Questões de Concursos Prefeitura de Itapiranga SC

Resolva questões de Prefeitura de Itapiranga SC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q903097 | Educação Física, Inclusão e Diversidade nas Aulas de Educação Física, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

"A Educação que a gente quer precisa garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens. Independentemente da situação socioeconômica, do local de nascimento, do gênero e também de ter ou não deficiência. Um ensino de qualidade é, em suma, para todos".

[Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/

conheca-o-historico-da-legislacao-sobre-educacao-inclus

iva/. Acesso em: 06/08/2024].


Para que seja trabalhada numa perspectiva inclusiva a Educação Física Escolar deve:


I. Fazer uso de instrumentos avaliativos que permitam ao aluno com deficiência demonstrar suas habilidades e conhecimentos, objeto de avaliação, assim sendo o tratamento deve ser igualitário, sem deixar de considerar a real limitação do aluno.

II. Designar, sempre que possível, atividades separando grupos por gênero, meninos e meninas, em especial nas atividades como futebol e futsal, nesses casos o professor deve apresentar uma atividade alternativa para que as alunas possam exercer sem riscos.

III. Diligenciar para que as atividades esportivasrealizadas em aula, sejam exercidas por todos os alunos, fazendo as devidas adaptações nas regras, sempre que necessário, para garantir a participação efetiva e crítica de todos e não a mera repetição de gestos desportivos.


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q884436 | Português, Análise sintática, Técnico de Enfermagem Socorrista, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Diz Ashley Chung-Fat-Yim, 'professor assistente e pesquisador em bilinguismo e psicolinguística'.
(Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/vertfut-62290636.adaptado)

Sintaticamente, o termo destacado trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q911970 | Português, Adjetivos, Jardineiro, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
O que é o Dia Internacional da Mulher e como começou a ser comemorado?

Por mais de um século, o dia 8 de março é identificado ao redor do mundo como uma data especial para as mulheres.

O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York, exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional da Mulher.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

Ela sugeriu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca. Havia 100 mulheres presentes de 17 países, e elas concordaram com a sugestão de Zetkin por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 - então, neste ano, estamos, tecnicamente, comemorando o 112º Dia Internacional da Mulher.

Mas a data somente foi oficializada em 1975, quando a ONU começou a comemorá-la. E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional da Mulher não tinha uma data fixa. A data formalizou-se após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" sendo que, quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia naquela época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, o calendário que utilizamos atualmente.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605. Adaptado.
A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.
Assinale a expressão que contenha, pelo menos, um adjetivo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q903069 | Pedagogia, Plano Nacional de Educação PNE, Professor de Ciências, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

As Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e, de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal são consideradas, conforme a Lei n° 13.005/2014, que trata sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q903070 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Professor de Ciências, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

. É CORRETO o que se afirma em:">

A confecção do Projeto Político Pedagógico (PPP) deve estar integrado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente no que se refere às suas competências. Portanto, a BNCC deverá ser um documento norteador da elaboração do PPP. Dentre outros assuntos, deve-se abordar os seguintes:


I. Os professores deverão ter vozes na elaboração do PPP, pois dessa forma, pode ocorrer a reelaboração dos conteúdos de forma democrática e colaborativa, dessa forma, revendo como a BNCC pode ser implementada em cada disciplina.

II. Formação de professores, que deve possibilitar o aperfeiçoamento contínuo.

III. As escolas devem incorporar as propostas da BNCC ao PPP, sendo necessário identificar quais são as competências que devem ser desenvolvidas, considerando também a atuação que a escola já têm dentro desses campos de desenvolvimento.

Fonte: Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2183/

como-alinhar-o-ppp-da-escola-a-base-nacional-comum-curricular>.


É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q903093 | Pedagogia, Piaget, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Analise a assertiva que apresenta características dos estágios do desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget.


"Neste estágio, que ocorre entre dois a sete anos de idade, as crianças começam a pensar simbolicamente e aprendem a usar palavras e imagens para representar objetos. Tendem a ser egocêntricas e lutam para ver as coisas da perspectiva dos outros."

[Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/principais -etapas-do-processo-de-aprendizagem/. Acesso: 05/08/20 24].


A assertiva acima se refere ao estágio de desenvolvimento, de acordo com Piaget, denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q902888 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Assistente Social, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

No que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente, analise a afirmativa abaixo:
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
No que se refere a afirmativa citada acima, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q903072 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Professor de Ciências, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

De acordo com o exposto na Lei n° 9.394/96, que contempla as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, descreve-se que a Base Nacional Comum Curricular do ensino médio estabelecerá direitos e objetivos de aprendizagem, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q903076 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Considere as afirmativas relacionadas a importância da criatividade tática no desenvolvimento esportivo e sobre as técnicas para estimular a criatividade tática entre os alunos. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) A utilização de atividades sistematizadas, estimula o desenvolvimento da inteligência tática do aluno e favorece o aprendizado efetivo, com isso é possível reduzir a possibilidade de abandono e afastamento das aulas, colaborando assim com a motivação e êxito dos alunos no processo de aprendizagem.

