Início

Questões de Concursos Prefeitura de Itapevi SP

Resolva questões de Prefeitura de Itapevi SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q956135 | Arquitetura de Computadores, Agente de Administração Pública, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Seja na gestão pública ou privada, está relacionada à manutenção preventiva dos equipamentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q1045811 | Português, Pontuação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Se alguém quer aprender a tocar um instrumento, precisa fazer aulas e praticar. Se a meta é fortalecer os músculos, é fundamental se exercitar com regularidade. Para quem quer ser mais feliz – no trabalho e na vida – a lógica é a mesma: é necessário estimular o cérebro.

Juliana Sawaia, cientista de dados e pesquisadora sobre felicidade no trabalho, explica que a felicidade é um sentimento construído e influenciado por fatores internos e externos. No trabalho, ela passa por motivos como engajamento, paixão e satisfação com o ambiente e a função exercida.

“Não dá para definir se alguém é feliz ou não como se fosse uma pergunta de sim ou não. É uma questão que engloba inúmeros elementos que variam de tempos em tempos para cada profissional”, explica.

Um estudo norte-americano mostrou que os brasileiros têm experimentado emoções negativas no trabalho. Os dados colocaram o Brasil em quarto lugar entre os países com os trabalhadores mais tristes da América Latina.

Não existe fórmula mágica que possa agradar a todos e transformar os trabalhadores em pessoas mais felizes. As exigências mudam bastante de um ser humano para outro. Mas, como uma habilidade, a felicidade pode ser construída no dia a dia. Juliana destaca que, além das responsabilidades das organizações, o profissional também precisa ter a intencionalidade para encontrar o bem-estar.

“A felicidade é um alvo que muda muito. Talvez o que te faz feliz hoje não vá causar o mesmo sentimento amanhã e vice-versa. O ponto é entender no dia a dia como você pode ser um pouco mais feliz”, comenta.


(Geovanna Hora. “Pesquisadora da felicidade indica 5 hábitos para ser mais feliz no trabalho; veja quais são”. Disponível em: https://www.estadao.com.br. 02.01.2025. Adaptado)
Assinale a alternativa em que está reescrito em conformidade com a norma-padrão de emprego da vírgula o seguinte trecho do 4o parágrafo: “Os dados colocaram o Brasil em quarto lugar entre os países com os trabalhadores mais tristes da América Latina.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q1045816 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com León (in Freitas, 2005), os conceitos de adolescência e juventude correspondem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q1045818 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com Fleuri (2009), a inclusão de pessoas com diferentes possibilidades e limites nos processos educativos exige, além do atendimento às necessidades individuais, práticas e contextos que promovam a manifestação polifônica e reconhecimento polissêmico, crítico e criativo entre todos. Nesses contextos, o educador precisa favorecer que os sujeitos “se reconheçam e se auto- -organizem em relação de reciprocidade entre si e com o próprio ambiente sociocultural”, assumindo a tarefa de prever e preparar recursos capazes de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q1064536 | Legislação Federal, Lei N 11 350 de 2006, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

No modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família, é considerada atividade precípua do agente comunitário de saúde, em sua área geográfica de atuação (Lei nº 11.350/2006, com as alterações introduzidas até a Lei nº 13.595/2018),
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

206Q956016 | Português, Regência, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Por que agora a solidão nos adoece?

