Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itajaí SC

Resolva questões de Prefeitura de Itajaí SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1045505 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Durante a Idade Média, a percepção das pessoas com deficiência era marcada por superstições e crenças religiosas, influenciando seu tratamento na sociedade. Assim, avalie as proposições:
I.Na Idade Média, as pessoas com deficiência eram frequentemente vistas como portadoras de poderes especiais ou como bruxos.
II.O nascimento de uma criança com deficiência era geralmente considerado um castigo divino.
III.As crianças com deficiência eram sempre acolhidas e protegidas pelas famílias e comunidades, por acreditarem terem poderes divinos.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q899630 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Infantil, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças. Como o RCNEI sugere que os educadores devem integrar as brincadeiras na prática pedagógica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q1071932 | Artes Cênicas, Linguagem e Encenação Teatral, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na composição teatral, elementos como figurinos, cenário e iluminação contribuem para a construção do significado cênico. Considerando o papel da iluminação em um espetáculo contemporâneo, qual das alternativas a seguir descreve corretamente sua função?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q899930 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Quais são as práticas pedagógicas que contribuem significativamente para a escolarização de alunos com deficiência intelectual em classes regulares?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q899931 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Considerando as metodologias de ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, qual das seguintes abordagens descreve corretamente a práticarecomendada para facilitar o aprendizado, levando em conta a utilização da Língua de Sinais como primeira língua?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q883700 | Informática, Ballet, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

O uso de softwares como DanceForms e LifeForms no campo da coreografia representa uma importante interseção entre arte e tecnologia, oferecendo ferramentas que expandem as possibilidades criativas e técnicas dos coreógrafos. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS:


1. (__) Esses softwares possibilitam que coreógrafos experimentem e visualizem sequências de movimento em um ambiente digital antes de trabalhar diretamente com os dançarinos. No DanceForms e no LifeForms é possível criar avatares tridimensionais que simulam o corpo humano em movimento, o que permite ao coreógrafo testar a viabilidade de combinações de passos.


2. (__) DanceForms e LifeForms são ferramentas de mapeamento de projeção (projection mapping ) que permitem a criação de cenários imersivos que interagem diretamente com o movimento dos dançarinos por meio de uma tecnologia de Inteligência Artificial.


3. (__) Esses softwares ajudam a fazer uma abordagem mais analítica para a criação coreográfica, permitindo ao coreógrafo planejar a estrutura da performance em detalhes.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q1045436 | Português, Interpretação de Textos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Texto associado.

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A 'epidemia' de miopia que atinge 1 em 3 crianças no mundo (mas ainda não é tão comum no Brasil)


A visão das crianças parece ter piorado nos últimos anos. Uma em cada três tem miopia ou é incapaz de ver claramente coisas à distância, sugere um levantamento global.


Os autores do trabalho avaliam que o isolamento relacionado à pandemia da COVID-19 teve um impacto negativo na visão, pois as crianças passaram mais tempo em telas — e menos tempo ao ar livre.


A miopia é uma preocupação global crescente de saúde, e deve afetar milhões de crianças até 2050, alerta o estudo.


As taxas mais altas da condição estão concentradas na Ásia — 85% das crianças no Japão e 73% na Coreia do Sul são míopes, com mais de 40% afetadas na China.


Paraguai e Uganda, com cerca de 1% de miopia entre o público infantil, tiveram alguns dos níveis mais baixos encontrados na pesquisa.


O Brasil também apresenta uma baixa frequência do quadro: 3% das crianças do país são míopes.


Vale ponderar que esse dado brasileiro vem de um único estudo, feito em 2013 na Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, que avaliou 1.590 indivíduos de 10 a 15 anos na cidade de Gurupi, no Tocantins.


O levantamento internacional, publicado no British Journal of Ophthalmology, analisou pesquisas que envolveram mais de 5 milhões de crianças e adolescentes de 50 países em todos os continentes.


Os cálculos revelaram que os casos de miopia triplicaram entre 1990 e 2023.


E o aumento foi "particularmente notável" após a pandemia da COVID-19, segundo os autores.


A miopia geralmente começa durante os anos do Ensino Fundamental e tende a piorar até que o olho pare de crescer, por volta dos 20 anos de idade.


Existem fatores que aumentam o risco de desenvolver a condição — viver no Leste Asiático é um deles.


O quadro também está relacionado à genética e certas mutações que as crianças herdam de seus pais, mas há outros fatores que podem influenciar, como a idade muito jovem, por volta dos dois anos, em que as crianças vão para a escola em países como Singapura e Hong Kong.


Isso significa que esses jovens focam os olhos por mais tempo em livros e telas durante os primeiros anos de vida, o que tensiona os músculos oculares e pode levar à miopia, sugere a pesquisa.


