Questões de Concursos Prefeitura de Itaguara MG

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11 Q1027864 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Professor da Educação Básica Regente de Aulas Educação Física, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

O estúdio cinematográfico "CineMaster" é conhecido por seus lançamentos anuais de grandes produções. Recentemente, a equipe de marketing do estúdio foi elogiada por suas estratégias promocionais, e os executivos estão analisando o impacto dessas promoções nas bilheteiras.
Durante uma reunião de avaliação de desempenho, os seguintes pontos foram discutidos:

P:"Todos os filmes lançados pelo estúdio foram bem promovidos."
Q:"Os filmes tiveram boa bilheteria."

A equipe deseja entender melhor a relação entre a promoção e o sucesso de bilheteria para futuros investimentos em campanhas publicitárias. Para isso, é necessário identificar qual proposição composta representa corretamente uma estrutura lógica condicional, mostrando como a promoção pode ter influenciado o resultado de bilheteria.
Dadas as proposições, a seguir escolha a alternativa que representa corretamente uma proposição composta com estrutura lógica condicional:
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12 Q1027365 | Raciocínio Lógico, Sequências Lógicas de Números, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Imagine que você está em uma aula de matemática avançada, onde o professor desafia os alunos com uma sequência lógica intrigante. Ele escreve no quadro os números: 4, 8, 32, 512, e pede para que cada aluno descubra qual é o próximo número da sequência.
Os alunos começam a analisar os padrões, multiplicações e divisões.

Após, muitas análises, os alunos finalmente conseguem acertar, e apresentam o seguinte número:
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13 Q1027821 | Raciocínio Lógico, Proposições Categóricas, Auxiliar de Serviços da Educação Básica, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Durante uma aula de Construção Civil na escola Técnica Construa, o professor Rafael estava ensinando os alunos sobre os diferentes tipos de materiais utilizados em obras e suas propriedades. Para ajudar os alunos a entender melhor o conceito de relações lógicas e deduções, ele apresentou um problema simples que exigia raciocínio lógico e atenção aos detalhes.
Ele escreveu no quadro a seguinte afirmação e pediu que os alunos escolhessem a resposta correta:
Se todos os tijolos são materiais de construção e todos os materiais de construção são utilizados em obras, então podemos concluir que:
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14 Q1027862 | Raciocínio Lógico, Tautologia, Professor da Educação Básica Regente de Aulas Educação Física, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Tautologia é um conceito da lógica que se refere a uma proposição ou expressão que é sempre verdadeira, independentemente dos valores de verdade das suas partes constitutivas. Em outras palavras, uma tautologia é uma afirmação que não pode ser falsa em nenhuma circunstância.
Nesse contexto, analise as proposições que seguem:

I. (P → Q) ↔ (~P v Q)
II.~(P v Q) ↔ ~P v ~Q v P
III. (P v Q) v (R ^ S) ↔ P ^ Q ^ R ^ S

É correto afirmar que:
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15 Q1027865 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Professor da Educação Básica Regente de Aulas Educação Física, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Um professor apresentou a seguinte afirmação aos seus alunos: "Se todo X é Y e todo Y é Z."

• Com base nessa informação, os alunos fizeram as seguintes declarações:
• Carlos: Todo X é Z.
• Pedro: Todo não - Z é não - X.
Marcos: Todo Y é X.
André: Todo não - Y é não - X.

Marque a alternativa que apresenta apenas os alunos que estão corretos:
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16 Q1027822 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Auxiliar de Serviços da Educação Básica, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Clara gosta de plantas e resolveu plantar flores no quintal de sua casa. Ela plantou 3 tipos de flores: rosas, margaridas e tulipas. Se cada tipo de flor possui uma cor específica e sabemos que as rosas são vermelhas, as tulipas não são amarelas, que cor, com certeza e com base nas informações que temos, podem ser as margaridas?
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17 Q1027836 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Pedagogo, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Em uma aula de Matemática, o professor João apresentou a seus alunos uma sequência numérica intrigante: 5, 9, 17, 33, 65, 129. Ele desafiou os alunos a identificar o padrão de crescimento da sequência e a prever o próximo elemento.
Os alunos apresentaram suas descobertas ao professor João, confirmando que, mantendo a lógica de formação da sequência, o próximo elemento seria:
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18 Q1027847 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Oficial Administrativo, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Uma empresa de turismo realizou uma pesquisa com100 clientes, para medir o interesse em viagens para Rio de Janeiro e para Salvador. Durante a pesquisa, os seguintes resultados foram obtidos:

• 58 clientes disseram que iriam para o Rio de Janeiro.
• 42 clientes disseram que iriam para Salvador.
• 20 clientes disseram que não iriam viajar para nenhum dos dois destinos.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica quantos clientes iriam tanto para o Rio de Janeiro quanto para Salvador.
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19 Q1027863 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Professor da Educação Básica Regente de Aulas Educação Física, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Na aula de Lógica Matemática do professor Carlos, os alunos foram apresentados a um desafio envolvendo as estatísticas de diferentes raças de gado em uma fazenda. O professor pediu que identificassem um animal que não compartilhava um traço comum com os demais. Os pares apresentados foram:

• Gado de Corte (Nelore): 700 kg, 20 meses, 4 litros de leite por dia, 250 g de ganho de peso diário, 1,5 cm de crescimento em altura diário.
• Gado de Leite (Holandês): 600 kg, 18 meses, 30 litros de leite por dia, 200 g de ganho de peso diário, 1 cm de crescimento em altura diário.
• Gado de Corte (Angus): 750 kg, 24 meses, 0 litros de leite por dia, 300 g de ganho de peso diário, 1,8 cm de crescimento em altura diário.
• Gado de Leite (Jersey): 550 kg, 20 meses, 25 litros de leite por dia, 180 g de ganho de peso diário, 0,5 cm de crescimento em altura diário.

Os alunos analisaram as estatísticas dos animais e procuraram identificar um padrão ou característica comum.
A resposta foi a seguinte:
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20 Q1027360 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itaguara MG, Instituto Access, 2024

Considere as proposições simples p e q. Sabendo que a operação "se e somente se" (bicondicional) é representada por pq, qual das seguintes proposições descreve corretamente a entidade negada dessa operação?
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