Para Vivek Murthy, cirurgião-geral e principal autoridade de saúde pública dos EUA, “a teoria evolutiva da solidão de John Cacioppo* está enraizada na observação de que os humanos sobreviveram como espécie não porque temos vantagens físicas como tamanho, força ou velocidade, mas por causa de nossa capacidade de nos conectar em grupos sociais”.
Essa teoria define a solidão como um estímulo para uma necessidade básica: a de nos conectar. “Assim temos uma maior chance de adaptação ao nosso ambiente”, defendeu o psiquiatra Thyago Antonelli-Salgado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Se pensarmos nos primatas, humanos e não-humanos, com um comportamento de grupo, eles se protegeram contra a ameaça de predação, a escassez de recursos, e, assim, houve uma seleção natural desses indivíduos”, explicou.
Hoje, todavia, segundo os especialistas, a solidão é mais prevalente e intensa do que nunca e se configura como um grave problema de saúde pública. Em relatório de 2023, Murthy destaca que essa condição está associada a um risco maior de doença cardiovascular, demência, AVC, depressão, ansiedade e morte prematura. “O impacto de estar socialmente desconectado na mortalidade é semelhante ao causado por fumar até 15 cigarros por dia.”
Por enquanto, as principais evidências não são capazes de cravar essa relação de causa e efeito. De qualquer forma, o crescente arcabouço científico tem deixado países em alerta. O Japão criou um “Ministério da Solidão”, e, no Reino Unido, uma secretária foi nomeada para combatê-la.
O ponto chave que envolve a solidão é o sofrimento. Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo maior, como autoconhecimento ou necessidade profissional (escrever um livro, por exemplo), não estando, portanto, associada a alguma repercussão negativa. Nesse caso, falamos de solitude.
Antonelli-Salgado aponta que a solidão não pode ser tema abordado apenas na velhice. A importância da conexão social precisa ser ensinada desde cedo. “Muitas vezes, a gente ensina às crianças que, mesmo sem fome, é importante comer para crescer forte. É preciso tomar água para se hidratar. Mas não falamos sobre a importância de ter boas conexões sociais para que haja uma maior qualidade de vida.” Para ele, bons vínculos têm a ver com profundidade, com estabelecer efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre uma troca.

(Leon Ferrari. Disponível em: www.estadao.com.br/saude/a-solidao-nosajudou-a-sobreviver-por-que-agora-nos-adoece-especialistas- -explicam/?utm_source=estadao:mail. Adaptado)

* John T. Cacioppo (1951-2018): professor da Universidade de Chicago, onde fundou o Centro da Neurociência Cognitiva e Social.
Considere as passagens reescritas do texto:
Com um comportamento de grupo, os primatas se protegeram contra a ameaça de predação e escassez de recursos. (3º parágrafo)
Nesse caso, nós falamos de solitude. (6º parágrafo)

De acordo com a norma-padrão de regência verbal e nominal, os trechos em destaque podem ser substituídos, respectivamente, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q956032 | Enfermagem, Fundamentos e Procedimentos de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Durante a verificação dos sinais vitais de um paciente adulto em repouso, o técnico de enfermagem percebe que a frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minuto (bpm).
Esse quadro é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q956364 | Legislação Federal, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na escola, Pedro, um menino de 10 anos de idade, sofre com um tipo específico de intimidação sistemática (bullying). Diariamente, os colegas que estudam com ele buscam ignorá-lo e isolá-lo, excluindo-o sempre de brincadeiras e de outras formas de interação.

Conforme a Lei nº 13.185/2015, artigo 3º, essa intimidação sistemática é classificada como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q1045821 | Pedagogia, Principais Autores, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

“Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele”, afirma Paulo Freire (1996). Para o autor, essa é a diferença profunda entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q1022540 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Practice often receives an unfair treatment in the field of applied linguistics. Most laypeople simply assume that practice is a necessary condition for language learning without giving the concept much further thought, but many applied linguists deliberately avoid the term practice. For some, the word conjures up images of repetitive drills in the factories of foreign language learning, while for others it means fun and games to entertain students on Friday afternoons.

Practice is by no means a dirty word in other domains of human endeavor, however. Parents dutifully take their kids to soccer practice, and professional athletes dutifully show up for team practice, sometimes even with recent injuries. Parents make their kids practice their piano skills at home, and the world’s most famous performers of classical music often practice for many hours a day, even if it makes their fingers hurt. If even idolized, spoiled, and highly paid celebrities are willing to put up with practice, why not language learners, teachers, or researchers?


