Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itaboraí RJ

Resolva questões de Prefeitura de Itaboraí RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q380674 | Biologia, Parasitologia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Uma das ações preventivas em casos de doenças como a cólera e a esquistossomose é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q381098 | Biologia, Bioquímica, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A teoria da coesão-tensão é a explicação mais aceita para a condução da seiva bruta da raiz até as folhas de um vegetal. Essa teoria se baseia no fato de que as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão. Essas forças de coesão têm como causa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q799997 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

De acordo com McKkenzie, o seu método terapêutico se mostrou eficiente no tratamento da espondilartrose quando a dor se comportou com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q351612 | Artes, Artes Visuais, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Ao comentar o trabalho de Maria Helena Martins, segundo a qual a leitura das imagens pode ser (a) "uma decodificação mecânica" e (b) "um processo de compreensão", Analice Pillar diz que essas duas visões são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q389058 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

"A bipolarização do poder planetário é resultado do enfraquecimento geopolítico das antigas potências e da emergência de duas superpotências (os Estados Unidos e a União Soviética) capazes de desencadear a destruição de todo o sistema mundial de Estados. A Guerra Fria foi a manifestação mais nítida dessa bipolarização." [MAGNOLI, Demétrio. O mundo contemporâneo: relações internacionais (1945-2000). São Paulo: Moderna, 1996, p. 47.]

A Guerra Fria deve ser entendida como um confronto histórico entre as duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética, que emergiram em meio aos rastros de destruição e violência deixados pela Segunda Guerra Mundial, resultando na divisão leste versus oeste. No início dos anos 60, a construção do Muro de Berlim, separando Berlim Ocidental e Berlim Oriental, foi o "símbolo" mais contundente dessa bipolaridade do planeta.

Quanto à relevância histórica da Guerra Fria para a compreensão do século XX, destaca-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q332857 | Matemática, Trigonometria, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Num triângulo equilátero, de área 3 cm² inscreve-se outro triângulo eqüilátero, de modo que cada lado do novo triângulo é perpendicular a um lado do triângulo inicial. A área da região exterior ao menor triângulo, mas interior ao maior, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q389663 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

"Os imperialismos do final do século XIX e do século XX diferiam tanto do espírito de conquista ou de dominação das épocas passadas quanto da expansão colonial dos séculos anteriores pela seguinte característica: estavam, mais que os outros, ligados ao capital financeiro, e a colonização ou a conquista não eram as únicas expressões de sua existência". [FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências - séculos XIII a XX. Trad. Rosa Freire. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 34.]

Na época do capitalismo liberal e concorrencial, marcada pela hegemonia inglesa no mundo capitalista, a questão fundamental residia no intercâmbio de matérias-primas e alimentos, a preços baixos, por produtos industrializados. O comércio mundial era regido pela livre-concorrência, segundo a "mão invisível" do mercado auto-regulador de Adam Smith. As transformações do capitalismo na segunda metade do século XIX começaram a questionar a validade do liberalismo, uma vez que os problemas suscitados pela depressão de 1873 resultaram na formulação de uma nova política de expansão e de anexação de mercados externos, para garantir a continuidade da acumulação capitalista, resultando no imperialismo.

A respeito das características desse processo histórico, é pertinente afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q801394 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Na fase de reagudização da artrite reumatóide, a diatermia está contra-indicada por aumentar o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q797567 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A Contratura de Volkmann é uma importante complicação das fraturas de membro superior, as quais resultam da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q482154 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Considere as seguintes afirmativas a respeito do relevo brasileiro:

I - Predominam altitudes modestas e áreas bastante aplainadas pela ação de forças erosivas.

II - Os planaltos e serras do Atlântico Leste-Sudeste são formados por cinturões orogênicos muito antigos, dobrados durante o ciclo brasiliano e submetidos a prolongado desgaste erosivo.

III - As planícies são as únicas unidades do relevo brasileiro cujo arcabouço consiste em bacias de cobertura de sedimentação recente, formadas por deposições do período quaternário.

IV - As frentes de cuestas são feições do relevo características apenas da região centro-oeste do Brasil.

