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Questões de Concursos Prefeitura de Itapevi SP

Resolva questões de Prefeitura de Itapevi SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1045820 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Uma equipe escolar está rediscutindo seu Projeto Pedagógico (PP), buscando torná-lo mais expressivo para a comunidade. Para isso, fizeram a leitura compartilhada do texto de Giglio (2006) e encontraram um trecho especialmente convergente com o que a equipe quer. Nele, apresenta-se o PP de um ponto de vista legal, observando que o documento “institui um lugar de visibilidade para a escola no conjunto do sistema tornando-a oficialmente portadora de uma identidade singular”. A equipe compreendeu acertadamente que essa identidade singular se deve à operação que dá materialidade ao PP, na medida em que provoca
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262Q1045827 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com a discussão da autora Bosco (2010) sobre a deficiência múltipla, é correto afirmar que
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263Q1045829 | Pedagogia, Aspectos Psicológicos da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

As autoras Figueiredo e Gomes (in: Gomes e outros, 2007) afirmam que os alunos com deficiência intelectual apresentam significativa evolução conceitual no que se refere à linguagem escrita quando
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264Q1022545 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Inglês, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


ELF: English as a lingua franca


The Vienna Oxford International Corpus of English (VOICE), a collection of English as a Lingua Franca (ELF) currently under construction, defines lingua franca as an additionally acquired language system that serves as a means of communication for speakers from different speech communities, who use it to communicate with each other but for whom it is not their native language.

Early findings from the VOICE corpus tentatively identify a number of features which point to systematic lexicogrammatical differences between native-speaker English and ELF, for example dropping the third person present tense ‘s’ (e.g. she wear), omitting definite and indefinite articles, insertion of prepositions (e.g. can we discuss about this issue). These features are not a threat to comprehension, as they involve typical errors that most English teachers would correct and remediate. However, Seidlhofer (2004) points out that they appear to be generally unproblematic and do not cause an obstacle to communicative success in ELF.

The work of Jenkins (1996, 2000, 2004, 2005) has also been very influential in relation to the teaching of pronunciation for ELF. Her research finds that a number of items common to most native-speaker varieties of English were not necessary in successful ELF interactions; for example, the substitution of voiceless and voiced th with /t/ or /s/ and /d/ or /z/ (e.g. think became sink or tink, and this became dis or zis). Jenkins argues that such features occur regularly in ELF interactions and do not cause intelligibility problems.

Problems may arise in the (perhaps unfair) equation between a reduced or ‘stripped down’ ELF syllabus and an impoverished experience of the L2. Indeed, it could be argued that learners of any language always end up producing less than the input they are exposed to, and that if that input itself is deliberately restricted, then even less will be the outcome.


(O’KEEFFE, A., MCCARTHY, M. & CARTER, R. From corpus to classroom. Language Use and Language Teaching. Cambridge, CUP. 2007. Adaptado)
Depreende-se das visões de Seidlhofer (2004) e Jenkins (2005), no segundo e terceiro parágrafos, e das posições da BNCC sobre a aprendizagem de inglês na escola brasileira, que uma frase como “She wear a blue uniform for school”, se pronunciada por um aprendiz brasileiro do ensino fundamental,
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265Q1064543 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Durante as visitas domiciliares, é importante que o agente comunitário de saúde identifique
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266Q956033 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Para a prevenção de lesões por pressão, os cuidados de enfermagem compreendem, entre outras ações,
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267Q956034 | Enfermagem, Tuberculose, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Um paciente com diagnóstico de tuberculose pulmonar ativa iniciou o tratamento há duas semanas, mas relata que se sente melhor e decide interromper o uso das medicações.
Nessa situação hipotética, o técnico de enfermagem deve
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268Q956048 | Saúde Pública, SUS princípios, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

A diretriz do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa à melhoria da gestão dos serviços de saúde por meio da transferência de responsabilidades para os Estados e os municípios, com maior autonomia para a organização e a execução dos serviços, é a
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269Q956051 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Uma das regras básicas do remembramento de lotes é:
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270Q956057 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Para viabilizar a construção de empreendimentos imobiliários em uma área considerada rural, é necessário realizar um processo de
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271Q956059 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

No georreferenciamento de imóveis rurais, admite-se um erro máximo na determinação das coordenadas dos vértices comuns aos imóveis contíguos, e cujas coordenadas já tenham sido certificadas pelo INCRA de
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272Q956361 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em relação ao transporte de materiais e objetos pessoais de alunos portadores de necessidades educacionais especiais dentro da escola, considerando as necessidades específicas do estudante, a prática mais adequada que o Agente de Inclusão Escolar deve adotar é
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274Q956136 | Gestão de Pessoas, Agente de Administração Pública, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

O TKI – do inglês, Thomas-Kilmann Instrument – apresenta cinco estilos de solução de conflitos.
Ao combinar os mais altos graus de cooperação e assertividade, com ganhos para as partes envolvidas, adota-se o estilo de
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275Q1064544 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Nas residências com crianças recém-nascidas, de 0 a 28 dias, o agente comunitário de saúde deve
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276Q956037 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Ao realizar visita domiciliar para acompanhamento de um adolescente com baixo peso e diagnóstico de anemia ferropriva, o técnico de enfermagem deve enfatizar, entre outras, orientações nutricionais, tais como
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277Q956069 | Farmácia, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Materiais como cateteres, equipos de infusão e seringas podem ser esterilizados por óxido de etileno. Assim, sendo, assinale a alternativa correta sobre esse método de esterilização.
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278Q956071 | Farmácia, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Uma criança recebeu a seguinte prescrição: fosfato sódico de prednisolona 3 mg/ mL. Tomar 0,5 mg/ kg de peso, 3 vezes ao dia, por 15 dias. Sabendo que a criança pesa 9 kg e que a farmácia dispõe de frascos de fosfato sódico de prednisolona com 60 mL, assinale a alternativa que corresponde, correta e respectivamente, ao volume (em mililitros) que deverá ser administrado em cada dose e a quantidade de frascos necessários para o tratamento completo.
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279Q956078 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta no que se refere à dispensação e à distribuição de medicamentos antimicrobianos.
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280Q956095 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que contém apenas itens utilizados para a realização do isolamento absoluto do campo operatório.
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