(DEKEYSER, Robert. Practice in a second language. Perspectives from Applied Linguistics and Cognitive Psychology. Cambridge, 2007. Adaptado)
In communicative language teaching (CLT), practice
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q956028 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Um cuidador social está preparando suco de laranja para oferecer a um grupo de idosos. Se o suco de laranja for servido em copos de 300 mL, ele renderá 5 copos a menos do que se for servido em copos de 250 mL.
Assim, sabendo que 1000 mL corresponde a 1 L, a quantidade de suco de laranja preparado, em litros, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q956077 | Farmácia, Legislação Federal, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com a Portaria SVS/MS nº 344/98, a Notificação de Receita “A” poderá conter, no máximo, ____ ampolas e, para as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade correspondente, no máximo, a ____ dias de tratamento. Já a Notificação de Receita “B”, poderá conter, no máximo, ____ ampolas e, para as demais formas farmacêuticas, a quantidade para o tratamento correspondente, no máximo, a ____ dias.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

213Q956104 | Odontologia, Flúor, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

A fluoretação da água é uma forma de prevenção comunitária, que, segundo a OMS, tem uma “boa relação custo-benefício para a prevenção da cárie dentária”.
No Brasil, a concentração ótima de flúor na água potável, para prevenir a cárie sem trazer riscos à saúde, é em torno de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

214Q956139 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Agente de Administração Pública, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Sobre os atendimentos presencial e por telefone realizados pela Administração Pública aos cidadãos, é correto afirmar que o atendimento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q956488 | Atendimento ao Público, Atendimento de Qualidade, Recepcionista em Unidade de Saúde, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Quando do recebimento de chamadas externas, um procedimento adequado de atendimento a ser adotado se refere a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q956029 | Matemática, Problemas, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Ao fazer o levantamento de faltas de alunos de umaescola, um agente de inclusão escolar observou que, no primeiro ano, faltaram 4 alunos a menos do que faltaram no segundo ano.
Se o total de faltas dessas duas turmas foi de 8 alunos, então o número de alunos faltantes no primeiro ano foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q956076 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Todos os fármacos anti-hipertensivos atuam em um ou mais locais anatômicos de controle, onde produzem seus efeitos. Os fármacos vasodilatadores diretos reduzem a pressão arterial por meio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q956080 | Farmácia, Farmacologia, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

A respeito do fracionamento de medicamentos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

219Q956146 | Redação Oficial, Agente de Administração Pública, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma estratégia para se obter clareza no texto de um documento oficial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q1045808 | Português, Interpretação de Textos, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


Se alguém quer aprender a tocar um instrumento, precisa fazer aulas e praticar. Se a meta é fortalecer os músculos, é fundamental se exercitar com regularidade. Para quem quer ser mais feliz – no trabalho e na vida – a lógica é a mesma: é necessário estimular o cérebro.

Juliana Sawaia, cientista de dados e pesquisadora sobre felicidade no trabalho, explica que a felicidade é um sentimento construído e influenciado por fatores internos e externos. No trabalho, ela passa por motivos como engajamento, paixão e satisfação com o ambiente e a função exercida.

“Não dá para definir se alguém é feliz ou não como se fosse uma pergunta de sim ou não. É uma questão que engloba inúmeros elementos que variam de tempos em tempos para cada profissional”, explica.

Um estudo norte-americano mostrou que os brasileiros têm experimentado emoções negativas no trabalho. Os dados colocaram o Brasil em quarto lugar entre os países com os trabalhadores mais tristes da América Latina.

Não existe fórmula mágica que possa agradar a todos e transformar os trabalhadores em pessoas mais felizes. As exigências mudam bastante de um ser humano para outro. Mas, como uma habilidade, a felicidade pode ser construída no dia a dia. Juliana destaca que, além das responsabilidades das organizações, o profissional também precisa ter a intencionalidade para encontrar o bem-estar.

“A felicidade é um alvo que muda muito. Talvez o que te faz feliz hoje não vá causar o mesmo sentimento amanhã e vice-versa. O ponto é entender no dia a dia como você pode ser um pouco mais feliz”, comenta.


(Geovanna Hora. “Pesquisadora da felicidade indica 5 hábitos para ser mais feliz no trabalho; veja quais são”. Disponível em: https://www.estadao.com.br. 02.01.2025. Adaptado)
A partir das informações do texto, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.