Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itaboraí RJ

Resolva questões de Prefeitura de Itaboraí RJ comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q482879 | Geografia, Recursos Hídricos, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A construção da hidrovia Tietê-Paraná está entre os grandes projetos da bacia do Paraná e NÃO apresenta entre seus principais objetivos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q485546 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Listening is one of the four language skills and it involves understanding spoken language. Match the columns about some different ways of listening and their purpose:

1. What time does Liz get up? Listen and find out.

2. Listen to these words. Are they the same or different?

3. Listen to the advertisement and decide what is being advertised.

4. Draw a boy according to what you hear.

5. Listen and underline the word the speaker says most strongly.

a. Listening for individual sounds.

b. Listening for gist.

c. Listening for specific information.

d. Listening for sentence stress.

e. Listening for detail.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q481659 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Uma professora elabora um exercício no qual são apresentadas características de algumas das regiões do Estado do Rio de Janeiro e solicita aos alunos que estabeleça a relação entre a descrição e o nome da região.

I - Nesta região, a Serra do Mar se aproxima do oceano, as áreas de planície litorânea são restritas e o relevo apresenta-se bastante escarpado, o turismo se destaca como atividade econômica.

II - Nesta região, a paisagem é conhecida como mar de morros que no passado foram desmatados para o cultivo do café, hoje, a atividade industrial domina a economia da região.

III - Nesta região a economia era dominada pelos enormes canaviais e pastagens, hoje, é a atividade petrolífera é que impulsiona a economia de vários de seus municípios.

IV - Nesta região o clima apresenta-se ameno devido a altitude elevada permitindo que desempenhe importante papel na produção de hortaliças.

Assinale a correlação correta entre a descrição da região do estado do Rio de Janeiro e o seu nome, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q473471 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A abordagem pedagógica desenvolvimentista considera a premissa de que existe um período crítico de aprendizagem. Esse período está baseado na noção de que certos momentos revelam-se mais adequados para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, considerando que as capacidades mínimas necessárias para aprender determinadas habilidades estão presentes no indivíduo. Considerando esse pressuposto, o período crítico para a aprendizagem é determinado, fundamentalmente, pelo seguinte aspecto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q471759 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Um dos alunos da 8ª série, durante a aula sobre os princípios do condicionamento físico, perguntou ao professor o que são volume e intensidade. O professor usando o exemplo de um corredor, explicou que esses dois termos significam, respectivamente, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q380111 | Biologia, Imunologia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O combate à AIDS deve contemplar ações preventivas. Entre as opções abaixo aquela que NÃO se constitui numa ação de prevenção à AIDS é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q381734 | Biologia, Genética, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Um casal em que cada um pertencia a um tipo sangüíneo diferente teve dois filhos com tipos sangüíneos diferentes entre eles e distintos dos tipos sangüíneos dos pais. Levando em conta apenas a herança do grupo ABO, o único casal que pode se enquadrar nessa situação é aquele em que o pai e a mãe pertencem, respectivamente, aos tipos sangüíneos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q472608 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em tese, os alunos de 6ª e 7ª série já estão aptos a refletir sobre os limites, as possibilidades, as crenças e os mitos associados aos benefícios das práticas corporais, o que permite ao professor provocar e dinamizar este tipo de debate. Para tratar o conhecimento nesse nível de complexidade é necessário que os alunos estejam prestes a atingir ou tenham atingido o estágio de desenvolvimento cognitivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q323898 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Para Libâneo, "... ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere à valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias." Uma vez que o trabalho escolar está vinculado a diretrizes nacionais, estaduais e municipais de ensino, esse conhecimento se faz necessário, pois precisamos saber que concepções de homem e sociedade os caracterizam, uma vez que expressam os interesses dominantes dos que controlam os órgãos públicos. Com base na afirmativa acima, indique os níveis de abrangência que devem ser considerados no momento em que os objetivos gerais são traçados:

I - O sistema escolar, que expressa as finalidades educa-tivas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.

II - A escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar.

III - O professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

IV - O aluno, que absorve, na aquisição da matéria, os conhecimentos culturais necessários para a sua inserção no mercado de trabalho.

Está (ão) correto (s) apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q485482 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Tense consistency, pronoun reference, indirect repetition and conjuncts are some of the features related to:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q381374 | Biologia, Ecologia, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

O ensino sobre desequilíbrios ambientais - em particular o aquecimento global - tem se tornado prioritário na educação básica graças aos problemas ecológicos que a humanidade tem enfrentado recentemente. O tema da Ecologia que mais diretamente permite a inclusão do aquecimento global no currículo de ciências é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q328487 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em Luckesi, quanto à ação educativa, com os seus determinantes, o papel do educador deve refletir "... a responsabilidade de dar a direção ao ensino e ao educando ao participar do processo, o de aprender e se desenvolver, formando-se tanto como sujeito ativo de sua história pessoal quanto como da história humana." Como o docente está "num nível mais elevado de desenvolvimento das suas capacidades e por deter um patamar cultural mais elevado, deverá ocupar o lugar de estimulador do avanço do educando." É no contexto social definido que a relação educador/educando realiza o (s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q797351 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

As lesões do sistema nervoso periférico que têm pior prognóstico por apresentar solução de continuidade nas suas estruturas, são denominadas como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q799668 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Assinale a opção abaixo que contém os números que correspondam aos músculos constituintes do manguito rotador: 1- grande dorsal; 2- grande redondo; 3- pequeno redondo; 4- subescapular; 5- supra-espinhal; 6- infraespinhal; 7- deltóide; 8- grande peitoral.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q473152 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Na perspectiva da abordagem crítico-superadora, desenvolvida pelo Coletivo de Autores, a Educação Física curricular é concebida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q799795 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A prevenção das DORT(s) como objeto da ação fisioterapêutica é mais eficiente quando se reduz os(as):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q471618 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

Em relação à Educação Física, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96), quando comparada com a legislação anterior (Lei n° 5.692/71), evidencia a seguinte mudança:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q351450 | Artes, Arte Educação, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A pedagogia "Tecnicista", criada em países industrializados em meados do século XX e chegada ao Brasil na década de 1960 e 1970, se caracteriza pelo fato de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q485953 | Inglês, Interpretação de Texto, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

According to Scott Thornbury. in About Language: Tasks for Teachers of English, "a starting point in genre analysis is the identification of the communicative purpose of a text". Choose the correct relationship:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q380331 | Biologia, Meio Ambiente, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

A explicação científica que expõe o por quê da posição atual dos continentes é a teoria do(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.