(__) Para o desenvolvimento da criatividade tática, é necessário estruturar intervenções não sistematizadas e direcionadas, para não incorrer no erro de propor conteúdos de forma aleatória, sem planejamento e desorganizado.

(__) Na iniciação esportiva e desenvolvimento da criatividade tática, a utilização de jogos e atividades lúdicas constituem valiosas ferramentas, principalmente quando aplicada ao público adolescente e jovem, e devem ser usadas somente no aquecimento ou como recompensa, ao final dos treinos, pela realização correta dos movimentos.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q903086 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

− "Rebeca Andrade entrou para a história nesta segunda-feira (5), ao conquistar a medalha de ouro na final do solo da ginástica artística de Paris 2024 e se tornar a maior medalhista olímpica do Brasil em todos os tempos. Rebeca Andrade, de 25 anos e a paixão pela modalidade vem desde cedo. Aos quatro anos, Rebeca começou a treinar no projeto social Iniciação Esportiva, da Prefeitura de Guarulhos."

[Disponível em: < https://www.nsctotal.com.br/noticias/

conheca-a-historia-e-carreira-de-rebeca-andrade > Ace

sso: 14/08/2024].

Sobre iniciação esportiva de jovens atletas, analise as assertivas a seguir, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


(__) A iniciação esportiva em jovens atletas pode promover muitos benefícios para a formação integral da criança, tais como: o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta.

(__) Profissionais qualificados de diferentes áreas, devem acompanhar o processo de desenvolvimento da criançaem sua iniciação esportiva, afim de evitar, entre outros, a supervalorização e busca de resultados em detrimento de fatores educacionais, sociais e desenvolvimento humano de qualidade.

(__) O processo de iniciação esportiva e atividade física são essências a saúde e ao bem-estar das crianças, assim sendo a especialização esportiva precoce gera inúmeros benefícios sem nenhuma possibilidade de acarretar problemas futuros ao praticante mirim.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q903073 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Professor de Ciências, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

A tragédia de 2024 no Rio Grande do Sul, caracterizada por enchentes devastadoras, trouxe à tona diversas discussões sobre as causas ambientais que contribuíram para o agravamento da situação. Entre as causas listadas abaixo, qual delas NÃO está diretamente relacionada ao agravamento de tragédias associadas às enchentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q903080 | Educação Física, Professor de Educação Física – Bacharelado, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

"A belga Nafissatou Thiam sagrou-se tricampeã olímpica no heptatlo, à frente da sua grande rival, a britânica Katarina Johnson-Thompson, na competição de Paris2024 vencida por apenas 36 pontos. A heptatleta de 29 anos, já coroada no Rio2016 e em Tóquio2020, é a primeiro heptatleta a conquistar três títulos olímpicos. Com 6.880 pontos, Thiam ficou à frente de Johnson-Thompson (6.844 pontos), do Reino Unido, enquanto a sua compatriota Noor Vidts completou o pódio (6.707 pontos)."

[Disponível em: https://www.rtp.pt/noticias/outras-modalidades/

belga-nafissatou-thiam-tricampea-olimpica-do-heptatlo_d15921

33# Acesso: 14/08/2024].


No Atletismo o heptatlo é composto por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

53Q903088 | Educação Física, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

Analise as assertivas a seguir que versam sobre a importância da Educação Física na formação dos indivíduos.


I.A Educação Física, enquanto componente curricular, desempenha importante papel na medida que proporciona experiencias que auxiliam, entre outros, no desenvolvimento integral do aluno, nos aspectos físico, cognitivo e psicossocial.

II.O movimentar-se humano constitui um dos principais instrumentos que compõe a Educação Física, assim o desenvolvimento do ser humano, entre outras formas, ocorre a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento.

III.A Educação Física faz parte do desenvolvimento global dos alunos, que integra todas as dimensões do ser humano: intelectual, física, mental, social e cultural. Desse modo, além dos aspectos acadêmicos, é preciso expandir na escola a capacidade de o aluno de lidar com o próprio corpo e a promoção do bem-estar.

[Disponível em: https://sae.digital/. Acesso: 04/08/2024].


É correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q912071 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2023

Sobre as visitas domiciliares, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q912075 | Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2023

Sobre o vetor da dengue, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q911969 | Português, Advérbios, Jardineiro, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
O que é o Dia Internacional da Mulher e como começou a ser comemorado?

Por mais de um século, o dia 8 de março é identificado ao redor do mundo como uma data especial para as mulheres.

O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York, exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional da Mulher.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

Ela sugeriu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca. Havia 100 mulheres presentes de 17 países, e elas concordaram com a sugestão de Zetkin por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 - então, neste ano, estamos, tecnicamente, comemorando o 112º Dia Internacional da Mulher.

