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Questões de Concursos Prefeitura de Itapipoca CE

Resolva questões de Prefeitura de Itapipoca CE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q903255 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Atente para o seguinte excerto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017, p. 328) em relação ao ensino de História:

“Para se pensar o ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e vestígios das mais diversas naturezas (mobiliário, instrumentos de trabalho, música etc.) deixados pelos indivíduos carregam em si mesmos a experiência humana, as formas específicas de produção, consumo e circulação, tanto de objetos quanto de saberes. Nessa dimensão, o objeto histórico transforma-se em exercício, em laboratório da memória voltado para a produção de um saber próprio da história”.

Para tanto, de acordo com a BNCC (2017), os professores devem assumir processos pedagógicos diante dos objetos históricos que incluem ações de
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62Q903262 | Pedagogia, A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

No livro “Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensino”, Rogério Diniz Junqueira (2019) faz a seguinte observação: “Assistimos nos últimos anos à emergência de um discurso reacionário que, entre outras coisas, afirma haver uma conspiração mundial contra a família”. Nesse contexto, ainda de acordo com o autor, a escola teria se tornado um espaço estratégico para a imposição da “ideologia de gênero”.

Considerando o pensamento dos adeptos desse discurso, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) Os professores, em vez de cumprirem o currículo, com a ideologia de gênero, buscariam usurpar dos pais o protagonismo na educação moral de seus filhos. ( ) Por meio da ideologia de gênero, os professores estariam usando o processo de escolarização para cancelar as diferenças naturais entre homens e mulheres. ( ) A ideologia de gênero serviria para identificar, compreender e criticar a naturalização das relações de gênero, as hierarquizações sexuais, a heterossexualização compulsória, entre outras. ( ) Por meio da ideologia de gênero, desenvolver-seia uma erotização das crianças, estimulando-as a se interessarem por homossexualidade, transexualidade, aborto etc.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
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64Q903397 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Os componentes da aptidão física voltados para a saúde englobam diferentes dimensões e valorizam as seguintes variáveis fisiológicas:
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65Q903399 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ‒ LDB ‒ Lei 9394/96, a Educação Física integrada à proposta pedagógica da escola é
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66Q903404 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ‒ LDB ‒ Lei 9394/96, dita que são dispensados da aula prática de Educação Física, os alunos que
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67Q903406 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A competição e a cooperação devem existir de forma harmônica na aula de Educação Física, pois
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68Q903253 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Ensino Fundamental do 1º ao 5º Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A Matemática é uma ciência complexa que cria sistemas abstratos, que organizam e inter-relacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico. O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático.
Atente para o que se afirma a seguir sobre letramento matemático:

I. É a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. II. Refere-se à capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo e utilizá-la com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo. III. O conceito se restringe à capacidade de compreensão de competências e habilidades matemáticas e seu uso prático em operações ou situações problemas.

Sobre as três afirmações, é correto dizer que
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69Q903392 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na abordagem da Psicomotricidade, o tempo livre é considerado um recurso pedagógico a ser utilizado durante as aulas, pelo fato de que
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70Q903400 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

O desenvolvimento motor se desenrola ao longo de anos e tem diferentes fases de acordo com a faixa etária do indivíduo. No que diz respeito ao desenvolvimento motor, assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir:

( ) A fase motora reflexiva ocorre até os quatro primeiros meses de vida e é caracterizada por movimentos reflexivos voluntários. ( ) A fase de movimentos rudimentares é uma das mais importantes para o desenvolvimento motor do indivíduo e se estende dos seis aos doze anos de idade. ( ) A fase dos movimentos fundamentais, em que o indivíduo desempenha uma variedade de movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos, compreende o período entre seis meses e um ano de idade. ( ) A fase de movimentos especializados é caracterizada pela realização de movimentos complexos. A partir desta fase, movimentos simples passam a ser integrados; por exemplo, o ato de saltar passa a ser desenvolvido em atividades mais complexas como pular corda ou desempenhar práticas esportivas como voleibol e basquetebol.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
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71Q903402 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

As Lutas fazem parte das unidades temáticas a serem desenvolvidas pela Educação Física no ensino fundamental. As lutas de matrizes indígenas e africanas, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum, devem ser trabalhadas
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72Q903398 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Desenvolvimento motor é o termo designado para o processo de mudança no comportamento, postura e movimento de um indivíduo ao longo da vida. Este processo sofre influência do conjunto de características genéticas relacionadas à predisposição para o movimento e das experiências de cada indivíduo. Acerca do desenvolvimento motor, assinale a afirmação FALSA.
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73Q903409 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Considerando a Base Nacional Comum Curricular, assinale a opção que apresenta corretamente os anos do ensino fundamental e os respectivos tipos de esporte que devem ser ensinados.
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74Q903386 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A abordagem pedagógica da Educação Física denominada construtivista
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77Q1080668 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Professor de Ensino Fundamental do 1 ao 5 Ano, Prefeitura de Itapipoca CE, UECE CEV, 2024

A Constituição Federal de 1988, a Lei nº 10.436 de 2002, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência de 2015 e a Lei nº 14.191 de 2021, indubitavelmente, são quatro dispositivos legais relativos à pauta da Diversidade, Inclusão e Cidadania.

Considerando o que foi estabelecido por esses dispositivos legais, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1. Constituição Federal de 1988; 2. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências; 3. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência; 4. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.

( ) “A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social”. ( ) “O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: XIV - respeito à diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdo-cegas e com deficiência auditiva”. ( ) “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. ( ) “O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente”.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
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78Q903385 | Educação Física, Didática e Prática de Ensino na Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

A tendência pedagogicista aproximou a Educação Física das finalidades educacionais e teve forte influência
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79Q903394 | Educação Física, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Acerca do tema avaliação em Educação Física na escola, é correto afirmar que
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80Q903412 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Educação Física, Prefeitura de Itapipoca CE, UECECEV, 2024

Na Base Nacional Comum Curricular da Educação Física no Ensino Fundamental, o termo fruição diz respeito
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