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Questões de Concursos Prefeitura de Itapevi SP

Resolva questões de Prefeitura de Itapevi SP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q956078 | Farmácia, Farmacologia dos Quimioterápicos e Antibióticos, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta no que se refere à dispensação e à distribuição de medicamentos antimicrobianos.
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282Q956095 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa que contém apenas itens utilizados para a realização do isolamento absoluto do campo operatório.
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283Q1045831 | Pedagogia, Legislação da Educação, Especial, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto adaptado de Aranha (2001):

“(...) deu o apoio filosófico ao movimento da desinstitucionalização, favorecendo tanto o afastamento da pessoa das instituições como a provisão de programas comunitários planejados para oferecer serviços que se mostrassem necessários para atender as suas necessidades”.

A autora refere-se ao princípio da
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284Q1022543 | Inglês, Sinônimos Synonyms, Inglês, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.


ELF: English as a lingua franca


The Vienna Oxford International Corpus of English (VOICE), a collection of English as a Lingua Franca (ELF) currently under construction, defines lingua franca as an additionally acquired language system that serves as a means of communication for speakers from different speech communities, who use it to communicate with each other but for whom it is not their native language.

Early findings from the VOICE corpus tentatively identify a number of features which point to systematic lexicogrammatical differences between native-speaker English and ELF, for example dropping the third person present tense ‘s’ (e.g. she wear), omitting definite and indefinite articles, insertion of prepositions (e.g. can we discuss about this issue). These features are not a threat to comprehension, as they involve typical errors that most English teachers would correct and remediate. However, Seidlhofer (2004) points out that they appear to be generally unproblematic and do not cause an obstacle to communicative success in ELF.

The work of Jenkins (1996, 2000, 2004, 2005) has also been very influential in relation to the teaching of pronunciation for ELF. Her research finds that a number of items common to most native-speaker varieties of English were not necessary in successful ELF interactions; for example, the substitution of voiceless and voiced th with /t/ or /s/ and /d/ or /z/ (e.g. think became sink or tink, and this became dis or zis). Jenkins argues that such features occur regularly in ELF interactions and do not cause intelligibility problems.

Problems may arise in the (perhaps unfair) equation between a reduced or ‘stripped down’ ELF syllabus and an impoverished experience of the L2. Indeed, it could be argued that learners of any language always end up producing less than the input they are exposed to, and that if that input itself is deliberately restricted, then even less will be the outcome.


(O’KEEFFE, A., MCCARTHY, M. & CARTER, R. From corpus to classroom. Language Use and Language Teaching. Cambridge, CUP. 2007. Adaptado)
Na frase do segundo parágrafo “These features often involve typical errors that most English teachers would correct and remediate”, a palavra em negrito pode ser corretamente substituída por:
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285Q956017 | Português, Interpretação de Textos, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.

Por que agora a solidão nos adoece?

Para Vivek Murthy, cirurgião-geral e principal autoridade de saúde pública dos EUA, “a teoria evolutiva da solidão de John Cacioppo* está enraizada na observação de que os humanos sobreviveram como espécie não porque temos vantagens físicas como tamanho, força ou velocidade, mas por causa de nossa capacidade de nos conectar em grupos sociais”.
Essa teoria define a solidão como um estímulo para uma necessidade básica: a de nos conectar. “Assim temos uma maior chance de adaptação ao nosso ambiente”, defendeu o psiquiatra Thyago Antonelli-Salgado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Se pensarmos nos primatas, humanos e não-humanos, com um comportamento de grupo, eles se protegeram contra a ameaça de predação, a escassez de recursos, e, assim, houve uma seleção natural desses indivíduos”, explicou.
Hoje, todavia, segundo os especialistas, a solidão é mais prevalente e intensa do que nunca e se configura como um grave problema de saúde pública. Em relatório de 2023, Murthy destaca que essa condição está associada a um risco maior de doença cardiovascular, demência, AVC, depressão, ansiedade e morte prematura. “O impacto de estar socialmente desconectado na mortalidade é semelhante ao causado por fumar até 15 cigarros por dia.”
Por enquanto, as principais evidências não são capazes de cravar essa relação de causa e efeito. De qualquer forma, o crescente arcabouço científico tem deixado países em alerta. O Japão criou um “Ministério da Solidão”, e, no Reino Unido, uma secretária foi nomeada para combatê-la.
O ponto chave que envolve a solidão é o sofrimento. Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo maior, como autoconhecimento ou necessidade profissional (escrever um livro, por exemplo), não estando, portanto, associada a alguma repercussão negativa. Nesse caso, falamos de solitude.
Antonelli-Salgado aponta que a solidão não pode ser tema abordado apenas na velhice. A importância da conexão social precisa ser ensinada desde cedo. “Muitas vezes, a gente ensina às crianças que, mesmo sem fome, é importante comer para crescer forte. É preciso tomar água para se hidratar. Mas não falamos sobre a importância de ter boas conexões sociais para que haja uma maior qualidade de vida.” Para ele, bons vínculos têm a ver com profundidade, com estabelecer efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre uma troca.

