Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itaboraí RJ

Resolva questões de Prefeitura de Itaboraí RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q481705 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Um professor em uma turma de 6ª série utiliza as seguintes informações:

Em 1970, tomando-se este estado como um todo, a região metropolitana de São Paulo detinha 77,52% do Valor de Transformação Industrial. Em 1990 essa participação diminui para 58,92% e esse percentual continua caindo; porém, a metrópole paulista continua mais do que nunca a comandar a vida econômica nacional.

O principal objetivo do professor com estas informações é trabalhar com seus alunos, respectivamente, o processo e o conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q379684 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

"As radiações do Sol passam pela atmosfera e esquentam a superfície do planeta, que emite calor. Uma parte desse calor atravessa a atmosfera e vai para o espaço. Outra parte é absorvida pela atmosfera e irradiada para a Terra. Desse modo, o planeta é aquecido." O texto descreve um fenômeno natural que possibilita a vida na Terra e é chamado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q799302 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Sabendo-se que a diabetes aumenta o risco de doença coronariana, podemos mencionar como efeitos da fisioterapia, respectivamente, a redução na concentração sangüínea de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q351909 | Artes, História da Arte no Brasil, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em seu estudo sobre a arte brasileira do período colonial, Benedito Lima de Toledo assinala fases bem distintas que a arte teria apresentado durante essa etapa histórica de nossa formação cultural. Apoiado na opinião de vários outros historiadores, ele afirma que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q380036 | Biologia, Parasitologia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os protozoários são seres unicelulares e heterotróficos. A maioria deles é aquática, de vida livre. Certas espécies parasitam o homem, causando doenças graves. Entre as doenças causadas por protozoários e transmitidas por alimentos ou água contaminada, temos a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q472700 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Circulam na sociedade inúmeras crenças. Vejamos o exemplo de uma delas que está associada à Educação Física e fortemente disseminada por meio da mídia: "conquistar um lugar ao sol pelo esforço próprio".

Segundo Ghiraldelli Jr., essa crença está associada a que tendência pedagógica da Educação Física brasileira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q471740 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os especialistas e os seguidores da "abordagem crítico-superadora" defendem que a Educação Física curricular é uma disciplina que trata pedagogicamente, na educação básica, do conhecimento denominado "cultura corporal". Considerando os fundamentos dessa abordagem teórico-metodológica, a definição dos conteúdos de ensino deve ser norteada, fundamentalmente, em função:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q319853 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Na escola onde trabalha Luiza, muitos professores divergem sobre o que é projeto. Acreditam, como nos diz Gandin, que o projeto deverá ser muito mais simples, "estando às considerações que o embasam já contidas no plano do qual brotou a decisão do projeto. Precisa ser tão claro e tão simples que qualquer pessoa possa coordenar sua execução". Para Gandin, "O projeto é a máxima aproximação - junto com a orientação da rotina - entre a elaboração (pensar) e a execução (agir): constam nele apenas as especificações para a ação". Assim sendo, o autor conceitua projeto como uma ação desencadeada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q473564 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O objetivo e o resultado do movimento, assim como o plano motor e a maneira pela qual o movimento foi realmente executado são informações essenciais sobre o desenvolvimento da aprendizagem motora para a seguinte intervenção didática:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q321166 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Ao se reunirem na Escola X para elaborarem o Projeto Político-Pedagógico, a equipe técnico-pedagógica pediu para que todos os presentes refletissem sobre o seu significado para a comunidade escolar. Segundo Vasconcelos, "do ponto de vista conceitual, há necessidade de se precisar o próprio conceito de Projeto Político-Pedagógico, pois, embora se tenha avançado bastante neste campo, ainda persistem algumas confusões, como por exemplo, achar que Projeto é o mesmo que regimento, ou ainda confundir Projeto com o mero agrupamento dos planos de ensino ou dos vários planos setoriais da escola." Entendendo-se o Projeto Político-Pedagógico como sendo o plano global da instituição, o que deve estar dando suporte formal, legal e jurídico para aquilo que a equipe pedagógica se propõe a realizar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q797329 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Considera-se o melhor efeito da crioterapia na área tratada de uma lesão aguda, a redução da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q473554 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Numa aula para alunos da 8ª série do ensino fundamental, cujo tema era a importância da força muscular para a saúde, o professor explicou que no treinamento de força dinâmica um dos tipos de contração é aquele em que o músculo se alonga ao exercer a força. Nesse caso, o professor está se referindo ao conceito de força:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q472933 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A organização curricular implica considerar certos critérios de organização, sistematização e distribuição dos conteúdos de ensino-aprendizagem em tempos pedagogicamente necessários para a sua assimilação. Apoiado nessa compreensão, o COLETIVO DE AUTORES sugere que, durante o ciclo de iniciação da sistematização do conhecimento (4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental), sejam trabalhadas formas ginásticas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q799161 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A eletroestimulação muscular deve ser interrompida quando a resposta contrátil não apresentar eficácia após um período de tratamento de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q481115 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Assinale a opção que apresenta corretamente as noções com as quais um professor de 5ª série precisa trabalhar com seus alunos para construir a dinâmica das Estações do Ano:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q806604 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Ainda segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de Línguas Estrangeiras deverá contemplar as seguintes alternativas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q380706 | Biologia, Taxonomia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Nos livros didáticos de Ciências e Biologia, a superclasse dos tetrapoda é dividida em quatro classes: anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Se apenas a filogenia desses grupos fosse levada em conta, algumas modificações nessa classificação deveriam ser feitas. Uma classificação filogeneticamente mais correta deveria incluir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q319177 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Para desenvolver o fazer docente em sala de aula, o professor precisa traçar uma conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Em "(...) a influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula", Zaballa nos aponta que entre as funções docentes, ao se fazer o planejamento, deve-se cuidar de:

I - Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adequação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino / aprendizagem.

II - Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.

III - Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que devem fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.

Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q797542 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os músculos fibulares devem ser fortalecidos e estimulados na sua propriocepção, principalmente em atletas. Entretanto, as entorses do tornozelo são, na maioria das vezes, resultantes de lesões em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q351607 | Artes, Linguagens, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O puro manuseio da tinta, ao mesmo tempo em que se abandonavam todas as formas tradicionais de representação da imagem sob a ótica acadêmica, alcançou, nos Estados Unidos, o apogeu com o trabalho do pintor Jackson Pollock. Sua arte pode ser caracterizada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.