Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itaboraí RJ

Resolva questões de Prefeitura de Itaboraí RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


51Q800126 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os exercícios que visam a reeducação da musculatura perineal dos pacientes com incontinência urinária por disfunção neuromuscular constituem o protocolo de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q380376 | Biologia, Taxonomia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Considerando a classificação dos seres vivos em cinco reinos, marque a opção que descreve corretamente algumas das caraterísticas usadas na diferenciação desses reinos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q352333 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A pedagogia da "Escola Nova" se situa na história da educação artística brasileira como uma linha pedagógica que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q485519 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Concerning reading strategies, "deducing the meaning and use of unfamiliar lexical items through contextual clues" is called:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q471701 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Qual a abordagem pedagógica de Educação Física que desenvolveu seus fundamentos teórico-metodológicos identificados com os pressupostos e princípios do materialismo histórico-dialético?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q379684 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

"As radiações do Sol passam pela atmosfera e esquentam a superfície do planeta, que emite calor. Uma parte desse calor atravessa a atmosfera e vai para o espaço. Outra parte é absorvida pela atmosfera e irradiada para a Terra. Desse modo, o planeta é aquecido." O texto descreve um fenômeno natural que possibilita a vida na Terra e é chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q485781 | Inglês, Gramática, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

As far as phonology is concerned, main and secondary stress are usually on content words rather than structural words. By structural words we mean:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q472034 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Tratando pedagogicamente o conhecimento Ginástica, o professor planejou uma seqüência de aulas em que o objetivo era executar diferentes tipos de movimentos básicos fundamentais manipulativos. O tema dessas aulas pode ter abrangido os seguintes movimentos manipulativos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q352384 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os estágios de compreensão estética propostos por Abigail Housen aparecem ordenados corretamente na opção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q471760 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O discurso "higienista" foi o que influenciou as propostas e as práticas pedagógicas quando da introdução oficial da Educação Física na escola brasileira. Considerando essa concepção pedagógica, qual foi o conhecimento de ensino-aprendizagem definido como obrigatório para alunos de ambos os sexos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q481682 | Geografia, Economia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em 1967 o geógrafo Pedro P. Geiger elaborou uma proposta de divisão do país em três complexos regionais. Essa divisão se assentou em critérios diferentes daqueles que haviam orientado os técnicos do IBGE na delimitação das microrregiões oficiais.

A respeito dessa proposta de divisão regional do Brasil, considere as seguintes afirmativas:

I - A delimitação dos complexos regionais é moldada pelos limites político-administrativos das unidades da federação.

II - Os complexos apresentam níveis semelhantes de articulação interna, inter-regional e internacional.

III - A circulação, o consumo e a gestão de atividades são verificados de forma diferenciada em cada complexo regional.

IV - Os complexos regionais espelham, no plano espacial, os resultados da integração econômica promovida pela região de maior concentração industrial no país.

Os fatores são corretamente apresentados apenas nos itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q481705 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Um professor em uma turma de 6ª série utiliza as seguintes informações:

Em 1970, tomando-se este estado como um todo, a região metropolitana de São Paulo detinha 77,52% do Valor de Transformação Industrial. Em 1990 essa participação diminui para 58,92% e esse percentual continua caindo; porém, a metrópole paulista continua mais do que nunca a comandar a vida econômica nacional.

O principal objetivo do professor com estas informações é trabalhar com seus alunos, respectivamente, o processo e o conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q799302 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Sabendo-se que a diabetes aumenta o risco de doença coronariana, podemos mencionar como efeitos da fisioterapia, respectivamente, a redução na concentração sangüínea de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q380036 | Biologia, Parasitologia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os protozoários são seres unicelulares e heterotróficos. A maioria deles é aquática, de vida livre. Certas espécies parasitam o homem, causando doenças graves. Entre as doenças causadas por protozoários e transmitidas por alimentos ou água contaminada, temos a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q472700 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Circulam na sociedade inúmeras crenças. Vejamos o exemplo de uma delas que está associada à Educação Física e fortemente disseminada por meio da mídia: "conquistar um lugar ao sol pelo esforço próprio".

Segundo Ghiraldelli Jr., essa crença está associada a que tendência pedagógica da Educação Física brasileira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q319853 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Na escola onde trabalha Luiza, muitos professores divergem sobre o que é projeto. Acreditam, como nos diz Gandin, que o projeto deverá ser muito mais simples, "estando às considerações que o embasam já contidas no plano do qual brotou a decisão do projeto. Precisa ser tão claro e tão simples que qualquer pessoa possa coordenar sua execução". Para Gandin, "O projeto é a máxima aproximação - junto com a orientação da rotina - entre a elaboração (pensar) e a execução (agir): constam nele apenas as especificações para a ação". Assim sendo, o autor conceitua projeto como uma ação desencadeada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q351909 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em seu estudo sobre a arte brasileira do período colonial, Benedito Lima de Toledo assinala fases bem distintas que a arte teria apresentado durante essa etapa histórica de nossa formação cultural. Apoiado na opinião de vários outros historiadores, ele afirma que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q471740 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os especialistas e os seguidores da "abordagem crítico-superadora" defendem que a Educação Física curricular é uma disciplina que trata pedagogicamente, na educação básica, do conhecimento denominado "cultura corporal". Considerando os fundamentos dessa abordagem teórico-metodológica, a definição dos conteúdos de ensino deve ser norteada, fundamentalmente, em função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q473554 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Numa aula para alunos da 8ª série do ensino fundamental, cujo tema era a importância da força muscular para a saúde, o professor explicou que no treinamento de força dinâmica um dos tipos de contração é aquele em que o músculo se alonga ao exercer a força. Nesse caso, o professor está se referindo ao conceito de força:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q473564 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O objetivo e o resultado do movimento, assim como o plano motor e a maneira pela qual o movimento foi realmente executado são informações essenciais sobre o desenvolvimento da aprendizagem motora para a seguinte intervenção didática:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.