is about moving our bodies to a song we love that is so joyfully Pavlovian?
  5. Why do we watch videos and take lessons on something that could be labeled as trivial? Why do
  6. we love it so?
  7. There are the obvious answers. We dance for physical fitness, mental clarity, emotional
  8. stability, and other such pluses. However, all these benefits could be attained by other means –
  9. though I confess I have yet to find a better alternative than a great “cha cha”* to lift both one’s
  10. heart rate and spirits. There must be something glorious about dancing that is more than just
  11. intangible. We cannot seem to explain it, yet we all know it so well that we do not hesitate to
  12. tap our feet to a Gershwin melody or pulse with the percussion of a samba rhythm.
  13. Perhaps dance is the way we express ourselves when words are insufficient. The joy we
  14. feel over newfound love, the determination we have in the face of great sorrow or adversity, the
  15. passionate fire of our youth, and the peacefulness of our softer and more graceful years – maybe
  16. they are never expressed more fully than through a waltz, or a tango, or a jive. We all want to
  17. be understood, and if we could truly speak the words that describe our feelings, how deep and
  18. powerful they would surely be. But alas, those words never seem to come to us just right. Maybe
  19. dance is simply a translator for the human heart.
  20. Perhaps dance is the medium through which we show the world who we truly are and who
  21. we can be. All of us, if we are honest, believe deep down that we are not ordinary. We know
  22. ourselves to be wonderfully unique, with many layers of personality and talent woven in such a
  23. way that no one on earth could possibly have our same make-up. We know it. We just do not
  24. always know how to prove it. Maybe dance gives us the opportunity. And perhaps dance is how
  25. we choose to remember, how we hold on to the past. It is how we relive __ fun-filled days of
  26. our youth or __ time we looked into their eyes and knew they were the one. It is our tribute to
  27. the heroes of yesterday who jitterbugged like carefree boys and girls, when tomorrow they would
  28. march as men and women to defend freedom’s cause. It is the chance to be __ princess again,
  29. waiting for __ outstretched hand and the call to __ romance that is graceful, true, and not as
  30. forgotten as the cynics say. When we dance, we can remember them all a little better, feel the
  31. butterflies once again, and if only for a moment, return to the purest part of our lives when time
  32. was of no matter…for we were dancing.
  33. Why do we dance? Every answer will be different, and that is as it should be. Perhaps the
  34. better question is, “Why would we not?”

*Cha Cha: an energetic modern dance.

(Available in: https://dancewithmeusa.com/why-we-dance-the-reasons/ – text especially adapted for this test).

When the author says “something that could be labeled as trivial” (l. 05), we understand that:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q908997 | Enfermagem, Cálculo de Solução e Medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Iraí RS, FUNDATEC, 2024

Um paciente foi admitido em um hospital, e a equipe de enfermagem está monitorando seu balanço hídrico. Durante um período de 24 horas, o paciente ingeriu 1.500 ml de líquidos, recebeu SF 0,9% a 40 gts/min intravenoso e eliminou 800 ml de urina. Além disso, ele perdeu 200 ml de líquidos devido à sudorese e 100 ml por outros meios. Calcule o balanço hídrico total para esse paciente durante um período de 24 horas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.