“Os dois vocábulos — “integração’’ e “inclusão” —, conquanto tenham significados semelhantes, são empregados
para expressar situações de inserção diferentes e se fundamentam em posicionamentos teórico-metodológicos
divergentes.” (in: MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? 2. Ed. São
Paulo: Cortez, 1996).
Considerando o trecho acima e com base na visão de Mantoan (1996), analise cada uma das afirmações a seguir
sobre o conceito de integração escolar.
I. A integração refere-se mais especificamente à inserção de alunos com deficiência nas escolas comuns, mas seu
emprego dá-se também para designar alunos agrupados em escolas especiais para pessoas com deficiência, ou
mesmo em classes especiais, grupos de lazer ou residências para deficientes.
II. Nas situações de integração escolar, nem todos os alunos com deficiência cabem nas turmas de ensino regular,
pois há uma seleção prévia dos que estão aptos à inserção. Nesse caso, a escola não muda como um todo, mas
os alunos têm de mudar para se adaptarem às suas exigências.
III. A integração escolar pode ser entendida como o “especial na educação”, ou seja, a justaposição do ensino
especial ao regular, ocasionando um inchaço desta modalidade, pelo deslocamento de profissionais, recursos,
métodos e técnicas da educação especial às escolas regulares.
IV. A integração questiona as políticas e a organização da educação especial e da regular, pois prevê a inserção
escolar de forma radical, completa e sistemática, em que todos os alunos, sem exceção, devem frequentar as
salas de aula do ensino regular.
Estão corretas as afirmações:
✂️ a) III e IV. ✂️ b) I, II e III.
C ✂️ c) II, III e IV. ✂️ d) I, II, III e IV.