Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itaboraí RJ

Resolva questões de Prefeitura de Itaboraí RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q473366 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os intelectuais e políticos identificados com o pensamento higienista atribuíram à Educação Física brasileira uma importante missão educativa que era a de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q471809 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Com o propósito de explicar a busca de legitimação da Educação Física no currículo escolar, Valter Bracht argumenta que uma corrente de especialistas busca a justificativa da Educação Física fora das atividades, ou seja, nas suas aplicações e repercussões sociais. Para tal, esses especialistas se fundamentam no corpo de conhecimento das disciplinas biológicas e da sociologia funcionalista, configurando uma visão instrumental de Educação Física. Esses argumentos identificam o modelo de legitimação da Educação Física denominado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q798834 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O TENS (estimulação elétrica transcutânea) de elevada freqüência e de curta duração, comparado ao TENS de baixa freqüência e de longa duração, tem ação analgésica, agindo em níveis, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q378902 | Biologia, Bioquímica, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Entre as atividades práticas que um professor pode realizar a fim de trabalhar com seus alunos alterações de pH está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q319721 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que "(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção."

Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que "Ensinar exige":

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q473829 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O professor iniciou sua aula desafiando os alunos a construírem um ou mais jogos esportivos a partir da dinâmica do jogo e das regras do esporte Voleibol. Como primeira atividade solicitou que eles dissessem as características do esporte Voleibol e suas regras principais. As indicações dos alunos foram sendo escritas no quadro de giz à medida que eles iam se manifestando. Como segunda atividade, os alunos se organizaram em quatro grupos para proporem modificações na regra e/ou fundamento do saque, de modo que todos tivessem a possibilidade de êxito na execução deste fundamento. Como terceira atividade, os alunos praticaram as sugestões de cada grupo. Finalizando a aula, o professor solicitou que os alunos opinassem sobre a dinâmica do trabalho em grupo, no sentido de buscar soluções para as dificuldades decorrentes da pouca habilidade demonstrada por uma grande parte dos alunos. Quais as dimensões do conhecimento contempladas, respectivamente, em cada uma das quatro atividades propostas pelo professor?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q351929 | Artes, Teoria em Arte, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

No início do século XX, a escultura negra exerceu importante influência sobre a obra de vários artistas que procuravam uma saída para os impasses vividos pela arte ocidental naqueles anos de transição. Para E. Gombrich, os artistas se encantaram com as máscaras africanas porque essas apresentavam:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q379297 | Biologia, Microbiologia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

As bactérias são seres unicelulares que vivem isolados ou reunidos na forma de colônias. Podemos afirmar que todas as bactérias são organismos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q351812 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Contrariando os críticos da arte brasileira do século XIX, que reafirmam a produção tão-somente da chamada "arte acadêmica", historiadores mais recentes têm demonstrado que o período foi, na verdade, bastante rico de tendências e de expressões culturais. Podemos dizer que os seguintes estilos ocorrem naquela fase histórica, em ordem de seu surgimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q351987 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Analice Pillar faz distinção entre a "leitura" de uma obra de arte e sua eventual "releitura". Para essa autora, a releitura é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

41Q388511 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

República, pelo menos na minha geração, que eu assisti, que acompanhei desde o Getúlio, ou melhor, desde a Aliança Liberal, que falou em números de desenvolvimento. Essa é que era a grande fascinação do Juscelino, que terminou permeando também os elementos conservadores do PSD. (...) Na realidade, sua candidatura se impôs muito com a participação [da Ala Moça]. Vínhamos apoiando o Juscelino, que tinha sido nosso colega na Constituinte, quando ele assumiu o governo de Minas com aquele binômio "Energia e Transporte", exatamente os pontos críticos do desenvolvimento brasileiro. Depois ele se desenvolveu no Plano de Metas. Então, quando o Juscelino colocava o problema em termos de metas - meta de energia elétrica, meta de siderurgia -, não havia como (...) se opor a esses objetivos, que se confundiam com o próprio interesse da nação."

[Fonte:http://www.cpdoc.fgv.br/nav_jk/htm/depoimentos/depoimentos.asp ]

A posse de Juscelino Kubitscheck de Oliveira, integrante do PSD mineiro, à presidência da República foi um marco na reorientação da economia brasileira, rompendo parcialmente com o modelo de desenvolvimento capitalista anterior, garantindo o funcionamento das instituições liberais e democráticas no país e logrando conseguir o apoio de amplos setores da sociedade brasileira ao projeto de "desenvolvimento nacional", expresso no famoso lema dos "Cinqüenta Anos em Cinco".

A afirmativa que expressa a relevância histórica do Governo Juscelino Kubitschek é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q485601 | Inglês, Outros, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Analise as afirmativas relativas às competências e habilidades a serem desenvolvidas em Língua Estrangeira, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais:

I. Analisar recursos expressivos da linguagem verbal.

II. Distinguir variantes lingüísticas.

III. Utilizar uma abordagem instrumental da Língua Estrangeira.

IV. Compreender as diferentes manifestações da cultura corporal.

Está (ão) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q381132 | Biologia, Fisiologia Animal, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A digestão extracelular de polímeros orgânicos é um aspecto importante da nutrição dos animais portadores de tubo digestivo porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q482423 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Um professor para introduzir o conteúdo agricultura estadunidense em uma turma de 7ª série escreve no quadro as seguintes afirmativas:

1ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa aproximadamente 3% da População Economicamente Ativa e gera 2% do PIB do país;

2ª) O agricultor estadunidense é um verdadeiro empresário;

3ª) A agricultura dos Estados Unidos ocupa um papel fundamental no funcionamento da economia do país.

Os objetivos do professor com estas afirmativas são:

I - Demonstrar estatisticamente para os alunos que o setor agrário dos EUA não possui uma importância muito grande para o governo.

II - Ressaltar o alto grau de mecanização e tecnificação das atividades agrícolas nos Estados Unidos.

III - Explicar a importância da agricultura dos EUA para o funcionamento dos setores existentes a montante e a jusante do processo produtivo no país.

Está(ão) correto(s) apenas o(s) iten(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q352076 | Artes, Teoria em Arte, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Para Nelson Goodman, filósofo norte-americano, a forma de se olhar uma imagem dependerá principalmente do (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q352360 | Artes, Artes Visuais, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Para Heloísa Ferraz, a pedagogia tradicional, ministrada no Brasil do século XIX, caracteriza, historicamente, por considerar o ensino da arte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q322043 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

De acordo com o educador Cipriano Luckesi, no caso da aprendizagem, o erro não deve ser visto como fonte de castigo, devendo ser um suporte para a autocompreensão. Assim sendo, o erro, aqui, é visto como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q799258 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Nos pacientes portadores de DPOC é freqüente observar, além do emprego da musculatura acessória, aumento de(o) (a)(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q799921 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

São complicações freqüentes no pós-operatório, que podem ser prevenidas pela intervenção da fisioterapia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q380040 | Biologia, Microbiologia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O pão, a cerveja e o vinho são exemplos de produtos obtidos com biotecnologia (uso de organismos para manufaturar drogas medicamentosas e outros produtos). Os organismos utilizados na fabricação dos produtos citados pertencem ao reino:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.