Questões de Concursos: Prefeitura de Itapiranga SC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Prefeitura de Itapiranga SC. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q903085 | Educação Física, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

"Os esportes individuais são notadamente relacionados ao indivíduo e seu desejo de performance ou prática em determinada modalidade que não existe, necessariamente, a participação de uma equipe colaborativa. Na maioria deles, há a ação de um desportista de um lado e um outro desportista como adversário. Como exemplo, podemos citar o tênis de quadra, o tênis de mesa, o badminton e o atletismo".
[Disponível em: < http://unbesportes.unb.br/ > Acesso: 14/08/2024].

A participação em esportes individuais, entre outros, favorece o (a), EXCETO:

42 Q903087 | Educação Física, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Sobre os Equipamentos e Instalações Utilizadas nos Esportes, de acordo com as Regras Oficiais do Voleibol 2021-2024, aprovado pelo 37° Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) de 2021, a bola será esférica, dotada de uma capa flexível de couro ou couro sintético, além de uma câmara interior feita de borracha ou material similar. Sua cor pode ser clara, desde que uniforme, ou uma combinação de cores.


Bolas utilizadas em competições internacionais oficiais, fabricadas em couro sintético ou dotadas de combinação de cores, devem atender os padrões ditados pela FIVB. Sua circunferência será de 65 centímetros a 67 centímetros e seu peso de:

43 Q903089 | Educação Física, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao tratar da unidade temática Esportes, afirma que: como toda prática social, o esporte é passível de recriação por quem se envolve com ele. As práticas derivadas dos esportes mantêm, essencialmente, suas características formais de regulação das ações, mas adaptam as demais normas institucionais aos interesses dos participantes, às características do espaço, ao número de jogadores, ao material disponível etc. Para a estruturação dessa unidade temática, é utilizado um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de:


I. Cooperação.

II. Interação com o adversário.

III. Desempenho motor.

IV. Objetivos táticos da ação.


Dos critérios acima, são citados pela BNCC para estruturação da unidade temática Esportes:

44 Q903091 | Educação Física, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas as puniçõesdisciplinares no Handebol, de acordo com a Confederação Brasileira de Handebol. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) Advertência - uma advertência é a punição adequada para: a) Ações que devam ser sancionadas progressivamente; b) Condutas antidesportivas que devam ser sancionadas progressivamente.

(__) Exclusão - uma exclusão (1 minuto) é a punição adequada para: Por conduta desportiva por parte de um jogador, se o jogador e/ou sua equipe já haviam recebido o número mínimo de advertências.

(__) Desqualificação - a desqualificação de um jogador ou de um oficial será sempre para todo o restante do tempo de jogo. O jogador ou oficial deve abandonar imediatamente a quadra e a área de substituição. Depois de sair, o jogador ou oficial não tem permissão para manter nenhuma forma de contato com a equipe.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

45 Q903095 | Educação Física, Planejamento e Avaliação na Educação Física Escolar, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

A professora Ana Botafogo, no início do ano letivo, propôs uma aula, com finalidade avaliativa, baseada naseguinte proposta: trabalhar a identificação e a experimentação de ritmos e gestos de danças do contexto regional e comunitário onde a escola está inserida. Para isso os estudantes serão divididos em grupos que apresentarão uma coreografia improvisada em aula. A professora realizou observações e registros, para então, formalizar as futuras intervenções na turma.O instrumento avaliativo utilizado pela professora na aula é a chamada avaliação:

46 Q903097 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

"A Educação que a gente quer precisa garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens. Independentemente da situação socioeconômica, do local de nascimento, do gênero e também de ter ou não deficiência. Um ensino de qualidade é, em suma, para todos".

[Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/

conheca-o-historico-da-legislacao-sobre-educacao-inclus

iva/. Acesso em: 06/08/2024].


Para que seja trabalhada numa perspectiva inclusiva a Educação Física Escolar deve:


I. Fazer uso de instrumentos avaliativos que permitam ao aluno com deficiência demonstrar suas habilidades e conhecimentos, objeto de avaliação, assim sendo o tratamento deve ser igualitário, sem deixar de considerar a real limitação do aluno.

II. Designar, sempre que possível, atividades separando grupos por gênero, meninos e meninas, em especial nas atividades como futebol e futsal, nesses casos o professor deve apresentar uma atividade alternativa para que as alunas possam exercer sem riscos.

III. Diligenciar para que as atividades esportivasrealizadas em aula, sejam exercidas por todos os alunos, fazendo as devidas adaptações nas regras, sempre que necessário, para garantir a participação efetiva e crítica de todos e não a mera repetição de gestos desportivos.


É correto o que se afirma em:

47 Q912075 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2023

Sobre o vetor da dengue, marque a alternativa CORRETA.

48 Q902888 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Assistente Social, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

No que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise a afirmativa abaixo:
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
No que se refere a afirmativa citada acima, assinale a alternativa CORRETA.

49 Q911968 | Português, Preposições, Jardineiro, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
O que é o Dia Internacional da Mulher e como começou a ser comemorado?

Por mais de um século, o dia 8 de março é identificado ao redor do mundo como uma data especial para as mulheres.

O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York, exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional da Mulher.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

Ela sugeriu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca. Havia 100 mulheres presentes de 17 países, e elas concordaram com a sugestão de Zetkin por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 - então, neste ano, estamos, tecnicamente, comemorando o 112º Dia Internacional da Mulher.

Mas a data somente foi oficializada em 1975, quando a ONU começou a comemorá-la. E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional da Mulher não tinha uma data fixa. A data formalizou-se após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" sendo que, quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia naquela época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, o calendário que utilizamos atualmente.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605. Adaptado.
Ela sugeriu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca.
Assinale a opção que contenha apenas preposições.

50 Q911969 | Português, Advérbios, Jardineiro, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
O que é o Dia Internacional da Mulher e como começou a ser comemorado?

Por mais de um século, o dia 8 de março é identificado ao redor do mundo como uma data especial para as mulheres.

O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York, exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional da Mulher.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

Ela sugeriu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca. Havia 100 mulheres presentes de 17 países, e elas concordaram com a sugestão de Zetkin por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 - então, neste ano, estamos, tecnicamente, comemorando o 112º Dia Internacional da Mulher.

Mas a data somente foi oficializada em 1975, quando a ONU começou a comemorá-la. E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional da Mulher não tinha uma data fixa. A data formalizou-se após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" sendo que, quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia naquela época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, o calendário que utilizamos atualmente.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605. Adaptado.
[...] então, neste ano, estamos, 'tecnicamente', comemorando o 112º Dia Internacional da Mulher.
A palavra destacada, morfologicamente, trata-se de:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.