Na África, onde a educação formal começa na idade deseis a oito anos, a incidência de miopia é cerca de um sétimo do que a verificada na Ásia.


Durante os momentos de lockdowns e isolamento da pandemia da COVID-19, quando milhões de pessoas tiveram que ficar em ambientes fechados por longos períodos, a visão de crianças e adolescentes foi prejudicada.


"Evidências recentes sugerem uma associação potencial entre a pandemia e a deterioração acelerada da visão entre jovens adultos", escrevem os pesquisadores.


Até 2050, a miopia pode afetar mais da metade dos adolescentes em todo o mundo, preveem os autores.


Ainda de acordo com o trabalho recém-publicado, meninas e mulheres jovens provavelmente terão taxas mais altas da condição do que indivíduos do sexo masculino porque tendem a passar menos tempo em atividades ao ar livre na escola e em casa à medida que crescem.


Além disso, o desenvolvimento das meninas, incluindo o período da puberdade, se inicia mais cedo, o que significa que elas tendem a ter miopia em uma idade mais precoce.


Embora a Ásia deva ter os índices mais altos da condição em comparação com todos os outros continentes até 2050, os países em desenvolvimento também podem chegar a 40% da população afetada pela miopia no futuro, estimam os pesquisadores.


Como posso proteger a visão do meu filho?


Para reduzir o risco de miopia, as crianças — especialmente aquelas que têm entre sete e nove anos — devem passar pelo menos duas horas ao ar livre todos os dias, sugerem especialistas em oftalmologia do Reino Unido.


A ciência ainda não descobriu se o fator mais preponderante aqui é a presença de luz solar natural, o exercício feito ao ar livre ou o fato de os olhos das crianças precisarem focar em objetos mais distantes durante essas atividades.


"Há algo em estar ao ar livre que traz um benefício real para as crianças", pontua o médico Daniel Hardiman-McCartney, consultor clínico do Colégio de Optometristas do Reino Unido.


Ele também recomenda que os pais levem os filhos para um exame oftalmológico entre os sete e os 10 anos, mesmo que a visão da criança tenha sido verificada em anos anteriores.


Os pais também devem ser avaliados, uma vez que a miopia é hereditária. Caso um dos progenitores seja míope, os filhos têm três vezes mais probabilidade de também desenvolver o quadro.


A miopia não tem cura, mas pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato.


Além disso, lentes especiais podem retardar o desenvolvimento da miopia em crianças pequenas, ao estimular o olho a crescer de forma adequada. Noentanto, elas costumam ser caras.


Na Ásia, onde essas lentes especiais já são muito populares, salas de aula feitas de vidro, que mimetizam o aprendizado ao ar livre, também viraram uma das soluções para o problema.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c33vzkknmmno


De acordo com o texto, são fatores que aumentam o risco de desenvolver a miopia, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q900080 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Professor Arte, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Com base nos aspectos da música latino-americana, especialmente na música de origem afro-caribenha, qual das seguintes alternativas descreve corretamente o conceito de clave?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q898827 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na Educação Infantil, as brincadeiras, as interações e as diferentes linguagens se entrelaçam, constituindo elementos essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento integral das crianças. Considerando a importância desses aspectos na prática pedagógica, como o professor pode criar um ambiente que favoreça a expressão, a criatividade e a construção de conhecimento na Educação Infantil? Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q898834 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Na fase da pré-escola (4 a 5 anos), as crianças vivenciam um período de grande desenvolvimento cognitivo, social e emocional, demandando práticas pedagógicas intencionais que promovam a exploração, a expressão e a construção de conhecimentos de forma lúdica e significativa. Sobre as especificidades pedagógicas para essa faixa etária, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)O desenvolvimento da linguagem oral e escrita deve ser priorizado na pré-escola, com atividades que foquem na alfabetização, utilizando métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita, como a cópia e a repetição.
(__) As brincadeiras e as interações são elementos fundamentais na pré-escola, pois proporcionam às crianças oportunidades de aprender a compartilhar, a cooperar, a expressar suas emoções e a construir conhecimento de mundo.
(__)O trabalho com a diversidade de linguagens (musical, corporal, plástica, oral e escrita) na pré-escola contribui para a ampliação das formas de expressão e comunicação das crianças, favorecendo sua criatividade e imaginação.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q1016116 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em um congresso internacional sobre acessibilidade, um palestrante estrangeiro se apresenta para um público composto por surdos brasileiros e ouvintes de diversos países. O intérprete de Libras precisa garantir a acessibilidade comunicacional para o público surdo brasileiro, considerando o idioma da palestra e a presença de ouvintes estrangeiros. Qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q898871 | Pedagogia, Teorias e Práticas para o Ensino Religioso, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A evangelização no período colonial brasileiro foi um dos pilares da colonização, tendo sido conduzida principalmente por ordens religiosas, como os jesuítas. Esse processo envolveu a tentativa de conversão das populações indígenas ao cristianismo, integrando-as à cultura europeia. Diante disso, qual das alternativas a seguir melhor caracteriza as implicações da evangelização no Brasil colonial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q1045440 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Gisele, uma aluna com deficiência auditiva, utiliza um aparelho auditivo e está matriculada em uma escola regular que oferece intérprete de Libras. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) A presença de um intérprete de Libras é uma medida de inclusão prevista na legislação brasileira para garantir que todos os alunos tenham as mesmas condições de aprendizado.

