Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itaboraí RJ

Resolva questões de Prefeitura de Itaboraí RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q472933 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A organização curricular implica considerar certos critérios de organização, sistematização e distribuição dos conteúdos de ensino-aprendizagem em tempos pedagogicamente necessários para a sua assimilação. Apoiado nessa compreensão, o COLETIVO DE AUTORES sugere que, durante o ciclo de iniciação da sistematização do conhecimento (4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental), sejam trabalhadas formas ginásticas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q321166 | Pedagogia, Processo de Planejamento, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Ao se reunirem na Escola X para elaborarem o Projeto Político-Pedagógico, a equipe técnico-pedagógica pediu para que todos os presentes refletissem sobre o seu significado para a comunidade escolar. Segundo Vasconcelos, "do ponto de vista conceitual, há necessidade de se precisar o próprio conceito de Projeto Político-Pedagógico, pois, embora se tenha avançado bastante neste campo, ainda persistem algumas confusões, como por exemplo, achar que Projeto é o mesmo que regimento, ou ainda confundir Projeto com o mero agrupamento dos planos de ensino ou dos vários planos setoriais da escola." Entendendo-se o Projeto Político-Pedagógico como sendo o plano global da instituição, o que deve estar dando suporte formal, legal e jurídico para aquilo que a equipe pedagógica se propõe a realizar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q797329 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Considera-se o melhor efeito da crioterapia na área tratada de uma lesão aguda, a redução da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q380706 | Biologia, Taxonomia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Nos livros didáticos de Ciências e Biologia, a superclasse dos tetrapoda é dividida em quatro classes: anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Se apenas a filogenia desses grupos fosse levada em conta, algumas modificações nessa classificação deveriam ser feitas. Uma classificação filogeneticamente mais correta deveria incluir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q481115 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Assinale a opção que apresenta corretamente as noções com as quais um professor de 5ª série precisa trabalhar com seus alunos para construir a dinâmica das Estações do Ano:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q806604 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Ainda segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de Línguas Estrangeiras deverá contemplar as seguintes alternativas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q799161 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A eletroestimulação muscular deve ser interrompida quando a resposta contrátil não apresentar eficácia após um período de tratamento de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q319177 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Para desenvolver o fazer docente em sala de aula, o professor precisa traçar uma conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Em "(...) a influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula", Zaballa nos aponta que entre as funções docentes, ao se fazer o planejamento, deve-se cuidar de:

I - Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adequação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino / aprendizagem.

II - Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.

III - Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que devem fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.

Está (ão) correta (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q351607 | Artes, Linguagens, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O puro manuseio da tinta, ao mesmo tempo em que se abandonavam todas as formas tradicionais de representação da imagem sob a ótica acadêmica, alcançou, nos Estados Unidos, o apogeu com o trabalho do pintor Jackson Pollock. Sua arte pode ser caracterizada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q797542 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Os músculos fibulares devem ser fortalecidos e estimulados na sua propriocepção, principalmente em atletas. Entretanto, as entorses do tornozelo são, na maioria das vezes, resultantes de lesões em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

81Q482879 | Geografia, Recursos Hídricos, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A construção da hidrovia Tietê-Paraná está entre os grandes projetos da bacia do Paraná e NÃO apresenta entre seus principais objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q485546 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Listening is one of the four language skills and it involves understanding spoken language. Match the columns about some different ways of listening and their purpose:

1. What time does Liz get up? Listen and find out.

2. Listen to these words. Are they the same or different?

3. Listen to the advertisement and decide what is being advertised.

4. Draw a boy according to what you hear.

5. Listen and underline the word the speaker says most strongly.

a. Listening for individual sounds.

b. Listening for gist.

c. Listening for specific information.

d. Listening for sentence stress.

e. Listening for detail.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q481659 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Uma professora elabora um exercício no qual são apresentadas características de algumas das regiões do Estado do Rio de Janeiro e solicita aos alunos que estabeleça a relação entre a descrição e o nome da região.

I - Nesta região, a Serra do Mar se aproxima do oceano, as áreas de planície litorânea são restritas e o relevo apresenta-se bastante escarpado, o turismo se destaca como atividade econômica.

II - Nesta região, a paisagem é conhecida como mar de morros que no passado foram desmatados para o cultivo do café, hoje, a atividade industrial domina a economia da região.

III - Nesta região a economia era dominada pelos enormes canaviais e pastagens, hoje, é a atividade petrolífera é que impulsiona a economia de vários de seus municípios.

IV - Nesta região o clima apresenta-se ameno devido a altitude elevada permitindo que desempenhe importante papel na produção de hortaliças.

Assinale a correlação correta entre a descrição da região do estado do Rio de Janeiro e o seu nome, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q473471 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A abordagem pedagógica desenvolvimentista considera a premissa de que existe um período crítico de aprendizagem. Esse período está baseado na noção de que certos momentos revelam-se mais adequados para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, considerando que as capacidades mínimas necessárias para aprender determinadas habilidades estão presentes no indivíduo. Considerando esse pressuposto, o período crítico para a aprendizagem é determinado, fundamentalmente, pelo seguinte aspecto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q471759 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Um dos alunos da 8ª série, durante a aula sobre os princípios do condicionamento físico, perguntou ao professor o que são volume e intensidade. O professor usando o exemplo de um corredor, explicou que esses dois termos significam, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q380111 | Biologia, Imunologia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O combate à AIDS deve contemplar ações preventivas. Entre as opções abaixo aquela que NÃO se constitui numa ação de prevenção à AIDS é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q381734 | Biologia, Genética, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Um casal em que cada um pertencia a um tipo sangüíneo diferente teve dois filhos com tipos sangüíneos diferentes entre eles e distintos dos tipos sangüíneos dos pais. Levando em conta apenas a herança do grupo ABO, o único casal que pode se enquadrar nessa situação é aquele em que o pai e a mãe pertencem, respectivamente, aos tipos sangüíneos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q485482 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Tense consistency, pronoun reference, indirect repetition and conjuncts are some of the features related to:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q472608 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em tese, os alunos de 6ª e 7ª série já estão aptos a refletir sobre os limites, as possibilidades, as crenças e os mitos associados aos benefícios das práticas corporais, o que permite ao professor provocar e dinamizar este tipo de debate. Para tratar o conhecimento nesse nível de complexidade é necessário que os alunos estejam prestes a atingir ou tenham atingido o estágio de desenvolvimento cognitivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q323898 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Para Libâneo, "... ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere à valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias." Uma vez que o trabalho escolar está vinculado a diretrizes nacionais, estaduais e municipais de ensino, esse conhecimento se faz necessário, pois precisamos saber que concepções de homem e sociedade os caracterizam, uma vez que expressam os interesses dominantes dos que controlam os órgãos públicos. Com base na afirmativa acima, indique os níveis de abrangência que devem ser considerados no momento em que os objetivos gerais são traçados:

I - O sistema escolar, que expressa as finalidades educa-tivas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.

II - A escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar.

III - O professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

IV - O aluno, que absorve, na aquisição da matéria, os conhecimentos culturais necessários para a sua inserção no mercado de trabalho.

Está (ão) correto (s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.