As afirmativas que caracterizam corretamente o relevo brasileiro são apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q473366 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q378902 | Biologia, Bioquímica, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Entre as atividades práticas que um professor pode realizar a fim de trabalhar com seus alunos alterações de pH está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q798834 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O TENS (estimulação elétrica transcutânea) de elevada freqüência e de curta duração, comparado ao TENS de baixa freqüência e de longa duração, tem ação analgésica, agindo em níveis, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q471809 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Com o propósito de explicar a busca de legitimação da Educação Física no currículo escolar, Valter Bracht argumenta que uma corrente de especialistas busca a justificativa da Educação Física fora das atividades, ou seja, nas suas aplicações e repercussões sociais. Para tal, esses especialistas se fundamentam no corpo de conhecimento das disciplinas biológicas e da sociologia funcionalista, configurando uma visão instrumental de Educação Física. Esses argumentos identificam o modelo de legitimação da Educação Física denominado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q319721 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que "(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção."

Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que "Ensinar exige":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q473829 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O professor iniciou sua aula desafiando os alunos a construírem um ou mais jogos esportivos a partir da dinâmica do jogo e das regras do esporte Voleibol. Como primeira atividade solicitou que eles dissessem as características do esporte Voleibol e suas regras principais. As indicações dos alunos foram sendo escritas no quadro de giz à medida que eles iam se manifestando. Como segunda atividade, os alunos se organizaram em quatro grupos para proporem modificações na regra e/ou fundamento do saque, de modo que todos tivessem a possibilidade de êxito na execução deste fundamento. Como terceira atividade, os alunos praticaram as sugestões de cada grupo. Finalizando a aula, o professor solicitou que os alunos opinassem sobre a dinâmica do trabalho em grupo, no sentido de buscar soluções para as dificuldades decorrentes da pouca habilidade demonstrada por uma grande parte dos alunos. Quais as dimensões do conhecimento contempladas, respectivamente, em cada uma das quatro atividades propostas pelo professor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q379297 | Biologia, Microbiologia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

As bactérias são seres unicelulares que vivem isolados ou reunidos na forma de colônias. Podemos afirmar que todas as bactérias são organismos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q351929 | Artes, Teoria em Arte, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

No início do século XX, a escultura negra exerceu importante influência sobre a obra de vários artistas que procuravam uma saída para os impasses vividos pela arte ocidental naqueles anos de transição. Para E. Gombrich, os artistas se encantaram com as máscaras africanas porque essas apresentavam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q351812 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Contrariando os críticos da arte brasileira do século XIX, que reafirmam a produção tão-somente da chamada "arte acadêmica", historiadores mais recentes têm demonstrado que o período foi, na verdade, bastante rico de tendências e de expressões culturais. Podemos dizer que os seguintes estilos ocorrem naquela fase histórica, em ordem de seu surgimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q388511 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

República, pelo menos na minha geração, que eu assisti, que acompanhei desde o Getúlio, ou melhor, desde a Aliança Liberal, que falou em números de desenvolvimento. Essa é que era a grande fascinação do Juscelino, que terminou permeando também os elementos conservadores do PSD. (...) Na realidade, sua candidatura se impôs muito com a participação [da Ala Moça]. Vínhamos apoiando o Juscelino, que tinha sido nosso colega na Constituinte, quando ele assumiu o governo de Minas com aquele binômio "Energia e Transporte", exatamente os pontos críticos do desenvolvimento brasileiro. Depois ele se desenvolveu no Plano de Metas. Então, quando o Juscelino colocava o problema em termos de metas - meta de energia elétrica, meta de siderurgia -, não havia como (...) se opor a esses objetivos, que se confundiam com o próprio interesse da nação."

[Fonte:http://www.cpdoc.fgv.br/nav_jk/htm/depoimentos/depoimentos.asp ]

A posse de Juscelino Kubitscheck de Oliveira, integrante do PSD mineiro, à presidência da República foi um marco na reorientação da economia brasileira, rompendo parcialmente com o modelo de desenvolvimento capitalista anterior, garantindo o funcionamento das instituições liberais e democráticas no país e logrando conseguir o apoio de amplos setores da sociedade brasileira ao projeto de "desenvolvimento nacional", expresso no famoso lema dos "Cinqüenta Anos em Cinco".

A afirmativa que expressa a relevância histórica do Governo Juscelino Kubitschek é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.