(__) A escola deve garantir que todos os materiais didáticos estejam disponíveis em Libras promovendo, assim, a inclusão de todos os alunos em suas aulas.

(__) A inclusão de Gisele na escola regular é um direito garantido pela Constituição Federal de 1988, que assegura o atendimento educacional especializado para quem necessita.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q1045443 | Direito da Criança e do Adolescente, Lei N 13 257 de 2016, Professor Educação Especial, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Uma das importantes alterações ao Estatuto da Criança e do Adolescente ocorreu com a promulgação da Lei nº13.257/2016, conhecida como Marco Legal da Primeira Infância. Sobre as disposições introduzidas por essa lei, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

275Q898890 | Geografia, Urbanização, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Regionalização, urbanização e metropolização são processos interligados que moldam a dinâmica espacial das sociedades contemporâneas. Considerando esses conceitos, qual das seguintes afirmações melhor ilustra a relação entre urbanização e metropolização em uma região em desenvolvimento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q898989 | Pedagogia, Gestão Escolar, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma escola que busca melhorar seu desempenho nas avaliações externas, o supervisor promove encontros quinzenais entre os professores para discutir estratégias de ensino. Em relação ao benefício dessa prática, Marque V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)Essa prática é ineficaz, pois as estratégias de ensino são responsabilidade exclusiva de cada professor em sala de aula, sem necessidade de discussão coletiva.
(__)Promover encontros quinzenais entre os professores gera apenas mais carga de trabalho, sem impactos significativos no desempenho escolar.
(__)Esses encontros encontraram um espaço para troca de experiências e colaboração entre os professores, favorecendo a melhoria das práticas pedagógicas e o alinhamento de estratégias que podem impactar positivamente o desempenho escolar.
(__)Essas reuniões servem apenas para alinhar práticas administrativas e não são direcionadas diretamente para a qualidade do ensino.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q1045503 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Nos últimos anos, a educação inclusiva tornou-se um movimento global que defende os direitos dos alunos com deficiência ao acesso e participação de qualidade nas salas de aula regulares. No caso específico dosalunos surdos, a inclusão envolve a integração desses alunos em salas de aula de educação geral, com o suporte necessário para garantir seu desenvolvimento acadêmico e social. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)A inclusão de alunos surdos em escolas regulares é uma prática recente no Brasil.
(__)A formação continuada dos professores é fundamental para a inclusão efetiva de alunos surdos.
(__)A língua de sinais é considerada uma linguagem não gramatical.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q898835 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

A relação entre as instituições de Educação Infantil e as famílias configura-se como um elemento crucial para o desenvolvimento integral da criança, demandando a construção de vínculos pautados na confiança, no respeito mútuo e no diálogo constante. Considerando aimportância dessa parceria para a efetivação de uma educação de qualidade, qual das seguintes ações não contribui para a construção de uma relação colaborativa e participativa entre a escola e a família?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q898836 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em uma perspectiva sociointeracionista, o desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil se manifesta como um processo intrincado que transcende a mera aquisição de habilidades linguísticas, configurando-se como um fenômeno multifacetado que abarca a interação entre fatores biológicos, sociais e culturais. Considerando essa complexa dinâmica, como o professor pode atuar de forma a promover o desenvolvimento integral da linguagem nas crianças, favorecendo a construção de identidades, a participação social e o desenvolvimento de múltiplas linguagens?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q898846 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Edital nº 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Durante uma formação de professores, foi abordada a importância dos eixos de integração da BNCC - Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Língua Portuguesa, visando capacitar os docentes a aplicar esses eixos de forma integrada e contextualizada. Na escola "Saber em Ação", a equipe pedagógica enfrenta o desafio de alinhar o planejamento às diretrizes da BNCC, promovendo uma abordagem que contemple os referidos eixos de integração de Língua Portuguesa.
Considerando essa perspectiva, os eixos de integração da BNCC - Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa correspondentes às práticas de linguagem são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.