Mas a data somente foi oficializada em 1975, quando a ONU começou a comemorá-la. E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional da Mulher não tinha uma data fixa. A data formalizou-se após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" sendo que, quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia naquela época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, o calendário que utilizamos atualmente.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605. Adaptado.
[...] então, neste ano, estamos, 'tecnicamente', comemorando o 112º Dia Internacional da Mulher.
A palavra destacada, morfologicamente, trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q911973 | Português, Relação de Causa e Consequência, Jardineiro, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
O que é o Dia Internacional da Mulher e como começou a ser comemorado?

Por mais de um século, o dia 8 de março é identificado ao redor do mundo como uma data especial para as mulheres.

O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas, a ONU.

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York, exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional da Mulher.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

Ela sugeriu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, na Dinamarca. Havia 100 mulheres presentes de 17 países, e elas concordaram com a sugestão de Zetkin por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 - então, neste ano, estamos, tecnicamente, comemorando o 112º Dia Internacional da Mulher.

Mas a data somente foi oficializada em 1975, quando a ONU começou a comemorá-la. E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional da Mulher não tinha uma data fixa. A data formalizou-se após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" sendo que, quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia naquela época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, o calendário que utilizamos atualmente.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-60646605. Adaptado.
[...] e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.
Assinale a opção cuja palavra seja, morfologicamente, uma conjunção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q903096 | Educação Física, Professor de Educação Física – Licenciatura, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

"Os primeiros socorros no esporte estão relacionados principalmente com as lesões musculares, ferimentos e fraturas. É necessário saber como agir nestas situações e o que fazer para que o quadro não se agrave, pois em quadros de fraturas por exemplo, um movimento desnecessário pode piorar o grau da lesão no osso".

[Disponível em: https://www.tuasaude.com/primeirossocorros-no-esporte/. Acesso: 05/08/2024].


Os primeiros socorros para ferimentos leves no esporte incluem, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q902886 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Assistente Social, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2024

No que diz respeito ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, registre V, para verdadeiro, e F, para falso:

(__) O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui um caráter preventivo, pautado na defesa e na afirmação de direitos, e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
(__) O serviço pode ser ofertado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou nos Centros de Convivência.
(__) O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Fonte: https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/ suas/servicos-e-programas/convivencia-e-fortalecimento -de-vinculos

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

60Q1019047 | Espanhol, Interpretação de Texto Comprensión de Lectura, Espanhol, Prefeitura de Itapiranga SC, AMEOSC, 2020

Texto associado.

¿Qué es el aprendizaje invertido?


El aprendizaje invertido (conocido por el nombre de flipped learning, en inglés) es un método de aprendizaje semi presencial que consiste en dictar las lecciones fuera del salón de clase, por ejemplo a través de la modalidad a distancia, y utilizar las clases presenciales para practicar y aplicar esos nuevos conceptos, a través de actividades prácticas o debates.

El cometido de esta propuesta es esencialmente asegurarse de que los alumnos hayan comprendido verdaderamente lo que se les ha enseñado, sacar el máximo provecho del tiempo limitado que estos comparten junto a los profesores, y sobre todo, involucrarlos activamente en el proceso de aprendizaje y favorecer el pensamiento crítico.

Para que logres comprenderlo con mayor facilidad, a continuación enumeramos las cuatro claves del aprendizaje invertido:

1- Ofrece ambientes flexibles, es decir, permite a los estudiantes elegir dónde y cuándo aprender. 2- Propone un cambio en la cultura del aprendizaje.
3- Selecciona los contenidos y los métodos a utilizar de forma intencional.
4- Requiere docentes cualificados, observadores y comunicativos.

Cabe destacar que si bien este novedoso modelo posee numerosas virtudes, su implementación también supone desafíos: demanda un gran esfuerzo y dedicación por parte de los profesores y los alumnos, exige atender la brecha digital y requiere investigación para definir cómo maximizar su potencial. Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo “¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?” o “El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo”.

Otros desafíos que presenta la educación invertida, sobre todo para los docentes, es que exige habilidades como la creación de videos atractivos y que motiven al estudiante. Por otra parte, según publica el sitio Teach Hub, algunos docentes comentaron que en ciertos casos es más sencillo explicar las cosas estando cara a cara, y que en el modelo tradicional solo basta con observar a los alumnos para tener cierto feedback; mientras que en la etapa de consumo del video esto último no es posible

Lee el trecho para contestar la pregunta: “Asimismo, los docentes deben prepararse para responder a las reacciones de aquellos estudiantes influenciados por la herencia de la educación tradicional, quienes podrían emitir opiniones poco favorables, por ejemplo ‘¿Por qué estoy pagando tanto para aprender por mi cuenta?’ o ‘El profesor no enseña, solo espera que hagas todo tú mismo’.”
Este trecho tiene el mismo significado en:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.