(Leon Ferrari. Disponível em: www.estadao.com.br/saude/a-solidao-nosajudou-a-sobreviver-por-que-agora-nos-adoece-especialistas- -explicam/?utm_source=estadao:mail. Adaptado)

* John T. Cacioppo (1951-2018): professor da Universidade de Chicago, onde fundou o Centro da Neurociência Cognitiva e Social.
Os parênteses permitem introduzir observação adicional que pode ser suprimida sem interferir na compreensão do texto. É o que ocorre no trecho reescrito em:
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286Q956036 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

O técnico de enfermagem (TE) observou que um idoso em estado febril apresenta um quadro de sonolência, desorientação, confusão mental e alteração súbita no comportamento.
Nessa situação hipotética, o TE deve suspeitar que o paciente está apresentando
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287Q956046 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

De acordo com as medidas de controle de infecção em ambiente hospitalar, é correto afirmar:
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288Q956067 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Em uma planta topográfica foi observada uma superfície formada pela união de duas vertentes opostas, com o fundo em forma de ravina. Trata-se de um
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289Q956068 | Farmácia, Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica, Técnico em Farmácia, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Assinale a alternativa correta sobre os tipos de soluções farmacêuticas que podem ser utilizadas nas diferentes vias de administração.
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290Q956092 | Odontologia, Equipamentos e Instrumentos Odontológicos, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Os fórceps número 16 e o número 65 são indicados, correta e respectivamente, para auxiliar na extração de
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291Q956365 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Agente de Inclusão Escolar, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na perspectiva da inclusão escolar, ao abordar a questão da identidade e das diferenças na escola, Ropoli (2010) defende o ponto de vista de que as identidades são
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292Q1080888 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Advogado do CREAS, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Antônia é proprietária de uma pousada localizada na zona rural do Estado X e que já existe há mais de cinquenta anos. Recentemente ela recebeu de Hélio a solicitação de uma reserva de dois dormitórios acessíveis; no entanto, na hospedagem não há nenhum quarto acessível, e ela precisou rejeitar o pedido. Hélio é uma pessoa com deficiência física e, junto com sua irmã, Sofia, que também tem a mesma condição, esperava aproveitar de dias de descanso em uma propriedade tão bem avaliada por todos os hóspedes. Sentindo-se inconformados com a situação, Hélio e Sofia foram até o Ministério Público denunciar Antônia.

Com base na situação hipotética e no disposto no Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta.
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293Q1045822 | Pedagogia, Educação Infantil, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Ao caracterizar o letramento como um continuum, Mortatti (2004) entende que ele
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294Q956030 | Matemática, Porcentagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Um terreno de 150000 metros quadrados de área foi loteado por uma empreendedora imobiliária. Dessa área, 40% foi destinada a áreas públicas (praças e ruas). A área restante do terreno foi totalmente dividida em lotes retangulares de 15 metros de comprimento por 48 metros de largura.
Sendo assim, esse terreno foi dividido em
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295Q956053 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

P1 e P2 são pontos sequenciais de uma poligonal implantada no terreno para a realização de um levantamento planialtimétrico cadastral. Se as coordenadas do ponto P1 são X=739, Y=93 e as do ponto P2 são X=690, Y=118, a distância horizontal entre esses pontos é, aproximadamente,
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296Q956060 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Para um projeto de terraplenagem, foi realizado o levantamento de 4 seções do terreno, de onde foram obtidas as áreas de corte e aterro de cada uma delas.

Considerando espaçamento de 20 metros, as áreas de corte A1 = 83,7 m2, A2= 103,4 m2, A3= 165,5 m2 e A4= 259,3 m2, e as áreas de aterro A1= 101,2 m2, A2= 197,4 m2, A3= 181,6 m2 e A4= 32,8 m2, é correto afirmar que, desprezando-se o empolamento, haverá um volume excedente de
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297Q1072037 | Artes Cênicas, Artes Cênicas e Educação, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Técnica aplicada nas atividades de expressão dramática, em dois momentos: primeiro, um ou mais alunos criam uma cena a partir de um tema, situação, personagem etc.; segundo, eles próprios elaboram um roteiro da cena, a ensaiam e a apresentam aos espectadores.

Para Reverbel (1996), o excerto define
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298Q956087 | Odontologia, Técnico em Saúde Bucal, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Para a correta execução da técnica radiográfica periapical da bissetriz da região de pré-molares superiores, o feixe central de raios X deve incidir no encontro da linha que desce
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299Q956130 | Ética na Administração Pública, Agente de Administração Pública, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Configura-se como uma situação ética na Administração Pública:
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300Q956137 | Direito Administrativo, Agente de Administração Pública, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Na Administração Pública, na possibilidade de a autoridade hierarquicamente superior atrair para si determinada função de responsabilidade do subordinado tem-se a chamada
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